Base de ventilação de Netbooks com DVD

16 Comentários

Algumas das queixas que eu vejo relativas ao uso de um netbook, é a ausência de uma drive de leitura e gravação de CD/DVD. É natural que este dispositivo não seja parte integrante dos ultra portáteis, devido as suas dimensões muitas vezes tornar esta opção tecnicamente inviável. Contudo, uma empresa japonesa pensa ter a resposta às preces dos inconformados.

imagem_basenetdvd01

A Century sediada em Tóquio, concebeu uma base de ventilação para Netbooks. Não é porém, uma base normal, visto que tem integrado um Leitor e gravador de CD/DVD. Embora seja uma gadget aparentemente simples, vejamos as suas características:

  • Dimensões: 260×190×19 mm
  • Peso: 525 gramas
  • Refrescamento: uma “fan” de 4×4 cm
  • Suporte de leitura e gravação óptica: DVD±R/+RW (8x), DVD±R DL/-RW (6x), DVD-RAM (5x) e CD-R/-RW (24x)
  • Saídas: duas portas USB
  • Sistemas Operativos: Windows Vista e XP (embora eu tenho a certeza que será capaz de funcionar em Linux ou Mac 😉 )

Acho curioso o conceito por detrás desta base para netbooks. Será que trazer atrás mais um acessório, não derrota o propósito para que estes computadores de pequena dimensões foram concebidos? Se pensarmos um pouco concluímos que em netbooks de 1Kg, adicionar mais 0,5Kg, representa acrescentar mais 50% do peso do portátil.

Claro que não é uma situação de todo problemática, mas se acrescentarmos ao portatil e à base, um carregador, rato, mala e o romance que estamos a ler para partir para uma viagem já começa a pesar mais. Mas para quem não se importe de prescindir de um valor irrisório de portabilidade, eu diria que pode até ser uma boa opção.

imagem_basenetdvd02

Imagine o caso do Magalhães, o tamanho do disco pode se tornar uma limitação para todo o conteúdo rico e pedagógico que pode ser disponibilizado a uma criança. Ora um suporte deste tipo não era um companheiro ideal, para a criança poder ter acesso a uma variedade enorme de DVD’s de programas educativos com conteúdos ricos? Mais conteúdo rico não estimula o desenvolvimento da criança? Claro que sim!

No final tudo depende para que fim esta base de ventilação serve. Caso queira importar esta gadget do Japão, terá que meter as mãos ao bolso e desembolsar perto de 75 euros e não se esqueça de acrescentar a esse valor os portes. E a você? Dava-lhe jeito um suporte destes?

Fonte: CrunchGear

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Lino
    Pedro Lino

    É um excelente aditivo para qualquer netbook. Para deixar em casa, claro.

    Só dois comentários: base de refrigeração como está numa das frase ficava muito melhor que base de refrescamento.

    “uma fã de 4×4cm” não será antes um ventoínha? 😉

    1. Avatar de Ganhoto
      Ganhoto

      Também reparei na parte da fã.. Isso foi a tradução automática não?

      Achei a ideia bastante boa, até porque nem parece ser um aparelho muito grande..
      É muito util para ter em casa, local onde se usam mais esses suportes hoje em dia.
      Já mal uso a minha drive, só mesmo em momentos de formatar o pc…

      Os discos externos e pen drives estão cá para ficar.. Os suportes tipo cds/dvd’s têm vindo a “morrer” bastante.

      Cumprimentos

  2. Avatar de tagravado.com

    bela ideia, muito bom para os netbooks…

    http://www.tagravado.com

  3. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Olá pessoal,
    será que aquela minúscula ventoinha no canto da base vai refrescar alguma coisa ?!
    Penso que verdadeira utilidade desta base e mesmo o leitor/gravador de dvd’s… Duvido muito das suas capacidades de refrigeração!
    Cumprimentos

  4. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    A palavra mais adequada neste caso, é “refrigeração”! Como aliás está no texto! Não entendo porque usaram outra no titulo.

  5. Avatar de Pedro Alfaiate

    Por 75€ + portes. Huuum eu cá axo k compensa mais comprar um leitor dvd externo e uma base de refregeração ambos separados, não sei se sairá mais barato ou não pois não estou dentro dos preços.
    Mas assim só se usa o que for realmente necessário.
    Imaginemos o caso do magalhães, se alguem precisar de numa apresentação de um leitor de dvd para mostrar um conteudo, não tem que obrigatoriamente levar a base de refrigeração. 🙂

    Cumprimentos
    Pedro Alfaiate
    http://www.shopping-mafra.com

  6. Avatar de Gota
    Gota

    Refrescamento, fã, etc. é um pouco PT-BR não?

  7. Avatar de Rui Oliveira

    Caros, quanto a fã, queria referir “fan” termo inglês usado muitas vezes na giria informática .

    Quanto a refrescamento o termo está certo, não fosse usado por um diário de referência nacional:

    http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=648310

    Porém para que não haja confusões nem um nem outro são o termo exacto em português. Estive a ver numa superficie que vende este componente informático e além de laptop cooling (estrangeirismo que eu uso regularmente), a tradução mais correcta é base de ventilação.

  8. Avatar de Rui Campos
    Rui Campos

    Grande ideia mesmo ^^ mas tal como referido no artigo, no fim de contas o peso bruto ainda é considerável

    http://topenmind.blogspot.com/

  9. Avatar de David Campos

    Interessante, para usar por exemplo no EeePc onde a ausência de drive óptica já me tem dado grandes dores de cabeça.

    O problema é mesmo que de facto diminui a portabilidade…

    http://4freetimes.blogspot.com/

  10. Avatar de General

    Excelente ideia até porque tenho um notebook cooler e um disco e uma drive dava-me imenso jeito

    —————————–

    http://generalloladas.pt.vu/

  11. Avatar de Luis Correia
    Luis Correia

    Eu comprei para o meu netbook a drive dvd externa do Magalhães:

    DVDRW Magalhães USB SE-S084B Slim 8x

    51,90 € (IVA Inc.)

    http://www.novoatalho.pt/ProductDetails.aspx?productid=7966

    DVDRW Samsung USB SE-S084B Slim 8x Black

    55,00 € (IVA Inc.)

    http://www.novoatalho.pt/ProductDetails.aspx?productid=7449

  12. Avatar de Dark
    Dark

    eu penso que o ideal mesmo é o cd/DVD virtual…

    e pronto, chega…

    agora, é so convencer as software houses a fazer programas/jogos didacticos sem proteçao de CD, ou que usem apenas licença…

    😉

  13. Avatar de Anonymous #4
    Anonymous #4

    No caso do Magalhães, está a ser comercializado no El Corte Inglês um leitor/gravador de DVD com o mesmo nome, produzido pela Samsung.

    Aliás, achei muita piada que na mesma prateleira estivessem as 2 embalagens (que até são muito parecidas), embora uma sob a ‘brand’ “magalhães” e a outra “Samsung”.

    De resto, as embalagens são muito parecidas e com as mesmas características (embora a versão “Samsung” seja ligeiramente mais cara).