Conheça a “fábrica” de água que só precisa de ar e quer acabar com as secas

24 Comentários

Hoje fala-se cada vez mais em seca. Se a norte de Portugal o que mais tem caído é chuva, no centro e sul o problema agudiza-se com a água na iminência de faltar nas torneiras. E o cenário é muito parecido um pouco por toda a Península Ibérica. Esta invenção promete muita água a partir do ar. Poderá ser mesmo a máquina para acabar com a seca. São 455 litros de água “fresca e limpa” por dia.

Imagem da WC-100 WaterCube, uma máquina que gera perto de 500 litros de água por dia


Genesis Systems criou dispositivo que fornece muitos litros de água

Atualmente, ninguém se surpreende ao ver painéis fotovoltaicos montados nos telhados ou mesmo nas varandas das casas particulares. As famílias instalam-nos porque contribuem para o fornecimento de eletricidade. E se, dentro de alguns anos, as famílias tivessem em casa os seus próprios geradores de água doméstica?

Não, não falamos da água da companhia. Este líquido seria obtido fora da rede pública, próprio para consumo e produzido com pouco mais do que ar e energia solar. Um cenário semelhante a este é o que a Genesis Systems acaba de apresentar no CES 2024.

E tendo em conta o desafio colocado pela seca numa parte significativa da península – de tal forma que já estamos a olhar para o próximo verão com desconfiança – tal proposta assume uma relevância especial.

Assim, WC-100 WaterCube é o nome do dispositivo que a empresa Genesis Systems apresentou no Consumer Electronics Show (CES) 2024, em Las Vegas. O nome é bastante descritivo e ajuda a ter uma ideia exata da finalidade deste grande aparelho de 270 quilos.

O WC-100 é um gerador de água concebido para casas e escritórios, capaz de fornecer cerca de 455 litros de água “limpa e fresca” por dia. E tudo isto utilizando pouco mais do que energia renovável e a humidade do próprio ar.

Água fresca, limpa e gratuita?

O WC-100 foi concebido para aproveitar tanto as energias convencionais como as renováveis, incluindo as fornecidas pelas instalações fotovoltaicas.

É uma solução respeitadora do ambiente que evita a poluição, os subprodutos problemáticos e as complicações relacionadas com os direitos da água.

Afirma a empresa.

A sua proposta de abastecimento de água e de combate à seca difere da dessalinização, um processo que tem algumas desvantagens importantes, como o elevado consumo de energia e a produção de salmoura residual, embora os investigadores estejam já a procurar formas de melhorar o seu desempenho.

Outra caraterística do WC-100 que os seus criadores destacam é o facto de se destinar a ser utilizado a nível doméstico, em casas e escritórios que pretendam “eliminar” ou “reduzir” a dependência de fornecimentos externos.

Criptografado e habilitado para IoT (Internet of Things), com monitorização remota, deteção automática de falhas, segurança integrada automática, proteção EMP e otimização automática do desempenho.

Sublinha a empresa, que destaca que o dispositivo também pode monitorizar a qualidade da água através de uma aplicação.

Na sua ficha técnica, a Genesis Systems indica que o WC-100 foi concebido para agregados familiares com um máximo de quatro pessoas, que estima poderem ser abastecidos com mais de 100 galões (378 l) de água doce por dia.

Quem quiser utilizá-lo em casas maiores tem a opção de combinar várias unidades para obter um volume maior de líquido.

A empresa também especifica que, para funcionar em condições ideais, o dispositivo deve estar em ambientes com mais de 35% de humidade e uma temperatura entre 13,3 °C (mínimo) e 43,3 °C (máximo).

Preço e disponibilidade

A Genesis Systems está já a aceitar pré-encomendas para o produto WC-100 WaterCube nos EUA. O preço de retalho ronda os 20 mil dólares. Contudo, para a reserva o comprador terá de deixar um depósito reembolsável de 500 dólares.

A empresa afirma que começará as entregas a partir do segundo trimestre deste ano.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Mais outro desumidificador com promessas impossíveis de cumprir. 455 litros por dia em condições ideais??? Isso era uma mangueira a deitar água 24 horas. Onde está o vídeo disso a deitar essa água toda? Porque vídeos genéricos bonitinhos que serve para qualquer produto só vende a idiotas.

    1. Avatar de José Costa
      José Costa

      Uma mangueira a deitar água 24 horas por dia? Despeja vários m3 por dia. E quando digo vários, digo muitos.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Como adoro ler os comentarios dos totos daqui que nada sabem mas so opinam….não admira que ainda vivam na cave dos papas e usem linux

        1. Avatar de Zé

          Então senhor doutor professor engenheiro, diga-nos a sua maravilhosa e respeitada opinião.

        2. Avatar de José
          José

          Se acreditas num desumidificador pequeno com esta capacidade, tenho uma ponte para te vender.
          Claramente, usas Windows.

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Parece o hiper loop, entre outros

    3. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      mas tens noção do que é uma mangueira a deitar água 24h/dia ???
      como te podem levar a sério se tens um comentário tão absurdo como esse?

      1. Avatar de José
        José

        Sabes o q é uma hipérbole? Ou só sabes ler as coisas de forma literal?

  2. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Mais um desumidificador

  3. Avatar de André R.
    André R.

    A reinvenção do desumificador…

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    Mais uma invenção “fantástica”, mas que de novo nada tem, promete o que não faz e existe há várias décadas.

  5. Avatar de Naodou
    Naodou

    De x em x tempo aparece sempre alguém a inventar um desumidificador com formatos diferentes

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Gasta uns míseros 6,000W…. coisa pouca.

    E com um filtro MERV-13, vão ter ali uma água jeitosa… nem filtro fraquinho EPA meteram, menos ainda um HEPA ou ULPA.

    Não percebo muito bem em que é que este desumidificador é melhor que os outros. Quantidade de água de qualidade duvidosa que é capaz de extrair do ar em condições maravilhosas?

    1. Avatar de Castro
      Castro

      ? se queres ter água em condições a maior preocupação não deverá ser com os filtros de ar, mas com os filtros de água, sendo que um filtro HEPA iria ter um impacto muito significativo na eficiência dum sistema destes.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Gasta 6,000W, não me parece lá muito eficiente.

        1. Avatar de Castro
          Castro

          Não é olhando subjectivamente para um valor que se determina a eficiência do sistema…

          1. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            Não deixam de ser 6,000W que o sistema gasta.

    2. Avatar de José
      José

      Tendo em conta que está a ser apresentado como uma coisa nunca vista, um milagre da transformação do ar de rosas em pães de água, aposto que este produto tem o último grito em filtros de grafeno, o MERD-A

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “E se, dentro de alguns anos, as famílias tivessem em casa os seus próprios geradores de água doméstica?”
    Uns maiores para captar água suficiente para regar os campos de golfe e encher piscinas no Algarve é q era.
    Temos q preservar o turismo a qq preço. A agricultura pode continuar a sofrer com o corte de 40%. Comam raspas.

  8. Avatar de Liliana Lopes
    Liliana Lopes

    Boa noite a todos.

    Na minha humilde e ignorante opinião, de quem nada percebe da matéria, como é que… Aliás… Começando pelo princípio…
    1º como é que um desumidificador consegue adquirir em 24h coletar 455l de água?
    2º sendo que o ar está cada vez mais poluído, como garantir que a água fica potável ao consumo sem a utilização de osmose, sendo que não estamos a falar só a nível patogénico mas químicos emanados pelas fábricas, veículos, erupções vulcânicas, como na Islândia, Itália e Miami, estão muito longe de nós é certo, mas conseguem viajar pela atmosfera vários KMS e tanto as poeiras e dióxido de enxofre e entre tantos outros compostos que podem pôr em causa a qualidade da água
    3º a que custo vai de potência elétrica vai fazer trabalhar o aparelho em 24h/7d sem pausas e o custo da manutenção
    4º como vai o aparelho dar o rendimento no verão sendo que existem alturas do dia em que o grau de humidade é inferior a 5%

    Enfim ficam aqui algumas questões que continuo a dizer que é de quem nada sabe e então peço perdão por algumas gafes que possam existir, estão a vontade para corrigir!!!

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      È um desumidificador de 12 mil euros…
      É um bicho gigante industrial.

      Mas para quem não sabe um desumidificador é basicamente um ar condicionado, qu faz frio para tirar a água do ar, só que tem a serpentina do calor a frente da ventoinha para não gelar a casa.

      Basicamente vendem ar condicionados de 12mil€ que nem serve de ar condicionado

    2. Avatar de Castro
      Castro

      1) consegue fazer isso passando um grande volume de ar pelo sistema… mas não será dentro duma habitação ou escritório, terá que estar no exterior.
      2) existe uma grande variedade de filtros de água que permitem retirar vários tipos diferentes de partículas poluentes
      3) Para quem não tiver água e tiver dinheiro os custos tornam-se secundários – a prioridade é a água
      4) Humidade inferior a 5%? Quando se indica % fala-se em humidade relativa e 5% é um valor muito longe da realidade do verão, até mesmo num deserto (onde seria cerca de 20%).
      O facto é que o valor de humidade relativa não te diz qual é quantidade de água no ar, apenas te diz a percentagem face ao valor máximo para aquela temperatura.
      Por exemplo, num deserto com 20% de humidade a 40C, haverá quase tanta água no ar como no ar dentro de tua casa no inverno quando estão 15C e 80% de humidade relativa.

  9. Avatar de Jorge Ferreira
    Jorge Ferreira

    A solução não é ecológica: remover H2O do ar implica fornecer ao ar energia térmica (entalpia de condensação da água), ficamos com água líquida e a atmosfera mais quente…. ciclo vicioso destrutivo

    1. Avatar de José
      José

      Acho q o objectivo, neste caso, é a entalpia financeira.