Screencast: Google+ ao pormenor

115 Comentários

Tal como anunciado no passado dia 29 de Junho, a Google lançou a sua mais recente aposta nas redes sociais. Numa era em que o Facebook reina com os seus 600 milhões de utilizadores, o Google+ não será mais uma entre tantas outras?

Convido-o a descobrir o interior deste novo mundo através de um screencast que aborda ao pormenor cada uma das funcionalidades presentes neste projecto.

O projecto denominado Google+ pretende, tal como o nome indica, acrescentar valor aos serviços Google já existentes. É uma espécie de agregador dos serviços sociais da gigante. Tendo em conta que a empresa está presente em praticamente tudo o que fazemos na web, esta pode ser uma jogada de génio.

Senão vejamos: o Facebook começou como uma pequena rede social que a pouco e pouco foi conquistando mais utilizadores e também os media que propulsionaram o seu crescimento.O Google+ não começa do zero, mas sim apoiado nos fiéis utilizadores das plataformas Google. Está tudo interligado, é difícil escapar.

Screencast

Facebook vs. Google+

Se compararmos o Google+ com o Facebook, sentimos a falta de algumas funcionalidades que catapultaram este último para ribalta. As Páginas que servem de ponto de encontro de fãs, os Grupos que reúnem utilizadores conhecidos e desconhecidos em conversas temáticas, os Eventos que ajudam na divulgação de acontecimentos e fácil comunicação entre convidados e as Aplicações, que permitem estender as funcionalidades da rede social tendo como limite a imaginação.

O Google+ é muito recente e vamos ver como será a recepção por parte dos seus utilizadores. Será apenas um hype ou haverá perspectivas de uma batalha feroz entre redes sociais?

Não esquecer de utilizar o novo botão “+1” por baixo deste artigo!

Partilhar:
Tags:

Comentários

115

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Roberto
    Roberto

    No inicio diz 29 de julho e parece me ser a 29 de junho. Fica a reparação 😀

    Bom post.

    cumps

  2. Avatar de Wilson
    Wilson

    Alguém tem convites? 😛 hehe

    1. Avatar de Pedro Moita
      Pedro Moita

      realmente a abertura do Google+ a todos já era bem vindo… ou então um convite para mim também 😛

      Bom artigo, faltou a analise ao hangout.

    2. Avatar de Cosme Benito
  3. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Cheira-me a hype…

    1. Avatar de Leandro Pereira
      Leandro Pereira

      Pensava que era o único…

      1. Avatar de beca12
        beca12

        x4

        ver para crer

  4. Avatar de Paulo Vieira
    Paulo Vieira

    Alguém tem um convite que me possa enviar? ovpaulo@gmail.com

    Mas ao que parece, está muito parecido ao Facebook, mas vamos ver se vai conseguir dar concorrência ao FB (parece-me que sim..)

  5. Avatar de Matutano
    Matutano

    Muito bom o artigo!

    Sem dúvida o uso de um screencast era a melhor forma de demonstrar, alem disso contou com a minha participação 😀

    A Google tem falhado redondamente no campo das redes sociais (apesar do Orkut ter mais sucesso que o facebook na Índia), a ideologia da Google nunca foi virada para redes sociais, mas sim armazenamento e analise de grande volume de dados concretos existentes na rede, no entanto parece-me que acertaram com o Google+, promete.

    (para quando um screencast com a voz invertida? eheh 😉 )

  6. Avatar de Sim@o
    Sim@o

    Alguém tem convites? Obrigado

  7. Avatar de André
    André

    O Google fechou a onda de convites devido ao excesso de pedidos.

    Assim é escusado deixarem montes de comentários a pedir 🙂 brevemente todos vão poder ter acesso.

    Nevertheless, deixo a minha opinião: apesar de ser um pouco Google fanboy acho que a rede social ainda está num estado muito embrionário. Tem features bacanos, o controlo dos níveis de privacidade é muuuuuito melhor que o do facebook e o conceito de círculo de amigos e o poder de partilha com esses círculos é um dos melhores destaques desta nova rede social. No entanto, acho que ainda falta muita integração com os outros serviços da Google, que de certeza estará para breve 🙂

  8. Avatar de Pedro85
    Pedro85

    Boas, excelente trabalho!

    Se alguém do PPLWARE tiver convites para enviar, agradeço. Fiquei curioso por experimentar este Google + depois de ver este screencast.

    Obrigado.

  9. Avatar de Valter
    Valter

    Boas! queria partilhar este vídeo no google+.. como o fazer??

    1. Avatar de Michael Douglas
      Michael Douglas

      Valter se tiver convites, por favor me enviei um que prometo te ajudar a partilhar esse vídeo pelo Google+, XD!

      1. Avatar de Valter
        Valter

        até convidava mas os convites estão temporariamente desactivados..

        1. Avatar de Michael Douglas
          Michael Douglas

          Huum!!!Compriendo,poxa não sei porque estou ansioso para ter a conta no Google+, pensando bem acho que não é só eu né rsrs.

    2. Avatar de Ana Narciso

      Podes colocar o link deste post:
      https://pplware.sitedev.pt/google/screencast-google-ao-pormenor/

      ou directamente o vídeo: http://videos.sapo.pt/ohMufDewAc7sKEWqzcWD

      No campo “link” da caixa de partilha de actualizações, no topo da página “Stream” do Google+.

      E já agora, não esquecer de fazer +1 neste post e nos outros do PPLWARE 😉

      1. Avatar de Valter
        Valter

        Tenho comentado nos do pedro pinto 🙂 ora vê lá 😛

        Eu fui à partilha mas como só lá vi “youtube” fiquei na dúvida.. mas obrigado pela dica!

  10. Avatar de Michael Douglas
    Michael Douglas

    Vejo que o Pessoal do PPLWARE já estão curtindo a novidade rs.Mais vamos ao que realmente interessa.
    Alguém tem convites? *_* XD

    1. Avatar de Yury
      Yury

      Eu tenho. Só deixar o seu e-mail do Gmail como resposta abaixo que envio o convite.

      1. Avatar de Michael Douglas
        Michael Douglas

        segue o e-mail, maiconsilva082@gmail.com.

      2. Avatar de Shaxine
        Shaxine

        Boas…
        Podias mandar um para mim? sff…

        Esta Screencaste esta muito bem feita e fiquei cheio de vontade de experimentar.

        Se alguém poder me mandar um convite eu agradecia.

        Se possível para este mail:
        toni_to_1993@hotmail.com

        Se tiver de ser para Gmail manda para este:
        antnio9@gmail.com

        Muito Obrigado desde ja a quem me mandar 1.

        E Parabéns para o Screencast esta muito bem feito! 🙂

      3. Avatar de Sim@o
        Sim@o

        Pode enviar para mim se faz favor?

        symao.pedro@sapo.pt

        Obrigado

        1. Avatar de Sim@o
          Sim@o

          podem alterar o mail que enviam o convite para:
          symao.pedro@gmail.com

          Obrigado para ficar tudo na conta gmail

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Desculpa
          é

          fmsgomes@gmail.com

          troquei as letras na primeira mensagem

          Obrigado

      4. Avatar de Yury
        Yury

        Já envie os convites. Agora é so esperar chegar.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Fico agradecido por um convite também.
          Podes enviar para encontrei@gmail.com

          Cumprimentos

        2. Avatar de Shaxine
          Shaxine

          Obrigadão! 😉

          1. Avatar de Shaxine
            Shaxine

            Mas ainda não recebi. Isso costuma demorar a enviar?
            não se tera enganado a escrever o mail?
            para qual destes mandou ja agora:

            toni_to_1993@hotmail.com

            ou

            antnio9@gmail.com
            ?

            Obrigado.

        3. Avatar de Michael Douglas
          Michael Douglas

          Yury Vlw Cara muito Obrigado pelo convite Grande Abraço!
          Ja entrei na REde Social! O/

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Entraste? Como? A Google não está a deixar entrar, mesmo com convite. Já tenho convite desde 3 de Julho e não consigo entrar.

        4. Avatar de Cosme Benito
          Cosme Benito

          spikebolt [at] gmail

          Obrigado 🙂

      5. Avatar de sp1ke77
        sp1ke77

        Boas, se por acaso ainda tiver um, agradeço… sp1ke77@gmail.com

      6. Avatar de Pereira
        Pereira

        Pode enviar uma convite, por favor!
        bruno.neves.pereira@gmail.com

        Obrigado.

      7. Avatar de macfathers
        macfathers

        Se puder enviar fico agradecido!!

        filippais(arroba)gmail.com

        Obrigado

      8. Avatar de Carlos Rente
        Carlos Rente

        carlosrente88@gmail.com

        Desde já o meu muito obrigado!

      9. Avatar de Marcio
        Marcio

        Pode enviar para mim se faz favor?

        marcio.silva7@gmail.com

        Obrigado

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Alguém tem convites? mande para aqui: rfcmauricio@gmail.com
        Obrigadão.

  11. Avatar de texasflood
    texasflood

    Parabéns pela apresentação. Estou a usar, mas sinto a falta de amigos 🙂 Ainda estou à espera que possam entrar, já enviei notificações, mas ainda não estão abertas novas entradas. Uma diferença do Facebook, podemos seguir pessoas como no twitter sem prévia autorização. Sinto a falta de uma versão para iOS, para poder usar com mais frequência este serviço. Enquanto aguardo por mais amigos para utilizar mais o Google+, se alguém me quiser adicionar aos vossos círculos podem usar o meu email: rui.manuel.carvalho@gmail.com
    continuação de bom trabalho.

  12. Avatar de Christophe
    Christophe

    Será que este nova “rede social” vai desbastar o facebook, tal como este fez ao hi5?

    CUmps

  13. Avatar de samuel
    samuel

    alguém tem um convite para mim….sam_fernan@hotmail.com
    obrigado

  14. Avatar de samuel
    samuel

    alterem o meu mail para sam_fernan@hotmail.com

  15. Avatar de Cris.
    Cris.

    Após o flop do Wave e do buzz surge o plus, bem acho que é desta que a google acerta quanto às redes sociais. O FB está-se a tornar demasiado palhaçada/aborrecido, com os questionários/perguntas/mini-jogos da treta, tal como o hi5 se tornou à algum tempo. Quando puder (tiver convite) mudarei certamente para o plus, e terei quase tudo unificado ao google. O único senão disto tudo é o poder de informação pessoal que estamos a fornecer à google, vejamos bookmarks (chrome), mail, calendario,etc e agr com a vertente social tudo no dominio google, bem é caso pra dizer que a Google -> SKYNET !

  16. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    Boa tarde, gostei do “screencast”, e pena nao conseguir aderir se alguem tiver convites e poder enviar para este mail(ricas17@hotmail.com) agradeço… 😀

  17. Avatar de MRodrigues
    MRodrigues

    Mais um fracasso para a Google

  18. Avatar de LOL!
    LOL!

    17 min de screencast e não vi nada que me diga “uau isto é mesmo inovador face ao facebook. vou já cancelar a minha conta do facebook (que não tenho, mas já tive) e vou criar um g+”.

    1. Avatar de Valter
      Valter

      Quando for grande quero ser como tu..

      Haters gonna hate..

      1. Avatar de LOL!
        LOL!

        Mas é mentira o que eu disse? O que é que isto inova realmente face a outra rede social? Até a UI é praticamente igual. 😮

        1. Avatar de José
          José

          totalmente de acordo

        2. Avatar de Valter
          Valter

          engraçado que o facebook uma semana depois copiou os circulos, tal e qual.. já para não falar que o facebook também foi cópia de outros.. simplesmente jogaram melhor nos mídia.. o que lhes permitiu evoluir..

          1. Avatar de LOL!
            LOL!

            Os círculos no FB é uma app externa não tem nada a ver com o FB.

        3. Avatar de El Lentinho
          El Lentinho

          Também acho…
          A parte dos círculos é muito semelhante às listas do facebook!

          Mas vamos esperar para ver…

  19. Avatar de Omaciel
    Omaciel

    alguem tem um convite que me mande? (omaciel@gmail.com)

  20. Avatar de Alexx
    Alexx

    Nunca fui fã do facebook e mesmo do wave, mas este “plus” mostrou-se mais amigavel, nomeadamente o facto de funcionar por círculos – os amigos, os conhecidos, as organizações ou aqueles que eu pretender criar. A gestão dos contactos é bem mais salutar do que mensagens pessoais para amigos recebidas até nas páginas das organizações (no fb). Embora o fb permita algum controle o G+ é mais intuitivo. O “chat” é fabuloso, em hd, a colocação de fotos é também excelente e sem limites de espaço. A utilização via telemóvel é que ainda não é de todo muito polida e apenas possível no espaço americano e indiano (?). Está ainda no principio mas parece-me ter pernas para andar, tanto mais que o nosso mail, mapas, docs etc me parecem oferecer um razoável nível de integração com a rede +.
    Não esquecer que estamos a falar de uma versão ainda experimental.

    1. Avatar de Valter
      Valter

      eu uso em portugal…

  21. Avatar de Ecchin

    Acho que foi a estratégia perfeita por parte da Google. Primeiro inventam os “convites” que nem são bem convites. Depois dizem-nos “não entra mais ninguém!”. Agora está toda a gente com água na boca à espera que abram as portas outra vez. Vai de certeza ser um sucesso, pelo menos no início. A meu ver juntou a simplicidade do twitter, a sua capacidade de “seguir” pessoas, a capacidade de postar conteúdos (votos, vídeos…) do facebook, mas sem as suas m!#”$erdas (aplicações, polls, “amigos” com quem nunca falámos na vida…).

  22. Avatar de José
    José

    eu fui la uma vez. Ah é fixe, mas vou pro facebook.

  23. Avatar de Hi World!
    Hi World!

    E depois da febre dos invites, começam a surgir as primeiras campanhas publicitárias..

    Eis a primeira:https://plus.google.com/101706905424480603755/posts/YT7oJh5Rx7g

  24. Avatar de Sim@o
    Sim@o

    Não sabem quando abre para todos poderem entrar? gostava muito de lá entrar a explorar aquilo :s

  25. Avatar de Charly

    Finalmente vem ai algo que leva abaixo aquilo que menos gostei no mundo ! Facebook go to trash! Google go to 1st place!

  26. Avatar de Joao Vicente
    Joao Vicente

    Ana Narciso,

    Safaste-te a APFSI? lol Só agora pelo screencast é que vi quem eras.. o 2o exame no tagus foi lindo lool o prof no dia do exame as 2 da manha mudou a hora do 12h30 para as 11h30. Eu fui avisado de manhã mas fui as 12h30 só para armar brasa co prof lolol xD

    btw, bom post! 😉

    1. Avatar de Ana Narciso

      Safei sim, ainda passei com 15 de nota final, o que não foi nada mau, tendo em conta aquela cadeira chata…
      Agora é férias! 😀

  27. Avatar de Tony Silva
    Tony Silva

    Já la estou. Dou 2 meses e o pessoal esquece o facebook.

    1. Avatar de LOL!
      LOL!

      750M a esquecerem o FB em 2 meses? O que andas a tomar é ilegal em Portugal…

      1. Avatar de Sérgio Pontes

        Eu também já uso e acho pratico, mas penso que é tal e qual como foi o Hi5 Vs. Facebook, agora vai ser Facebook Vs. Google+

        Abraço

  28. Avatar de Tiago
    Tiago

    Gostei deste ‘screencast’. Eu acho que o Google+ tem tudo para ficar e acabar com o Facebook, (só me falta registar).
    Já agora, alguém me pode mandar um convite?
    O meu e-mail é tiago.a.gameiro@gmail.com

  29. Avatar de Bruno B.

    Boa tarde!
    Desde já dou os meus parabéns pelo excelente screencast!

    Só mais uma coisinha.. disseram-me que os convites para o Google+ estavam suspensos!

    É verdade? Alguém tem estado a receber os convites que estão a ser partilhados aqui?

    Cumprimentos
    Bruno Bonito

    P.S. e se alguem poder arranjar-me um convite ficaria muito agradecido (brunobonito0507@gmail.com)

  30. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    @Ana, Os meus sinceros parabéns, está excelente o teu vídeo, principalmente para partilhar com todos aqueles que se iniciam nestas andanças. Fabuloso! 😉

  31. Avatar de Fabio
    Fabio

    Isto vai ter sucesso se conseguirem publicitar ao maximo isto porque a meu ver esta muito melhor que o facebook problema vai ser dar isto a conheçer a toda a gente como aconteceu com o facebook

  32. Avatar de Marco Albuquerque
    Marco Albuquerque

    Concordo com a maioria… Ana, tu és uma “génia” dos Screencasts. Adorei ver este review do Google Plus (até o vi 2 vezes). Para além disso deu vontade de experimentar muito mais este serviço. Já tenho convite, mas não consigo entrar, ainda…
    De qualquer forma penso que o pessoal não vai migrar do Facebook para o Google Plus e portanto a maioria dos meus amigos vão continuar no Facebook.
    Pode ser que aconteça o mesmo que aconteceu com o hi5 há uns tempos atrás.
    Obrigado, Ana!

  33. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    Se já gostaria de ter uma conta agora então desespero por ter lol parabéns Ana, gostei mt do video. Se alguém arranjar arrocho[at]gmail[at]com

    Cumps

  34. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Excelente Screencast, Ana.
    Fiquei ainda com mais vontade de experimentar, é pena ter de esperar que o Google me deixe entrar no Plus. Na página do G+ no Facebook, penso que não-oficial, dizem que vai abrir até 31 de Julho, por isso se for verdade, temos muito de esperar.

  35. Avatar de t@ndre
    t@ndre

    parabéns Ana.

    simples e prático!

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha o Tiago André, caríssimo, bons olhos o leiam 😀

  36. Avatar de André Silva

    Vi o screencast e gostei bastante do Google+. A interface está muito bem organizada. Realmente não tem algumas funcionalidades como os eventos ou as aplicações. Talvez experimente, mas não me agrada muito manter duas contas de redes sociais com o mesmo propósito.

    Só como aparte, era bom que o Google+ não seguisse o caminho das aplicações do Facebook, mas tal parece inevitável. Pelo menos, que controlem melhor a publicação de notificações e mensagens de moral por parte das notificações.

  37. Avatar de Lipe
    Lipe

    Onde se vê os convites que podemos enviar no google+?
    Obrigado.
    Cumps.

  38. Avatar de Rodrigo santos
    Rodrigo santos

    Me envie um por favor: rodrigosc.pi@gmail.com
    desde já agradeço, abraços.

  39. Avatar de Syrus
    Syrus

    O screencast está muito bom, deixo desde já os meus parabéns à autora.

    No entanto, houveram poucos aspectos que foram abordados de uma forma menos clara a meu ver.

    1º – A gestão de contactos na forma de círculos assemelha-se um pouco à do Twitter, no qual podemos ter seguidores. Estes seguidores, no caso da autora, são os que a mesma refere como “utilizadores que me adicionaram”. Deste modo, a gestão de contactos do Google+, é um misto da gestão de contactos do Facebook e do Twitter.

    2º – Ainda experimentei pouco, mas os Hangouts, para além de permitirem videoconferência com vários utilizadores, permite também a visualização de conteúdo multimédia em conjunto, isto é, se eu estiver a ver um video com os meus contactos num Hangout e fizer forward para o minuto 5, por exemplo, o video no browser de todos os contactos no Hangout vai saltar para o minuto 5. Além disto, como o Hangout é uma videoconferência com vários intervenientes, sempre que um contacto fala, a sua imagem é destacada, já que existe uma “imagem principal”, digamos assim, e por baixo desta estão as imagens de todos os contactos, incluindo a nossa.

    3º – A barra de actualizações permite-nos realizar várias tarefas. Por exemplo, se recebermos uma actualização a informar-nos de que alguém comentou uma foto ou um post, podemos, além de ler o comentário, comentar a partir da barra de actualizações, escusando assim de termos que abrir o post ou a foto.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Obrigada por completares a informação 😉

      1. Avatar de Syrus
        Syrus

        De nada 🙂

        Alias, eu é que agradeço porque aprendi umas coisas que me tinham escapado xD

  40. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se alguém poder me mandar um convite eu agradecia.
    pwgoncalves@gmail.com

    Cumps,

  41. Avatar de Sérgio Pontes

    Boa tarde pessoal,

    Enviei convites de Google+ para todos os endereços que ai colocaram, espero que os recebam, senão mais não posso fazer para vos ajudar…

    Vamos lá por o Google+ a bombar =)

    1. Avatar de BTriggs
      BTriggs

      Desculpa Sérgio mas podias enviar-me um convite?… Gostava muito de criar a minha conta. Acho que o G+ tem tudo para dar certo.

      O meu e-mail é brunotrigo@gmail.com

      Obrigado!

      1. Avatar de Sérgio Pontes

        Acabadinho de enviar =)

        Abraço

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      olá ainda tens um convite que me possas arranjar para o google +?
      se sim envia por favor para ricardogermano76@gmail.com

      thanks

      1. Avatar de Sérgio Pontes

        Boas,

        Acabei de enviar

        Abraço

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          MUITO OBRIGADO Sérgio! já estou a criar a minha conta 🙂

  42. Avatar de Daniel
    Daniel

    Google+ vai ser um golpe a tudo:

    Facebook, como rede social mais inovadora.
    Skype, armaram-se em espertos e puseram as mensagens de grupo a pagar? tumba, a microsoft já levou
    Apple, que no ios5 apostou no Twitter como rede social predefinida
    Twitter também pode levar uma queda

    Falta ainda vir a versão com empresas do Google+

    Mas considero que a maior vantagem de todas do google+, é podermos ter uma “conta faz tudo”. Rede Social, pesquisas na net, e-mail, mapas, blogs, sites, docs, etc. etc.

    1. Avatar de Sérgio Pontes

      E tens uma vantagem, com os circulos, partilhas exactamente com quem queres…

      Para uns partilhas umas coisas, para os outros teus contactos partilhas outras coisas…

      E isto é impossível no facebook, ou partilhas para todos os que tens nos contactos ou não partilhas

      Portanto

      +1 para o Google =)

  43. Avatar de Filipe
    Filipe

    Gostaria imenso de experimentar o google+, agradeço quem me enviar um convite :/

    badaloucas@gmail.com

    Viva a Google =)

    1. Avatar de Sérgio Pontes

      Também enviei para ti =)

      Abraço

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Muito obrigado 😉

  44. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    será que alguém me poderia arranjar um convite para o google +?
    enviem por favor para ricardogermano76@gmail.com

  45. Avatar de helder silva
    helder silva

    Olá

    Gostaria de receber um convite para o google +.

    Grato a quem poder enviar.

    1. Avatar de helder silva
      helder silva

      o endereço é eruderu74@gmail.com.

      Obrigado.

      1. Avatar de Sérgio Pontes
  46. Avatar de helder silva
    helder silva

    recebido. Sérgio Pontes, Obrigado.

  47. Avatar de Carlos Lopes
    Carlos Lopes

    Se alguém poder enviar convite para o google+, agradecia???
    enviar convite para carloslopes27@gmail.com

    1. Avatar de nuno v.
  48. Avatar de abcraveiro
    abcraveiro

    Gostaria muito de receber um convite para o Google+.
    O endereço é abcraveiro@gmail.com.
    Obrigado.

  49. Avatar de nuno v.
    nuno v.

    enviado! mas não cries muitas expectativas…

    abraço!

  50. Avatar de Toranja
    Toranja

    se possivel arranjar uma convite para o Google+ agradeço
    o e-mail é toranjinha@gmail,com
    obrigados.

  51. Avatar de BM
    BM

    boas e possível arranjar um convite para Google+ obrigado

    TSUNAMIB1982@gmail.com

  52. Avatar de João Batista
    João Batista

    Boa noite,

    O google + so aceita utilizadores maiores de 18 anos ?

  53. Avatar de Diogo Sousa

    Malta deixo aqui uma dúvida…
    Alguem sabe se é possivel de alguma forma publicar automaticamente os posts que faço no meu blog, directamente na minha stream?
    Faço isso com o LinkedIn mas não sei se com o Google+ é possivel algo do género!

    Cumps e agradecimentos adiantados! 🙂