China criou um drone surpreendente. País acredita que pode mudar planos de guerra

47 Comentários

Os drones são um importante aliado dos países que levam a cabo conflitos e, de facto, temos conhecido ataques realizados por via deles. Nesse sentido, a China alega ter criado um drone surpreendente, que poderá mudar o modo como a guerra é planeada.

Drones

O avanço da tecnologia potencializa a performance em várias áreas, nomeadamente, na militar. De facto, o crescimento da tecnologia militar a nível mundial parece ter registado um impulso abismal.

Agora, numa altura em que o mundo está mergulhado numa série de conflitos imprevisíveis, a China diz ter sido capaz de criar um drone que se transforma em vários drones ao mesmo tempo.

Segundo o país, este dispositivo poderia mudar a forma como a guerra é concebida. Afinal, o novo tipo de dispositivo de guerra pode dividir-se em diferentes partes quando atinge o espaço aéreo alvo e, dessa forma, facilitar a entrada em zonas difíceis ou quintuplicar o número de forças no ar.

 

Drones que podem mudar a forma como se lida com os conflitos

Conforme partilhado pelo South China Morning Post, os pequenos drones têm apenas uma hélice e podem manobrar e comunicar uns com os outros em funções muito diferentes. Além disso, podem atuar como agentes individuais, reconhecer alvos, segui-los ou atacar.

A mesma fonte explicou que Shi Zhiwei, da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Nanjing, fez um grande avanço no desenvolvimento de tecnologia funcional no que é conhecido como separação aérea, o processo pelo qual os drones se separam do central e operam por conta própria.

Imagem: Nanjing University of Aeronautics and Astronautics
Imagem: Nanjing University of Aeronautics and Astronautics (março, 2024)

Trata-se de um fenómeno que pode revolucionar o campo de batalha, uma vez que os drones podem formar “enxames” capazes de derrotar os sistemas de defesa inimigos.

Enquanto os drones tradicionais perdem significativamente a eficiência quando separados uns dos outros, a equipa de Shi conseguiu duplicar a eficiência de um drone multi-rotor normal durante o voo conjunto e manter 40% de eficiência após a separação.

A equipa responsável por este dispositivo potencialmente revolucionário acredita que os drones podem facilmente entrar para a produção em massa, uma vez que o seu fabrico não é particularmente dispendioso.

 

Leia também:

Guerra: Irão ataca Israel com mais de 300 drones e mísseis

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo+Nabais
    Hugo+Nabais

    Leiam, A Mulher do Dragão Vermelho de José Rodrigues dos Santos.
    Depois continuem a utilizar Xiaomi, Huawei e afins!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      achas que alguém de mente sã vai ler josé rodrigues dos santos?

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Claramente

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Mais depressa leio Tolstoy com menos vontade de cortar os pulsos

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Boa, ainda bem para ti, a sério! O meu comentário não era dirigido a pessoas como tu, mas obrigado pelo teu input.
            Estás a querer levar o assunto para algo que não interessa minimamente.
            A maioria do cidadão comum nem lê, dos poucos que lêem, acredita que lêem melhor José Rodrigues dos Santos do que Tolstoy.
            A leitura (é verdade ligeira) do romance escrito pelo José Rodrigues dos Santos serve apenas para introduzir um tema muito sério, que quase parece que estás a querer mascarar por algum motivo.
            O romance foi baseado em factos reais, todos eles documentados e com as referências no fim do livro!

            E se assim o fizerem pode ser que conseguissem abrir os olhos para o grande perigo do século 21!
            É aqui que quero chegar, e a maioria continua cega a comprar smartphones da Huawei e Xiaomi, até aqui os editores do pplware, a recomendar estes produtos.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            o perigo vem dos anos 90 e ninguém quis saber, agora já vais tarde, quer tudo a chinesice mais barata

          3. Avatar de Azeitando o Rabo dos EUA
            Azeitando o Rabo dos EUA

            Nao adianta bloquear huawei, xiaomi… Teria que proibir todos os sites chineses entao, ailiexpress, alibaba, madeinchina, bangood… Comprava muito dos eua pelo Ebay antigamente, mas hoje nem funciona mais isso no brasil. Agora é tudo chines

    2. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
      SouHumanoNaoOcidental

      Isso é populismo sabe?
      Tem ligações à extrema direita?
      Caso não saiba o que é populismo eu explico por palavras simples: chantagem emocional. Exemplo:: se não comeres a sopa o Bicho Papão vem ca enquanto estás a dormir e leva-te com ele.
      Agora passo a explicar como adulto.
      Qual a diferença entre um Xiaomi e um Apple, um Samsung?
      Os nomes. Se abrir qualquer um deles irá descobrir muitos componentes que foram criados na China e até o próprio código foi criado no mesmo país.
      Portanto se tiver estampado Apple já é seguro mas se tiver Xiaomi, Huawei já é mau.
      No entanto, estes últimos produtos forçaram as marcas seguras a serem mais criativas e serem mais competitivas.
      O que populismo está a fazer é ajudar as marcas ocidentais a serem monopolistas, a serem menos criativas e enjaular o consumidor em preços altos.
      Portanto pense se vale a pena ajudar a ficar mais limitado em termos de oferta falando mal do que não sabe.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Populismo?! O que eu disse é exactamente o oposto! Populismo é continuar a comprar os equipamentos que mencionei sem pensar no que isto tudo implica!

        Extrema direita?! É com cada conclusão que ao fim de tanto tempo ainda fico
        surpreendido!! Pelo contrário!! Sou completamente contra essa ideologia! Sejam ditaduras de direita ou de esquerda, nacionalistas ou socialistas!!

        O problema não é com as marcas em particular mas sim pelo facto de serem uma ferramenta do partido comunista chinês que as pretende usar para os seus desígnios!
        Por exemplo, em relação á Huawei, já foi verificado em mais do que uma ocasião que serve o PCC quando ele quiser!

        As pessoas deviam de abrir os olhos para o que o Partido Comunista Chinês está a fazer:
        – Impor a sua ideologia nas pessoas
        – Não permitir eleições livres
        – Espiar e controlar o seu povo
        – Impedir o a autodeterminação individual
        – Limitar as liberdades
        – Não acredita nos direitos humanos
        – Constrói campos de concentração para “educar” as minorias
        – Tem uma grande censura em todo o acesso a informação
        – Reescreve a história conforme lhe dá jeito.
        – Resumidamente é um regime autoritário que não permite outros partidos ou outras opiniões para além da sua
        – E por fim, tem claramente um desejo expansionista, planeando alterar a ordem mundial. Em particular em relação à europa, já deixaram escapar que em +/- 2050 a pretendem controlar.

        Quem tem dúvidas sobre os designios expansionistas do Partido comunista chinês e as intenções agressivas para com as democracias está completamente iludido!

        Os extremos tocam-se e se analisarmos os factos, o regime chinês (supostamente socialista) não é assim tão diferente de um regime dictatorial de direita na prática!

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Hugo, mas vc acredita mesmo, mas a sério, que qualquer marca ocidental não baixa as calças perante os EUA ou outros, caso eles sejam mesmo insistentes?

          Em relação a essas medidas que referiu, boa parte delas estão em aplicação em Portugal.
          Só fala nelas agora porquê?

          Em relação às intenções agressivas, nest momento do jogo os EUA estão a dar 50 a 0 aos chineses.
          É só ver as guerras que uns fazem e outros não fazem.
          Mas calma, se faz guerras até mais não, é para manter a paz…

          Mas como é que não me lembrei disto?

          Vou até Beijing no Verão e vou comprar lá o Pure 70.
          Desde que tenha língua PT incluída, lógico.

          A minha mulher é chinesa e cada vez que fala ao telefone em chinês aposto que está a falar de mim ao PCC…
          E não deve ser coisa boa.

          Qualquer dia vou ser reeducado…

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            “Em relação às intenções agressivas, nest momento do jogo os EUA estão a dar 50 a 0 aos chineses.”
            Mas eu nunca falei aqui dos EUA, ou que são santos ou os bons , ou que não têm cometido infrações. Para quê agora mandar essa areia para os olhos?!
            Mas 0 aos chineses?! ZERO?!
            Então e o que se passa em hong kong? E as ameaças militares a Taiwan?
            E as ilhas artificiais no Mar do Sul da China, incluindo áreas reivindicadas pelas Filipinas e outros países?
            E podia continuar por aqui… Esse zero por parte da China é muito suspeito? Estarei a falar com um membro do PCC?

            “boa parte delas estão em aplicação em Portugal.” Bem, esta foi demais 😀

            Mas então meu caro Porco do Punjab, esclareça-me lá quais são essa “boa parte” das medidas que referi, que temos cá e que sejam comparadas ao mesmo nível e intensidade que existam na China.

            Pois eu consigo argumentar e acho que qualquer pessoa com dois dedos de testa, sabe que nada do que eu escrevi, acontece cá em Portugal, com um nível de intensidade minimamente comparável ao que acontece na China.

            Não podes cá manifestar-te, ou ter a liberdade de expressão que queres?
            Não podemos ter partidos politicos ou outras ideologias?
            Tens uma censura no acesso á Internet com o mesmo nível do que na China?
            Não permitimos a autodeterminação cá?
            Não temos direitos humanos?
            O estado espia as pessoas? É isso? É que na prática é exatamente o contrário! Quanto muito cá pode haver algum controlo com o intuito de detectar crimes e mesmo assim o que tem acontecido é que nada é admissível em tribunal e nem acontece nada ás pessoas depois! Ainda há pouco tempo um individuo que praticou crimes foi absolvido porque não puderam usar os dados que obtiverem num controlo/espionagem que fizeram. Isto acontece regularmente! É até ridículo a falta de controlo cá.

            Mas fiquei curioso para perceber em que realidade delusional vive o amigo Porco, e diga-me lá a boa parte das medidas que são iguais á China cá em Portugal!

    3. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Hugo, aguardo impaciente pela saída do Huawei P70…

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        O PCC agradece! xD

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Hugo, em vez de agradecer que me dê uma medalha.
          Toda a gente recebe uma medalha dos mãos do papagaio, menos eu…

    4. Avatar de papagaio
      papagaio

      ..então vamos utilizar o que?os da banana?ou outro não chinoca qualquer..

      metem todos o nariz..faz parte agora defender uns ,que fazem o mesmo ,ou pior..vem fazendo há bem mais tempo..é de bradar
      mas bom,o povo sente se na obrigação de escolher um lado

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Europa já era, andam preocupados com casas de banho mistas enquanto a China é sempre a evoluir…

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        O que tem o cú a ver com as calças?

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Tem tudo. Os recursos que uma sociedade dedica são limitados e são definidos por aquilo com que se preocupa.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            O que é que “casas de banho mistas” tem a ver com recursos?

            Escusas de mascarar o teu preconceito com questões financeiras…

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Mr. Y, andam sempre juntos.

    1. Avatar de Pois
      Pois

      Lol. Eu acho piada a comentários como esse.

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      O problema da Europa é debaterem tudo e mais alguma coisa (grande parte que não interessa para nada) e não haver consenso. Esqueçam o modelo atual de todos os estados membros terem que estar de acordo e vão mas é para a maioria de 2/3 para ver se isto anda para a frente. É tempo da Europa deixar de depender praticamente de tudo o que vem dos exterior e começar a produzir e desenvolver internamente. Andámos na ilusão de produzir tudo mais barato lá fora e no sonho dos americanos protegerem-nos de tudo… agora acordámos para a dura realidade.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Nem pensar. Não é por isso que a Europa fica para tras, aliás ainda bem que há bloqueios, por vontade da UE “verde” já teríamos a agricultura destruída.
        O problema da Europa é que a politica tem demasiado poder.
        Enquanto a cultura for de esquerda , “verde” e das regras e mais regrinhas para comissários politicos se sentirem importantes nada vai mudar.
        Precisaríamos de voltar à liberdade da revolução industrial.

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      loooll +1 40% da pop da Europa socio-comunas nao sabem o que uma mulher!

    4. Avatar de X
      X

      O Rodrigo não descança até tornar portugal numa nova china, ditadura sem direitos humanos e muito menos direitos laborais, era só evoluir segundo a visão do Rodrigo.

    5. Avatar de Contador
      Contador

      Diz o gajo amante de gajos como Hitler. Espero que já não estejas na Europa. Não gostas que te digam isso porque és desonesto e continuas na Europa e não mudas para os países que tu tanto amas pela destruição que trazem à humanidade.

  3. Avatar de 0°0
    0°0

    Governos e religião criam conflitos, e todo mundo os apoiam cada vez mais.
    Humanidade está perdida.

  4. Avatar de António Mota
    António Mota

    Surpreendente, surpreendente é a capacidade de o homem inventar cada vez mais a sua autodestruição.
    Não haverá neste mundo nada mais importantes para a humanidade?
    Por exemplo a arma da compreensão, da amizade, da tolerância, do amor, da igualdade, etc.
    Vivermos em paz isso é que é surpreendente, isso é que mudaria o mundo?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      bolsei

  5. Avatar de Mário
    Mário

    Ainda gostava de saber o que a humanidade ganha com a guerra… mas pronto.
    Se quem ordena a guerra fosse para a frente de batalha, não havia guerra, porque são simplesmente cobardes a esse ponto.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Bom respondendo á tua “questão”, a humanidade tem ganho saltos no avanço tecnológico, melhorias na area da medicina e até modernização de algumas infraestructuras.
      Mas claro, acho que devido aos imensos factores negativos que a guerra trás, o balanço final não compensa e seria melhor um desenvolvimento mais lento sem guerras.

      Mas quem faz a guerra não quer saber desses avanços, quer simplesmente o que sempre quiseram desde sempre, mais poder, controlo e riqueza.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      A guerra traz sempre retorno. Não o traz é a todos – os ganhos de uns são as perdas de outros e vice versa. A começar pelas indústrias de defesa, que aquilo que ganham é o que perdem os contribuintes.

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não deves estar atento ao que as grandes guerras trouxeram para a humanidade, toda a evolução que tens onde derivou das grandes guerras

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Trouxeram morte acima de tudo de inocentes que nada tinham a ver com a guerra.
        Falas porque nunca tiveste numa.
        Queria ver esse discurso se Portugal fosse invadido.

      2. Avatar de Divisor de agua
        Divisor de agua

        Nao ha evolucao em produzir “sangue”. Nada justifica a dor e sangue de inocentes, pois um dia poderá ser voce. Que Deus tenha misericordia de nos. Que a morte, pelo ao menos, nos venha de forma sem sofrimento e dor e com paz.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          bolsei (outra vez)..

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Bolsaste, bolsaste.
            Os teus familiares que foram para a Guerra Colonial deve estar orgulhosos com o teu comentário.

      3. Avatar de papagaio
        papagaio

        aliás ,engenhosos como somos se não fossem as guerras não conseguiamos evoluir..pqp

        resumindo se não fossem as guerras ainda estavamos nas cavernas

        constatar factos é bom agora limitar a evolução humana…que argumentos da b**ta

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    A China está a um passo de produzir o drone capaz de dar cabo de baterias de patriot. A partir daí, game over.

    1. Avatar de Pois
    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      A Rússia então já está a frente pois tem ainda a pouco tempo a Rússia mostrou um sistema patriot a ser destruído, o zelensky já está a pedir novas baterias patriot.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Já destruiu alguns, mas primeiro teve de gastar muitos shaheds para os fazer esgotar. Se tivesse armas para os destruir ao primeiro golpe o zé lenços escusava de pedir novos aos yankees.

      2. Avatar de Contador
        Contador

        Este sujeito revela-se muito “inteligente”. Então destruiram uma bateria de Patriot? Ohhh, como se as coisas fossem indestrutíveis e não podessem levar com uma carrada de mísseis até esgotarem. Tem vergonha na cara!

  7. Avatar de F
    F

    Não percebi ..se o drone se separa em pequenos drones , a carga explosiva de cada um deve ser menor …..qualquer dia basta uma rede de aço bem esticada para os caçar….

  8. Avatar de Divisor de agua
    Divisor de agua

    Realmente dependera do tipo de missao/alvo para ser destruido. Se for destruir um bunker por exemplo, esses mini drones divididos nao servirao. O correto seria redimensionar 1 drone maior que se divide em 5 drones pequenos kamikazi capazer de destruiu pelo ao menos 1 tank blindado. De qualquer forma ha beneficios em dividir o drone, pois se houver um missel vindo em direcao a ele, ele se dividira em 5 drones pequenos e apenas 1 drone sera destruido. Dessa forma o sucesso. resiliencia e imunidade da missao aumentam e muito consideravelmente. Os ataques serao em enxames/massa.

  9. Avatar de Manel
    Manel

    Com exceção do Tibete, a China como a conhecemos hoje, nunca invadiu pais algum ao contrario de outros paises. Aliás tambem foi-lhe roubada terra à boa tradição do vizinho ladrão russo. Vejam “Tratado de Amur” para entenderem melhor.