CES 2013 – Samsung apresenta protótipo flexível de smartphone

54 Comentários

A CES é sem dúvida um palco de relevo para muita da tecnologia que tem vindo a ser desenvolvida ao longo dos últimos meses. Caso evidente é a revelação do protótipo de telefone flexível da Samsung, baptizado de Youm. Este telefone corre o Windows Phone 8 e promete revolucionar, senão que o diga Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, que ajudou na apresentação da palestra da marca coreana.




Segundo a Samsung, a tecnologia «flexível» do Youm tem vindo a ser utilizada desde Junho de 2012, não passando para já de um protótipo sem qualquer data de lançamento. Contudo, face ao ênfase contínuo da Samsung sobre este produto, é natural que os seus rivais comecem a pensar duas vezes e o facto de utilizar como sistema operativo o Windows Phone 8 pode demonstrar que a sua demanda em busca de dependência Google, através do Android, pode continuar acessa.

Apesar de tudo, esta tecnologia pode ainda estar longe do seu ideal. A apresentação do mesmo mostrava um ecrã flexível, de facto, mas uma base sólida onde estão os componentes de processamento. Apesar do seu pequeno porte, da caixa de componentes de processamento, este pode ser o grande entrave.

Pela Internet podemos ler alguns artigos de peritos que chegam a afirmar que estes dispositivos podem tornar-se em algo bem mais durável que o próprio o vidro, especialmente nas quedas ou acidentes que lhes permite absorver a força ao invés de partir/estalar como acontece com o vidro.

Durante a apresentação do Youm, o protótipo foi submetido a várias flexões e dobrado sem qualquer distorção de cor mais evidente. Por outro lado, e de forma a entendermos a importância desta tecnologia, a Corning, fabricante do Gorilla Glass, que é amplamente usado em telefones móveis, também está actualmente a desenvolver um produto de vidro flexível apelidado de Willow. Com um pouco de sorte, o lançamento do Samsung Galaxy S4 pode vir a contemplar essa tecnologia ou até, quiçá, a nova versão do iPhone. A ter em conta que esta última tecnologia, Willow, nunca poderia possuir a mesma flexibilidade do plástico, por motivos óbvios.

Com tudo isto, crescem ainda mais os rumores de que a Samsung vem ao longo de vários anos atrás deste tipo de tecnologia, ecrãs flexíveis. Está cada vez mais perto? Parece que sim e com bons resultados.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de eduardo
    eduardo

    A presença do Bill Clinton não teve nada a ver com este protótipo. É um pouco abusiva a associação.
    Quanto ao protótipo em si, é muito parecido ao que a Samsung já havia mostrado noutros eventos. Pessoalmente só irá convencer quando arranjarem um sistema qualquer que torne a estrutura rígida enquanto o ecrã é usado – o ecrã não ficar quieto enquanto se mexe vai ser uma dor de cabeça, obriga as pessoas a malabarismos para ser funcional!

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      O ecrã é flexível, não é mole. Por isso se não se aplicar força, o ecrã não dobra.

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        ? não se aplicar força? queres mexer nele como?
        e não estou a falar em dobrar, sendo ele flexível se deslocar o meu dedo no seu comprimento (que é o que se faz em todos os smartphones) ele vai curvar, tal e qual como se nota nas imagens. Isso é uma coisa chata, muito porque o comportamento varia com a forma como se segura.
        Para além disso há a questão da visualização, se se não mantiver uma superfície direita terá o problema de variação de reflexos entre outras coisas.
        Daí dizer que é necessário que implementem alguma solução que permita rigidez na utilização.
        As pessoas gostam do papel por ser fácil de levar, leve e algo polivalente, mas basta pegar no caso dos jornais para vermos como às vezes se torna chato querermos ler e ele estar sempre a dobrar naturalmente, obrigando a vários ajustes para se poder ler tudo!

        1. Avatar de Ninguém
          Ninguém

          Pelo que a Samsung mostrou, os ecrãs não vão estar todos moles a baloiçar com o vento. A aplicação que lhes deram foi uma curvatura protegida por vidro duro também ele curvado como é óbvio. Imagina um Galaxy Nexus mas em vez de teres só o vidro curvado tens também o ecrã a acompanhar a curva.

          1. Avatar de eduardo
            eduardo

            desculpa mas o protótipo apresentado (o da imagem) e de que toda a gente fala, é de ecrã flexível, não tem vidro nenhum. Houve outro protótipo (rígido) que mostraram que tinha uma ligeira curvatura dum lado, supostamente para servir notificações.

          2. Avatar de Ninguém
            Ninguém

            @Eduardo

            Mas eu duvido que este protótipo seja comercializado. Tal como disseste, falta algo que mantenha o ecrã na posição desejada. Acredito, isso sim, que aproveitem a tecnologia para algo do género dos protótipos rígidos. Se vires a apresentação, mostram um dos protótipos rígidos logo a seguir do ecrã maleável.

          3. Avatar de eduardo
            eduardo

            raramente os protótipos mostrados são comercializados! Contudo o meu comentário aplica-se à ideia que passa de que com esta tecnologia os aparelhos vão ser flexíveis e que isso é excelente.
            A verdade é que muito provavelmente ainda estamos longe de alguma mudança significativa nos aparelhos

  2. Avatar de Vasco Alexandre Lima
    Vasco Alexandre Lima

    É possivel ver essa apresentação da Samsung online?

  3. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Bom dia ,

    Esse será sem dúvida o caminho .

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de lmx
      lmx

      realmente é engraçado.

      cmps

  4. Avatar de Woot!
    Woot!

    Daqui a 7 minutos em http://www.meo.pt/ -> novo serviço. O Bava está neste momento a apresentar 🙂 Está lá alguém do pplware a seguir o evento? Infelizmente não tenho som, não consigo ouvir o que ele diz.

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Não sei se será só comigo, mas o site do meo está indisponível (e por vezes ao tentar aceder sou redirecionado para a homepage da sapo)!

    2. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Afinal já funciona, era o m4o que vinha aí! 😛

  5. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Não vejo isso como uma imensa vantagem, talvez nas mãos dos pequenos…
    Mais um capricho como os teclados flexíveis… Qtos usam?

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Não vês como uma vantagem? Imagina o que é teres um telemóvel e desdobrares e teres um tablet?

      1. Avatar de Iv@n
        Iv@n

        Ahh sim, mas ainda não o é. O caminho é esse.

  6. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Venha isso… Só não vê o potencial quem não quer…

    Ecrãn flexível, é fantastico, so falta poder ser ser enrolado… Basta termos a base do telefone, queremos modo de telefone apenas esticamos um pouco a tela, queremos um tablet abrimos a tela ao maximo…

    Fantastico

    1. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      Analisando por esse ângulo sim, vejo grande vantagem.

      “A maior fabricante de celulares do mundo mostrou fôlego na inovação para manter-se líder no mercado. A nova invenção permitirá visualização de conteúdo extra nos futuros aparelhos que forem lançados com a tecnologia e permitirão maior liberdade no design. Além disso, aparelhos com telas flexíveis sofrerão rachaduras ou arranhões com muito mais dificuldade.”

      http://img339.imageshack.us/img339/9168/capture15f.jpg

  7. Avatar de Ricardo Ferreira

    Se for assim tão leve macio e flexível, dá quase para limpar o ** numa situação de emergência.

    1. Avatar de Iv@n
      Iv@n

      Eh Eh Eh! Mas contaminaria com vírus!

    2. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      Depende…tendo em conta que apenas se trata de uma folha…não será muito aconselhado…além de que não é sequer macio!!!

      Escolhe no minimo uma coisa com mais de 2 folhas, caso contrario vai-te dar mal…depois não digas que não te avisei.

      cmps

  8. Avatar de nilton
    nilton

    “estye será sem duvida o caminho”

    desfculpa lá mas caminho para onde? asério….. comentário mais estupido

  9. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Quando se vê uma passagem de modelos de uma marca de roupa, com vestidos e espampanantes e mulheres esculturais, acham que a marca vai viver disso ?

    Não. Serve para aparecer nos meios de comunicação social, mostrar que se tem costureiros criativos e que se está no “top”.

    Acho o produto do post um bocado isso, serve para chamar a atenção. Verdadeiramente para que é que se quer um smartphone dobrável ? Para usar no bolso de trás das calças, com tendência para se dobrar como acontece com as carteiras ?

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Já se falou tanto das vantagens dos outros ecrãs flexíveis, sinceramente não percebo esse comentário. Só o facto de ser mais resistente e de se poder inovar nos design chega. Isto pode ser aplicado a muito mais coisas que telemóveis. Se pensares acho que consegues pensar em alguma utilidade para esta tecnologia, senão quiseres pensar basta esperares.

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        acho que o comentário advém do facto de a Samsung estar a fazer “hype” com algo que ainda não mostrou como é que vai resultar.
        Olha-se para o protótipo da imagem e é difícil de ver como é que aquilo pode resultar. Os ecrãs flexíveis abrem possibilidades mas não são por si só solução, e a flexibilidade tem problemas inerentes.
        Quanto à resistência, tudo depende de como é que é o produto final. Face só ao LCD deve ser mais resistente (pela flexibilidade), contudo é o vidro que dá resistência ao telemóvel, e o vidro protege o ecrã. O ecrã flexível vai precisar de algum revestimento que o proteja!

        1. Avatar de golias17
          golias17

          Vi a apresentação toda e não vi a parte o “hype”, falam disso como falaram de outras coisas, eu acho que é bom as empresas mostrarem no que andam a trabalhar, pelos vistos a samsung não está com medo da concorrência e faz.

          Mas na apresentação falam de mais coisas que ecrãs flexíveis já para não falar que estiveram outras companhia presentes.

          1. Avatar de eduardo
            eduardo

            vê a definição de hype!! não é a primeira vez que a Samsung apresentou os ecrãs e contínua sem um produto. Mostrar protótipos e continuar sem vender é hype, mero marketing!

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Se fosse a apple a apresentar é que era bom e uma grande inovação. Como é a samsung não presta e não tem utilidade nenhuma. Vá-se la a perceber…

        1. Avatar de eduardo
          eduardo

          esse comentário não faz lá grande sentido. A Apple não fabrica ecrãs e muito menos anuncia protótipos, e a Samsung tb não vende nenhum produto com este ecrã.
          Para além de que a Samsung não é a única com ecrãs flexíveis, desde há largos anos que várias empresas têm apresentado protótipos – a maioria delas como fabricantes de componentes.
          O que realmente será importante é alguém apresentar e vender um produto que traga vantagens claras por usar este tipo de ecrãs

          1. Avatar de Carlos André
            Carlos André

            Tudo, desde smartphone’s, tablet’s e tv’s.

    2. Avatar de Carlos André
      Carlos André

      Se fosse a tua querida marca Apple a inventar isso era espectacular não era oh Benchmark do IPhone 5?

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
        Benchmark do iPhone 5

        Já contribuíste para a mala da Pepa ?

  10. Avatar de DamMit
    DamMit

    A Nokia já não tinha um conceito de ecrã fléxivel?

    1. Avatar de Cover
      Cover

      Já tem um protótipo a funcionar. Isto foi só a samsung a ir atrás. 🙂

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Se tivesse sido a Apple a apresentar , era um produto de outro mundo , perfeito e tudo mais…

    Mas como foi da Samsung …

    Gezzzz.. o_0

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Hehe acabei de postar um comentário igualzinho ao teu 😀

    2. Avatar de Marcio
      Marcio

      Não vale a pena ir por ai, basta só isto a esses “fanboy´s” da maça podre basta só lhes perguntar assim quantos dispositivos moveis tem a maça activos? Quantos tem a android? Vá não venham com a tanga de que varias marcas usam o sistema porque isso não serve a nada, se o fazem e porque realmente e bom!
      E é tudo, neste momento so existe 2 softwares de dispositivos moveis que são Android e Outros….

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        o engraçado é que a apresentação da Samsung não teve Androids!

  12. Avatar de Serginho M

    Windows Phone será a próxima grande plataforma, alguém dúvida?!

  13. Avatar de MrT
    MrT

    A única coisa que nem repara, é que isto destes ecrãs é que não tem grande utilidade de momento, se depois temos de andar com um cubo agarrado ao ecrã que contem o hardware do telemóvel. sim porque a única coisa que é tipo folha de papel é o ecrã, de resto, BATERIAS e todos os chips de memoria, processamento, etc, não estão naquela folha. se repararem em todos os protótipos apresentados, os ecrãs estão ligados a umas caixas, ou tem cabos que os ligam as maquinas.
    Enquanto conceito é interessante, e de aplaudir. No entanto há muitos anos que eles andam com protótipos deste género, e depois como disse falta conseguir embutir nessas “folhas” todo o resto. E isso ainda há-de levar muito tempo a ser desenvolvido, sendo provavelmente as baterias o maior calcanhar de Aquiles.

    Mas afirmo, que se deve de continuar a investir nesta área, mas há que ter noção de que vai ser preciso muito tempo para que algo deste genero, mas bem feito, seja comercializzado

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Na apresentação mostraram dois exemplos de aplicações que resolvem esses problemas, e achei os interessantes.

      Quanto as bateria, essa tecnologia é mais difícil de melhor, mas a Samsung está a trabalhar para os seus processadores e ecrãs consumirem cada vez menos energia, o que já faz grande diferença.

  14. Avatar de Pedro Martins
  15. Avatar de jepfc
    jepfc

    Falta algo que o deixe estável? Mesmo que falte é apenas uma questão de fabricar um aro amovível, que seja leve e praticamente imperceptível, que encaixe a toda a volta para conferir alguma estabilidade, algo do género de um mini envelope de aluminio com as bordas quinadas e apenas uma entrada superior para o “smartphone”.

  16. Avatar de Fernando_BR
    Fernando_BR

    Estou escrevendo este tópico em um Omnia W e estou muito satisfeito com ele, porém percebo que é a Nokia que tem destaque de produtor de WP, outras marcas são ignoradas. A única vantagem dos Lumia é o GPS offline, alguém conhece alguma alternativa para os usuários de WP que não são Nokia?. Quanto a tela parece interessante, mas aposto que é no Android que ele será lançado

  17. Avatar de carlos
    carlos

    Curioso …
    mas verdadeiramente, qual a utilizade disto ???

  18. Avatar de Mr. PeaceXDA
    Mr. PeaceXDA

    epah desculpem la. eu vejo aqui muitos pseudo inteligentes a perguntar “qual é a utilidade?” mas tao-se a fazer de burros ou quê? às vezes nem é pela utidade de agora. é pela inovação meus amigos… se á 50 anos atras pensassem num telemovel com wifi, mp3 etc faziam essa msm pergunta. hoje em dia é o que é… para quê ecrans felexiveis? sejam inteligentes e pensem no futuro.. só porque foi apresentado num smartphone nao quer dizer que se fique por ai. pode ter utilidade em equipamentos medicos, cientificos, etc etc.. quem sabe. este pessoal parece que vive numa caixa… knock knock ta na altura de sair.

    1. Avatar de eduardo
      eduardo

      olha para o título do artigo! as pessoas estão a falar de smartphones com este ecrã… muito provavelmente usando o exemplo das imagens.

      1. Avatar de golias17
        golias17

        O prototipo da imagem já tem um ano, já percebi porque ninguém vê utilidade nisto, na apresentação havia outros bem mais interessantes.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Brutal 😛
      Isto será muito bom para Portugal!

      cmps

  19. Avatar de yeah
    yeah

    e para quem perguntou a utilidade disto é num futuro próximo amarrotar o telemóvel como se fosse um papel e meter no bolso eheheh

  20. Avatar de Marco G. Pinto
    Marco G. Pinto

    O meu Xperia tinha agradecido um ecrã flexível quando me sentei no outro dia e me esqueci de o tirar do bolso de trás das calças..