Apple compra empresa com plataforma de localização indoor

31 Comentários

…baseada em WiFi.

Como sabemos, os sistemas de posicionamento baseados em GPS (sistema de posicionamento global) têm problemas quando presentes em ambientes indoor, devido à atenuação de sinal causado pelos materiais de construção presentes nos edifícios/habitações.  Além disso, as múltiplas  interferências e reflexões das superfícies, podem levar a erros graves de todo o sistema de posicionamento, não sendo obtidos resultados consistentes.

Segundo o The Wall Street Journal, a Apple adquiriu a empresa WiFiSLAM por um valor que ronda os 20 milhões de dólares. A empresa de Cupertino confirmou o negócio da aquisição mas não deu qualquer certeza quanto ao valor pago pela empresa.

Segundo a descrição da empresa, esta dedica-se à criação de tecnologia que, utilizando o sinal WiFi existente dentro de um ambiente, detecta com exactidão a localização de uma smartphone ou outro dispositivo móvel.


A tecnologia usada permite localizar em tempo real o seu smartphone e o dos seus amigos, com uma precisão até 2.5 metros, usando os sinais WiFi existente nos edifícios. A ideia é construir a próxima geração de aplicações móveis baseadas na localização, que, pela primeira vez, se envolve com os utilizadores à escala da interacção pessoal.

Há vários segmentos de produto que podem tirar proveito desta tecnologia, envolvendo mesmo todo um potencial das redes sociais.

Este tipo de tecnologia já é usada pela Google, assim, faz todo o sentido que a Apple queira também oferecer no seu serviço de Mapas, esta componente indoor, competindo de igual numa área cada vez mais requisitada.

Esta tecnologia parece semelhante à tecnologia usada pelo parceiro da Apple, a SkyHook, que utiliza sinais WiFi e triangulação das torres de sinais GSM apara localização de dispositivos Apple, sem necessidade de integrar nesses dispositivos um chip de GPS.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ivan Cantarino

    Apple sempre em cima do mercado e inovação!
    Bom tópico btw!
    cordiais cumprimentos,
    #IC

    1. Avatar de Elson
      Elson

      sim sim “Apple sempre em cima do mercado e inovação!”
      queres tu dizer sempre atras de google.
      mas pronto o que vai fazer?
      🙂

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Essa é boa, ainda andavam os fundadores da Google a brincar no infantário e ja os fundadores da Apple estavam a revolucionar o mundo da informática.

        1. Avatar de Joseca
          Joseca

          Diz o noto do fanboy para o outro nu fanboy

        2. Avatar de PR
          PR

          E depois desses senhores a revolução parou certo?
          Vão estar esses senhores reformados e os outros a continuar a revolucionar a informática 🙂

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Se consideras a compra da Motorola pela Google para ter as patentes uma revolução…. Então está bem! Continuem a revolucionar a informática que vamos bem. 🙂

        3. Avatar de PR
          PR

          E a Apple comprar uma empresa para adquirir o seu conhecimento é o quê? Grande inovação..oh yeah..
          “Fanboyismo” a rular 🙂

          1. Avatar de Rui
            Rui

            As tantas tenho as lentes desfocadas e nao sei. Por acaso escrevi em algum lado que esta aquisição é inovar?
            Deixem de por a Google num pedestal porque é apenas mais uma empresa que tudo faz (bem e mal) para subjugar as outras, e nada de diferente da Apple. Basta ver a forma transparente como pagam os impostos!

          2. Avatar de PR
            PR

            Queria dizer revolução em vez de inovação..
            A Apple também anda fortissíma em revolucionar o mercado..a pacotes..
            A Google num pedestal? E a Apple? LOLOL é tipo um culto..

          3. Avatar de Rui
            Rui

            LOL
            Estás lá 😛
            E o fanboy sou eu 😀

      2. Avatar de Profect
        Profect

        Só acho curioso é o demo da aplicação ser em Android.. Se calhar não havia dinheiro para comprar o IPhone ou terá sido por iniciativa própria.. Humm curioso xD

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Qual demo ? Acho que foi uma imagem criada para ilustrar o post.

        2. Avatar de André Pereira
          André Pereira

          O iOS não permite aceder aos sinais wireless.

  2. Avatar de eduardo
    eduardo

    esta tecnologia é algo diferente da SkyHook!
    A Skyhook não tem mapas interiores de edifícios, nem tenta posicionar dentro de edifícios. Apenas sabe aproximadamente onde estão geograficamente os pontos Wi-Fi, não sabe se é prédio A ou B, ou em que andar ou divisão, que é o que a WiFiSLAM tenta determinar!
    Para funcionar alguém vai ter que arranjar mapas de interiores e a posição exacta dos pontos WiFi no mapa!
    A Apple já não usa a Skyhook há alguns anos!

    1. Avatar de Vítor M.

      O que se refere, ao parecido, tem a ver com a triangulação do sinal.

      Em relação ao Skyhook, embora possa não usar, esta ainda é uma parceria que a Apple tem.

      1. Avatar de eduardo
        eduardo

        a questão é que isto é diferente da ideia que se pode tirar do texto, de que a Apple adquiriu uma companhia com serviço parecido ao da Skyhook, podendo talvez deixar de usar a Skyhook – é uma ideia que fica subjacente.
        Os dois serviços são complementares, um é geral o outro é particular!

  3. Avatar de Nova York
    Nova York

    A competição entre a Google e a Apple nunca há-de terminar!

    1. Avatar de Vítor M.

      Ainda bem, sinal de competitividade o que traz vantagens 😉 quem ganha é o consumidor!

  4. Avatar de MarioM
    MarioM

    Num regime Totalitario cada vez mais será dificil escapar tudo caminhapara isso teremos os nossos inimigos em primeiro lugar em Casa,começa pela Tv e vai caminhando por aí fora.

  5. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Para mim a appl vs android phones acabou xD……o android tem demasiadas empresas e parceitos 😛

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Vai haver “sempre” rivalidade entre pelo menos 2 “marcas” (ou mais) que tentam dominar o mercado e fazer algo novo, havendo depois resposta da concorrencia.

  6. Avatar de André Roque
    André Roque

    Isto dá jeito para quando tiver Alzheimer…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Por acaso dá imenso jeito para os centros comerciais. Em vez de andar à procura duma loja no Colombo ou à procura das indicações, se tiver uma app que me indique o caminho mais rápido, excelente.

  7. Avatar de Gualter
    Gualter

    Não sei porque mas sempre que se houve falar em Apple vem logo google/android atrás sem qualquer fundamento… deve ser tipo aqueles tubarões que trazem aqueles “peixinhos” agarrados a eles para se alimentarem dos restos lool.

    OMG

    1. Avatar de Gil
      Gil

      Não sei o que queres dizer com isso, mas cada vez que se fala de google/android também se fala logo de Apple.

      …”deve ser tipo aqueles tubarões que trazem aqueles “peixinhos” agarrados a eles para se alimentarem dos restos lool.”

      (já agora os peixinhos chamam-se rémoras :p)

  8. Avatar de Vítor M.

    O importante é haver mais tecnologia ao nosso dispor e se houver mais empresas metidas no mesmo assunto… melhor, mais concorrência e. acima de tudo, maior é o factor de competitividade o que obriga a um desenvolvimento mais eficaz.

    Ganha o consumidor.

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Deveria ser mas será que na realidade é ou temos nós sempre mais do mesmo? pagamos mais e o que temos é igual ao litro, onde na prática o consumidor não ganha assim tanto, vai é pelas ditas “trends”, uma vez que o factor de competitividade (se olharmos para os preços) é quase insignificante.

  9. Avatar de Profect
    Profect

    De certeza que foi a Apple que comprou?
    Que Iphone bonito esse da foto xD

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Big brother is watching you… 🙁

  11. Avatar de joao
    joao

    Boas PPLWARE, tou com um problema em escolher um telefone android até aproximadamente 400€, já tive a ver alguns que me despertaram curiosidade entre os quais o LG OPTIMUS VU P895 e o Samsung Galaxy SIII mini, já tive a fazer comparações entre um e outro.

    Mas gostava de uma opinião vossa e também dos utilizadores do PPLWARE, acerca de um android até este patamar de 400€, isto será para oferecer a pessoa em causa sabe e ja mexeu no meu Lg P990 e achou bastante interessante agora gostava de ouvir uma palavra vossa continuação de boa semana a toda a gente, e também continuação de um excelente trabalho por parte da equipa do PPLWARE.

  12. Avatar de Ivan Cantarino

    Quer dizer, faço um simples comentário sem maldade, realçando a minha opinião e agradecendo o tópico a quem o partilhou e dispulta logo uma guerra APPLE/GOOGLE.
    Pelo amor de Deus. Cada um tem a sua opinião, há que respeitar.
    Quando alguém comenta dos produtos Android, ou algum moderador cria um tópico relativo a um equipamento com Android SO, eu comento positivamente e fico contente pela inovação e proliferação da tecnologia.
    Com os produtos APPLE faço o mesmo.
    Façam comentários saudáveis e apreciativos, nunca se esqueçam que quem tem de travar a guerra entre APPLE/GOOGLE OS, são as próprias empresas e não nós. Cada um tem os seus gostos e opiniões, há que respeitar.

    Continuação de apreciativos posts e respetivos comentários.
    Cordiais cumprimentos,
    Ivan Cantarino.