Amazon vai testar a partilha de Internet entre vizinhos nos EUA

9 Comentários

A Amazon está constantemente a agregar serviços àqueles que já possui, de forma a promover uma melhor experiência ao utilizador. Nesse sentido, em breve, os utilizadores do Estados Unidos da América poderão partilhar a Internet com os vizinhos.

O novo serviço, ao qual os utilizadores serão adicionados por defeito, chama-se Amazon Sidewalk e permitirá uma partilha de rede, a fim de garantir uma melhor performance dos dispositivos da marca.

Amazon

Amazon Sidewalk para colaboração entre vizinhos

É já no dia 8 de junho que os utilizadores poderão conhecer um programa experimental que desencadeará numa partilha generalizada da rede de Internet. De nome Amazon Sidewalk, aquela acontecerá entre vizinhos, por defeito, a menos que algum decida desligar-se.

Amazon Sidewalk é uma rede partilhada que ajuda dispositivos como o Amazon Echo, Ring Security Cams, luzes exteriores, sensores de movimento, e Tile trackers a funcionarem melhor em casa e para além da porta da frente.

Explicou a empresa.

Além disso, revela que, depois de ativado, o Sidewalk potencializará o dispositivo do próprio utilizador, bem como permitir-lhe-á apoiar outros dispositivos Sidewalk que estejam alojados perto de si.

Basicamente, o Sidewalk irá criar uma rede de baixa largura de banda, com a ajuda de dispositivos Sidewalk Bridge, incluindo dispositivos Echo e Ring selecionados. Os dispositivos Bridge partilham uma pequena porção da sua largura de banda, posteriormente reunida para fornecer serviços ao próprio utilizador e aos vizinhos. Quanto mais vizinhos aderirem, mais forte será a rede.

Amazon Echo

Segurança e privacidade compiladas em livro

Embora seja uma ideia inovadora, há alguns aspetos a ter em conta. Por exemplo, a maioria das pessoas não dá grande atenção às definições, pelo que, sendo o Sidewalk ativado por defeito, poderão ver-se dentro da rede sem sequer terem conhecimento.

Tendo em conta a quantidade de informação que a Amazon reúne dos utilizadores e o cariz do novo Sidewalk, a empresa viu-se obrigada a publicar um livro intitulado Amazon Sidewalk Privacy and Security Whitepaper. Este serve essencialmente para mostrar aos utilizadores que a sua privacidade e segurança estão garantidas e são cautelosamente consideradas.

Apesar de estar apenas disponível nos EUA, poderá explorar o conceito aqui.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Basicamente é o que a MEO e NOS já fazem em Portugal, com a diferença que a Amazon vai usar os próprios dispositivos como defesa e transporte de dados, em vez de ser só o router.

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Han!? explica lá isso melhor

    2. Avatar de Celso
      Celso

      Se tiveres a falar do meo WiFi e nos WiFi hotspots ainda aceito

      1. Avatar de Rafilda
        Rafilda

        Se ele tem o quê?

  2. Avatar de NTex
    NTex

    https://www.nos.pt/particulares/internet/nos-wi-fi/Paginas/nos-wifi.aspx

    Cada cliente pode partilhar a sua net, fica a fazer broadcast desse SSID com Traffic Shapping e fazer parte da rede e usufruir quando está fora de casa.

    Exactamente a mesma coisa que a Amazon vai fazer… não inventaram nada de especial, aproveitaram foi depois para teres os devices deles e outros devices que queiras ter na Rede e partilhares os mesmos.
    O que diga-se de passagem, já vejo n buracos por muita segurança que eles digam que vão aplicar.

    Ah e também, esses WiFi da NOS fazem parte de uma rede internacional.
    https://countries.fon.com/pt/

    Sempre que vou aos EUA, encontro Fon WiFi, também e basta usar o meu login da NOS.

    Única diferença que este SSID está numa VLAN há parte, no fundo, e é mesmo assim que eu quero.

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Eu uso por vezes pena é o nos wifi hotspot da nos ter sempre velocidade tão limitada mas dá bem para o gasto eheheheh

      1. Avatar de NTex
        NTex

        ehehe exacto, poupas montes de tráfego e se tiveres no telemóvel com poucos dados melhor, e no estrangeiro ? ainda melhor xD

  3. Avatar de NTex
    NTex

    ehehe exacto, poupas montes de tráfego e se tiveres no telemóvel com poucos dados melhor, e no estrangeiro ? ainda melhor xD

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    É tão “bom” quando as empresas decidem activar funcionalidades como esta de partilhar Internet com terceiros sem que seja essa a livre e expressa vontade do proprietário. O que é que não pode correr mal?

    Já estou a adivinhar processos judiciais, sejam eles colectivos ou não.