CarPC, sabe o que é?

89 Comentários

Por Mokoto para o Pplware.
Eu, como muitos outros, sou do tempo em que o leitor de cassete era um luxo nos automóveis. Mas, tudo na vida tem a sua evolução!

Nos anos 90 veio o leitor de CD’s e com ele as maravilhas do som digital dentro do habitáculo. O novo milénio veio trazer sistemas multimédia capazes de envergonhar bons sistemas caseiros, tudo isto graças à massificação do mp3 e vídeo digital.

Um destes é o CarPc que no inicio só estava ao alcance dos carros de luxo.

carpc3

O carPc é o termo atribuído a um vulgar pc instalado numa viatura. Com o CarPc, para além de ouvir música e/ou visionar vídeos, podemos ainda transformar o nosso carro num verdadeiro centro de controlo, pois podemos transportar todas a funcionalidades do nosso computador lá de casa para o nosso carro. Já se imaginaram ter controlo de GPS, Bluetooth, armazenar grandes quantidades de dados e para os que gostam estar sempre online, poderem estar ligados á Internet através da nossa viatura?

Este artigo irá explicar ou dar umas luzes a quem quer se aventurar nestas lides  por estar farto farto do vulgar auto-rádio que tem no carro.

– Hardware-

Caixa: clip_image002

Como os nossos computadores lá de casa, o CarPc necessita de um compartimento onde todo o seu hardware seja colocado, estou-me a referi à caixa. Hoje em dia existem no mercado caixas apropriadas para CarPc, ou seja, caixas de pequenas dimensões onde podem ser colocadas por baixo dos bancos ou até mesmo no porta-luvas. Há casos onde pode mesmo ser colocado no espaço reservado para o auto-rádio. Mas para os mais aventureiros como eu, sempre existe  a hipótese de criar a nossa própria caixa; esta solução é óptima pois a caixa pode ser desenhada para caber num lugar específico e claro é sempre do nosso agrado.

Fonte de alimentação:

clip_image002[7]

No que toca a alimentação de um CarPc, este tem sido um problema, isto porque o sistema eléctrico das nossas viaturas trabalha com uma tensão de 12v DC, ou seja, corrente eléctrica que é transmitida numa única direcção. As fontes de alimentação nos nossos computadores trabalham com uma tensão de 220v AC, ou seja, corrente eléctrica em que a direcção do fluxo é revertida com uma frequência de 10 ou 120 vezes por segundo.

Para resolver este problema podemos utilizar fontes de alimentação DC/DC.

As fontes de alimentação DC/DC são fontes de pequenas dimensões projectadas para trabalharem directamente com a alimentação da nossa bateria que se encontra no carro. Com estas fontes temos a certeza que chegarão ao computador sempre 12v certinhos, pois estas fontes regulam os 12v da bateria.

Existe uma outra solução, que é utilizar a mesma fonte que temos em casa e um inversor de energia, no entanto esta solução não é muito utilizada, pois tem como desvantagem o desperdício de energia gasta, isto porque o inversor ira transformar a energia da bateria DC em AC e a fonte de alimentação irá transformar a energia AC em DC para o hardware.

É de sublinhar que uma fonte DC/DC com 90watts chega para as necessidades do CarPc.

clip_image002[9]

MotherBoard:

A motherboard é o componente mais importante num computador. É nela onde se vão ligar os outros componentes e formar o computador como o conhecemos.

As motherboards que temos em casa serviriam perfeitamente no CarPc, mas devido ás suas grandes dimensões, pois o objectivo é criar um computador que consiga caber num espaço reduzido no nosso carro. Aconselho a compra de boards do formato MiniITX ou Nano-ITX, pois são boards com 17cm e 12cm respectivamente. Outra vantagem destas motherboards é de já possuírem processador, controlador de vídeo, controlador de som e de rede, bastando juntar o disco, memória e leitores ópticos.

Memória:

clip_image002[11]No que respeita às memórias 1Gb é o necessário para que o nosso sistema de CarPc consiga funcionar sem problemas.

Discos Rígidos:

Este é o hardware que irá causar algumas dúvidas, pois sempre que se fala em discos quando trabalham em ambientes “com movimento”, existe um enorme risco de dano, provocado pelas pancadas que este possa sofrer, mas também é verdade que nos dias de hoje os discos já vêm com sistemas de segurança a determinadas pancadas.

Aconselho a instalação do disco na vertical e/ou com ajuda de suportes de borracha que possam amortecer as pancadas que possam sofrer.

Os discos dos portáteis são ideias para sistemas de CarPc, pois já são desenhados para suportar fortes vibrações, são de tamanhos reduzidos e consomem pouca energia. Temos de ter em conta o tamanho do disco e o que nele vamos armazenar. Nos dias de hoje e como existe uma grande quantidade de conteúdo multimédia aconselho um disco de 160GB.

Monitores:

clip_image004Quando se fala em monitores existem duas soluções:

Monitores indash, estes monitores são uma boa solução, pois dão para colocar no local do auto-rádio, assim não é necessário alterar o interior do carro para a instalação do monitor. Ao ligar o monitor o ecrã desliza para fora e abre ficando na posição de visionamento.

Uma outra solução são os monitores de 7”. Estes monitores são mais baratos que os monitores indash e permitem aplicações com aspecto mais profissional.

Os monitores ideais para o CarPc são aqueles que possuam Touchscreen, porque assim se torna mais fácil o controlo do sistema.

Bom, assim termino esta 1ª parte e para as próximas partes irei focar os periféricos necessários para um sistema de carPc, como o software ideal e também mostrar esquemas de montagens.

Partilhar:
Tags:

Comentários

89

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Ramos
    Daniel Ramos

    Grande artigo.. e que venha o próximo. Achava era também interessante que dessem exemplos de preços para os interessados podermos ter uma ideia!

    Keep up! =)

  2. Avatar de janielton
    janielton

    E o futuro chegando..

    1. Avatar de nfvp

      Já não era sem tempo…:P

      O elemento que faltava ao carro…:D

  3. Avatar de A friend
    A friend

    Sai mais barato e mais pratico comprar um Aspire One,
    ou outro netbook e montar o mesmo sistema e com isso requerer menos energia e poupar no espaço onde fica a board e resto dos componentes 😉

    1. Avatar de Mokoto
      Mokoto

      se formos a fazser as contas é ela por ela, penso que se torna mais interessante nos criarmos um sistema carpc por nos próprios.
      Tambem podemos sempre dar uso ao material que temos parado la por casa.
      Mas claro tudo tem o su custo, acho que não comprava um portatil para desmembrar e integrar no meu carro.

      1. Avatar de A friend
        A friend

        O meu aspire one custou 190 euros…
        e um ecra touch screen no ebay nem chega a 100 euros…. e basicamente é isso que é necessário… com umas peças extra se gastar 300 euros é muito 😉

        Vantagens: Espaço, Energia, Económico..

        Só no preço do Aspire one é o preço de uma board dessas, e o Aspire one já vem com Disco, Memorias, não precisa de fonte já que funciona a 12v… etc..etc.. 😉

        1. Avatar de Tremoceiro
          Tremoceiro

          Experimenta colocar o ecrã do Aspire na consola central do carro….

        2. Avatar de Redin

          Também estou completamente de acordo contigo. Porque havemos de andar com “truques e baldrocas” se um simples portátil faz o resto? Até um teclado e rato wireless dos que se usa para os medidcenter servem.
          Só tem um problema que eu estou a ver…
          A ventilação é algo a ter em conta não vamos ter problemas com algum incêndio ou o que o valha. Por vezes atingem-se temperaturas muito altas dentro de uma viatura.
          Como se combate isto?

        3. Avatar de Redin

          OPSSSSSSSS. A resposta que dei a tremoceiro era para ti.

  4. Avatar de David Soares
    David Soares

    Excelente artigo!
    Bem explícito!

    Parabéns Mokoto, continua com artigos assim, que eu continuo a ler 😉

  5. Avatar de LaRaNjAo
    LaRaNjAo

    Na minha emprsa aqui em espanha, estamos a desenvolver um sistema especifico para carPC, baseado em linux e nao é para me gabar, está a sair muito bem 😛

    Quanto ao aspecto do disco rigido, a melhor soluçao (mais barata) é com um adaptador Sata/Pata para Cartoes de memoria Compact Flash que sao bastante resistentes aos impactos, isto, claro enquanto os SSD forem quase proibitivos.

    1. Avatar de LaRaNjAo
      LaRaNjAo

      ah, quanto à motherboard, também ainda tem as opçoes de Pico ITX, que sao ainda mais pequenas (para terem uma ideia, cabem no espaço de uma drive de CD)

  6. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Isso ou um Pioneer. Ecra touch com TV, GPS e com suporte a colunas e amplificadores. Acho que no fim, apesar do preço do pioneer acaba por ser a melhor opção. Carro tuning com isso era para ser gozado. LOL

    Exemplo:
    http://www.pioneer.pt/pt/products/25/111/241/AVIC-F910BT/specs.html

    Como é obvio existem marcas mais baratas que conseguem competir bem em termos de preços com o CarPC.

    1. Avatar de Mokoto
      Mokoto

      Boas, eu com 300 ou um pouco menos consigo fazer a festa com o carpc, ten em atenção que teria funções de ligação à internet e a outros dispositivos através de wifi e muito mais.
      Mas claro isso já depende de cada um, no meu caso gosto mais ser eu a criar um sistema ao meu gosto do que comprar um sistema standar.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Podias fazer uma comparação de preços e de características depois de acabares este tutorial para ver as diferenças entre os dois (vantagens e desvantagens). Falas em 300 euros mas acho que esta muito abaixo do valor real. So no sistema navegação gastarias quanto? (ja que falas em GPS)

    2. Avatar de Dee Seven
      Dee Seven

      Não tem que se aplicar apenas ao tuning, penso que qualquer pessoa que goste de computadores e tecnologias tenha interesse neste tipo de adaptações não na vertente tuning, é apenas mais uma forma de ter um PC por perto 😛

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Eu so uso o sistema que tenho para a TV (ainda tenho um modelo um pouco antigo). Mas mesmo assim estou muito satisfeito e não vejo a necessidade de fazer um upgrate apesar de me ser útil um sistema de navegação on-board já que estar com o PDA dum lado e o radio do outro não é muito cómodo…

    3. Avatar de Tremoceiro
      Tremoceiro

      Experimenta utilizar o Pioneer para ver filmes que “compres” na net…
      Não se compara a qualidade de imagem do VGA com a desses aparelhos…. e então o preço !!!!
      Utilizando os componentes que normalmente substituimos nos nossos pc’s de casa, o Carpc não fica tão caro como isso…

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        o fast and furious 4 ficou fixe. Nao noto frande perca de definicao em relacao ao PC. Eu disse que existem outros sistemas mais baratos. Por 300 euros encontras um bom sistema. Vamos ver se o Mokoto faz um comparativo para tentar perceber precos, o que cada um faz de melhor, etc…

    4. Avatar de Nill
      Nill

      viperbruno
      O que deu a entender aqui é você ter um pc no carro, onde vc terá acesso a tudo como um desktop em casa. Vc assiste vídeos, ouve musicas, tem acesso para qualquer documento, acesso a internet e muitas outras coisas. Enfim vc tem acesso a tela do pc, e falando nos aparelhos como Pioneer entre outros, o detalhe é que vc tem acesso somente aos software instalados e não a tela do pc.

  7. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Excelente!!!

    Já há algum tempo que penso numa implementação do género. E nada melhor que um artigo assim para começar a pôr o cerebro a funcionar.

    Muito Obrigado.

  8. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Parece muito fixe. Já há à venda??
    http://www.cidadeviseu.com

    1. Avatar de Mokoto
      Mokoto

      Boas sim já existe a venda todo tipo de material para carpc, ate sistemas ja montados como os nossos pc’s la de casa.
      se estiveres curioso da uma vista de olhos a este site
      http://micro-xpc.com

    2. Avatar de Tremoceiro
      Tremoceiro

      Navega por aki: http://pc-car.net/forum/index.php
      e descobriras um “mundo novo”!!

  9. Avatar de A friend
    A friend

    Desmontar um Aspire one, montar a parte da board numa caixa bem fina e leve que cabe facilmente em alguns porta-luvas, e fazer as restantes ligações, não só é mais pratico como económico…

    Tirem proveito da tecnologia Intel Atom para isto 😉
    Só há vantagens até no preço, e muitos já vem com SSD como é o caso do meu..

    São sistemas de facil instalação desde que haja paciencia, ja ando pra fazer isto ao seculo, mas a falta de tempo e paciencia é que ainda não apareceu 😀

    1. Avatar de puling
      puling

      tenho um colega que fez isso, e ainda o meteu com ecran tactil

  10. Avatar de KOISO
    KOISO

    … Já agora alguém sabe como instalar uma Antena GPS nos nossos portáteis e dps instalar um programa tipo TomTom, Ndrive, GoogleEarth?

    é k assim faz mais ou menos o mesmo :mr green:

  11. Avatar de puling
    puling

    eu já tenho uma coisa dessas

    o meu auto radio ligado por Bluetooth a um portatil com monitor de 12″ Touchscreen com o Centrafuse instalado e com o telemóvel pelo meio
    na preciso de mais nada 😀

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Relativamente a temperaturas excessivas dentro dos carros, ha algum perigo ou algo especial que se possa ter em conta quando se constroi um sistema destes. Qualquer coisa que esteja dentro de um carro habilita-se a temperaturas um bocado altas.

    1. Avatar de A friend
      A friend

      É aconselhavel armazenar tudo (motherboard, etc) no porta bagagens, especialmente aparafusado ao banco traseiro.. é um local extremamente fresco, talvez o mais fresco de qualquer veiculo.. 😉

  13. Avatar de Mokoto
    Mokoto

    Sim como foi referido a mala do carro é fresco.
    Por exemplo o sistema VIA ou ate mesmo a opção de portateis com processador NANO são sistemas que tem pouco consumo e não aquecem muito

  14. Avatar de Primax
    Primax

    Devia ser proibido a meu ver. Era só um bom rádio com algumas funcionalidades que já existem no mercado.

    Agora ecrãs dentro do carrp para filmes etc etc. Condeno. É pa conduzir é pa conduzir, música é um bónus.

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Para conduzir condeno completamente, alias muitas marcas bloqueiam este sistema de origem, para quando o carro está em andamento..

      É preciso muito cuidado, especialmente há muitos carros que a zona dos rádios é quase em frente das mudanças como no caso do Honda S2000… e ter uma TV ai e tentar manter os olhos na estada simplesmente não dá…

      Mas carro parado, dá sempre jeito ter essas funcionalidades todas, é como ter o nosso escritório no carro… mas que no fundo não passa de uma cocozice 😀 eheh.. mas como somos aqui todos viciados na tecnologia já é de prever que quem tiver hipotese de montar, não vai pensar duas vezes… 😛

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Isso não é para o condutor. Segundo a lei o uso de equipamentos electrónicos dentro do carro apenas pode ser gerido pelos passageiros (excepto os controlos do radio). Ou seja se quiseres ter a TV ligada no carro só o podes numa destas duas situações:

        -Sem estar a conduzir
        -Com passageiros no carro ou então só podes “ouvir o canal” ou seja nunca podes olhar para o monitor.

        Por favor corrijam-me se estar enganado.

        1. Avatar de A friend
          A friend

          Sim essa lei se já está em vigor ou não n sei… mas que é dificil ser controlada é… já que apanhar um flagrante desses é extremamente dificil…

          Só devemos é apelar ao bom senso de cada um pq por vezes 3 segundos de distracção são suficientes para causar um acidente…

        2. Avatar de Pingalhete
          Pingalhete

          diz-me onde está escrito essa lei??? em Portugal nem se quer está regulamento o uso de aparelhos audio visuais dentro de viaturas!
          A unica coisa que temos é o bom senso de algumas marcas que não os colocam em qq lado e a funcionar em andamento.
          Pode sim haver adaptações de interpretação da lei, e aí entra a “mestria” do agente e em ultimo caso do juíz.
          Por exemplo, uma tv num carro pode perfeitamente ser considerada um “telemóvel”! Provoca distração do condutor em relação à via…

          1. Avatar de Primax
            Primax

            E aqueles carros, cito alguns mercedes que já andei, que têm a sincronização com o telemóvel por bluetooth ou o que lhe valha. E mandas sms pelo computador de bordo e isso?

            Escreves como um telemóvel, desvias a tua atenção da estrada, totalmente igual.

            Eu fazia apenas obrigatório comandos de rádio no volante, o resto nada de ecrãs de grandes dimensões.

    2. Avatar de Noémio Dória

      Isso depende de cada um…

      Sendo assim, devia ser também proibido fumar enquanto se conduz.

      1. Avatar de jmtdstoc

        “devia ser também proibido fumar enquanto se conduz”.

        Concordo.
        Não consigo perceber como é que se proíbe falar ao telemóvel durante a condução e não se proíbe de fumar nas mesmas circunstâncias!!!

      2. Avatar de Pingalhete
        Pingalhete

        meu amigo, indiretamente a lei diz que é proibido fumar a conduzir pq diz q é obrigatorio o uso das duas mãos no volante. Nesse aspecto a lei é clara! Lá está, uma das tais “saídas” que algum agente ou juíz esperto pode utilizar contra nós e não podemos fugir!…

  15. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Eu sou suspeito para falar, mas acho o artigo bem interessante e concordo que com um aspire não conseguimos tirar tantas vantagens como um sistema montado para o efeito.
    E além disso montar nós o nosso sistema é bem mais interessante que arranjar uma solução já fabricada:)

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Mas não se trata de montar um Aspire, mas sim aproveitar dos os componentes do mesmo… devido ao tamanho diminuto e ao pouco uso energético…

      Acho que com a tecnologia existente agora, não se justifica comprar uma mini board, cpu com cooler, entre outros componentes se há já ao alcance de todos e mais barato um portatil netbook… abrir e aproveitar o mesmo em tamanhos bem reduzidos 😉

  16. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu montei um Mac Mini na parte de tras do meu reventon mas o gajo derreteu, coitadito 🙂

    Mais a serio, quando vou ao Ebuyer ver os aparelhos GPS, ve-se que a comunidade esta atenta e nao falta quem tente abrir aquelas maquinetas com Windows CE para fazerem muito mais do que ler MP3 e usar as funcoes de navegacao. Se por agora os GPS levam um CPU ARM ou OMAP e nao dariam para grandes aplicacoes, se esperarmos um bocado eles podem vir a transformar-se em PCs dentro de caixas muito jeitosas e com baixo custo.

  17. Avatar de Nelito-PT
    Nelito-PT

    Boas.

    O artigo está bom. Força com os próximos.

    Já agora, existe o forum que se troca ideias e projectos sobre o car pc, esse forum é http://www.pc-car.net, consultem e mãos-a-obra!

    abraço

    1. Avatar de Mokoto
      Mokoto

      Por acaso faço parte desse forum, ia fazer referencia dele na ultima parte do atrigo xD

  18. Avatar de STronic
    STronic

    eu ja tive uma coisa dessas ha uns anitos…
    cheguei a andar com uma mid-tower + UPS na mala do carro… 😀 😀

    o bom que tem ao inves de utilizar um netbook ou similar, é sermos nós a criar a nossa medida, o nosso carPC…
    na altura já controlava o PC com o telemovel e tudo… estava fora do carro e a trocar de musicas, aumentar o volume .. etc.. 😛

    continuem com o artigo, e podem avançar com um de HTPCs tambem 😉

  19. Avatar de BM
    BM

    Questiono-me, para quando um mini bar nos carros ligeiros. No verão faz tanta falta ter a água fresca.

  20. Avatar de Claudio
    Claudio

    … e o calor que se faz no carro de verão ? … nao estraga os componentes????

  21. Avatar de mokoto
    mokoto

    se os componentes forem eficientes energicamente então não terás esse problema.

  22. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Quero deixar uma pergunta a todos os leitores deste artigo, estamos-nos a esquecer de um elemento muito importante o carro serve para se deslocar de um lado para outro, para que um pc no tablier se não é permitido pela lei portuguesa? qualquer tipo de monitor na parte da frente do carro! e para mais para quê um pc no tablier do carro não será dependência do pc estamos tão dependentes destas porcarias que os jovens cada vez estão mais obesos, cada vez passam menos tempo com a família, já para não falar de outros malefícios que o pc acarta. Todos os dias ando de carro e nunca me deparei com a necessidade de ter um pc no meu carro, mas afinal o carro é um transporte ou é outra coisa qualquer ?

    1. Avatar de mokoto
      mokoto

      boas, respeito o seu ponto de vista. No meu caso quando ando de carro gosto de andar na minha comodidade e tudo que ajude ao condutor eu abro os braços.
      No caso de ser proibido a permanência de um monitor, a isso eu questiono as marcas que ja trazem sistemas de carpc mas com outro nome, ex. Audi, BMW Mercedez entre outras.
      Acho que deve haver mentalidade nas pessoas na hora de ter um carpc.
      mas claro não pretendo incutir a instalação de estes sistemas, mas sim dar a conhecer.

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Bem verdade… porque sera que sou contra ao magalhaes no primeiro ano escolar. Eu qualquer dia, eu sei que me vou fartar de PCs e afins…

      ontopic
      Acho que um carro precisa é de um radio, tv ou dvd e de navegacao gps. Tudo o resto é so para mostrar que tem e nao tem utilidade nenhuma. Ja qq m*rda de telemovel tem internet com boas velocidades portanto se por alguma emergencia precisares de ir a net tens telemovel. Depois, é ter uma ps2 ou uma nintendo 64 a mao e jogar nos tempos vagos ligando atraves da entrada AV. E ja é demais na minha opiniao.

  23. Avatar de Barros
    Barros

    E adaptar o Magalhães? 😉 😛 loooool

    Excelente artigo! Parabéns!!!

  24. Avatar de bravellir

    http://www.bravellir.com/wordpress/

    Blog com o meu antigooo :d projecto de carputer, ou pc-car. Tem lá imensa informação.

    Além do fórum português, consultem também o que deu origem a tudo http://www.mp3car.com/

  25. Avatar de Mirandas

    Armazenamento = SSD…. já tens SSD’s de 32Gb a pouco mais de 100€… já dá para meter la um 50 filmes, uns bons milhares de musicas, e muitas, muitas fotos… instalar algum software…. chega bem, para quem precisa de mais é so meter 2 em vez de 1… ou então usar o USB q para musica e videos chega muito bem…. uma pen de 16Gb já custa cerca de 25 a 30€!!!

  26. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    muito bom mesmo 🙂

  27. Avatar de kievo
    kievo

    Acho que uma ideia espectacular. fiz umas pesquisas e encontrei isto
    http://www.youtube.com/watch?v=3ggK0f0xQ_g
    em vez de gastar dinheiro num car pc, porque não gastar num eee 701?

  28. Avatar de Seu Madruga
    Seu Madruga

    Parabens pelo post, muito bacana! 😀

  29. Avatar de João Duarte
    João Duarte

    Bom Post desde já.

    Mas olhem lá uma cena, isso tem o Vista instalado…. Se o Vista se lembra de fazer bluescreen até que ponto isso vai atrofiar o resto do sistema do carro? 😛

    1. Avatar de mokoto
      mokoto

      Viva, a ultima parte deste artigo vai-se centrar no software, mas desde já adianto que se vier com o vista eu aconselharia mudar para xp, pois quanto mais leve for o S.O melgor o sistema se comportará. Há casos que a malta utiliza Linux.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Ou o Windows 7. Esta para chegar a RTM portanto nao vale a pena fazer um downgrade.

  30. Avatar de André Rocha
    André Rocha

    Parabéns pelo artigo Mokoto.
    Sem dúvida, bastante simples e esclarecedor, como um bom artigo deve ser.

    A necessidade de possuir (ou não) um CarPC é muito questionada.
    A ideia é aclamada por alguns e desprezada por outros.

    A meu ver, é um bom investimento. Basta pensar na quantidade das vezes que necessitamos de aceder à Internet diariamente.
    Para os profissionais de TI que viajem bastante, é sem dúvida uma ferramenta de trabalho essencial.

    Bom trabalho Mokoto. Aguardo os próximos artigos.
    Cumprimentos.

    1. Avatar de Redin

      Uma alternativa a usar um sistema destes é transforma-lo num sistema de segurança com uma camera web rotativa (ou que o valha) e a enviar o sinal de áudio e vídeo para a Internet (www.webcamxp.com).
      Dá para criar alarmes de intrusão, detectores de movimento, gravação continua etc.
      Em qualquer parte permite a sua gravação/vigilância.

  31. Avatar de Tremoceiro
    Tremoceiro

    Consegui o que pretendia que era suscitar uma discussão mais viva… (perdoa-me Mokoto)Eu só procurei dar exemplos. Claro que sou adepto do carpc -deve ter-se notado 🙂 – por isso entendo que alguns dos comentários aqui colocados revelam ou desconhecimento da causa ou então hipocrisia. Ando na rua todos os dias e o k vejo + são assassinos a conduzir e não precisam de ter carpc… Com carpc ou não o cuidado na condução é inerente á pessoa e não aos seus gadgets dentro do carro.Não passa pela cabeça de alguem sensato ver TV ou filmes enquanto conduz, mas a possibilidade de facultar isso a quem connosco viaja não vejo onde esteja a ilegalidade. Deve conduzir-se, como alguem aki disse, com as 2 maos no volante. Vos garanto k 95% dos condutores em Portugal nao o fazem…e são multados por isso? Tem Carpc?
    Quanto á necessidade de um elemento destes nos nossos carros, lembro que os topo de gama já inserem cenas do género e não vi ninguem falar em trocas e baldrocas…
    Vai em frente Mokoto, que o teu artigo tá excelente!!
    Parabens

  32. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    Boas pessoal, vou deixar aqui o meu pequeno contributo na matéria.

    http://micro-xpc.com/

    http://www.modbox.com.pt/

    http://www.car2pc.com/

      1. Avatar de Nandozs
        Nandozs

        teve de ser assim porque o site bloqueava uma enchente de link´s..deve pensar que é spam ou nao sei..

        requer registo
        http://pc-car.net/forum/

        http://forum.bmwpt.com/viewtopic.php?t=1350&sid=6260f2177830f0c6a807f86ab1a7d8bc

        http://www.fiestaclubportugal.org/forum/index.php?topic=6838.0

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          O gajo gastou 600 euros. Acho que o CarPC compensa sem duvida alguma :P.

      2. Avatar de Tremoceiro
        Tremoceiro

        “aqui fica um exemplo, (embora seja algo que a maioria nao faria)”
        Pois devo dizer-te k estás redondamente enganado… 🙂
        É precisamente isso k a maioria dos adeptos de carpc – incluindo eu – faz… e devo dizer-te k esse exemplo até peca por antiquado e pouco desenvolvido…pricipalmente no que se refere ao soft…
        Dá uma vista d’olhos pelos links da especialidade e se calhar ficarás de “boca aberta” com os projectos efectuados por alguns entusiastas deste hobbie..

        1. Avatar de Nandozs
          Nandozs

          tenho contacto com algumas pessoas que ja montaram, e eu até ajudei, mas nao foi nada com pc´s desta “categoria” 🙂
          Sou apologista de que quando se faz, tem de ser bem feito, mas pra se começar nessas andanças, pode perfeitamente como referenciei.
          Abraço

  33. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    Peço desculpa porque ja vi link´s duplicados.

  34. Avatar de Nandozs
    Nandozs

    Um grande abraço tambem ao autor deste artigo e ao espaço dedicado para o efeito, pois é sempre de louvar que assuntos destes andem aí na baila, porque comprar feito e por no carro nao tem piada nenhuma.Ao metermos a mao na massa até se ganha um certo gosto.
    Pessoal, aventurem-se, e nao se arrependam.

  35. Avatar de Mokoto

    Ora viva, ainda bem que este artigo despertou interesse por parte da comunidade.
    A minha intensão deste artigo era em dar a conhecer o carpc e mostrar que poderá ser muito útil.
    Dependendo daquilo que se pretende um sistema de carpc poderá ser barato e uma boa solução para os sistemas normais que se encontram nos carros e sistemas multimedia.
    Fiquem atentos pois ainda vem mais sobre o carpc 😉

  36. Avatar de António
    António

    Muito bom artigo. Cada vez mais é necessário portabilidade, e muitos de nós utilizamos o nosso carro como meio de transporte durante o nosso trabalho. Seria prático ter um pc no carro. Mas esta aplicação e rentabilidade seria talvez mais interessante por exemplo nos serviços de saúde. Uma ambulância com computador e internet poderia comunicar em tempo real os dados do ambiente e do paciente para um hospital de referência aumentando a eficácia dos tripulantes em salvar aquela vida facilitando o diagnóstico e agilizando o tratamento ou cirurgia se necessário.

  37. Avatar de konteudos.info

    Brutal o Carpc do fiesta !!

    🙂

    no meu GPs posso tocar mp3 , videos, jogos , tenho no mesmo aparelho Ndrive TomTom Igo8 Route 66 Sygic etc etc etc

    tenho um acer one , mas prefiro que nao esteja embutido , se o quero levar para o carro tambem posso :), e tem GPS por bluetooth .

    nao dormia descansado com um pc no carro , chegar um dia e ter o carro todo partido ….

    mas que fica muito bom fica , parabén ao dono do Fiesta !

    http://konteudos.info

  38. Avatar de T.I
    T.I

    Boas.

    Alguém sabe se é possível ter ligada uma câmara dentro de um carro a filmar 24h/dia? Teria que estar ligada a uma bateria ou algo do género, pq teria de estar em funcionamento mesmo com o carro desligado.

    Gostava de deixar uma sugestão importante, que era fazer uma entrada no blog sobre Car Tracking (Localização de carros por GPS), que é um assunto bastante importante, e podíamos tentar descobrir as soluções mais fiáveis a bom preço.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Redin

      Conforme eu referi no meu comentário anterior ( http://www.pplware.com/2009/06/18/carpc-sabe-o-que-e/#comment-216568 ) isso é possivel com o http://www.webcamxp.com instalado num pequeno portatil escondido na mala.

      1. Avatar de T.I
        T.I

        Boas. Sim, realmente com esse método é possível, mas a questão é como ter fornecimento de energia para o portátil permanecer ligado 24/7. Haverá possibilidade para isso?

        Cumprimentos

        1. Avatar de mokoto
          mokoto

          Boas, penso que nao daria essa utilidade a webcam pois estar 24h por dia ligada seria chato pois teriamos de ter o cabo da bateria sempre a mão

          1. Avatar de redin

            Existem no mercado equipamentos de ligar ao isqueiro do carro e convertem para a tensão do portátil. O consumo da bateria para um uso exclusivo deste serviço não deverá ser assim tão critico que ponha em causa o sistema. Uma bateria de carro aguenta bem a utilização até que no dia seguinte se volte a necessitar do carro voltando a recarregar nesse compasso de tempo. Esses utilitários podem e são também vendidos/suportados nos fabricantes.

          2. Avatar de Tremoceiro
            Tremoceiro

            Eu no meu carro resolvi o problema com uma bateria suplementar, daquelas pequenas.Quando o carro trabalha carrega-a, compensando as vezes que trabalho com o Pc com o carro desligado.Julgo que seria o suficiente para uma camara 24h non stop.Mas também depende do consumo do pc..

      2. Avatar de T.I
        T.I

        Boas redin. Eu queria ver se montava um sistema de 4 câmaras, a filmar com detecção de movimento(para poupar bateria).

        Vi neste carro um exemplo de um desses sistemas:

        http://www.youtube.com/watch?v=CPyYZ52IXYg

        O sistema que quero será para o mesmo carro, e gostava de ter 2 câmaras laterais, uma na traseira e outra na frente.
        Encontrei aqui um sistema do género, com 4 câmaras, mas custa mil e tal euros:

        http://obsusa.com/products.html

        Pelo que tive a ver, a melhor solução, será mesmo um portátil com boa capacidade de disco rígido, 4 câmaras ligadas, webcamxp instalado, e ligado a uma bateria que seria recarregada quando se ligasse o carro.

        Que achas?

        Cumprimentos

  39. Avatar de Ruben
    Ruben

    Boas pessoal…
    Uma perguntinha …Como fasso a ligaçao entre o carro e o auto radio?o meu auto radio tem GPS, Bluetooth Touchscreen da para ligar o tlm e telefonar atravex Bluetooth e te micro so nao sei mesm como ligar o auto radio ao pc para que o Touchscreen foncione como rato e teclado..
    ha e programa (pc)deteta o Gps e Bluetooth,resumindo trabalhando tudo por pc mas adequerindo as funçoes do radio?

    bRigada espero rxp so me falta isso para poder por mas á obra xD

  40. Avatar de Tiago
    Tiago

    O facto de ter algo desse genero no carro não irá gastar muito rapidamente a bateria?

    1. Avatar de mokoto
      mokoto

      sim normalmente claro que iria gastar a bateria, por norma só ligam com o carro ligado que é quando necessitamos do carpc a funcionar, uma solução seria em adquirir uma bateria melhor.
      Já agora normalmente estes sistemas tem vindo a evoluir no que toca a consumos de energia, penso que hoje em dia fiquem em pé de igualdade com os novos auto-rádios multimédia.

  41. Avatar de tiago
    tiago

    de forma geral acham que vale a pena investir?
    visto que hoje em dia qualquer telemovel faz de gps e maior parte dos radios leem mp3.

    1. Avatar de mokoto
      mokoto

      Por um lado acho que vale o investimento pela panóplia de opções que podemos ter com o carpc, des o ouvir música até estar na internet tudo é possível.

  42. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bem após uma análise um pouco mais cuidada do investimento e das alterações que tinham de ser feitas. Decidi abadonar o projecto! Apesar de achar algo bastante interessante!

    Cumps, Tiago