CIM RC quer comprar 348 rádios SIRESP! Preço base 500 mil euros

32 Comentários

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra anunciou a intenção de comprar 348 rádios do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) com um preço base de mais de meio milhão de euros.

CIM RC quer comprar 348 rádios SIRESP! Preço base 500 mil euros


Rádios SIRESP para maior eficácia na resposta a situações de emergência

De acordo com as informações, o objetivo passa por reforçar a comunicação e a articulação dos agentes de proteção civil e forças de segurança nos 19 municípios que integram a CIM. O investimento pretende garantir maior eficácia na resposta a situações de emergência, como incêndios rurais, cheias ou outros cenários de risco.

Segundo a entidade, os rádios serão distribuídos de forma a cobrir diferentes serviços municipais de proteção civil, bombeiros e equipas de intervenção rápida, assegurando uma rede de comunicações mais robusta e fiável.

CIM RC quer comprar 348 rádios SIRESP! Preço base 500 mil euros

A aquisição será realizada em dois lotes e com um prazo de execução de quatro meses.

Um lote destina-se à compra de 348 rádios SIRESP, com um preço base de cerca de 400 mil euros, e o segundo lote prevê a aquisição de 50 sistemas de comunicação via satélite, com um preço base de cerca de 186 mil euros.

Além da entrega dos equipamentos, o adjudicatário terá também de assegurar formação e participar num simulacro para testar o novo sistema de comunicações.

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Basta seguir o dinheiro….

    Para se perceber quem é que são os principais interessados nos incêndios!

    Sigam o dinheiro… E vão descobrir a raiz do problema.

    Deixo uma pergunta, porque é que os subsídios para o desenvolvimento agrícola, mais de 50% são injectados na floresta?

    Eu a pensar que terreno agrícola é mais bem cuidado que floresta!
    E da comida.

    Depois perguntam porque a comida está cara e porque temos tantos incêndios.

    É só seguir o dinheiro…

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      follow the money and you will find the honey

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Estes rádios, serão coisa para custar uns 500€.
    Estar a compra-los a 3x o preço deles, cheira a esturro.

    De qualquer forma, como é que as autoridades perderam 384 rádios?
    O que aconteceu aos outros??

    Este país está cada vez mais a precisar de um exorcista, pois a justiça parece que não funciona.

    1. Avatar de caetano
      caetano

      Tas a comprar muito caro, o preço no maximo 100 euros o resto e programaçao,existe muito boa gente a roubar os Portuguses

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      com 5G e satellite são bem mais caros, 1500-2000€
      ninguém perdeu radios, não existem é rádios para todos os que precisam

      1. Avatar de TiagoR
        TiagoR

        E será que precisam de todos estes rádios ???

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Até devem precisar de mais, aquilo é a nível distrital, os pedidos são sempre feitos por baixo

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Um exemplo, os polícias no UK cada um tem um rádio desses, isto no distrito de Coimbra não vai dar sequer um rádio para cada equipa de proteção civil e bombeiros

    3. Avatar de Toni
      Toni

      nao diz que se perderam 384… querem é reforçar os q existem

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Então como faziam antes??
        Também acho estranho, 384un… Quantos bombeiros existe??
        Quantos equipamentos existiam antes desta compra?

        Eu acho que vamos chegar a conclusão que até a empregada de limpeza vai ter um equipamento! Hahah

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          No final do dia não tens um rádio por cada carro de proteção civil ou bombeiros

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            Não sei se leste a notícia 384 equipamento em Coimbra, não é no país todos.

            E não te esqueças que já existem equipamentos em Coimbra em uso.

            Agora se me disseres que isto é aquele caso da polícia onde foram distribuídos X mil unidades de leitões de impressão digital e estão ao abandono aos anos 3 diferente.

            Provavelmente sim tens razão.

            Vais se gastar I dinheiro e os bombeiros não vão ver os equipamentos.

            Isso sim acho possível acontecer.

            Mas só quem já passou por uma aflição de um fogo é que sabe que se não forem as populações e as junta se freguesia etc.

            Provavelmente a esta hora já nem era preciso bombeiros nem proteção civil que o inteiror de Portugal já tinha desaparecido, não havia uma aldeia habitada.

            Se não forem os populares, arrisco me a dizer que após tantos anos, já não havia nem metade das aldeias em Portugal.

    4. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Cooperações, de bombeiros, possuem 1 rádio central. Só as ambulâncias, recebem, rádios novos. Carros de bombeiros, tem o rádio e o comandante, também.
      Nestes dias, vão 60 carros, só há 70 rádios. Ora, cada equipa, vai separar-se. Alguns carros, vão ficar, em zonas, sem cobertura. E, se o comandante está noutro lado, bombeiros ficam, sem comunicação. É para alargar essa capacidade, que querem comprar, os rádios.
      A versão homologada, ronda os 390-540 euros (depende da opção para envio de informações, por banda larga).
      Se for, pelos “rádios com satélite”, os mais baratos são 2900 euros. Por agora, só há 1 modelo, aceite, cá, que custa 4950 euros, sem acessórios. Suponho que não será para isso, pois mesmo, nos EUA, só há 1, por quartel, que só pode usar usado, em caso de calamidade.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        a sepura anda a mandar-se para o chão para ganhar os contratos todos de segurança, no UK lixou-se

    5. Avatar de Sérgio V.
      Sérgio V.

      Numa localidade do norte onde ardeu bastante comparam 2 carrinhas da proteção civil por 440 mil.

      1. Avatar de TiagoR
        TiagoR

        440 mil euros em prevenção possivelmente evitava-se uma tragédia maior !

      2. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        2 carrinhas 440 mil?? o.0

        220 mil cada?

        porra façam-nas cá por 40 mil, são 360 mil a menos.
        Dá para muitas idas aquélas salas de espelhos com varões..

        Façam cá as carrinhas, credo.

  3. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    E que tal uma rede analógica bem desenhada com bastante robustez e repetidores bem desenhados , com varias redundâncias e robustez super dimensionada por um terço desse preço também com backend para digital e satélite? E os radios com melhores antenas e frequências com mais propagação, não era melhor ideia? Vejam a implementação nos Açores, hibrida, e bem feita, sem preços pornográficos.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Essa cá funciona no Alentejo. Se for, para o centro, do país, seriam 80000 milhões de euros, só para antenas… Diz ser técnico MEO: Procure quanto custou (dica: foram, mais de, 700 milhões, de euros!!!) à sua empresa, conseguir cobrir 92,6% de Palmela (Setúbal), numa tarefa que demorou 6 anos e meio. Mesmo assim, há zonas escuras, que nem as 103 antenas, conseguem cobrir.

      1. Avatar de Técnico Meo
        Técnico Meo

        sim, isso é uma grande verdade. Portugalito…..

  4. Avatar de nenufarendiaabrado
    nenufarendiaabrado

    A seguir queixam-se de que o sistema não funciona e toca de fazer mais uma comissao de mamões. Estes políticos são uma cambada de tansos. Depois admiram-se da subida do chega.

    1. Avatar de Raul Leal
      Raul Leal

      O chega subiu por que são uma cambada de tansos a votar no populismo! Se uma dia esses gajos chegarem ao poder vão ser iguais ao outros! Pensam que te. Soluções mágicas pra tudo não? Tão mas e bem enganados. Tansos por tansos prefiro os que não são racistas nem populistas!

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Portugal deveria desenha-los e fabrica-los cá.
      Temos universidades, e não faltam para ai doutores.
      Eu até participava no dsenvolvimento, se fosse necessáio e tenho a certeza que se encontrava para ai pelo menos umas centenas, que podiam ajudar.

      Precisamos também de um Sistema Operativo controlado por nós.
      Tipo alpine linux.
      Bem desenhado, preparado para o que precisamos, estado, ensino,justiça,forças armadas,Saude.

      Agora lendo os comentários por aqui, nota-se de facto que o País precisa de criminalizar os corruptos, e incentivar os honestos.
      Só assim podemos ir a algum lado.
      De onde vimos, e para onde queremos ir?
      Isto tem que estar bem assente e estudado.
      O Pais precisa planear para o presente e futuro,ter planos bem delineados do que se deve fazer.
      Proteger o que é nosso.

      É isto que se espera dos gestores do estado que elegemos.

      E ao mesmo tempo desenvolvam um satelite, que cubra o País.
      Pronto está feito.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Para estas coisas tens duas marcas globais que são decentes, sepura e Motorola, mas queres inventar a roda em Portugal quando nem uma Alemanha consegue oferecer concorrência?

        1. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          Tu também deves pensar que a Alemanha é a raça Ariana.

          São de carne e osso, como tu e eu.São é usn selvagens, mas isso já é outra historia.

          Sim podemos faze-los cá, com a mesma, ou melhor caracteristicas que estes.
          E Dessa forma ganha-mos o mercado Europeu, que é gigante.
          Com s nossos sistemas de encriptação,etc.

          O Alemão não é mais do que nós, tu já devias saber disso,
          Olha vais mas é lutar para a Ucrânia.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Então começa a fazer.. vais ter sorte daqui por 10 anos e depois outros tantos para obteres licenças, quem sustenta 20 anos de R&D? Sai mais barato comprar um rádio para cada habitante.. vocês vivem numa realidade só vossa

        2. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          Eu por acaso estive a ver e embora os standards sejam publicos, ha muita coisa manhosa..
          São um porradão, sem organização nenhuma.
          Parece uma anarquia.

          O que obrigaria uma pessoa a ter que os ler e interpretar a todos o.0,
          para depois se organizar.
          depois tenho impressão que é preciso codecs 3GPP, e isso custa uma porrada de massa.

          O que se calhar nós podiamos fazer era desenhar um sistema de licensa aberta, e sem custos para os participantes, e implementar caracteristicas similares.
          usando lorawan??

          outra opção, e estes rádios.
          https://rockytalkie.com/pages/radiocomparison

          Mas eu já sei que teem que ser TETRA, porque nos metemos nesse esquema.

  5. Avatar de ArkhamCity
    ArkhamCity

    Só guito mal gasto.

  6. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Claro, os incêndios servem muitas gente. Desde avionetas, bombeiros, protecção civil, empresas, isto é claramente um negócio, nenhum dos intervenientes nos incêndios anda preocupado em apaga-los, no mínimo o incêndio é o seu rendimento,…. Este b ano já ardeu mais floresta do que em qualquer outro ano, não há praticamente nenhum incêndio que não atinja grandes proporções . E quantos andam lá a apagá-lo?

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Concerteza,
      Lembras-te naquela altura com tudo a arder, e o presidente da camâra de Coimbra andava a alugar os nossos Helicópteros a 5000€ para os amigos irem passear sobre coimbra??

      Lemras-te disso, foi alguem preso?
      Pois..

  7. Avatar de Mais um
    Mais um

    Devem estar a nadar em dinheiro.

  8. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Isto cheira tão a esturro que até mete medo.
    Rádios da treta que depois não funcionam.