Como se fabrica a fibra óptica

38 Comentários

Temos ouvido toda a promoção à volta da nova tecnologia, a Fibra Óptica. Mais e melhores imagens, mais e melhor som, mais e melhor qualidade de transporte de dados… tudo num condutor de luz e perguntamos nós: Como se fabrica a fibra óptica?

Com o avanço da tecnologia e sabendo nós que os operadores de Internet portugueses andam “loucos” para nos fazerem chegar a casa a tecnologia de fibra óptica, nada melhor que um pequeno vídeo para conhecer como é fabricada este tipo de tecnologia. Enjoy 🙂

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Leal
    David Leal

    Já o copiei para o meu blog, acho-o um bom vídeo…

  2. Avatar de Mário Carvalho
    Mário Carvalho

    Video bastante interessante!

  3. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Muito interessante…

    Mas mesmo no mundo da fibra optica parece haver mudanças, porque pelo que me foi dito a dias atrás ja é possivel fazer curvas com alguns cabos de fibra maiores que 90º…

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Sempre foi, a única questão é o raio de curvatura

    2. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      …que depende da espessura da fibra: quanto menor esta, menor aquele, também.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Muito bom esse vídeo. Parabéns Pplware.

  5. Avatar de nuno-mc
    nuno-mc

    por acaso ja tinha visto esse vídeo na televisão mas esta mt bom 8)

  6. Avatar de André Rocha
    André Rocha

    É realmente um vídeo muito interessante.
    Desconhecia totalmente o processo de fabrico desta grande tecnologia. O preço destes cabos está agora explicado.

    Mais uma vez, o Pplware esclarece 🙂

    Bom trabalho.

  7. Avatar de Jordan Humberto de Souza

    QUE MASSA! Nunca tinha visto o processo! =] Mas parece bem artesanal a parte de fazer o fio ficar do tamanho correto…

  8. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    O video é muito interessante, sempre tive curiosidade para saber como é que se formava a tal “fibra óptica” …

    Mas ainda resta uma duvida… como é que se liga ao computador?
    Enfia.se o cabo la dentro dentro do pc através de um buraco qualquer e aquilo começa a iluminar tudo com dados? lol

    Cumps

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      LOL

      Melhor será explicar como a informação percorre a fibra óptica.
      A informação é enviada por impulsos luminosos, luz LAZER, e são novamente transformados em impulsos eléctricos no local da chegada da fibra. Além do mais é capaz de transportar mais informação, que pode ser enviada em cada fibra, do que por um cabo.

      1. Avatar de CarlosMC
        CarlosMC

        Queres dizer LASER: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação).
        LAZER é aquilo para que usamos a fibra 😉

    2. Avatar de Ana Narciso

      Os cabo de fibra óptica é ligado a um aparelho próprio (um router, por exemplo), e esse aparelho é que liga ao PC, pelo procedimento normal.

      Agora, o processo de tradução de luz para impulsos eléctricos, tal como o Miguel explicou, é feito pelo aparelho.

      1. Avatar de André Gomes

        Faltam aí os bastões e os diversos tipos de conectores (LC,SC,ST,etc.). Depois sim liga ao transceiver 😉

  9. Avatar de KOISO
    KOISO

    Acho estranho é k material como este possa ser resistente ao ponto de fazer as tais curvas, e será k passado um tempo após as instalações não se deteriora mais rápido k o cobre?

  10. Avatar de JoTa
    JoTa

    Isso não o programa que da na descovery, How its made? E que pelo estilo de filmar e explicar parece.

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Foi exactamente no que pensei xD

    2. Avatar de Lumitesi
      Lumitesi

      Sim e esse programa, e este episódio já passou varias vezes no discovery portugal.

  11. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    O video não explica como é que o vidro se torna maleável…
    Para quem perguntou acerca da fibra que permite dar curvas superiores a 90º: http://exameinformatica.clix.pt/multimedia/video/1002558.html

    Só uma achega ao inicio do texto: a nova tecnologia não é a fibra óptica, esta já existe à largos anos. O que é novo é a tecnologia FTTH (Fiber To The Home), também conhecida por GPON (Gigabit Passive Optical Network).

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Esqueci-me de dizer que o GPON é assente em fibra óptica e permite a colocação da fibra até casa do cliente final, disponibilizando-lhe maior largura de banda e um conjunto alargado de serviços como por exemplo ter canais em HD em toda a casa. Actualmente o que existe mais parecido com isso é a tecnologia das empresas de TV por cabo em que a fibra chega no máximo à rua do cliente sendo depois o sinal convertido para um sinal eléctrico e distribuído por cabo coaxial para os clientes.

      1. Avatar de PCLIFTING.PT

        Apenas como achega, referir que a fibra termina na casa do cliente no NTO, e que depois daí passa a cabos coaxias para a tecnologia RF e a cabos de rede UTP para o router, isto falando do GPON.

        http://www.peliculas.pt.vu

    2. Avatar de O Silva
      O Silva

      Além de todas as vantagens já enumeradas uma das principais reside na utilização de spliters passivos, permitindo dividir algumas fibras para muitos clientes…

  12. Avatar de kekes

    Olhá a refracção, olha a reflecçao :D, sinceramente nestes dias nao posso ouvir falar destes dois fenómenos, apos ter esquecido tudo que era formulas de lentes durante o exame 😀

    Anyway é um bom post, sempre fiquei a perceber como de facto a fibra e feita, e mais engraçado, quem teve a ideia de fazer tal componente era um génio.

    1. Avatar de CarlosMC
      CarlosMC

      Com as fibras monomodo que eu saiba está-se livre disso, já que a espessura da fibra não permite mais que um caminho para o feixe

      1. Avatar de Viana
        Viana

        Está errado Carlos. Mesmo com fibra monomodo existem fenómenos de refracção da luz do nucleo para a bainha da fibra, o que leva a perda de potência do sinal óptico. Contudo nas multimodo estes fenómenos são mais acentuados.
        cumps

  13. Avatar de Seu Madruga
    Seu Madruga

    Muito bom mesmo esse vídeo, super interessante !

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Engraçado. Moro mesmo ao lado da sede da PT e ainda não há fibra óptica aqui na zona… muito estranho.

    1. Avatar de Penteado23
      Penteado23

      Santos da porta nao fazem milagres 🙂

      Bom video sem duvida, sinceramente pensava que era algum tipo de plastico, esta-se sempre a aprender

    2. Avatar de neliojesus
      neliojesus

      isso acontece porque a pt está interessada em cobrir prioritariamente as zonas populacionais mais distantes da estação…pois no teu caso que vives mesmo a porta da central e ja podes usufruir de um bom serviço, no caso de varios focos populacionais distantes a internet é pelas pontas e chegando la a fibra ja ganham mais algum…

  15. Avatar de Drean

    Está explicado o preço mesmo lol

  16. Avatar de Joao
  17. Avatar de sawada

    Wow incrivel !!!
    Sempre a aprender 😛

  18. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Fiquei impressionado com o fabrico da fibra.
    Gostei muito, e espero tornar-me utilizador desta 😀

  19. Avatar de Pina

    Já agora no caso da fibra da Zon eles dizem q só vai ate ao amplificador e depois usam a rede de cabo coaxias já existentes, mas tenho um conhecido que tem fibra da Clix e diz que é fibra ate o pc será que é verdade?

  20. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Muito bom! 🙂

  21. Avatar de usa
    usa

    Está a chegar agora a Portugal e nos EUA já existe há alguns anos.
    Somos sempre os últimos a receber a nova tecnologia.

  22. Avatar de Wonderm00n

    “os operadores de Internet portugueses andam “loucos” para nos fazerem chegar a casa a tecnologia de fibra óptica”

    Será mesmo? Eu já ouvi rumores que desde que atingiram a fasquia de 1 milhão de casas que tinham combinado com o governo, as coisas abrandaram drasticamente…

  23. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    Por acaso já tinha visto no canal respectivo isso, mas cada que vejo acho sempre interessante xD muito bom o artigo.