Um dia também quero a Internet da Google

55 Comentários

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

A Google mudou o mundo em muitos aspectos, mas essa mudança ainda não parou. Para quem vive na região de Austin, no Texas, a Google vai disponibilizar novos pacotes de internet. Também quero uma Internet assim!!!

imagem_google_fiber00


Estamos a falar do projecto Google Fiber, mas o que é?

Google Fiber é um produto da autoria Google que oferece uma internet com uma das maiores velocidades disponíveis para utilizadores residenciais com baixo custo. É provavelmente um dos melhores serviços de Internet que o mundo conhece. Mas este 1 Gbps 100% Fibra óptica ainda só está disponível nalgumas regiões dos Estados Unidos, como por exemplo Kansas City, Austin.. etc.

Assim, a empresa lançou vários pacotes, tendo o pacote básico sido apresentado com uma velocidade de download a rondar os 5Mbps e com uma velocidade de Upload a rondar os 1Mbps. Sabe a que preço?

imagem_google_fiber03

300 dólares para a instalação do serviço

Exactamente, os consumidores não terão de pagar qualquer encargo mensal, apenas tendo que pagar um valor de 300 dólares para a instalação do serviço. Os consumidores que estejam interessados em aderir a este pacote poderão começar a inscrever-se a partir do próximo mês.

 

70 dólares mês

Em seguida temos o pacote intermédio, pacote que tem um valor mensal de 70 dólares e que oferece uma velocidade de download a rondar os 1Gbps e que oferece ao utilizador 1TB de armazenamento gratuito nos serviços Cloud da Google, serviços como o Google Drive, Gmail e Google+. Caso o consumidor pretenda um compromisso de um ano com a empresa será ilibado do pagamento da instalação que tem o mesmo valor referido anteriormente.

 

imagem_google_fiber05

 

130 dólares mês

Por fim, o último pacote tem um valor mensal de 130 dólares. Pacote este que oferece um serviço de internet com uma velocidade de download a rondar os 1Gbps, inclui também 1 TB de armazenamento gratuito nos serviços Cloud da Google, 150 canais de televisão e ainda a possibilidade de gravar até 8 programas televisivos em simultâneo.

Este serviço da Google é denominado de Google Fiber e já está implementado em várias cidades norte-americanas, sendo que a chegada à região de Austin ainda não tem data prevista, no entanto é esse o objectivo, implementar esse mesmo serviço nessa zona num futuro muito próximo.

imagem_google_fiber04

A verdade é que a gigante americana está a oferecer o pacote básico de acesso à internet completamente gratuito, disponibilizando-o assim a qualquer pessoa, a questão é, será que as operadoras europeias e até mesmo as operadoras nacionais vão oferecer um serviço semelhante num futuro próximo?

Google Fiber Website

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    uiuiui que bom, tudo gratuito e as minhas comunicações todinhas a passarem e a serem recolhidas pelos seus servidores 😀 E aqui sem volta a dar, por enquanto ainda posso escolher

    1. Avatar de Costa Pacheco
      Costa Pacheco

      Sim, porque o seu actual ISP é um anjo e certamente não monitoriza nada. Santa inocência.

      1. Avatar de Manel
        Manel

        Costa Pacheco: Up Up!

        Luis Silva, aposta que tens Mac’s e iPHONES com tanta inocência!

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      já para não falar da doubleclick com os anuncios e cookies acabam por saber de mais

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        O que eu queria dizer é que não é preciso ter net da google para eles saberem o que fazemos, e isso não invalida que os outros não também não saibam. hoje em dia a privacidade é relativa

    3. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      x2 Até podia ser de borla! No thanks! 🙂

    4. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      Qual é o problema?! O teu ISP não faz isso agora sabes…
      E mais, quando quero segredo vou e falo pessoalmente…

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        e ainda assim…

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          E ainda assim as paredes têm ouvidos e o som é transportado pelo ar… 😛 lol

  2. Avatar de Johnny
    Johnny

    Sim boa velocidade, mas não esquecer que é a Google uma grande empresa, com certeza absoluta serás controlado e vigiado, há quem não se importe, então muito bem, contrate-os e boa sorte quando ver anuncios com o seu nome ou dados pessoais ou então ser espiados lol..

    Mesmo que tivesse o Google aqui, não sei se aderia.. deixa muito a desejar a nivel de privacidade, agora se a Verizon viesse para cá até aderia!

    1. Avatar de Jaime Reis
      Jaime Reis

      Sim porque a Verizon também não é espiada… e já agora, ainda usa internet?

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Anuncios com o teu nome? Tas de todo.

    3. Avatar de 3dots
      3dots

      Numa pergunta muito simples, que temes tu que a google espie?
      Não devem ser as idas ao facebook ou ao youporn que não te fariam aderir..

      Cada mais me pergunto, que privacidade é essa que tantos defendem.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        a criminosa. a de saberem a pirataria que se saca com os torrents, por exemplo.

    4. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      A verizon ainda deve ser pior, alem disso pelo que sei quem espia é a nsa, e as grandes empresas (google, apple, microsoft) estão todas
      contra isso.
      Se calhar tens facebook, e o facebook é quem mais expia as pessoas… antes de falar da internet da google, pensa um bocado, eles querem la os teus dados para alguma coisa, eles só querem saber o que as pessoas gostam e o que anda na moda para fazerem serviços melhores…

  3. Avatar de Gonçalo Oliveira
    Gonçalo Oliveira

    Acredito que qualquer dia chegue este serviço a Portugal mas ainda falta muito tempo para que isso aconteça… 🙁

  4. Avatar de bizugodaterra
    bizugodaterra

    Se isto eventualmente chegar aqui algum dia…contém comigo para o pacote giga-tv…UI UI UI

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      100€ por net de 1Gbps? o que é que você faz com 1Gbps que não faz com 100Mbps? por 25€ também tem tv+telefone+net de 100Mbps por fibra.

      1. Avatar de int3
        int3

        esse 100mbps nem lá perto vê-se.
        que ISP?

        1. Avatar de JFMoreira
          JFMoreira

          Vodafone tvnetvoz com cartões red associados.

        2. Avatar de Fernando Pombal
          Fernando Pombal

          Em casa tenho NOS com 120Mbps de ligação e muitas vezes estou a fazer downloads a 14MBps.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    all your base are belong to us

  6. Avatar de AlexX
    AlexX

    Google em Portugal já e tão feliz ficava com apenas 100Mbps up/down… Mas suspeito que o upload vai ser sempre estrangulado para o sector residencial por cá.

  7. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Operadores nacionais a disponibilizar serviço idêntico?
    Viste isso num filme de comédia?

  8. Avatar de MM
    MM

    Não percebi bem a vantagem de pagar 300 euros por um equipamento para ter 5 Mbps de net – provavelmente estou a ver a coisa mal, mas pagar por algo que “amanhã” está desactualizado e ficar agarrado a um equipamento parece-me bastante.

    1. Avatar de flavio
      flavio

      pagas o modem e pronto, nao tens de pagar um valor todos os meses. tecnicamente ficas com net gratuita para sempre

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Pagas 300 e nunca mais pagas nada… 5M não é grande coisa… mas dá para fazeres tudo do dia a dia sem nunca pagares mais nada na vida… assim já faz sentido? a mim faz visto que 300 é o que pago num ano… ou seja o que pago num ano tenho NET para o resto da vida… (mesmo que o resto da vida seja um ano e 2 dias já estou a ganhar)

      1. Avatar de Quintasx
        Quintasx

        Exato, e pelo aspeto do aparelho este poderá ser portátil ou talvez não não sei.. Mas serve muito bem.

      2. Avatar de MM
        MM

        Mas repara, “amanhã” aparece outro operador que tem um equipamento igual e que custa 200 euros e dá 50 Mbps (isto das velocidades está numa fase de grande mudança). Ficas com um mono em casa?!
        E 5 Mbps não dá para grande coisa!! Até no tlm tenho mais!

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Vem outro operador e cobra-te 200 dólares por mês pelos 50Mbps… não é para sempre certamente. Os 300 dólares são os custos de instalação, não é apenas o equipamento. Num ano, está pago, daí para a frente é usufruir.

      3. Avatar de André Alves
        André Alves

        300 dólares não confundas com euros

        1. Avatar de Sérgio Rebelo
          Sérgio Rebelo

          Infelizmente vai dar ao mesmo André…
          A maioria das coisas que compras digitalmente em $ chegam cá convertidas 1-1 para €…
          Mesmo que mandes vir algo físico, pagas imensos portes e com azar alfândega, e voltas a ficar na mesma…

  9. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Espero ansiosamente por este futuro. Mais pela velocidade obviamente, 1000Mbps é extraordinário.

  10. Avatar de Mota
    Mota

    Oxalá que venha!

  11. Avatar de mythic
    mythic

    pouco adianta ter net a 100mb ou a 1gbps se os servidores so andarem a 10mb, o importante e os servidores serem tambem rapidos,

  12. Avatar de André Alves
    André Alves

    Em Portugal nem sequer existe fibra em todas as cidades do país, para chegar a essa velocidade são precisos mais de 20 anos

  13. Avatar de LP
    LP

    Algo deste género faz sentido por exemplo numa morada secundária, onde só vais aos fins de semana e férias, onde não faz sentido pagar uma mensalidade.

  14. Avatar de Zé Bolachas
    Zé Bolachas

    Adoro estes agentes secretos que por aqui andam. Ai…Ui…Google não que eles espiam.. Que absurdo! Qualquer site minimamente decente vos espia, espia rotinas, vontades. É normal, de outra forma a internet não se teria tornado a praia do marketing e da publicidade. Agora, “ah e tal, google não pq espiam?” Desculpem lá oh pseudo-socrates.

    André Alves…nem existe qualquer interesse em fazer chegar qualquer melhoria a todas as cidades. Mas faz algum sentido gastar milhões para fazer chegar mais uns megas a algumas pessoas? Com 1M/Download 256/Upload fazes video-conferência sem problemas. Acima disso é Internet para downloads e destruir profissões e negócios.

    1. Avatar de Rudi
      Rudi

      Tenho duas palavras para ti:

      NetFlix,
      Spotify

      é um tal destruir modelos de negocio arcaicos e ultrapassados.

  15. Avatar de CodingGuy
    CodingGuy

    Lindo!! Espero que chegue rápido a Portugal (daqui a 3 ou 4 anos para aí mas pronto :p)

    1. Avatar de João Felix
      João Felix

      3,4 anos nem pensar. Até porque portugal até está bem servido comparando com outros paises como US onde as pessoas são literalmente roubadas por um serviço de caca e em alguns estados sem qualquer alternativa.

      1. Avatar de Oh eu aqui
        Oh eu aqui

        Era para rir não era?! Portugal só tem dos serviços de internet de banda larga fixa mais cara (20% mais cara) da Europa para os serviços que temos.
        Falando por mim, dos serviços que já tive (ZON, MEO, Vodafone, Clix) todos eles não cumprem nem de perto as velocidades estipuladas nos contratos. Neste momento pago +/- 45€ (TV+Net+Telefone) por um serviço contratado de 30Mbps e faço downloads que não passam dos 3Mbps (em dias bons), isto já para não falar do tal “traffic shapping” que todas as operadoras dizem não praticar quando na verdade o fazem, FORTEMENTE.
        Se este serviço vier (Deus queira que sim) para Portugal e me derem garantias das velocidades, têm aqui mais um assinante.

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Isso porque preferes pagar e ser roubado…
          Se fosse como eu por exemplo, reclamavas, enviavas cartas registadas, faxes e rescindias contrato por justa causa e mudavas para a concorrencia…

          Simples.

          O problema é que as pessoas preferem pagar por algo que não têm apenas porque sim..

  16. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    E eu aqui com 7Mbs e e xD

  17. Avatar de Hero
    Hero

    Pessoal a se queixar da net em Portugal, que é só das melhores do mundo!

  18. Avatar de mr.vic
    mr.vic

    Quando algo é gratuito, és tu o produto.

  19. Avatar de Joao Matos
    Joao Matos

    É impressão minha ou a google “copiou” o botão da apple ?

    1. Avatar de Pedro Fernandes
      Pedro Fernandes

      E desde quando é que a Apple tem direitos sobre uma imagem de um quadrado com os lados arredondados? Agora tbm se metem patentes sobre figuras geométricas? A Apple usa? Sim. Mas continua a ser uma figura de uso livre, não é da Apple, da Google ou de qualquer outro dono nem quem use está a copiar A, B ou C.

      1. Avatar de Joel
        Joel

        só é preciso ter calma pedro fernanades, ele tem razão, o primeiro botão que vi assim era da apple, portanto, podemos dizer que copiaram, apesar de não ser da apple, nao deixa de ser caracteristico da marca…

  20. Avatar de ACMSeBr

    E eu aqui com 10m que na realidade é só 10% = 1m que não ultrapassa 800kbps é pago R$ 158,00. este pais se chama “Brasil” ou “Brazil” :´(

    Um sonho aqui é ter 1m real a 1000kbps.

  21. Avatar de Hugo
    Hugo

    Convém referir que o que se fala aqui é de megabits por segundo (Mbps) e não megabytes por segundo (MB/s), logo, quando se fala em 5 Mbps como velocidade de download, estamos a falar de um valor 8 vezes inferior em MB. Convertendo para MB fica-se com um valor de 0,625 MB. E, já agora, os 1000 Mbps (ou 1 Gbps) correspondem a 125 MB, que é algo que já existe por cá.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O comentário anterior deverá ser ignorado. Estava a partir do principio que os operadores por cá ofereciam o serviço em MB.

  22. Avatar de Luis Duarte
    Luis Duarte

    Se houvesse em portugal escolhia este serviço.
    Sou Fanboy da Google. Gosto muito dos serviços que eles oferecem.

  23. Avatar de Joel
    Joel

    estou a gostar de ver pessoas a dizer que nao queriam isto para nao serem espiados ahaha 😀

  24. Avatar de dajosova
    dajosova

    Muito bom!
    Só de pensar que ainda há 3 anos pagava 1.350 USD/mês por 512kbps.

    E já me dou por muito feliz por pagar uns meros 24,90 por 100Mbps da Vodafone!