Always Innovating Touchbook

20 Comentários

Os netbooks têm uma receita muito própria de crescimento. Apostam em versões low cost nos recursos e dimensões reduzidas na sua estrutura. Para inovar, os fabricantes estão a condimentar as máquinas, maiores ecrãs e mais recursos inovadores.

A always Innovating, sediada na Califórnia é uma empresa emergente neste mercado tendo apresentando recentemente a sua visão de um Netbook com uma componente de controlo por toque, referimos-nos ao Touchbook.

De facto, designar o Touchbook como um mero dispositivo low cost, seria demasiado redutor para as suas funcionalidades. Isto porque o uso que lhe pode dar é variado, pode usá-lo como um computador portátil, um dispositivo para desenho e jogos tácteis ou mesmo leitor de alta resolução de e-books.

Mas há muito mais que facilmente nos escapa à primeira vista, veja o seguinte resumo das suas principais funcionalidades:

  • Dimensões de 9.4″ x 7″ x 1.4″ (teclado incluído)
  • Primeiro portátil com um processador ARM, mais concretamente usando a arquitectura OMAP3 da Texas Instruments
  • Ecrã amovível de 1024×600 com 8.9” polegadas (pode desmontar o ecrã e usá-lo como tablet ou computador portátil)
  • Armazenamento através de um cartão de 8GB micro SD
  • Wifi 802.11b/g/n e Bluetooth
  • Navegação via acelarómetro tridimensional
  • Entradas microfone e auscultadores
  • 6 portas USB 2.0 (3 internas, 2 externas, 1 mini)
  • No mínimo 10 horas de duração da bateria
  • Sistema operativo Linux com um menu de navegação simplista e amigável, vem instalado uma build específica do Fennec o browser móvel da Mozilla

Reforço uma das características descritas acima, é de facto pelo que pude apurar o primeiro portátil com um processador ARM disponível para pré-venda. A empresa justifica a opção deste processador devido a ser concebido para ser muito mais eficiente ao nível energético do que os processadores Atom da intel, que devido à sua construção necessitam de ventoinhas, que retiram autonomia à bateria.

A empresa sediada nos EUA, justifica a escolha pela utilização do Linux da seguinte forma:

“Embora tenhamos respeito pela posição dominante da Microsoft, esta empresa abandonou o caminho para inovação há muitos anos atrás. Entretanto o Linux e a comunidade Open Source, fizeram progressos muito significativos de modo a oferecer uma experiência de desktop inovadora e amigável .”

Segundo a Always Innovating não está descartada a possibilidade de suporte futuro para plataformas móveis emergentes e de elevado potencial como o Android e o Moblin.

Como um vídeo é sempre uma boa montra para dizer muito sobre um produto, deixo-lhe de seguida uma demonstração deste pequena gadget inovadora.

Embora não esteja actualmente à venda, poderá fazer a sua pré-encomenda visto que Portugal é um dos países contemplados.

O TouchBook está previsto para ser comercializado por 399 dólares (cerca de 283 Euros) o Touchbook completo ou 299 dólares (cerca de 212 Euros) apenas o Tablet, um preço bastante interessante se observamos com mais atenção as características. Always Innovating

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MrTEK
    MrTEK

    Hum… nao me convenceu!

    —————-
    http://www.cliptuga.com

  2. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    já fiz a pré-encomenda! o preço referido é a versão com teclado, por 299 dls. podem adquirir apenas o touch (ecrã).

  3. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Uma palavras: Amazing!!!

  4. Avatar de OmeuNOME
    OmeuNOME

    mt fixe, espero que chegue cá, gostava de o ver ao vivo 😀

    no vídeo a mulher diz que o preço começa nos 299$

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Bem visto, já corrigi. Como Pedro Coelho diz em cima e bem, o utilizador pode encomendar o touchbook completo (cerca de 283 Euros), ou apenas o tablet (Cerca de 212 euros).

  5. Avatar de pph
    pph

    Lool fui so eu que vi o wall-e aos brekos???

  6. Avatar de xptonix.wblogin.com

    o tamanho do netbook são polegadas?

  7. Avatar de dc
    dc

    256MB de RAM!

    Não me parece.
    Se ainda desse para fazer um Upgrade… era um SD de 32GB e 512MB de RAM no mínimo e já se conseguia adaptar ali um slipstream do Windows 7.

    Agora assim… ainda tá caro para o que faz.
    Com o mesmo dinheiro invisto num Acer One e fico feliz da vida, com suporte técnico caso haja uma avaria e sei que tanto Windows e Linux bombam sem problemas.

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Tens bluetooth, 10 horas de bateria, ecrã amovivel, um pc que podes abrir e alterar à vontade com Touchbook. E com o Acer One consegues fazer o mesmo? 😉 (pelo menos com o mesmo preço)

      (atenção eu tenho um acer one com o Linpus Linux Lite)

      Acho que também fácilmente instalavas um módulo de memoria para actualizar o computador. Não sei se reparaste no video mas eles encorajam que abras o portátil e brinques com aquilo 😉

      Este portátil é o sonho e qualquer pessoa que queira um computador Aberto ou Livre.

      1. Avatar de dc
        dc

        Sim, realmente o aspecto da bateria deve-se ao resultado do Hardware que vier de fabrica, sabemos lá nos se ligar-mos mais um dispositivo á porta USB, ou expandir-mos a RAM, etc etc se esses valores não se alteram.

        Mas eles encorajam a abrir o computador, e eu até fiz imensas pausas nessa parte do vídeo, para tentar identificar o que, e a verdade é que tirando aquela parte que tem uma camada de papel de alumínio para isolar o que deve ser o processador, não consegui identificar qualquer modulo de memoria RAM convencional, mas a qualidade de imagem também não ajudava.

        Agora se forem módulos DDR2, ai então ponho logo ali 1GB e sou o mais feliz do Mundo, até faço já o investimento.

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      No site diz que afinal optaram por um cartão SD por ser mais facil de melhorar.

      “Main storage: 8GB SD card — we decided to change from Micro SD to standard SD, so that you can easily upgrade it”.

      Quanto à memória também fiquei em dúvida se seria possível troca-la por uma melhor, facilmente, como nao encontrei resposta no site enviei-lhes um mail e aguardo resposta, quando responderem escrevo aqui.

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Já recebi a resposta à minha questão. A memória e soldada directamente na motherboard e por isso nao pode ser mudada. x/

  8. Avatar de Nuno José

    Quase me convenceu, se tivesse 11 polegadas era já e vou ainda querer saber as capacidades de processamento do bicho, o filme parecia estar aos pulos :S

  9. Avatar de Gerardo

    E não se esqueçam que podem cola-lo ao frigorífico !!!!????

  10. Avatar de aver
    aver

    Também me resolvi a comprar um netbook (com XP). O problema é que dificilmente ma habituo ao desktop (de 10″ e não estou a ver com se possa usar mais pequeno).

    Aqui ficam quatro formas de fazer render o desktop:

    F11 – Faz desaparecer a parte superior do browser (para o caso de haver alguém que não sabe).

    Windows pager (cria quatro desktops virtuais, podendo mover-se as janelas das aplicações entre eles, premindo a tecla Ctrl. Tem post no pplware
    http://windowspager.sourceforge.net/

    Winsplit Revolution – Organiza as janelas das aplicações abertas no desktop, à maneira do Windows 7 (por acaso até melhor).
    http://www.winsplit-revolution.com/

    KDE Window Resizer – Normalmente para se mover a janela duma aplicação é necessário o acesso à barra superior. Com esta aplicação já não é necessário, pode-se arrastar quase inteiramente para fora do desktop.
    http://corz.org/windows/software/accessories/KDE-resizing-moving-for-XP-or-Vista.php

  11. Avatar de Hugo Pinto
    Hugo Pinto

    é pah… o gajo tá sem cinto nas calças? inadmissível!
    😀

  12. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    WWWOOOWWW!!!

    Bicho fantástico!!!

  13. Avatar de Henrique Rocha
    Henrique Rocha

    Na minha opinião as primeiras pessoas a fazer a pré-encomenda são aquelas que acreditam e suportam o desenvolvimento open source que é sem dúvida o futuro.

    É claro que o Touch Book pode ser um pouco caro para aquilo que é e de certeza que se encontra alternativa mais barata, mas a questão central não é essa. O interessante neste projecto é que é baseado em projectos open source tanto ao nível do software como do hardware. Não têm nem por sombras o mesmo dinheiro que as empresas já estabelecidas no mercado mas mesmo assim estão a apostar num netbook livre e como tal merecem o nosso apoio (sim, eu já encomendei o meu).

    Muita gente continua a comprar aquilo que é mais barato sem qualquer preocupação com a nossa liberdade e é exactamente isso que faz com que as empresas gigantes que só pensam em lucro, continuem a dominar o mercado.

    Aos poucos vamos vendo projectos open source que são capazes de inovar e este é sem dúvida um deles. Outros ainda estão muito verdinhos como câmaras fotográficas e telemóveis open source, mas havemos de lá chegar.