E se as ovelhas pudessem ser hotspots Wireless?

14 Comentários

O mundo da Internet das coisas (e não só) veio obrigar a que fossem exploradas novas tecnologias para disponibilizar acesso à Internet. Tendo como objectivo principal a mobilidade, estas tecnologias/mecanismos (ex.Projecto Loon: A Google e o acesso à Internet através de balões) devem garantir o acesso à rede em locais onde actualmente não existe qualquer tipo de cobertura.

E se o acesso à rede fosse conseguido através de uma ovelha?

stanza_artist-sheep


A ideia parece descabida mas de facto, se compararmos com as plataformas de monitorização de animais parece que este conceito pode funcionar. A ideia é do professor e investigador da Universidade de Lancaster, Gordon Blair que pretende recorrer a ovelhas para as “transformar” em hotspots Wireless, permitindo assim o acesso à Internet em zonas rurais. De acordo com Blair, as ovelhas transportariam no pescoço uns “colares”, com sensores Wi-Fi que seriam usados para monitorização mas também para disponibilizar o acesso à rede.

working-sheep-farm-galway-ireland 1152_12763465356-tpfil02aw-30139

A originalidade da ideia parece ter já cativado alguns organismos, tendo recebido até recentemente uma doação de $267,090  do Conselho de Engenharia e Física da Inglaterra. A implementação desta ideia será semelhante ao projecto para avaliação do aumento dos níveis de água e condições climáticas que está actualmente em funcionamento nas Honduras. Os sensores Wifi usarão uma combinação de radiofrequências de 900 MHz e 144 MHz para transmissão de dados, o que garantirá uma cobertura na ordem das 34,2 milhas (5km). Saber mais aqui.

Blair pretende também que no futuro a tecnologia permita monitorizar as chuvas nas margens dos rios.

Via Business Insider

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de K'reetor
    K’reetor

    Tem de ser esta piada .

    Porque é que as ovelhas não usam Wireless ?

    R.: Porque têm LÂn

    1. Avatar de mimesis
      mimesis

      +1 xD esta até chorei. muito bem.

    2. Avatar de Joel
      Joel

      +1 ahah , foi mesmo a melhor ^^

  2. Avatar de eyedea
    eyedea

    Podiam era fazer com vacas, assim quando for sair à noite já tinha net em quase todo o lado

    1. Avatar de Diogo Pintas
      Diogo Pintas

      ja existe net em todo o lado, chama se 4G e sem vacas.

      1. Avatar de madmadeira
        madmadeira

        correcção com o 4g até as vacas têm acesso basta querer e saber usar 🙂

      2. Avatar de int3
        int3

        e os hotspoits como os autocarros usam a tecnologia de rede de dados movéis para terem ligação á internet em todo o lado.
        sem vacas.

  3. Avatar de Não Não
    Não Não

    Sabem o que é que essa gente precisa?

    Estradas em alcatrão (não só em longa distância), precisa de saneamento, precisa de água potavel, recolha de lixo, electricidade e ligação à Internet por fibra, e finalmente telemóvel.

    Isto é que precisam, não instalações provisórias para eles começarem já a ganhar dinheiro mas é!

    São todos é uns oportunistas disfarçados de bem-feitores.

  4. Avatar de David Costa
    David Costa

    faz mal aos animais estar sob radiação todo o dia. ja viram aquela experiência de que o wireless mata plantas e outra de que o micro-ondas mata as celulas da comida… deviam era n fazer nada disso, é o que acho

    1. Avatar de int3
      int3

      tu próprio és uma fonte da radiação e nem dás por ela. até a comer uma banana estás a ingerir radiação.
      https://www.youtube.com/watch?v=TRL7o2kPqw0
      Teem ali uma banana para fazer de escala.

  5. Avatar de Mike
    Mike

    Isso é capaz de dar doces de cabeça, não? Ou serei o único que quando estou muito tempo no tablet ou telemóvel sinto o cerebro a fritar?

  6. Avatar de Deus
    Deus

    Eu já desenvolvi um projecto sobre redes oportunistas e foi bem fixe, não usei ovelhas mas sim pessoas em zonas movimentadas para transmitir mensagens 😉