BMW concebe porta inteligente

34 Comentários

A BMW já mostrou em várias situações, que leva a segurança dos seus clientes bem a sério. Em tempo de crise, o gigante alemão não deixa de apostar nesta premissa e tem investido bastantes recursos em tornar os seus modelos o mais inteligentes possível. Os sensores desempenham um papel importante em algumas das suas tecnologias.


Este construtor do ramo automóvel juntamente com a Universidade de Munich, concebeu um protótipo de uma porta inteligente, que usa um conjunto de sensores de proximidade, para detectar perigos eminentes, juntamente com um acelerómetro que impede que a porta seja aberta em caso de colisão. Aparentemente os dados recolhidos pelos sensores desta porta podem, por exemplo, detectar a proximidade de um objecto e ajustar a resistência da porta de acordo com esse obstáculo.

Apesar de ser uma tecnologia bastante promissora, a BMW refere que no protótipo actual existe um problema relativamente a ajustar o ângulo de visão. Porém, o gigante alemão diz que poderá resolver o problema em evoluções do protótipo pela introdução de micro câmaras.

Com o uso desta tecnologia, qualquer dia vai ser comum colher os frutos para variados usos. Será bastante útil para afastar aqueles mais inoportunos que gostam de se encostar ao nosso automóvel, logo depois de ter sido lavado.

Poderá também afastar aqueles indivíduos que com um objecto cortante, desejam criar um novo desenho no nosso bólide de estimação num qualquer parque de estacionamento.

Excluindo obviamente a parte do sarcasmo anterior, saliento que é um exemplo da tecnologia ao serviço da segurança do ser humano. Esta pode de facto salvar vidas e contribuir para alertar o condutor dos perigos na estrada, de modo a que consiga manter uma distância de segurança. Esperemos que os outros construtores automóveis apostem em soluções semelhantes.

Fonte: Cnet

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bfms

    O pior é gastar BMWs em testes eheheh

  2. Avatar de pedro
    pedro

    co caco de carro tenho uma cena parecida na casa de banho a minha banheira.

  3. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Só quando esta tecnologia estiver implementada é que compro um BMW.
    Até lá recuso-me. 😉
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  4. Avatar de João Cavaleiro

    Nada que um Mercedez não venha a ter 🙂

  5. Avatar de VelVetBoy
    VelVetBoy

    Sem dúvida será uma evolução muito interessante!

  6. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    @ João Cavaleiro

    ahm… a mercedes nem anda perto disto, eles andam numa onda bem diferente, mas isto é por enquanto, pois já se sabe que assim que a BMW lance isto outros construtores seguirão o exemplo (espero eu).

  7. Avatar de dc
    dc

    Estes carros muito inteligentes… desconfio!

    Então imaginem que uma pessoa quer abrir a porta do carro e a Centralina do bólide se passa dos carretos! Fica-mos lá trancados? (Ou temos um botãozinho como no Metro/Comboio a dizer Abertura de Emergência)

    Meu amigos, eu já vi de tudo com carros com muita electrónica. Nem tudo é perfeito, e quando estas coisinhas não funcionam bem, acabam por ser um perigo.

    Mas realmente a BMW é a construtora que oferece mais tecnologia de ponta no seu Serie 7. Ainda á uns meses lembro-me de ver uma reportagem que o carro tinha um Cruise Control baseado no carro da frente, ou seja, num Target! Ele fazia mira a um carro na Auto-Estrada e seguia-o mantendo uma velocidade e distancia de segurança controlada.

  8. Avatar de ruizinho
    ruizinho

    A fonte é Cnet? E essa fota de onde veio?

  9. Avatar de A friend
    A friend

    @dc

    Não esquecer que se tratam de prototipos…. que levam anos e anos a ser concebidos… o facto de anunciarem a tecnologia não significa que seja para amanha já… 😉

    Quando os Airbags, cintos de segurança, e outros sistemas de segurança que agora saiem em serie foram anunciados, também foram muito mal vistos e hoje em dia é uma coisa que já faz parte do carro….

    Quanto à BMW, adoro a marca, tem modelos espetaculares como o nova gama da Serie 3 e claro, a minha preferida, Serie 6… a unica coisa que me desapontou, pelo menos na serie 3, é o conforto, que ao lado de um Audi fica muito distante… de resto para quem gosta de carros robustos e desportivos, BMW é uma optima escolha…. 😉

  10. Avatar de Gota
    Gota

    Eu quero é um carro eléctrico com mudanças manuais… Não peço mais nada! 🙂

  11. Avatar de João Marques
    João Marques

    Agora ser burro que nem uma porta vai deixar de ser a mesma coisa.

  12. Avatar de Scorpion27
    Scorpion27

    @João Marques

    Piada 5* 😀

  13. Avatar de Scorpion27
    Scorpion27

    Quando ao artigo……..nso tenho muito a dizer………BMW………e está tudo dito……:D:D:D:D:D

  14. Avatar de Hugo António Guerra
    Hugo António Guerra

    Era óptimo que o Porshe Cayenne tivesse isso :S
    Há dias, riscaram-me o bólide mesmo à porta de casa -.-

    Só mais tarde das coisas acontecerem, é que as soluções aparecem -.-
    É sempre assim

    Enfim, bom post 😉

  15. Avatar de clinis
    clinis

    João Marques, excelente conclusão xD

  16. Avatar de L4dy

    @ dc
    o honda accord tem isso… lol…

  17. Avatar de Jaime
    Jaime

    Vivendo eu no País do Simplex vou ficar à espera do Teletransporte.
    Para quê esta admiração toda ?

  18. Avatar de Jaime
    Jaime

    It looks like you don´t like advanced people !

  19. Avatar de Jaime
    Jaime

    O Meu comentário anterior deve-se ao facto de ter afirmado que não estou assim
    tão espantado com a evolução da técnica neste caso particular de meio de transporte. E assim mencionei o facto de viver no País do Simplex e deste modo
    vou aguardar pelo Teletransporte (quer dizer deslocação de matéria de um lado
    para o outro sem necessidade destes incómodos).

  20. Avatar de Miguel Filipe
    Miguel Filipe

    Para os tais que gostam de fazer bonecos nos carros, desejo a pena de morte

  21. Avatar de mmick
    mmick

    Opa, nao sai mais barato mandar para a cadeira eléctrica a ladroagem toda e extraditar a ciganada/romenos ilegais que cá andam?

    Aí nao só nao era preciso câmaras nos carros como nao era necessário prosegur, camaras nas casas, etc.

    Isto é um “workaround” porque negócio negócio era por essa malta “dos bonequinhos e objectos afiados” a trabalhar nas minas para verem o que é bom.

    Anda um gajo anos a fio a estudar e a trabalhar para estes mandrioes andarem a beber cerveja, jogar bola e depois a estragarem-nos os investimentos.

  22. Avatar de marco
    marco

    meu bmw nao tem isso 😛

    e ando para trocar de carro po fim do ano, mas custa-me sair de BMW e passar para outra marca… 🙁

    so gosto de BMW, Honda (tipo da minha namorada) e Mitsubishi….

  23. Avatar de Miguel Rodrigues
    Miguel Rodrigues

    O ideal mesmo era implementarem esses avanços sem mexerem nos preços 😉

    @Miguel Filipe – Eu voto em ti 😛

  24. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    A BMW tá sempre na vanguarda da tecnologia.
    Tenho um com 20 anos é melhor que muitos novos hoje. Tem tecnologia que só agora os novos trazem.

    http://www.cidadeviseu.com

  25. Avatar de bayimage
    bayimage

    e isso n dará para prevenir o carjaking?????
    isso é k era!!!!!!

  26. Avatar de Von_Croy
    Von_Croy

    BMW é BMW…. mais nada.

  27. Avatar de Luis Santso
    Luis Santso

    Isso dos Carros Inteligentes ´´e muito engraçado mas so para mostrar nas exposiçoes para ter no meu nao muito obrigado, pois quando deixam de ser inteligentes e passam a termperamentais o dono ta´ feito nao ganha para o carro, e no fundo um carro quere-se para andar sempre que e sem manias.

  28. Avatar de IceCube
    IceCube

    @Nuno Amaral

    Sabes o que é que o teu BMW com 20 anos tem em comum com um BMW actual ? O logótipo!

    Sabes qual é a tecnologia que o teu chaço de 20 anos tem que só agora alguns novos tem!? O EfficientDynamics. Não precisavas de tanta electrónica para desligar o carro num semáforo, quando basta ser nabo e deixar o carro ir abaixo.

    Santa ignorância!

  29. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se o carro faz a porta ficar mais resistente quando detecta proximidade… porque raio a porta não é mais resistente de origem?

  30. Avatar de António
    António

    Bem, acho isso muito bom, mas tb um pouco perigoso… a uns tempos na minha terra morreu um rapaz de 24 anos carbonizado!!! 🙁 felizmente não era meu familiar, mas certamente tinha familia! Vou agora contar como foi que ele morreu. Tinha um audi A4, ao que parece, ele atirou uma perisca de cigarro pela janela, mas a mania de disparar com os dois dedos, falhou e acertou na janela (entreaberta), ele não reparou que ela caiu dentro, entre a porta e o banco. Começou por Incendiar o banco, quando o rapaz se aprecebeu do incendio, queria sair mas o “sistema automatico” trancou as portas, e como sabem, ou se não sabem, quando uma audi tranca a porta, o puxador para destrancar fica “submerso” e não dá para puxar, o rapaz com a aflição nem conseguiu partir o vidro, começou a arder e sem conseguir fazer nada faleceu…. história comovente, mas para verem o mal das tecnologias de ponta!!!

  31. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    @IceCubas és mesmo cromo. Estava-me a referir às outras marcas.

  32. Avatar de IceCube
    IceCube

    @Nuno Amuado

    😉

  33. Avatar de tom
    tom

    que treta de tecnologia é mesmo tipico da bmw como nao teem nada para mostrar de novo mostram algo que ainda nem esta pronto e nao tem um uso real e obejctivo .se querem discutir alta tecnologia no secto automovel falemos entao de coisas que ja existem e teem valor funcional como por exemplo o sintema de traçao inteligente que citroen implementou capaz de por um carro normal a andar na neve ,bem a bmw tem faz isso mas para por um carro a andar na neve o carro passa a custar uns 100 mil euros e fica uma coisa tipo carro tipo jip que só serve para algum idiotas ganharem um falso statos social .marcas alemas nao passam de marcas brutas e estupidas para pessoas que nao entendem nada de carros que sao encarneirados por estas marcas em prol de um statos social .