Descoberto nanomaterial que permite retirar hidrogénio do mar

56 Comentários

Atualmente há duas grandes alternativas energéticas ao combustíveis fósseis: a energia solar e as células de combustível. O sol e o hidrogénio estão a tentar conquistar a sociedade com a promessa de um ambiente melhor e de poupanças nos bolso de cada um de nós. O hidrogénio poderá ser o futuro mas o problema está no preço da sua extração.

Foi agora desenvolvido um nanomaterial que poderá fazer toda a diferença. Esta descoberta pode libertar o hidrogénio da água do mar de forma muito mais barata e eficiente do que os métodos existentes.

Imagem água do mar


Há uma linha de interessados que pretende introduzir o hidrogénio como a alternativa perfeita aos combustíveis fósseis. A ideia é encontrar uma fórmula ideal, uma técnica capaz de produzir hidrogénio a partir de água que seja barata, fácil e lucrativa.

Um grupo de cientistas da Universidade da Florida Central deu a conhecer um novo método de extração do hidrogénio da água que recorre a um ambiente natural, isto é, a luz do sol e a água do mar são os ingredientes necessários para a fórmula ideia.

Nós abrimos uma nova janela para dividir água real e não só apenas água purificada no laboratório. Isto realmente funciona bem na água do mar.

Referiu o investigador responsável, Yang Yang, que se tem dedicado a esta tecnologia e a este método há décadas.

Quando um automóvel na combustão usa as moléculas de hidrogénio, o único produto ejetado é a água, que pode ser revertida mais uma vez em hidrogénio, e oxigénio – esta é uma forma verdadeiramente sustentável, limpa e “ecofriendly” de fornecer energia.

O problema está no preço da produção do hidrogénio, quer seja a partir da água ou de outra fonte. Para ser realmente uma alternativa, o processo terá de ser todo mais barato para que o produto final chegue ao consumidor a um preço abaixo dos combustíveis atuais, derivados do petróleo. Este é o trabalho que todos os cientistas no mundo estão a fazer para que se chame às células de hidrogénio realmente uma alternativa.

 

Fotocatalisador será solução para extrair Hidrogénio da água do mar

O mar já foi equacionado como fonte de hidrogénio, já no passado os cientistas viram a água salgada dos oceanos como uma possibilidade, mas o que era pensado usar para fazer a extração necessitava de muita energia aplicada. Isto porque a qualidade da água nos oceanos e também o sal, tornam o processo imensamente complicado.

Para esse estudo, Yang e a sua equipa desenvolveram um novo nanomaterial para atuar como fotocatalisador, estimulando a reação química que ocorre quando a luz atinge uma superfície: nesse caso, produzindo gás hidrogénio a partir da água.

Em termos estruturais, o nanomaterial recolhe um espetro mais amplo de luz do que outros materiais, para que possa usar mais energia do Sol. Também é especialmente concebido para suportar as condições difíceis encontradas na água do mar.

O material híbrido é baseado em dióxido de titânio, o fotocatalisador mais comum, mas está gravado com nanocavidades microscópicas revestidas com um composto chamado dissulfeto de molibdénio. Essa é a fórmula mágica que torna a liberação de hidrogénio muito mais eficaz e com um custo razoável: chega a ser, segundo o estudo, pelo menos duas vezes mais eficiente que os fotocatalisadores atuais.

Todo este processo exige ainda um longo caminho de investigação e purificação da técnica, mas certamente é uma possibilidade já levada em conta como sendo o futuro que permitirá a utilização do hidrogénio de forma barata e em “quantidade ilimitada”.

Como bónus, usar diretamente a luz solar, em vez da energia retirada dos painéis solares, traduz-se numa redução de custos porque não há necessidade de armazenar energia em baterias. O gás hidrogénio pode ser armazenado e transportado, e com mais facilidade.

Embora a tendência pareça estar a pender para a energia solar, ainda não está nada definido e a utilização do hidrogénio pode realmente ser a alternativa viável que muitos ainda não estão a ver na energia solar.

Via

 

Leia também:

Mercedes aumenta aposta no hidrogénio para 2018

Partilhar:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Roberto
    Roberto

    Ok deixar de usar gasóleo e gasolina,agora usar a água tão preciosa e cada vez mais escassa,não sei ….

    1. Avatar de Tiago Oliveira
      Tiago Oliveira

      Estes gajos só podem estarem malucos, daqui a pouco vamos beber gasóleo não.
      Concordo contigo, o hidrogénio nunca devia ser usado.

      1. Avatar de JOSE PEREIRA
        JOSE PEREIRA

        TIAGO ,PODE SER UTILIZADO PORQUE O HIDROGÊNIO AO SER CONSUMIDO TRANSFORMA-SE EM AGUA

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      É água do mar (logo não e escaca). E o hidrogénio e libertado para a atmosfera quando consumido

      1. Avatar de JOSE PEREIRA
        JOSE PEREIRA

        DANIEL,NÃO É HIDROGÊNIO QUE É LIBERTADO PARA A ATMOSFERA MAS SIM VAPOR DE ÁGUA

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      O que é escasso é a agua potável. Agua do mar temos à fartazana e dificilmente se esgota.

    4. Avatar de Rui Pereira
      Rui Pereira

      Não há problema nenhum. Afinal estão a falar de água do mar que é um recurso inesgotável.

      1. Avatar de Tiago Oliveira
        Tiago Oliveira

        Dizes isso agora, se milhoes de máquinas usarem a água, vais ser o inesgotável

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Se perceberes como funciona o motor a hidrogenio não verias problema. A ideia é tornar o H+ como reservatório de energia solar, como as baterias de litio, e para isso funcionar tem que se conjugar com o O2 atmosferico e formar novamente agua que vai para a atmosfera. É uma ideia exelente. O que não temos de usar é água doce, por isso o interesse disto, poder se usada agua do mar que é quase infinita.

          1. Avatar de Caramelo voador
            Caramelo voador

            A água do mar não é infinita, apenas existe em abundância, mas se começarmos a utilizá-la para combustível, e para água potável (notícia recente sobre membrana criada para deixar passar a água e não o sal), muito rapidamente se esgotará.
            Lembrem-se que já passámos o quota de recursos utilizados do planeta para permitir uma autosuficiência. Cada vez mais usamos mais do que podemos, e neste caso não seria diferente. Ao inicio parece que a fonte de água é inesgotável, mas ao ritmo que estamos a usar os recursos do planeta, rapidamente se esgotará.

          2. Avatar de Alberto José
            Alberto José

            Caramelo, lê o artigo e o comentário do kekes. Lê bem.

          3. Avatar de kekes
            kekes

            Caramelo, a formação de hidrogenio não é mais que criar um deposito de energia, que depois se transforma novamente em agua e volta ao seu ciclo. Não se ia esgotar. Seria aproveitar a luz solar.

        2. Avatar de diogo
          diogo

          Alguem tem de ir outra vez apara a escola primária estudar o ciclo da agua..

          O que sai do escape dos carros a hidrogenio é H2O !!

        3. Avatar de Rui Pereira
          Rui Pereira

          Não dizem que o planeta está a aquecer e que milhares de cidades vão ser submersas? Está aí uma boa forma de resolver o problema.

      2. Avatar de zé tolas
        zé tolas

        sim sim. é inesgotável é. pois pois. o bill gates dizia que os computadores nunca precisariam mais do que 1 MB de ram .

        1. Avatar de Não Interessa
          Não Interessa

          Será que ninguém vê que a Terra é um ecossistema fechado e como tal existem coisas como o ciclo da água (ensinado na primária meus senhores). A água evaporará e voltará à superfície sob forma de… CHUVA!!!
          Que descoberta tão fantástica que fizeram à tão pouco tempo, cai água do céu!

          1. Avatar de P
            P

            O problema é que chove cada vez menos em muitas partes do globo. Porque será?

    5. Avatar de Martins
      Martins

      Povo que não sabe do fala…
      Primeiro, estamos a usar água do mar da qual há 1 386 000 000 000 000 000 000 litros, contra os 150 000 000 000 de petróleo estimados.
      Depois, um kilo de hidrogénio contém 142 MJ de energia contra os 48 MJ do diesel e os 46.4 MJ da gasolina.
      Por último, a combustão de hidrogénio produz H2O, que se trata sim, dá água potável de que falas. Por isso se alguma coisa, podemos é passar a ter mais água potável.

      1. Avatar de zé tolas
        zé tolas

        deves pensar que sabes muito. foste ver isso tudo à wikipédia. a nao ser que queiras dar cabo da industria do turismo, da pesca, e dos animaizinhos, nao podes gastar nem uma centesima parte do que falas. além de que se queres chupar a agua toda do mar é a mesma merda que virem os ETs ficar com os recursos do planeta. já agora… a seguir á agua vais viver de quê?

      2. Avatar de Tiririca
        Tiririca

        Bem respondido.
        É por causa deste povo que temos isaltinos de volta e qualquer dia socrates na presidência.

      3. Avatar de Rui Afonso
        Rui Afonso

        Nem mais! Dificuldades com o armazenamento de uma capacidade que confira uma autonomia aceitável, e perigosidade de explosão do hidrogénio. Mas creio que ultrapassados estes obstáculos poderá ser mais interessante que os veículos elétricos.

        1. Avatar de JOSE PEREIRA
          JOSE PEREIRA

          OS VEÍCULOS CONTINUARIA O A SER ELÉTRICOS MAS COM UMA PILHA A COMBUSTÍVEL,ANTES DE COMENTAREM ,TEEM DE IR A NET JÁ QUE NÃO ESTUDARÃO E LEIA-O COMO FUNCIONA A UTILIZAÇÃO DO HIDROGÊNIO NUM MOTOR ELÉTRICO E NÃO NUM MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA,CAMBADA DE IGNORANTES

          1. Avatar de R. Coutinho
            R. Coutinho

            Tem calma Jovem, sao os pensamentos que temos hoje !!…. Quando nao sabem, (ou nao conseguem acompanhar o raciocinio), destroiem para mostrarem que “sabem” alguma coisa … Alia’s e’ o sistema politico utilizado por alguns no nosso Pais . Diz a eles pra voltarem pra escola, que e’s logo “fuzilado” pela ignorancia …. kkkkkkk !!!

    6. Avatar de MR
      MR

      Este processo, separa o hidrogénio do oxigénio, sendo aproveitado o hidrogénio e libertado para a atmosfera o oxigénio. Depois ao ser usado o hidrogénio, o processo necessita de oxigénio que o vai buscar à atmosfera, produzindo vapor de água, ou seja, faz um ciclo completo da água, não havendo qualquer perda de água (a não ser que se liberte o oxigénio diretamente para a atmosfera, e mesmo assim algum iria acabar por se juntar ao oxigénio e formar água). Assim não percebo os comentários que dizem que é arriscado usar água para alimentar os carros! Acho que precisam de ir estudar química…

    7. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      A fonte de energia é o sol não a água nem o hidrogénio. Estes entram no ciclo da água por isso é um recurso inesgotável.

    8. Avatar de João Fonseca
      João Fonseca

      Não sei se este comentário foi troll ou não, mas a água não desaparece, o hidrogénio vai voltar ao mar pelo ciclo da água. Tal como o dióxido de carbono só é mau se for libertado por combustíveis fosseis pois estamos a adicionar novo carbono à atmosfera que estava armazenado debaixo da terra, ao contrário de plantas que é o resultado de capturação de carbono da atmosfera de forma ciclica.

    9. Avatar de Umx
      Umx

      Faltaste àquela aula da primária onde se fala do ciclo da água?

  2. Avatar de José Silva
    José Silva

    Apesar da tendência atual, continua a parecer-me que o hidrogénio enquanto combustível automóvel apresenta muito maior potencial para o futuro que a energia elétrica.
    Com a massificação dos carros elétricos, as pessoas vão acabar por se cansar dos constantes e longos carregamentos, do elevado preço, da fraca autonomia e da reduzida vida útil das baterias (menos de 10 anos quando um carro bem conservado facilmente ultrapassa os 20 anos e a maioria dos consumidores portugueses não tem poder de compra para trocar de carro com muita frequência), já para não falar da estética horrível da maior parte dos modelos.
    Por outro lado, apesar da energia elétrica em si não poluir, a produção de energia elétrica ainda recorre predominantemente a combustíveis fósseis, ao passo que o hidrogénio liberta apenas vapor de água absolutamente pura.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Pois é mas o grande problema do hidrogénio é o armazenamento. Como é que vamos armazenar o hidrogénio dentro dos veículos? Na sua forma natural (na temperatura ambiente) é um gás, seria necessário enormes tanques para se obter um bom alcance com o veículo. Por outro lado poderia-se armazenar hidrogénio líquido mas seria preciso muita energia para se manter temperaturas/pressões abismais.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Actualmente os carros existentes conseguem 500-600km com um deposito de 5L.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          O hidrogénio tem uma densidade energética de 2,5 kWh/3,78 L. Não sei como é possível fazer um carro andar 600km com uns 3 kWh.

      2. Avatar de JOSE PEREIRA
        JOSE PEREIRA

        RUI ,TEM DE ESTUDAR MAIS ,SE ESTUDAS-SE VERIA QUE TERIA ESSA FALTA DE INFORMAÇÃO QUE TEM,INTERESSE-SE PELOS OS ESTUDOS E VERÁ QUE É AGRADÁVEL ESTAR A PAR DAS TECNOLOGIAS MODERNAS,PELA SUA INFORMAÇÃO JÁ HÁ SUPER CAPACITORES QUE DURÃO 40 ANOS E CARREGÃO EM 5 MINUTOS,ESTUDE E VERA QUE FICARA MAIS INSTRUÍDO,ABRAÇO

  3. Avatar de Walque
    Walque

    Resposta mais lógica do martins que apesar dos numeros que não tem exatidão é a mais inteligente.

  4. Avatar de censo
    censo

    A quantidade de água no planeta é única e não se altera. Água é coisa que já não se fabrica.

    1. Avatar de RS
      RS

      Errado. Existem reações que produzem água e outras que consomem água. No plano geral assume-se conservação de massa e de espécies atómicas não de moleculares.

      1. Avatar de censo
        censo

        Meu caro, o planeta é um sistema fechado. Quer me explicar como entra e sai água do planeta? A água assume diversos estados, mas a quantidade é constante. Ora pense bem.

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Falso, existem perdas de agua diariamente para o espaço.

          1. Avatar de censo
            censo

            A sério? Explica lá isso.

          2. Avatar de R. Coutinho
            R. Coutinho

            Explica, Kekes !! Eu quero aprender Jovem !!

  5. Avatar de Marte
    Marte

    Vai aqui alguma confusão. A ideia não é queimar água. Esquecendo os sais que se manterão no mar, do H2O, é retirado o Hidrogénio e por consequencia deduzo que algum Oxigénio seja igualmente libertado.
    Na combustão volta-se a juntar tudo, liberta-se energia e novamente voltamos a ter H2O de volta.
    O que não entendi completamente nesta noticia é se no processo de extração é necessário aplicar alguma energia ao sistema ou se ele produz simplesmente com a radiação solar. Se for o segundo caso, tem tudo para ser bom.

  6. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Pois a ideia é bastante boa, mas e a vida dos gajos que querem implementar isto, a malta dos petrodolares vai limpar o cebo a alguns e ainda se vai ouvir dizer que suicidaram se ou simplesmente tiveram um desastre de viaçao ou o carro explodiu. É bonito mas quando o petróleo da bilioes a agua do mar vamos a praia abastecer e da lhes 0€

    1. Avatar de JOSE PEREIRA
      JOSE PEREIRA

      HUGO ,ESTÁ ENGANADO,VAI TER DE COMPRAR O HIDROGÊNIO,VOCÊ NÃO PODERÁ IR AO MAR E CARREGAR O SEU VEICULO,HAVERÁ SEMPRE UMA COMERCIALIZAÇÃO DO COMBUSTÍVEL HIDROGÊNIO,O QUE SERÁ MELHOR É QUE NÃO PRODUZIREMOS TANTO CO2, NÃO HÁ ALMOÇOS DE GRAÇA, ABRAÇO

  7. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Isto algum dia damos um peidinho e estamos a pagar uma taxa pela poluição do ar vinda de nos

  8. Avatar de Vicente Filipe
    Vicente Filipe

    Há caminhos que ao homem parecem direitos mas,o fim deles,são os caminhos da morte(Prov.12:14).Portanto,apostar neste processo,é assinar a senteça de morte dos seres vivos:Humanos,animais,vegetais.Governos,pensem bem,cientistas desistam disso,apostem em outros peojetos.

  9. Avatar de jorge
    jorge

    espero que nao retirem de mais senao qualquer dia ficamos sem oxigenio

  10. Avatar de Filipe Marcos
    Filipe Marcos

    O problema é que no dia que as maquinas trabalharem a água, vamos morrer todos à sede. Porque os governos do Mundo iram taxar a agua como de combustível se tratasse, ou pensam que vão perder receitas?

    1. Avatar de MR
      MR

      A energia não está na água! E necessário fornecer energia para separar o hidrogénio de oxigénio, para depois recuperar uma parte dessa energia quando o hidrogénio e o oxigénio voltarem a juntar-se. Assim vai continuar a ser necessário produzir energia de outras formas, para que se possa obter o hidrogénio. Com a tecnologia que é falada neste post, pode aumentar-se a rentabilidade da energia solar para obter o hidrogénio a partir da água, mas também se pode fazer o mesmo com a eletricidade, mas o rendimento é muito baixo (julgo que é por volta dos 20 a 25%)!

  11. Avatar de Allez
    Allez

    Como já disseram, da combustão de Hidrogénio resulta H2O. No entanto é preciso ter atenção à magnitude de alteração do ciclo natural da água.
    Só esperemos que esta e outras tecnologias parecidas não fiquem na mão de meia dúzia de gajos mas seja aberta para quem mais necessita. Para tecnologias suprimidas já temos muitas.

  12. Avatar de Edvaldo
    Edvaldo

    Verdade, muitos visam somente o lucro. Existem sol em abundância, mas parece que não dar tantos lucros ao governo, principalmente ser as placas forem instaladas em cima de nossas casas.

  13. Avatar de Edvaldo
    Edvaldo

    Verdade, muitos visam somente o lucro. Existem sol em abundância, mas parece que não dar tantos lucros ao governo, principalmente ser as placas forem instaladas em cima de nossas casas. Se existe tanto sol, poupe a água.

  14. Avatar de Pedro Neto
    Pedro Neto

    Tudo será viável popularmente, até que a máfia política ponha as mãos, criando leis, que dificulte o acesso do cidadão, pagador de impostos, ao novo meio de combustível.
    Os veículos elétricos, de baixíssimo custos e muito mais eficientes que os veículos de combustíveis fósseis, já são uma realidade, mais os barões do petróleo, junto com a máfia política, impedem de ser expandido.
    Somos alienados aos barões do petróleo, dos grandes laboratórios, dos barões das bilionárias redes de telefonias e não podemos com eles.
    SE LIGA, POVO.

    1. Avatar de MR
      MR

      Em teoria, se não pensarmos muito, até pode parecer tudo simples se mudarmos para carros eléctricos. Vamos então pensar um pouco mais. Começamos pelas baterias, que são feitas de materiais que tal como o petróleo se irão esgotar, para além de poderem ser perigosos para o meio ambiente se não forem correctamente reciclados. Continuando com as baterias, estas apenas se limitam a armazenar energia, que terá de ser produzida de alguma forma. Atendendo a que hoje em dia as energias renováveis não são suficientes para alimentar as necessidades de energia, significa que todo o aumento de consumo terá de ser feito à custa de energias não renováveis. Assim ainda há um longo caminho a percorrer. Fabricar baterias com maior capacidade, tempos de carga mais aceitáveis e com componentes menos nocivos para o ambiente; aumentar a produção de energias renováveis; eventualmente criar estradas que possam carregar os carros enquanto circulam (por indução, idêntica à tecnologia de carregadores sem fios); etc.

  15. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Viu fazer um comentário ao nível intelectual de muitos outros aqui. Por favor, não esgotem o sol!

  16. Avatar de Maurício Oliveira
    Maurício Oliveira

    Nossa!! Temos aqui comentários inteligentes, meu joinha .

    Mas vamos respeitar heimm… Tem muita gente leiga falando oque não sabe!!

  17. Avatar de JOSE PEREIRA
    JOSE PEREIRA

    ANTES DE SEREM COMENTADORES,ESTUDEM SOBRE O PROBLEMA ALGUNS DIAS PARA NÃO COMENTAREM DO QUE NÃO SABEM,ESTOU FARTO DE CORRIGIR OS COMENTÁRIOS DE PESSOAS QUE COMENTA-O E NÃO ESTUDA-O UM MINIMO SOBRE O ASSUNTO,FICO DESILUDIDO DE COMO O POVO É TAO INCULTO,EU QUE TENHO A SEGUNDA CLASSE SEI MAIS QUE CERTOS ENGENHEIROS QUE FALA-O SOBRE ESTE ASSUNTO TAO DELICADO QUE É A ENERGIA RENOVÁVEL PARA OS NOSSOS VEÍCULOS,COM TANTA INCOMPETÊNCIA VAMOS TER PROBLEMAS DE ENERGIA NO FUTURO,MAS ESTOU CÁ EU PARA DAR UMA AJUDINHA COM O MEU GERADOR GRAVITACIONAL QUE INVENTEI PARA PRODUZIR ENERGIA DE GRASSA ,POIS QUEM QUISER ME AJUDAR FINANCEIRAMENTE,PODEREMOS FAZER FABRICA E PRODUZIR EM CADEIA O MEU INVENTO DE GERADOR GRAVITACIONAL E TEREMOS O PROBLEMA RESOLVIDO,ABRAÇO E QUE DEUS CONTINUE A ILUMINAR O MEU SERBRO

  18. Avatar de JOSE PEREIRA
    JOSE PEREIRA

    A TODOS OS INVESTIDORES DESTE PLANETA,DESAFIO TODOS A INVESTIR NO MEU INVENTO GERADOR DE ENERGIA GRAVITACIONAL QUE PODERÁ AMANHA TER UM GRANDE PESO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL E DE BAIXO CUSTO BASTA ENTRAR EM CONTATO COMIGO NO MEU TELEMÓVEL 00351 927838250 SE NÃO TIVER DISPONÍVEL VOLTEM A CONTATAR NOUTRA ALTURA,POIS O ASSUNTO É MUITO IMPORTANTE PARA A HUMANIDADE,ABRAÇO E QUE DEUS NOS ILUMINE ,QUEM TIVER INTERESSADO EM AJUDAR MESMO COM POUCO DINHEIRO ,EU DAREI COTAS DA EMPRESA COM ESSE VALOR E PODERÁ TER RENDIMENTOS SOBRE ESSAS COTAS,VALORES A DEFINIR NA ALTURA DO CONTRATO