“Airbag” para smartphones poderá ser a invenção mais genial do ano

46 Comentários

Há uns anos, algumas empresas quiseram criar um “airbag” para os smartphones e outras, como a Apple, que quis patentear mesmo um sistema que levava o iPhone a cair sempre de pé.

Quem parece estar no caminho certo para comercializar um airbag para smartphones é o universitário Philip Frenzel. Este estudante, de 25 anos, criou o ADCASE, uma capa airbag para smartphones que tem um protetor de quedas embutido, que só se abre quando o dispositivo está em queda livre.

Imagem da Capa Airbag para smartphones


Airbag é a nova “capa” anti-choque para smartphones

Esta invenção ainda não está disponível comercialmente, existe apenas como protótipo do projeto. Contudo, a invenção recebeu já ótimas avaliações de pessoas interessadas no produto.

Esta invenção, transformada num projeto ambicioso já rendeu ao seu inventor o maior prémio da Sociedade Alemã de Mecatrónica, que classifica trabalhos de alunos em todo o país.

 

Colmatar a falha da oferta atual

Segundo o autor da invenção, este produto foi pensado para colmatar e resolver a ineficácia da maioria das capas protetoras para smartphones. Nas quedas, os smartphones de grande parte dos utilizadores, que usam uma capa protetora, apresentam de alguma forma danos derivados dessa queda.

O autor passou quatro anos a testar a sua ideia e a idealizar um produto final. O resultado é uma curiosa coreografia de movimentos que absorvem a energia.

 

Passos dados a caminho do produto final

Inicialmente, Philip Frenzel imaginou um tipo de airbag que se enchia automaticamente em caso de quedas, ou usar algum tipo de espuma para amortecer a queda.

Essas ideias mostraram-se impraticáveis, foi então que o jovem estudante começou a palmilhar um caminho onde existe uma proteção rígida que se abre quando os sensores percebem que o objeto está em queda livre e mantém o dispositivo a alguns centímetros do chão.

A solução passa pelo “amortecimento ativo” (Adcase). As “pernas” de impacto foram produzidas numa impressora 3D.

 

E agora, quando chega ao mercado?

São muitos os que dizem que esta invenção será a melhor deste ano, contudo, ainda há um caminho difícil a percorrer.

Nesse sentido, foi criada uma campanha de crowdfunding que deve ser lançada no mês de julho. Servirá para recolher fundos para a produção em grande número desse sistema de proteção.

O primeiro modelo da capa será compatível com o iPhone 6, mas o estudante pretende criar outros tamanhos para outros aparelhos.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lol
    Lol

    O airbag que não tem air nem bag.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Daí o Airbag estar entre aspas 😀

  3. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    Isto é uma parvoíce, é uma involução… deve ter no mínimo o dobro do tamanho e peso dos smartphones atuais… já não basta andarmos com capas e porcarias coladas no ecrã, que tiram toda a piada ao design do produto. O caminho a seguir, é as marcas começarem a investir a sério, na produção de ecrãs em safira e o resto do material em fibra de carbono ou algo igualmente resistente. Com os lucros que certas marcas têm, ex: Apple, não percebo porquê a demora…

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      são 550€ para reparar uma rachinha de vidro no iphone x
      porque não investem isso ? Greedy

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Isso é impraticavel. Fazes ideia de quanto custaria um ecrã inteiro de safira?

      1. Avatar de João Lopes
        João Lopes

        Impraticável? Conhece a safira sintética? Não existe é interesse no desenvolvimento e produção dos mesmos.

    3. Avatar de David P
      David P

      Involução é ter garantia mais seguro contra queda depois de 2 anos já tem mais um Smartphone pago, além dos vidros de proteção, está invenção pode ajudar muitos jovens desastrados , sei bem quanto custa trocar um touche + ecrã.

    4. Avatar de Luis
      Luis

      Tem toda a razao, o telefones da Caterpillar ja tem esse tipo de resistencia ao choque/queda/agua etc, mas o software è que è fraco, ou seja voçe tem razao se a iphone quisesse tinha mais resistencia…. mas o mercado de reparaçoes da-lhes uma fortuna…..

  4. Avatar de Danilo_RSC
    Danilo_RSC

    Boas ideias são sempre bem vindas. Uma solução que realmente parece eliminar a falha dos smartphones, espero que tenha sucesso!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Quando se deixa cair o smartphone a “culpa” não pode ser uma falha do aparelho…tem de ser de quem o deixou cair!lolo

      1. Avatar de Danilo_RSC
        Danilo_RSC

        Com falha quis referir-me à fragilidade comparando com telemóveis antigos. Acho que deu para entender 😉

  5. Avatar de Me and me
    Me and me

    Isto é a ideia genial do ano?

  6. Avatar de Costa
    Costa

    Em vez de estarem com invenções inúteis porque não aplicam os écrans inquebráveis que já existem!!! em todos os telemóveis?? não interessa….que é para andarmos sempre a comprar um tlf novo sempre que ele cai…

    1. Avatar de Me and me
      Me and me

      Ora nem mais….

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Já existem?

  7. Avatar de LG
    LG

    E se não tiver bateria dispara na mesma ?

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Quando usas o telef sem bateria? Nunca 😀
      0,005% do tempo não interessa proteger, os outros 99,9 sim 😀

      1. Avatar de Sam
        Sam

        Usas quando pegas nele para o por a carregar …

  8. Avatar de Rui Afonso
    Rui Afonso

    Uma ótima ideia que irá salvar a grande maioria dos smartphones que caírem, sobretudo sobre uma superfície mais ou menos plana. Mas, haverá casos que se cair sobre uma superfície irregular e com o ecrã para baixo de nada servirá. E esteticamente parece ser apenas uma capa mais grossa.

    1. Avatar de Nuno Ferreira
      Nuno Ferreira

      com o ecrã para baixo? tipo isto cobre 99.9% dos casos.. sao 8 pernas.. cai sempre primeiro sobre as pernas.

      1. Avatar de Fisco Matemático
        Fisco Matemático

        Errado, isto protege praticamente apenas em superfícies regulares/planas.
        Superfícies irregulares vai bater com o visor..
        E física simples.. Para te simplificar a imaginação, imagina um triângulo, agora posiciona o centro do telemóvel no vértice do triângulo e deixa-o cair.. O centro do ecrã vai embater no vértice e as pernas do airbag não tem onde se apoiar… E lá se vai o ecra..
        Agora imagina uma pedra com um vértice mais saliente e cuja altura seja apenas um pouco superior a altura das pernas do airbag, faz o mesmo exercixio, posiciona o centro do ecrã em cima do vértice e deixa-o cair e la se vai o ecrã.. Se não perceberes faz um desenho que pode ajudar..

        1. Avatar de Joao
          Joao

          E qual a percentagem de casos em que cai sobre “triangulos”?
          Os valores que o Nuno Ferreira refere são bastante realistas no meu caso e creio que na maioria dos casos. Talvez um indio que vive na selva realmente deixe cair o telemovel a maioria das vezes sobre esse tipo de superficies mas não creo que seja a maioria das pessoas.

          1. Avatar de Nonnus
            Nonnus

            Caraças, sou um gajo cheio de azar, acerca de um mês deixei cair o meu telemóvel que bateu na quina de uma soleira (pequeno degrau) de pedra mármore. Conclusão, o ecrã ficou feito em vários.

            Azar do caraças faço parte do 0.1%. Onde é que vocês arranjam essas percentagens?

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Mas de todas as vezes que deixas cair, quantas vezes cai dessa forma?

          3. Avatar de Nonnus
            Nonnus

            Que eu me lembre tinha este telemóvel à um ano e deixei-o cair três vezes a quarta, caiu como já expliquei.

            Assim de repente da-me 25% das quedas e não 0.1%.

          4. Avatar de anon
            anon

            São milhões de vezes mais provável de isso acontecer do que ganhar euromilhões por exemplo.

          5. Avatar de Deejay80
            Deejay80

            O Fisco Matemático tem toda a razão no que está a dizer . Primeiro porque as tais “pernas” são para amortecer a queda logo teem uma certa flexibilidade fazendo com que o visor fique aberto a irregularidades como gravilha no chão ou outro material qlq . Vai acabar por partir na mesma . A física e a gravidade é que mandam. Está de caras que este projecto não tem “pernas” para andar ….nem suportar a protecção aqui falada.

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Vês muitos filmes lol

  9. Avatar de none
    none

    Olha o telemovel no bolso e o sensor confundir-se… Lá se vai um testiculo (ou 2) com aquilo a saltar.

    Nao obrigado

    1. Avatar de Antonio Pereira
      Antonio Pereira

      para quem os tem claro

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Para aqueles de estao na cama ao telemovel e deixam cai o telemovel na cara, com isto salta um olho xD

    3. Avatar de trotil
      trotil

      Basta uma voltinha na montanha russa…ou um salto de paraquedas…ou..parkour….ou um poço de ar frio qd andas de avião…perigoso!

  10. Avatar de David
    David

    que coisa estupida!
    o que eu acho é que os construtores de telemoveis querem que eles partam pois só assim as pessoas trocam de telemovel.
    a meu ver nao seria dificil criar um telemovel que nao parta!

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Vamos ver. Mas duvido muito que veja a luz do dia. Até junho, 75% dos projetos no Kickstarter não avançaram. Dos que avançaram mais de 40% não conseguiram começar a sua distribuição e lá devolveram o dinheiro. A ideia é engraçada mas tem vários problemas de insegurança.

  12. Avatar de Carlos Alberto
    Carlos Alberto

    Não vai lá. Quem é que quer andar com 8 lâminas no bolso prontas a disparar a qualquer momento?

    1. Avatar de K
      K

      Toda a gente anda com uma bomba de lítio pronta a incendiar/explodir no bolso e ninguém se queixa. Só depende do quanto bem feito é o produto.

  13. Avatar de Carlus
    Carlus

    Se forem para um sitio rochoso, deixem cair num rocha por exemplo, se tiver saliências, de nada vale ter essas pontas.

  14. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Melhor invenção do ano?? LOL Enfim…
    Já agora poderiam adaptar o airbag que existe para os ciclistas, no capacete, aos smartphones…mas iria ter o mesmo problema…o telemóvel ficará demasiado grande…pelo menos com a tecnologia actual.

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sinceramente não entendo porque é que os produtores de telemóveis andam preocupados em fazer os telemóveis super mega ultra finos se depois temos de andar a colocar capas enormes de protecção que tiram toda a estética do mesmo. Mas quanto ao “airbag” acho que não é muito mais útil do que uma simples e barata capa de borracha ou silicone que têm o mesmo efeito.

  16. Avatar de Ze das Quintas
    Ze das Quintas

    Não percebo o rant em relação a esta ideia, problema dos sensores abrirem no bolso? Por amor de deus, obvio que para lançarem isto para o mercado é necessário terem testado bem isso.
    Problema de superficies irregulares, por amor de deus outra vez, não tarda inventam que não querem que esta invenção veja a luz do dia só porque não.
    Invenções são sempre bem-vindas porque é o que move o ser humano, se nós não inventássemos nada nunca tinhamos chegado à lua.

  17. Avatar de Minha opinião
    Minha opinião

    Isto é assim.. A ideia não é má.. Tem os seus pontos fortes… Em evitar danos de uma queda.. . Que por vezes quando por alguma razão cai… Ao cair embate com um dos cantos do telemóvel..mas aí se esqueceram que não vai cair sempre em superfícies planas… Pode muito bem cair em um degrau ou em alguma pedra…ou superfície irregular…

    Acho que é uma ideia boa… Mas….é uma ideia incompleta.. E acerca dos sensores ou o que seja… Se estivermos a fazer desporto e a ouvir música? É muito comuns pessoas correrem com o telemóvel no braço.. Têm garantias que não se vão acionar?

    Não acho que seja boa ideia lançar este produto ainda..
    Precisa de ser analisado com melhor precisão…. Reforço que esta é pura e simplesmente a minha opinião

  18. Avatar de ARKAN
    ARKAN

    tenho duvidas, so mostraram caindo assim soltando, e no caso de descuido, colocando na calça e escorregando, etc…

  19. Avatar de dajosova
    dajosova

    quanta gente não ostenta o seu iPhone de umas largas centenas de euros e ao mínimo descuido… PAFFFT !!!!
    lá se vai o investimento no swag 😀

  20. Avatar de LAF
    LAF

    Eu creio que isto será um dos muitos, pois o próximo
    vai ter asas.Tipo RED BULL.

  21. Avatar de BGMAster
    BGMAster

    Vamos por hipótese que tenho o telefone no bolso com a dita capa. É só saltar uma altura de 1 ,5 e o mecanismo dispara dentro do bolso, pois assume queda livre. lá vou eu para o hospital com cenas cravadas na perna… ou noutro sitio pior…

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Claro que não…
      Não só o telemóvel processará a informação da queda juntamente com o sensor de proximidade (que detecta que está no bolso), como as próprias forças e movimentos oscilatórios envolvidos num salto teu serão diferentes dos movimentos envolvidos numa queda da mão ou de um muro.