Como funciona o carregamento sem fios nos smartphones?

26 Comentários

Embora o carregamento sem fios apenas esteja disponível para uma pequena percentagem de dispositivos, a verdade é que é uma tecnologia que está a evoluir e que, num futuro próximo, fará parte do nosso quotidiano.

Nos equipamentos eletrónicos, esta tecnologia já existe desde os anos 90 na escova de dentes recarregável da Oral-B, no entanto, esta só passou a estar disponível nos smartphones em 2012, isto falando sem recorrer a acessórios externos. Quem se lembra do Nokia Lumia 920 e 820 e dos muitos outros que se seguiram, como o Nexus 4 e 5?



Como funciona esta tecnologia?

Existem, atualmente, dois standards sobre o carregamento sem fios: o QI, produto de um grupo de empresas chamado Wireless Power Consortium e o PowerMat da Airfuel Alliance. Ambos usam o “acoplamento indutivo ressonante” que basicamente envolve duas bobinas, uma de um transmissor e outra de um recetor, de modo a criar uma ligação elétrica.

O acoplamento indutivo ressonante, que também é chamado de transferência de energia indutiva ou ressonante, funciona com a corrente contínua (DC) que é fornecida ao sistema de carregamento por uma fonte de energia. Na bobina transmissora, esta energia é convertida em corrente alternada (AC) dentro do próprio transmissor. Esta corrente elétrica dá energia à bobina do transmissor, fazendo com que esta gere um campo magnético. Ao colocar uma bobina recetora perto, induz a corrente alternada para dentro da bobina recetora.

A grande diferença para o carregamento ressonante é que esta oscilação da corrente aplicada à bobina cria uma frequência específica, criando assim um campo magnético à volta da bobina emissora. Como a bobina recetora está à mesma frequência que a emissora, é criado um campo magnético entre elas, convertendo a oscilação da corrente em energia. Esta permite ainda que um emissor tenha mais que um recetor e que esteja até uma distância de 2,5 metros.

 

Quais os benefícios?

A vantagem clara está, obviamente, na capacidade de carregar um aparelho sem a necessidade do uso de fios. Os carregadores podem também estar facilmente incorporados em objetos do dia a dia, como numa mesa ou mesmo nos nossos carros onde também já se vê a sua integração.

Outra das vantagens, esta perspetivando o futuro, será ainda quando conseguirmos carregar todos os equipamentos sem necessidade de qualquer tipo de fios.

Infelizmente, o carregamento sem fios, é ainda um processo muito ineficiente sendo que quase metade da energia é perdida durante o processo, dependendo da tecnologia utilizada, ressonante ou por indução. Caso estejam em contacto, a superfície de carregamento e o dispositivo, o desperdício é inferior, no entanto, é extremamente alto.


Utiliza a tecnologia de carregamento sem fios?

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Tenho um Lumia 920 e nunca usei isso, sempre achei os carregadores sem fios um pouco caros…

    1. Avatar de devaxtator
      devaxtator

      ebay… 5 euros compras um ja com portes

    2. Avatar de Zeque Tefodd
      Zeque Tefodd

      Compra no Amazon, comprei um por cerca de 10 euros e estou muito satisfeito.

    3. Avatar de rudua
      rudua

      Eu comprei 2 no ebay por 10euros e uso sempre. Tenho um na secretária e outro em casa. Não tenho que me preocupar em tirar o cabo para atender chamadas ou sempre que preciso de pegar no smartphone.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Qual foi o modelo que comprou?

  2. Avatar de RedM
    RedM

    Para além do desperdicio de energia durante o carregamento falta ainda dizer quanta energia é desperdiçada quando este carregador está em vazio. Certamente muito mais do que um carregador normal. Numa altura em que devíamos preocuparmos com o ambiente estamos a piora-lo.

    1. Avatar de just a normal guy
      just a normal guy

      como a apple nao tem,ja nao presta LOLOL.se fosse a apple a unica a ter ja diziam maravilhas.sabes quando nao tens o telefone a carregar podes tirar da tomada,ou desligar a ficha onde está se tiver botao.sim tens razao numa altura que nos deviamos preocupar com o desperdicio,porque nao todos terem wireless charging?assim deixava se de ser preciso ter varios adaptadores e carregadores diferentes,porque bastava um PAd para todos os equipamentos moveis poderem carregar sem necessidade de virem cada um com o seu cabo diferente,bastando apenas venderem o equipamento visto que o carregador seria sempre o mesmo.mas isso sou eu a pensar no desperdicio.secalhar estou a pensar mal e cada equipamento trazer um tipo de carregamento diferente é que esta certo para ti.

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Puseste o dedo na ferida! +1

    2. Avatar de helfrei
      helfrei

      Acho que não é bem assim … Pelo que li no manual, não existe esse desperdício

      1. Avatar de TecnicoSansung
        TecnicoSansung

        E tem toda a razão. Não existe desperdício.

    3. Avatar de just a normal guy
      just a normal guy

      e como tu es muito entendido secalhar nao sabes,mas existem cabos como o Mcdodo auto disconnect que apos estar carregado o telefone o cabo interrompe o fornecimento de energia e só apos 1h é que se volta a ligar. tens que saber mais do que falas.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Um cabo? … ó entendido, então estão a falar de wireless (sem cabo) e vens tu com teorias de cabo?

        1. Avatar de just a normal guy
          just a normal guy

          mas para haver wireless, o PAd tem que ser conectado correcto? ou achas k ele gera energia do oxigenio da sala?o Pad nao tem que estar ligado a um carregador que tem um cabo usb?realmente pessoas que vem comentar noticias que só tem metade da inteligencia devia ser proibido…

  3. Avatar de helfrei
    helfrei

    Lumia 930, impecável, veio incluído no “pacote” !

  4. Avatar de Arkan
    Arkan

    uso o fast charger no s7e e s6e, e no s8+ tb nao sei viver sem….MAS cabo é cabo….

    1. Avatar de Carlos Freire
      Carlos Freire

      Verdade. Digo o mesmo em relação ao meu S7

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Uso no carro, basta pousar e inicia o carregamento. Nokia 920 e Lumia 950. Um de cada vez .
    É pratico mas com um inconveniente, faz aquecer o telemóvel.

  6. Avatar de David
    David

    Não sei se já foi corrigido o Bug, mas no S8, no meu caso acontece no S8+, se o telemóvel estiver a carregar por carregamento wireless, as vezes o não toca o alarme!

    https://forums.androidcentral.com/samsung-galaxy-s8-and-s8-plus/796695-s8-plus-alarm-not-working.html

    Nunca mais testei…pq passei a ter o cabo no quarto e o carregamento wireless ao lado do PC

  7. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Lumia 930 sempre colocado na base (original) na secretária do gabinete.
    Muito prático pois nem lhe tiro a capa de silicone (não aquece muito). É só pousar.

  8. Avatar de V.T.
    V.T.

    É uma tecnologia a seguir, sem duvida que quem tem aproveita… outros ficam a ver!

  9. Avatar de Pc
    Pc

    Com os lumias 830 e 950 utilizei bastante, muito pratico mas fiquei com a ideia que demorava mais tempo a carregar.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tinha no Nexus 4 mas não usava porque preferia poder usar o telemóvel enquanto carrega. No moto 360 também tinha, mas aí é a única forma de carregar. :p

  11. Avatar de Antonio Afonso
    Antonio Afonso

    Bom dia
    Gostaria de saber se existe algum carregador universal sem fio que de para carregar Samsung, Huawei e Apple pelo menos. Se existe qual são os modelos e onde comprar baratos.

  12. Avatar de António Paiva
    António Paiva

    Fala-se tanto em poupança de energia e depois fazem-se carregadores com desperdício de 50% ou mais…
    Se algum dia tiverem uma eficiência próxima dos 100% concordo com eles, mas por enquanto não.
    Por enquanto servem apenas para financiar o desenvolvimento de carregadores mais eficientes e dar lucro às empresas.

  13. Avatar de Jaime Formoso
    Jaime Formoso

    Mais vale um gosto na vida, que três vintães na algibeira

  14. Avatar de Germano
    Germano

    Gostaria de entender mais está tecnologia. Pode me recomendar um site ou um centro de treinamento?