Casas impressas em 3D podem ser uma solução para os sem-abrigo

21 Comentários

Uma empresa especializada em impressão 3D revelou planos para criar uma comunidade impressa em 3D para pessoas sem-abrigo, no Texas. O projeto fornecerá 100 residências seguras e confortáveis, podendo inspirar outras empresas, noutros países, a seguir o mesmo caminho.

Casas impressas em 3D destinadas a sem-abrigo

Em março do ano passado, demos-lhe a conhecer a ICON: num avanço sem precedentes para o setor da construção, a empresa americana prometeu transformar radicalmente a forma como as casas são construídas.

Uns meses depois, em dezembro, a mesma empresa revelou planos para criar uma ambiciosa comunidade impressa em 3D, com 100 residências, alegadamente, seguras e confortáveis.

Em colaboração com a Fundação Lennar, o projeto da ICON está localizado no ministério cristão de assistência social Mobile Loaves & Fishes’ Community First! Village, em Austin. Trata-se de uma expansão de uma anterior comunidade mais pequena impressa em 3D no local, que construiu 17 casas.

Casas impressas em 3D destinadas a sem-abrigo

Além das 100 casas impressas em 3D, foram anunciadas mais de mil habitações tradicionais.

As estruturas impressas em 3D estão a ser construídas, utilizando a impressora Vulcan 3D da Icon, que extrai uma mistura própria, semelhante a cimento, em camadas para construir a estrutura básica da casa.

Projeto das casas impressas em 3D destinadas a sem-abrigo

Os trabalhadores humanos instalam o telhado, as portas e todos os elementos extra que forem necessários.

As casas medem entre 35 m2 e 96 m2, todas dispostas num só piso.

O único bairro do seu género no país, Community First! Village oferece habitação acessível e permanente e uma comunidade de apoio a homens e mulheres que estão a sair da situação crónica de sem-abrigo.

Um desenvolvimento da Mobile Loaves & Fishes, este programa residencial transformador existe para amar e servir os vizinhos de Austin que têm vivido nas ruas, ao mesmo tempo que capacita a comunidade circundante para um estilo de vida de serviço com os sem-abrigo.

Disse a ICON, num comunicado.

Além deste projeto e de outro, chamado Wolf Ranch e de luxo, a Icon está envolvida na criação de habitats espaciais, com impressão 3D, para a NASA.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rui
    rui

    Nenhum tipo de casa é solução para sem abrigo pois a maioria deles não quer casas, isso já foi provado vez e vez sem conta…
    Agora pode ser uma solução para malta nova com baixo salarios, ou reformados com pensões baixas? diria que sim…

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Que giro, já estou a ver uma manifestação de sem abrigos, todos a berrar ‘não queremos casas, liberdade é ao relento! Para baixo da ponte já “!

      1. Avatar de rui
        rui

        Duvidas? Ter a casa vai implicar seguir regras, tal como acontece em centros ou outro tipo de abrigos, a maioria não está para isso…

        1. Avatar de X
          X

          È necessário mais investimento na saude mental publica para evitar casos desses, rui aproveita e vai as umas consultas tambem.

      2. Avatar de JP
        JP

        Ouvi eu um a dizer que tem onde dormir em centros de acolhimento, mas não dorme, porque há regras, e não quer segui-las.
        Infelizmente é o que há, e não há investimento em saude mental que resolva isto, quando uma pessoa está como gosta de estar.
        Mas estamos a falar desses, pois agora temos os novos Sem-Abrigo, que têm emprego e vontade, só não têm dinheiro para pagar os facínoras dos senhorios que querem ficar ricos de um dia para o outro, à custa da miséria dos outros.

        1. Avatar de RICARDO
          RICARDO

          Porque não trabalhas uma vida inteira vários trabalhos estuda não passas feiras vocês sem luxos e na reforma compras umas casas e alugas… Inocência…

    2. Avatar de diogo
      diogo

      Não é assim que funciona. Primeiro tens de identificar o problema e estudar melhor a solução. Identificaste o problema- baixos salários, mas para isso há muitas soluções e muitas não são na tecnologia.

    3. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Não entendo o espanto, ele têm razão no que diz. Não digo que não haja pessoas que simplesmente não conseguem casa e querem, mas grande parte dos sem abrigos não quer nem casa nem ajuda.

      1. Avatar de diogo
        diogo

        Se não houver estímulos, as pessoas habituam-se ao chão da rua. Assim como pessoas talentosas para as artes acabam-se por se habituar ao chão de fábrica se o país não proporcionar oportunidades artísticas.

  2. Avatar de Zé

    A impressão faz a parte menos trabalhosa de uma casa. Qualquer casa demora meia dúzia de dias a chegar ao telhado. Tudo o resto, desde fundações, infraestruturas, especialidades, acabamentos, telhado e por aí fora é o que demora mais.
    Ora, as partes mais trabalhosas serão, pelos vistos, feitas “à mão” nestas casas. Apesar de achar que se deve pelo menos tentar a melhorar, não estou a ver grande vantagem.

  3. Avatar de jorge
    jorge

    Qualquer uma dessas casas tem melhor isolamento térmico do que a maior das vivendas em Portugal. Não entendo a teimosia dos construtores/aquitectos na não aposta em materiais que melhore essa lacuna das nossas habitações.

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Em primeiro lugar, as casas impressas em 3d são tão caras ou ainda mais que as normais de madeira feitas em estaleiro. Depois, no Texas ninguém quer saber se não tens tecto para dormir. É capitalismo neoliberal e nesse regime cada um que se vire e resolva os seus problemas, ou então que rebente.

    1. Avatar de X
      X

      O Texas é a america da america! não tem problemas de arder o resto da america e do mundo se dai tirar vantagem.

  5. Avatar de Imnew
    Imnew

    Este título é uma excelente vibe publicitária para as casas 3D

  6. Avatar de Joe Doe
    Joe Doe

    Depois é só imprimir comida e binho e prontos, estão todas as necessidades dos coitadinhos satisfeitas. Já agora… imprimam também o trabalho, para não dizerem que eles não fazem nada.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Casa para inválidos tudo bem agora se podem trabalhar que trabalhem e poupem não vivam á custa de quem trabalha!

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Ora aqui está um bom exemplar do Texas que até português sabe falar.

  8. Avatar de Jingo
    Jingo

    Tendas são uma solução bastante mais barata

  9. Avatar de Sintronics
    Sintronics

    Isto só tira as pessoas da vista…

    Para que os sem abrigo desapareceram das ruas e dar uma ideia, que como não se vê pessoas a dormir ao relento, está tudo bem.

    Se um sem abrigo tiver uma casa, não tem condições para pagar água ou luz.
    Apenas ganha quatro paredes para se abrigar das condições atmosféricas.
    Se quiserem teem que tentar perceber porque foram parar a rua e tentar ajudar.

    Mas não é fácil, exige muitas condições para um sem abrigo voltar a vida ” normal ”

    Caso não ninguém aqui conheça, existem sem abrigo que trabalham num emprego normal e isso é de louvar…

    usam o pouco que ganham para se alimentar, vestir, farmácia, coisas básicas.
    Ter uma casa e puder suportar os custos de despesas água e luz é uma miragem, é impossível.

    É muito complicado, isto de tirar pessoas das ruas.
    Mas qualquer coisa que ajude é melhor que nada.

    Um abraço para todos aqui.

  10. Avatar de Ferry
    Ferry

    Nos Países Baixos existe uma firma, TheNewMakers (info@thenewmakers.com
    finance@thenewmakers.com) que já desenvolve casas tipo pre-fab, desde 2013 de uma forma que permite instaleren as casas em tempos rápido. E as casa são desmontaveis. Artigo saiu no periódica De Volkskrant de 12 de janeiro de 2035.

    1. Avatar de JP
      JP

      Ei Doc!, nem todos temos um Delorean como tu.