Waze já pode vir pré-instalado em qualquer smartphone Android

17 Comentários

O Waze é uma das aplicações de GPS mais usadas nos diferentes sistemas operativos móveis e conta com uma lista de utilizadores muito elevada.

Comprada em 2013 pela Google, sempre foi uma das aplicações a que a gigante das pesquisas menos deu destaque e que menos se preocupou em dinamizar.

Mas o Waze pode ganhar agora uma vida nova e uma muito maior visibilidade ao ter passado a integrar o Google Mobile Service, o que lhe garante a possibilidade de ser pré-instalado no pacote de aplicações da Google nos dispositivos Android.

waze_1

Ao passar a constar da lista de aplicações do Google Mobile Service o Waze passa a estar disponível a todos os fabricantes que usam Android para ser pré-instalado nos seus equipamentos.

Desta forma pode ser uma das aplicações que qualquer utilizador pode encontrar em novos dispositivos e assim ter acesso directo à mesma, sem ter de a instalar após a primeira ligação do equipamento.

Foi no MWC que o anúncio foi feito e Julie Mossler, porta-voz do Waze, garante que a ideia é fornecer informação aos utilizadores, procurando melhorar a utilização das vias de trânsito de forma mais eficiente e segura.

Não existe ainda uma data específica para a disponibilização do Waze nesta forma de pré-instalação, mas espera-se que seja para muito breve.

waze_2

Esta nova oferta vem complementar as várias aplicações da Google dedicadas aos mapas e à utilização do GPS, passando assim a ter o mesmo destaque o o Maps ou o Street View.

Com os dispositivos móveis Android a virem com cada vez mais software desnecessário, esta adição não parece ser muito relevante e vem contribuir para surgirem equipamentos com ainda mais software pré-instalado.

O Waze é uma aplicação disponível na Play Store e que facilmente pode ser encontrada, estando muitas vezes nos tops de aplicações, sendo por isso completamente desnecessária a sua instalação directamente pelo fabricante.

Não deixa de ser no entanto uma vitória importante para esta aplicação que muitos consideram essencial e que tem uma utilização mais que justificada.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Martins
    Joao Martins

    Bem feito era integrar as capacidades do Waze no Google Maps Naviagtion.
    Dava muito jeito criar alertas de modo a melhorar as informações de transito em tempo real.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    Online é o melhor gps que existe, para uso offline nada bate o here maps (free) ou o tomtom (pago)

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Copilot GPS muito bom offline.

    2. Avatar de NPossibilidades

      Garmin Viago também é muito bom.

  3. Avatar de KRYS
    KRYS

    para uso offline nada bate o SYGIC (pago)!!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      os mapas da sygic sao mto desatualizados. em lisboa ha varias ruas que nao estao bem, e la fora pior. tomtom e bem melhor.

      1. Avatar de Krys
        Krys

        O mapas do Sygic são periodicamente atualizados, alias são comprados à TOMTOM!

      2. Avatar de KRYS
        KRYS

        O mapas do SYGIC são comprados à TOMTOM!!

  4. Avatar de ChromeUser
    ChromeUser

    Ou seja, mais uma aplicação que não podes desinstalar se não fizeres root no telemóvel…

    1. Avatar de Olly
      Olly

      É mais um bloatware a juntar à lista. 🙁

  5. Avatar de DC
    DC

    O que fará sentido a médio prazo é a sua integração no Maps.

  6. Avatar de Não Não
    Não Não

    Bloatware?

    Não servia como estava (quem quisesse, que instalasse)

  7. Avatar de Alexandre Mateus
    Alexandre Mateus

    Gasta bue bateria do telemovel, prefiro Here, Sygic ou similares.

  8. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Não me digam que agora vem com dois softwares de GPS os telemóveis, podiam era integrar no Maps e meter uma opção para se conduzir com amigos e ver onde eles estão ou quanto tempo demoram a chegar, isso é que era…

  9. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    SYGIC para cima xd

    Isto so trabalha com rede enfim