Rússia aplica multa à Google superior à riqueza gerada em todos os países do planeta

73 Comentários

O cenário das grandes empresas tecnológicas na Rússia não tem sido simples. Desde que a invasão da Ucrânia aconteceu que têm existido tentativas de controlo e a Google tem sido uma das vítimas. Com um problema a crescer, a gigante das pesquisas recebeu agora uma multa que atinge um valor nunca visto. Falamos de mais do que todo o PIB do planeta.

Google Rússia multa YouTube

Multa de 1,9 deciliões de euros na Rússia

A tensão entre a Rússia e os gigantes tecnológicos atingiu uma nova dimensão. Um caso a acontecer na Rússia traz uma multa histórica à Google por bloquear vários canais russos no YouTube. Consequentemente, a multa é mais de 20 vezes superior às estimativas de riqueza mundial.

Um tribunal na Rússia multou a Google em 2 undeciliões de rublos, o equivalente a 1,9 deciliões de euros por bloquear os canais de televisão estatais russos no YouTube. Este número, escrito por extenso é composto por 33 zeros. Esta multa é surpreendente, por ser mais de 20 vezes superior às estimativas de riqueza mundial.

Isto acontece após a plataforma do YouTube ter bloqueado o acesso a canais de TV apoiados pela Rússia, como a RT, Sputnik e Rossiya 24. Os reguladores acusam a Google de violar a lei do país sobre a censura de conteúdos na Internet. O lucro bruto da empresa-mãe da Google, a Alphabet, no ano passado, foi de apenas 306 mil milhões de dólares.

Google Rússia multa YouTube

YouTube é a razão do problema da Google

Os especialistas afirmam ser improvável que a Google pague esta penalização. Caso a multa não seja paga, continuará a ser imposta uma multa adicional de mil dólares por dia. Estas penalidades adicionais duplicarão semanalmente. Além disso, se não for pago no prazo de 9 meses, a coima aumentará ainda mais.

A Google reconheceu que encontrou problemas jurídicos na Rússia. Mas revelou não acreditar que estes tivessem um impacto significativo. A empresa bloqueou os canais russos, afirmando que estava a cumprir as sanções ocidentais devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Rússia também está a aumentar a pressão sobre a Google, com as agências governamentais a indicarem que estão a analisar mais casos. Certamente que as multas a aplicar não vão atingir valores astronómicos como este agora, mas provavelmente vão tentar marcar uma posição para o futuro, como agora aconteceu.

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Aqui o único problema é a abertura de uma porta, eu não pago!

    E não vai pagar como é óbvio.
    Mas depois abre se precedentes, se a Google não pagou porque eu vou pagar??

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Eles querem uma desculpa para banir todos os serviços Google pois já tem os seus (Yandex).

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Uma multa nunca pode ser sequer a totalidade do lucro de uma empresa, quanto mais o valor da riqueza global. A Google vai contestar isso nos tribunais, se bem que lá a justiça está completamente capturada pelo poder político. O que deve acontecer é a Google sair do mercado russo de vez.

      1. Avatar de Jonny
        Jonny

        O problema para a Google quando entrou no mercado russo, e forçosamente deve ter aceite cartas condições, como as tem de aceitar empresas europeias quando querem operar na economia norte americana, e as leis ás quais a Google aceitou no mercado russo foram as leis russas.

        1. Avatar de José Gonçlaves
          José Gonçlaves

          Leis do teu amigo Pudim

          1. Avatar de Jose
            Jose

            sem dúvida

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sinceramente acha que uma decisão de um Tribunal Russo nas atuais circunstancias tem alguma coisa de validade? Acha que os Tribunias na Russia sãi imparciais e justos? Acha que não estão ao serviço do poder atualmente instalado personificado no Putin? Se um Tribunal na Serra Leoa ou no Djibuti tiver a mesma decisão acha que é algo para se levar a serio?

      1. Avatar de Jonny
        Jonny

        É a lei do mais forte????
        Então afinal o Putin sempre tinha razão…..uma lei é lei se for ocidental, se for de outro país ou países já não é para respeitar???

        1. Avatar de José Gonçlaves
          José Gonçlaves

          Mais um pzp, camarão se defende pudim, eis uma boa forma de se mudar para lá

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Não é a lei do mais forte , é simplesmente a lei da credibilidade , da justiça , dos direitos humanos. Que credibilidade tem um tribunal de um pais que quer subjugar outro á força para ser um fantoche seu? Que credibilidade tem um tribunal de um pais que invade outro e mata inocentes para fazer valer a sua vontade? Acha que a Ucrania não tem o direito de seguir o seu caminho? Acha que foi a Ucrania que invadiu a Russia para subjugar o pais á sua vontade? Tem os seus valores todos ao contrario do que é num Pais democratico. Talvez fosse melhor ir passar uma temporada grande lá para os lados da Russia ou Coreia do Norte e já não vinha a pensar assim de certeza. Ponha se nos sapatos das familias Russas que perderam filhos , irmaos e pais por causa de um imbecil que ganhou uma birra de Pedro ou Catarina e quer ficar na História nem que seja pelas piores razoes.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Os accionistas da Google devem estar a rir como eu estou agora

      3. Avatar de Eminem
        Eminem

        Se tribunais russos são ou não imparciais ou justos, isso não sabemos… agora, aqui em Portugal, sim, sabemos que os tribunais são parciais e injustos.
        Se há alguma dúvida, pergunta aos imigrantes.

    4. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      Acha mesmo que nos dias de hoje, alguma empresa “não Russa”, vai pagar uma multa aplicada por um Tribunal Russo?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Se o Estado ameaçar que ou pagam ou levam com armas nucleares em todas as instalações deles espalhadas pelo planeta… provavelmente terão de pagar ou deixar de existir, deixar de existir juntamente com os Russos todos depois que receberem de volta os mísseis nucleares que serão tantos que não haverá S400/ S500 e similares em quantidade suficiente para os abater a todos.

        1. Avatar de CalaSuaBoca
          CalaSuaBoca

          Vc deve estar louco meu filho

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Completamente

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Credo , mas que confusao vai nessa cabeça…

        3. Avatar de Leonel matos
          Leonel matos

          Ó João ptt tens de largar essa maconha. Esse teu comentário é o cúmulo da estupidez. É impossível que tu acredites em algo do que escreveste

          1. Avatar de Jose
      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Seguramente são melhores que os tribunais russos ou norte coreanos. E os imigrantes teem bom remédio , se não gostam dos de cá podem ir para um sítio que sejam melhores. Mas olhe que pelo número dos que cá estão não devem achar assim tão mau.

        1. Avatar de Eminem
          Eminem

          Outro Ventura que não sabe nada do que se passa em Portugal. Imigrantes só querem BI português, desejosos de fugirem daqui. Portugueses são um dos que mais emigram neste mundo, fiquei de boca aberta quando soube que até no Líbano havia portugueses, mas a hipocrisia continua a reinar por aqui. Se não tivessem na união europeia, nenhum estrangeiro estaria aqui.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Quando não há argumentos vem sempre a história do Ventura. E a afirmaçao que fez só vem confirmar o que eu disse. Se os imigrantes só cá vêem pelo BI Português é porque têem sempre bom remedio de ir para um sitio melhor , já que estão assim tão desejosos. E sim , há Portugueses por todo o planeta , vejá lá que até há um na estaçao cientifica do Polo Norte , até admira como não sabia isso. E a afirmaçao que faz sobre se não estivessemos na União Europeia nao tinhamos cá nenhum estrangeiro é falsa. Desde sempre que tivemos por cá os que chama de estrangeiros , a diferença é que antes da União Europeia não eram exercitos de entregadores de comida nem de transporte que nada vêem acrescentar ao Pais.

  2. Avatar de Uddu
    Uddu

    Isto é só o principio.
    Não esquecer que tanto os EUA como a Europa roubaram Biliões á Russia para financiar um regime nazi… E adivinhem quem vai ter de pagar? Não vai ser Ursula “nazi lover” den Lyen.

    1. Avatar de Virtuacool
      Virtuacool

      O princípio do fim… da Rússia.

      A longo prazo.

      A Rússia, ou se reinventa ou tem os dias contados.

      As fontes de riqueza da Rússia estão a ficar obsoletas (petróleo e gaz) e o que vemos são os últimos suspiros de um país a dar as últimas.

      1. Avatar de João-Sousa
        João-Sousa

        Meu caro, a Rússia é hoje em dia uma nação poderosa, mas pobre.
        No futuro será ainda mais poderosa e ainda mais pobre.

      2. Avatar de Jonny
        Jonny

        É o que pensa com os nervos… hahahahaha.
        Lembre se de que o mundo ocidental já é contestado internamente….para mim somos explorados por parasitas que pretendem ser ” democráticos” .
        Pior ainda, querem fazer crer de que a democracia que é uma ilusão e nunca existiu realmente é uma coisa boa….e chamam dos outros de regimes totalitários…. Santa hipocrisia

        1. Avatar de Zé+Manuel
          Zé+Manuel

          Olhe que não camarada, olhe que não.
          Coitado.

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Completamente

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Fontes: As vozes na minha cabeça!

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Agora fiquei curioso com a sua afirmaçao. A Europa e os EUA roubaram biliões á Russia para financiar um regime nazi. Penso que não seja no periodo histórico que antecedeu e posterior á segunda guerra mundial. Será que anda a ver muito o jornal do avante ou a ver a televisão central da coreia? É que esse discurso cheira a Lavrov e Putin a dizer que a Ucrania é um antro de nazis. Como não lhes dá jeito a Ucrania ser um Pais livre e democratico deu lhes para isso. A Bielorussia , a China , a Coreia da Norte e outros patifes mundiais que ai andam esses não são Nazis , são a pureza da democracia , liberdade e direitos humanos. Em tempos alguém disse é facil ser se comunista em liberdade , mas não é facil ser livre em comunismo.

      1. Avatar de João
        João

        Sim, a China, a Coreia do Norte e a Rússia.
        Esquecer a Arábia Saudita, é apenas lapso? É que anda uma ditadura a comprar toda a moral ocidental e ninguém pia sobre a mesma.
        Nazis são os que querem a Ucrânia, apenas para lá instalar armas. Não fossem estes nazis e a guerra nunca teria começado.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Voçê falou em nazis. A Arabia Saudita parece me ser no campo de bárbaros do tempo moderno presos num livro com disparates e mentalidade distorcida. Mantenha o foco , mas se quiser falar da Arabia podemos , mas mantenha o foco quando coloca a questao em nazis. E das armas então vamos lá , o que chama a um Pais que quer a Bielorussia e a Georgia para lá por armas? É o quê? E bases militares ativas na Armenia , Abecásia , Ossetia do Sul , Tadjiquistão , Transnístria , Quirguistão , Síria , Cazaquistão é o quê? Para por flores com certeza. Já para não falar das seis bases em construçao em Africa , que desgraçadamente uma delas vai ser em Moçambique , esse belo Pais que se entregou á Commonwealth e faz parte tambem da CPLP. É para quê? Diga lá para percebermos esse argumento de instalaçao de armas na Ucrania.

          1. Avatar de João
            João

            O caro anda mesmo distraído.
            O que chamo ao objetivo da Rússia em ter armas noutros países?
            Chamo exatamente o mesmo nome, pelo qual chamo quando são o EUA a fazer. Ou a sua pesquisa no Google não devolve esses resultados?
            Será que consegue pesquisar em quantos países os EUA/Nato têm armas instaladas? Pode colocar aqui também?
            Para cúmulo das coisas, queriam fazê-lo na fronteira da Rússia. Como se a China ou a Rússia tentassem instalar armas no México, os EUA iriam permitir…Iriam respeitar a independência do México, lol.
            África?? Que quer o caro a África? Roubá-los mais? Algum dia o Ocidente quis mesmo resolver o problema? Se lá existisse estabilidade, acabava mama de se ir lá roubar os recursos.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Eu não responderia melhor, os camaradas são uns acėfalos pela doutrina comunista

    4. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      Uddu roubar de nazis para dar a outros nazis como dizes aplica se o mesmo ditado ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão. Não achas

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Ai o Vodka! LOL

  4. Avatar de Lol
    Lol

    Se vendêssemos todo o planeta terra por 1.9 deciliões, os extra terrestres chamaram isso um “rip-off” ridículo…

  5. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    Isso não vai da em nada

  6. Avatar de OraBolas
    OraBolas

    Têm de ir buscar dinheiro a algum lado para apoiar a guerra

    1. Avatar de Tiago Ferreira
  7. Avatar de Velha Semente
    Velha Semente

    Agora vai a Google invadir a Rússia

  8. Avatar de MLopes
    MLopes

    interessante não ter bloqueado os canais israelitas com a invasão da plestina e do líbano e do genocídio na palestina…
    (isto não legitima a invasão da ucrânia pela rússia)

    1. Avatar de kolas
      kolas

      Isso é um bocado off topic, mas já agora, e sem deixar de condenar Israel pelas atrocidades, em que estavam a pensar os “cabecilhas” do ataque a Israel o ano passado? A sério que pensavam que eles iam ficar quietos? A sério que não mediram as consequências do rapto de cidadãos israelitas em solo israelita? A sério que não viram que Israel ia aproveitar essa ofensa para arrasar com aquilo tudo que acham que põe Israel em perigo? a sério….?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Os Russos queriam distrair os EUA da guerra da Rússia com a Ucrânia, e conseguiram precisamente isso, do ponto de vista Russo o ataque a Israel foi um sucesso gigantesco, e até o primeiro ministro de Israel que estava à beira de ser metido a andar do cargo com tantos protestos contra ele, também beneficiou do ataque… ainda lá continua no seu cargo.

    2. Avatar de Perfectly Balanced
      Perfectly Balanced

      Não tem nada de interessante, o bloqueio dos canais russos não partiu da iniciativa da Google mas sim da aplicação das sanções americanas a empresas russas, o mesmo nunca ocorreu com Israel.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Nao penso que seja nada comparavel uma situaçao com a outra. Para já nao foi a Ucrania a invadir a Russia , nem intençoes disso tinha , a Ucrania apenas quer seguir o seu caminho e em livre escolha , o azar que teve foi que a Russia quer que a Ucrania viva na democracia e liberdade igual á da Bielorussia e da Coreia do Norte. E , condenando veementemente todo o genocidio que se passa neste momento na Palestina , nao foi Israel que entrou dentro da Palestina e assassinou 1200 pessoas indefesas. Sao coisas bem diferentes.

      1. Avatar de Jaime
        Jaime

        Não foi? Depende.
        O caro começou a ver o filme a partir do dia 7 de outubro?
        Pois, há quem já ande aqui há muito tempo e saiba que aquelas duas partes já se matam mutuamente, há muitos e muitos anos. Quem tem razão? Também não sei ao certo, mas gabo o vosso poder de justiça. Esta malta agora percebe de tudo e só eles sabem quem tem ou não razão.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Não Carissimo , nao vejo o filme so a partir de dia 7 de outubro. Mas o filme que foi mostrado dia 7 de outubro foi a entrada em territorio Israelita de uma chusma de assassinos que limparam a vida de 1200 pessoas , não foi ao contrario. E para trás sei bem o que ja houve , israelitas a matar palestinos , palestinos a matar israelitas até ao confim dos tempos. E aquela triste historia é como a das familias desavindas , estão zangadas mas já nem se sabe quem atirou a primeira pedra de há tento tempo que há zanga , mas alguém tem de parar , e ninguém quer ser o primeiro. Uma coisa é certa , condeno veementemente os ataques que foram feitos a 7 de outubro , mas também condeno os ataques que ja mataram 42000 Palestinos que estão no meio de uma guerra sem opder sair dela. Pense que podia lá estar no meio com a sua famiia em vez de estar aqui num teclado confortavelmente a gabar o nosso poder de justiça.

  9. Avatar de trolha33
    trolha33

    “Os especialistas afirmam ser improvável que a Google pague esta penalização. Caso a multa não seja paga, continuará a ser imposta uma multa adicional de mil dólares por dia. Estas penalidades adicionais duplicarão semanalmente. Além disso, se não for pago no prazo de 9 meses, a coima aumentará ainda mais.”

    Este parágrafo é um excerto tirado dum livro de comédia.

    1. Avatar de João Almeida
      João Almeida

      Esta decisão dos tribunais russos é só mais uma decisão de opressão sobre o povo russo, pois nem estão à espera que paguem a multa, esperam, isso sim, que a Google saia do país e assim, os russos ficarem mais ainda nas trevas.

      1. Avatar de Jonny
        Jonny

        E tu julgas te um iluminado????
        Olha bem os roubos descarados que houveram está a haver e haverá na tua” iluminada” democracia capitalista que explora até ao tutano…… é criminoso os escândalos bancários que voltam a se repetir constantemente, nesse teu mundo democrático perfeito.

      2. Avatar de Jonny
        Jonny

        E digo te mais, mas se calhar também já se apercebeu disso.
        Quando o tio Sam quer intervir nos acontecimentos, são não o fazem militarmente ( sim, porque a França que é um aliado, ficava feio invadir a França) mas lá arranjaram umas leis para entalar e sacar multas astronómicas á economia francesa, feitas por medida e na hora.

    2. Avatar de Eminem
      Eminem

      Trolha33, qual é o problema neste parágrafo? O que é que o senhor não entendeu? É excerto porquê?

  10. Avatar de Macid
    Macid

    A Rússia é uma carta fora do baralho a justiça na Rússia é igual a Venezuela uma ditadura sem procedentes como acureia do norte Israel e afins

    1. Avatar de kolas
      kolas

      não será precedentes…?

    2. Avatar de kolas
      kolas

      e “acureia” e tal… e pontuação nisso?

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Macid , diga me por favor que a sua lingua nativa não é o Português. Terá todo o meu respeito e admiraçao e louvo o esforço em tentar comunicar na Lingua Portuguesa , tomara muitos o tentassem. Se a sua lingua nativa for o Português , se tiver nascido em Portugal , e vivido sempre em Portugal ,peço-lhe por favor que antes de colocar seja o que for proceda á correcçao dos textos que desejar publicar.

    4. Avatar de Eminem
      Eminem

      Pergunta imigrantes o que acham da justiça portuguesa… e eles não especulam como tu, vivem-na

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não preciso de perguntar meu caro. Eu vivo a , sou Portugues e por cá vivo. E digo lhe , prefiro um milhão de vezes a justiça Portuguesa com tudo o que possa ter de mal do que a atual justiça Russa se é que existe. E os imigrantes se não gostam podem seguir para outro lado.

  11. Avatar de Filpe Pinto
    Filpe Pinto

    LOL…aquilo na Russia parece uma comédia de mau gosto…

  12. Avatar de Ricardo Ramos
    Ricardo Ramos

    É apenas o desespero de um país que está condenado pelo que fez porque para manter a guerra necessita dinheiro que não tem entrado quanto eles queriam, gente completamente louca porque se não fizerem o que o “anormal” do presidente diz ainda levam por tabela!

  13. Avatar de Manuel Araújo
    Manuel Araújo

    A esmagadora maioria dos comentários que se aparecem por aqui são de quem está contaminado pela desinformação do jardim do Borrell. Se lessem os textos do Brzezinski e do Wolfowitz que definiram a geoestratégica dos EUA em vigor, saberiam que consideravam as grandes ameaças para a hegemonia dos EUA, o mundo comnadado por regras por eles imposta a subverter o direito internacional, eram a UE e a China. O Brzezinski catalogava o risco da China se aliar à Russia e ao Irão. A UE era um dos alvos dos dois, e já foi alcançado. As sanções à Rússia colocaram a UE na completa dependência dos EUA que a conduz de rédea curta. A outra realidade é a Rússia, apesar das sanções estar em ascenção entre os dez países economicamente ma9is poderosos. Leiam a Blomberg, o Wall Street Journal e outros. Vejam os números do FMI e BM, em que entre os 10 mais poderosos do G7 só restam os EUA, em segundo lugar, o Japão no meio depois da Rússia, a Alemanha no último lugar e na porta de saída. Esta é a realidade que esta malta que faz comentários não lê, nem sabe. O anafalbetismo ainda é maior quando a realidade é actualmente os BRICS serem 35% do PIB mundial contra os 30% do G7, novamente números FMI e BM. Pior ainda entrando em linha com os défices, as dividas, públicas e privadas, dos paises do G7 são incomensuravelmente maiores que a dos BRICS, o que mais os fragiliza.
    Claro que a idiotice e a estupidez tem sempre caminho aberto, como escreveu Musil no Homem sem Qualidades, «se a estupidez não fosse tão paraecida com a inteligência, o progresso, o conhecimento, ningué quereria ser estúpido». O problema é realmente esse.

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    Hahahahahahahahaha as leis são deles não do mundo. Ficam com as leis deles e a Google salta fora da RU. Simples.

    1. Avatar de Jonny
      Jonny

      O problema é que grande parte das comunicações são feitas por cabos submarinos……e todas as tecnológicas e outros ( o exército yankee para fazer as suas guerras, mesmo mandatando outros para fazer o trabalho sujo) dependem desses cabos

  15. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Ó Johnny não te esqueças que a Europa também já arrastou ou EUA para a sua guerra. Ou pensas que a guerra da Jugoslávia interessou algo aos EUA. Quem arrastou os EUA para essa guerra fomos nós europeus andamos 2 anos a convencer os EUA e só quando eles concordaram em ajudar é que a guerra começou. Além de que 85% das armas usadas eram de quem?

  16. Avatar de AI JASUS
    AI JASUS

    Ahahahahahahahahahahahahahah
    ” russia – vamos aplicar-lhes uma multa, sim isso e de quanto … bem pode ser o dinheiro DO MUNDO INTEIRO…”

  17. Avatar de Pudim
    Pudim

    Russia? Who cares? Fuck Russia!

  18. Avatar de Chaves
    Chaves

    Se a riqueza do mundo não chega, isto é o pudim a querer açambarcar a riqueza do universo

  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tantos comentários e apenas o comentário de Manuel Araújo é lúcido, o resto sao apenas desejos e achismos! Já agora existe alguma sanção a Israel? Ou eles podem matar civis? Em muito menos tempo, já morreram mais civis na palestina do que na Ucrânia!! Quantas bases militares dos EUA existem no mundo? E quantas existem da Russia? Quem afinal quer controlar os outros países? É apenas a Rússia?? Outro detalhe para os tugas, o custo de vida é mais elevado em Lisboa do que em Moscovo, incrível não é? Moscovo não me interessa para nada, mas com tantas sanções e tem melhor nível vida que Lisboa…. é caso para pensar!! Falar da casa dos outros é tão fácil, OLIVENÇA, então é nossa e não fazemos nada???? Valentões!!! mas apenas a falar da casa dos outros….

  20. Avatar de JL
    JL

    Esqueçam lá isso. O Trump foi eleito. A Russia já nem se lembra.

  21. Avatar de Eminem
    Eminem

    Mais um retardado português… Trump é puto de Putin, ou seja pau mandado de Putin.
    O Biden é muito mais opositor ao Putin do que esse orange man de nome trump. Porquê é que os andré aventuras são tão básicos? Parece que não têm consciência.