YouTube ameaça bloquear utilizadores que insistem em usar ad blockers

66 Comentários

Os negócios na internet giram em torno da publicidade, sendo essa a forma mais óbvia de se continuar a criar conteúdos de forma gratuita. O YouTube está a trabalhar numa forma de incentivar os utilizadores a desligarem os ad blockers ou a subscrever o YouTube Premium.

YouTube ameaça bloquear utilizadores que insistem em usar ad blockers


YouTube ameaça bloquear utilizadores com ad blockers

O YouTube está cada vez mais recheado de publicidade e, por isso, são muitos os utilizadores que recorrem a soluções para os bloquear, através do chamados ad blockers. Contudo, estes poderão vir a ter os acessos bloqueados devido a tal utilização.

Segundo o BleepingComputer, há utilizadores que já estão a partilhar capturas de ecrã nas redes sociais como o Reddit, onde mostram um pop-up onde é deixado um alerta de que o serviço será bloqueado após três vídeos.

O aviso diz que o YouTube irá bloquear a capacidade de reproduzir vídeos na plataforma, a não ser que seja desativado o bloqueador de anúncios ou adicionado o site à lista de exceções.

Os anúncios permitem que o YouTube permaneça gratuito para milhões de utilizadores em todo o mundo

Caso o utilizador queira realmente assistir aos vídeos sem anúncios, então o YouTube aconselha a subscrever o serviço Premium, “para que os criadores possam ser pagos”.

Já anteriormente era dado um alerta aos utilizadores de ad blockers, referindo que essa utilização ia contra os termos do site, mas agora foi então adicionado este “cronómetro”.

Um teste a nível mundial

Através de um porta-voz, o YouTube fez saber que esta ação não está ainda a ser propagada a todos os utilizadores, sendo apenas um teste, que poderá ser alargado em breve.

[O YouTube está] a realizar uma pequena experiência a nível global que incentiva os espectadores com bloqueadores de anúncios a permitir anúncios no YouTube ou a testar o YouTube Premium

O YouTube pode desativar temporariamente a reprodução “em casos extremos, em que os espectadores continuam a recorrer a bloqueadores de anúncios”. Não é, no entanto, clara a forma como o bloqueio será feito, nem por quando tempo.

Apesar de ter sido indicado que se trata de um teste a nível global, não foi indicado quantos são os utilizadores afetados.

É certo que o YouTube tem na publicidade a sua maior fonte de receita, mas esta tem vindo a cair mensalmente. Os dados trimestrais revelam quebras nas receitas com publicidade há três trimestres consecutivos.

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SergioA
    SergioA

    A vontade. Incognito e sem estar autenticado no google e como vejo os videos.
    Aprendam a por publicidade discreta em vez de bombardear a bruta.
    No telemovel, youtube normal e abrir o video e cancelar 3-4 vezes ate abrir imediatemene o video. mais rapido que ter que aturar anuncios.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      explica la melhor esse truque da app tens de abrir o video e fechar o video 3 vezes?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Nuno, deve ser a mesma coisa que eu faço, clikas no video, começa a pub, clikas noutro video, começa pub, clikas noutro video, pode ser que apareça pub, e dps finalmente clikas no video que queres e podes ver/ouvir 🙂

      2. Avatar de SergioA
        SergioA

        Procuro um video ou vejo de um link.
        Se aparecer pub, volta atras e abre outra vez. A terceira ou quinta ja nao aparece publicidade. ja assume que viste por exemplo.
        A google esta a estragar a interner com anuncios em tudo. Espero que a UE meta mao nisso.
        Ha limites caramba!

          1. Avatar de Rui Santos
            Rui Santos

            Não uses Youtube. agora quem cria os conteúdos merece ser pago e o próprio youtube tem servidores caríssimos que tem de ser pagos. Voces tem uma visão muito limitada do que é usar a internet. querem de borla e sem publicidade… então paguem voces os servidores ou paguem o premium do youtube. Simples, não há almoços grátis.

  2. Avatar de Marsiel
    Marsiel

    Bem podem ameacar, ublock no chrome, uyou no iphone e ipad e appletv se a google fizer alguma coisa as pessoas deixam de usar e simples. As empresas tem de perceber que quem tem o poder sao os consumidores, sem eles elas não sao nada!

    1. Avatar de paosemsalada
      paosemsalada

      o problema é que se demorou anos até chegar a algo

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Vai sempre haver forma de contornar isso

    1. Avatar de R
      R

      O app vai ter que enviar as informações se detetou adblocker, por isso vai ser só encontrar o packet ver o que o acionou e trocar essa função, quando isso se tornar generalizado vai ser num rápido as extensões a desbloquear isso para aparecerem

  4. Avatar de moedinha
    moedinha

    Depois admirem-se que o pessoal vai para outras plataformas … Nem os miúdos aguentam a quantidade de anúncios que colocam.

  5. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    E com esta “ajuda” iremos ter finalmente alternativas ao youtube

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Já existem faz bastante tempo: «Rumbel» e «Odysse».

  6. Avatar de PN
    PN

    Ponham um anúncio no início do vídeo, sem ser publicidade direcionada, e não terei problemas em ver até ao fim, até poderei clicar no link para ajudar o criador do conteúdo. Apresentem anúncios a interromperem constantemente o vídeo, continuam a levar com ad blocker. As extensões anti-tracking e anti-fingerprinting ficam.

  7. Avatar de Security
    Security

    Infelizmente não é só no YouTube. Ontem vi um vídeo qualquer e em 3 minutos de vídeo, apareceu-me 2x a mesma publicidade, de 30s cada vez. Ou seja, 1/3 do vídeo foi para publicidade. Assim mais vale nem ver.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    O problema não é a publicidade, é a forma como é colocada nos vídeos. 3 a 4 anúncios de seguida e ainda no meio manda outro… acho demasiado. Então em vídeos muito populares é a desgraça.

    1. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      isso é o criador do video que decide…. nao siga esse canal.

  9. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Há tanta coisa que a União Europeia mete o bedelho, também já deviam pensar em regular este tipo de mercado, já chateia a porcaria dos anúncios, metam um de 30 segundos no inicio e depois deixam ver até ao fim sem interrupções, o que ainda não perceberam se todos deixarmos de ver Youtube, quero ver a quem é que vão impingir a publicidade.
    Eu como tenho VPN, ia mudando a localização para ver coisas novas, mas sinceramente já não vejo Youtube, agora é raríssimo lá ir.

    1. Avatar de poisabelha
      poisabelha

      Instala o Firefox e depois o uBlock Origin. Adeus anúncios! Tão simples como isso.

      1. Avatar de lambisco
        lambisco

        E instala o Firefox porquê? o uBlock também existe para o Chrome..

  10. Avatar de Zé

    Metam anúncios de jeito. É sempre a mesma treta barulhenta para chamar a atenção que irrita qualquer um. Se os anúncios tivessem qualidade o pessoal não se importava tanto de os aturar.

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Glovo e uber eat

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Havia uma altura que era aquele careca medonho que dava coaching para mudar a vida e ficar rico como ele

    3. Avatar de PN
      PN

      Mais essa, e não se importam de passar anúncios de coisas que são fraudes, o que interessa é o bottom line.

  11. Avatar de Tiago
    Tiago

    uso o browser brave para ver o youtube e nunca apanho com anúncios

    1. Avatar de poisabelha
      poisabelha

      Boa! Também serve instalar o Firefox e depois o uBlock Origin. Adeus anúncios! Tão simples como isso.

  12. Avatar de json
    json

    e não se esqueçam do impacto que os anúncios têm no hardware , especialmente em processadores de gama baixa ou mais antigos , ao usar o ublock origin a ventoinha do meu portátil anda mais controlada.

  13. Avatar de Maria
    Maria

    Boa sorte…

  14. Avatar de Lagartixa
    Lagartixa

    Antes via videos do youtube ás Carradas; agora graças a ganancia deles semanalmente vejo provavelmente máximo 4, 5 videos. Um dos que tambem vejo acerta altura descobri e agora vejo o mesmo video na aplicacao Podcast da Apple (Que tambem passa videos).
    Para não falar de que para além do Youtube, os creadores tambem colocam em media 3, 4 anuncios pelo meio. O futuro está risonho.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Sponcerblock e resolve muitos desses que metem anuncio dentro do video 😉

  15. Avatar de Lopes
    Lopes

    Em android usar reVanced no telemóvel e smartTubeNext na TV e esquecer a coisa . Até salta as promoções faladas pelos próprios youtubers.

    1. Avatar de Jose Faria
      Jose Faria

      Podes dizer onde sacaste a apk fidedigna sem ter malware?

  16. Avatar de Json
    Json

    E não se esqueçam no impacto que os anúncios têm no hardware, especialmente em processadores de gama baixa ou mais antigos. Eu uso o ublock origin e a ventoinha do portátil anda muito mais controlada

  17. Avatar de Camões
    Camões

    O YouTolos é um Dinaussaro cá por casa, extinto faz tempo. Na minha pessoa só me lembro que existe quando falam dele.

  18. Avatar de LS
    LS

    Se o premium fosse mais acessivel…
    Se os anuncios não fossem de 30 segundos a cada 5 minutos….

  19. Avatar de Rodrigo C
    Rodrigo C

    Eu que vivo num sitio onde não há glovo, ubereats, etc. Já irrita que sempre que vejo um vídeo no telemóvel sou bombardeado com as mesmas publicidades constantemente. É fechar e abrir o vídeo até não haver publicidade

  20. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
    SouHumanoNaoOcidental

    Primeira regra da vida: não há almoços grátis.
    “Os anúncios permitem que o YouTube permaneça gratuito para milhões de utilizadores em todo o mundo.”
    “Caso o utilizador queira realmente assistir aos vídeos sem anúncios, então o YouTube aconselha a subscrever o serviço Premium, “para que os criadores possam ser pagos”. ”
    Estas frases não fazem sentido.
    Primeiro o Youtube foi uma plataforma de divulgação dos produtos da Alphabet. Permitiu ao Page e ao Brin aumentar as suas fortunas pessoais.
    Para manter o interesse dos criadores dos videos foi necessário começar a pagar aos mesmos. Cortou logo com a possibilidade de aparecer outras plataformas de divulgação de videos.
    E canais dentro do Youtube, principalmente de música e trailers de filmes, ajudou a aumentar os dividendos.
    A Google (Alphabet) não está minimamente preocupada com os valores que pagam aos criadores dos videos porque isso é uma ninharia. A Google está sim preocupada com o facto de que quem solicita que a publicidade seja colocada no Youtube seja de facto visualizada e só depois é que pagam a Google pelo numero de pessoas que visualizaram o anúncio. Como os Ad blockers impedem que a publicidade seja clicada pelo utilizador a Google não pode solicitar o pagamento a quem pediu para colocar o anúncio. Não tem a ver com o facto de manter a gratuitidade do Youtube. Tem tudo a ver com mais receita. A diminuição das receitas provenientes dos anúncios tem a ver com um fenómeno não muito recente. Há muitos anos atras, quando havia apenas a rádio, bastava colocar o anuncio na radio e todos acabavam por saber do anúncio. Depois apareceram os jornais, revistas, outdoors, tv e finalmente a internet. São muitos canais de divulgação e as pessoas devido a quantidade de informação que estão a receber desligam-se. Deixam de prestar atenção. Basta por exemplo usar o site pplware. Quantos de nós aparecemos aqui e nem olhamos para os anúncios que se encontram nas laterais do site?

    1. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      Não uses. agora quem cria os conteúdos merece ser pago e o próprio youtube tem servidores caríssimos que tem de ser pagos. Voces tem uma visão muito limitada do que é usar a internet. querem de borla e sem publicidade… então paguem voces os servidores.

  21. Avatar de João
    João

    Quem paga a transferência de dados relativos a anuncios? É o Youtube ou é o próprio utilizador?

  22. Avatar de Carlos Manuel
    Carlos Manuel

    O tema é Youtube que quase nunca acedo, mas já agora e quem vê os vários canais por cabo AXN, FOX, AMC, a praga de anúncios é exasperante! O mesmo anúncio é repetido duas vezes no mesmo bloco. E uma série de 50 minutos já perdi a conta às interrupções para PUB que chegam aos 5~8minutos cada bloco. Na maioria das vezes recorro à gravação e quando chega à PUB… ->

  23. Avatar de io
    io

    Eu alem de usar adblock uso um bloqueador de thumbnail chamado dearrow.

    1. Avatar de LUISSM
      LUISSM

      Boa dica não conhecia esse dearrow. Já esta instalado 🙂
      Não me lembro de ver pub no youtube há anos. Tenho Adblock, uBlock origin, AdGuard, e Tampermonkey para scripts.

      O único site onde o detetor me obrigou a desativar tudo desde há duas semanas é o investing.com mas a pub deles nem chateia muito e nos gráficos ao vivo não existe.

  24. Avatar de Beatriz Das Neves Canadas
    Beatriz Das Neves Canadas

    Acho bem! A ver se finalmente surge alguma alternativa a esse antro de publicidade, que na maioria das vezes não passam de esquemas de phishing.

  25. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Na minha TV e boxes para tv já uso o youtube alternativo há anos… No telemovel raramente vejo videos do youtube mas o vanced ou revanced ou o que vier a seguir talvez RErevanced lol serve perfeitamente…

    Querem liberdade e depois querem obrigar o pessoal a ver anúncios da treta? Queixam-se da Rússia e China e depois obrigam na mesma, os donos disto tudo é que mudam, na Rússia e China é o governo e no ocidente são as multinacionais com agendas duvidosas…

    E depois fazem ameaças ou tratam mal as pessoas que não querem ser obrigadas a verem anúncios. Exatamente igual à Prússia, camba de ditadores todos vocês!!!

    NUNCA hei-de pagar o youtube premiu e hei-de sempre ver sem anúncios. E esta hein? Deal with it…

  26. Avatar de e acabarem com a publicidade?
    e acabarem com a publicidade?

    Brave!
    E não acredito que façam o baypass a isto. Se fizerem eu vou até aos confins para não ter que aturar esta publicidade estupida que dura segundos. Na pior das hipoteses, vamos comprar um conta pirata de youtube premium. lol!

  27. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Alô Vimeo loool

  28. Avatar de Ricardo Jorge
    Ricardo Jorge

    Odysee 😉 é cada vez mais uma alternativa viável ao YouTube. Se calhar é desta que descola para o reconhecimento mainstream.

  29. Avatar de r41m31
    r41m31

    Já para não falar na diferença de volume do anúncio para o vídeo. Os tímpanos até ganem…

  30. Avatar de Oi
    Oi

    Não vejo publicidade, aparece o anuncio, não olho até aparecer o botão de saída. Quanto mais publicidade mais resistência vai encontrar nas pessoas.
    Pagamentos a criadores de vídeo vai ter que ser criteriosa, o mais irritante são aqueles que na sombra de nome conhecido (Musk, Spacex, etc) criam vídeos ao engano, com imagens, frases e ideias já usadas provavelmente ciados por IA.
    Os lucros da Google são 60 mil milhões anuais, repito lucros, não receitas. Já estamos na zona do absurdo.

  31. Avatar de itsameantoniomargheriti
    itsameantoniomargheriti

    No dia em que não houver maneira de contornar a quantidade absurda de anuncios que querem forçar aos utilizadores será a morte do youtube. Até lá ainda bem que existem bons projectos que tentam contrariar a nojeira, Individous, Newpipe, Freetube, Ublock, Pihole.

  32. Avatar de Angelo
    Angelo

    Eu cá acho que, a haver ublicidade, esta deveria ser consoante o tempo de visulalização do utilizador e não por cada vídeo. Uma coisa é estar a ver uma hora de youtube e aparecer alguma publicidade. Outra é em cada vídeo, mesmo que só de um minuto, aparecer-me vários segundos de publicidade e interrupções durante o vídeo, que às vezes o tornam intragável. Especialmente vídeos mais pequenos em que a publicidade dura tanto ou mais que o próprio vídeo.

    Outra coisa que me irrita, é quanto quero pesquisar algo rapidamente no youtube, abro um vídeo, aparece publicidade, tento depois fazer skip mais à frente, para procurar a parte que me interessa do vídeo, e aparece mais publicidade. É que torna irritante a pesquisa de vídeos!

    Eu cá continuarei a usar ad-block. Se me bloquearem, azar. Verei menos vídeos.

  33. Avatar de Nuno
    Nuno

    SmartTubeNext apk para Androidtv.
    Revanced apk para Android.
    Ublock Origin extension para Windows.

  34. Avatar de JL
    JL

    uBlock Origin. Não é preciso mais nada.
    Se bloqueiam por usarmos um “anti-seca” só têm duas hipóteses: Ou reduzem a publicidade (porque tem sido cada vez mais à bruta) ou deixo de ver tantos videos. Os Youtubers têm de saber disto: A medida que o Youtube vai tomar em bloquear-nos vai impedir de ver os vossos videos. Façam alguma coisa também.

  35. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Isto será o fim do Youtube! Querem forçar a publicidade…

    Adblock’ers, SEMPRE!

    1. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      Não uses. agora quem cria os conteúdos merece ser pago e o próprio youtube tem servidores caríssimos que tem de ser pagos. Voces tem uma visão muito limitada do que é usar a internet. querem de borla e sem publicidade… então paguem voces os servidores.

      1. Avatar de pdsermqq
        pdsermqq

        Coitadinhos dos Youtubers. Andam de bolsos vazios…

  36. Avatar de Filipe R
    Filipe R

    Acho uma piada…. Quem paga o tráfego que consumo em publicidade? O consumidor ainda paga para ver publicidade….. O YouTube que meta s publicidade num sítio que eu cá sei… Há métodos para bloquear, há alternativas… Ou simplesmente deixar de usar o YouTube. Até agradeço… Fico com mais tempo disponível para outras atividades.

  37. Avatar de Rui Santos
    Rui Santos

    Concordo 1000% com a google, porque os datacenters e servidores não são de borla, têm de ser pagos com publicidade e quem cria os conteúdos também merece ser pago por criar conteúdo de qualidade. Quem bloqueia anúncios está a acabar com estes serviços porque assim o modelo de negócio não funciona, não concordam não usem o Youtube.

  38. Avatar de João
    João

    Para Android:
    Newpipe
    trackercontrol

    Global:
    pihole

    Alternativa à treta do YT:
    Peertube

    1. Avatar de João
      João

      De resto… Estão à vontadinha para me bloquear!!!

      Quando precisavam era tudo à grande. Agr q tão de barriga cheia querem impor restrições. Sabem muito

  39. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    Não tarda são os utilizadores a bloquear o youtube.. com a carrada de publicidade que injetam pra ver um simples vídeo de 10min..
    A publicidade virou poluição visual faz tempo..
    Youtube.. por mim podes fechar.. costuma-se dizer rei morto, rei posto..!

  40. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Conteúdo da Internet = à borla!

    O Youtube já faz biliões em publicidade e ainda querem mais. Ganância infinita!

  41. Avatar de O Justo
    O Justo

    Pago Premium familiar… Uso eu, a minha mulher, a minha filha e ainda os Meus Pais… 5 Pessoas a usar pelo preço que pago…não me parece exagerado.