Recorde: Google Chrome chega aos 31% de quota de mercado

64 Comentários

Firefox, IE e Edge afundam

O Google Chrome é cada vez mais o browser preferido dos utilizadores tendo no mês passado alcançado a marca de 31% de quota de mercado. Por outro lado o Firefox, IE e Edge têm vindo a cair segundo os dados agora revelados pela Net Applications.

chrome_7


Lançado há cerca de 7 anos, o Google Chrome cresceu cerca de 9,9 pontos percentuais nos últimos 12, o que significa um crescimento de 46% num ano. Por outro lado os seus rivais têm perdido quota de mercado. Segundo os dados, o Google Chrome chegou aos 31,12% de participação no mercado enquanto o IE da Microsoft caiu para os 50,9% (valor mais baixo desde que a Microsoft estrou no mercado dos browsers).

Curiosamente a utilização do EDGE, que vinha substituir o IE, é cada vez menor entre os utilizadores que usam o Windows 10.

edge-use-in-win10-100625333-large.idge

Outra decepção é o Firefox que perde duas décimas de um ponto percentual e cai para os 11,3% (o pior valor para a Mozilla desde 2005). Contas feitas, o Internet Explorer (todas as versões) mantem-se no primeiro lugar com 50,9% , o Chrome é segundo com 31.12% e o Firefox é o terceiro com 11.28%.

Não usa o Google Chrome? Qual a razão?

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KingDi
    KingDi

    Fak chrome!
    Firefox 42 (32-bit e 64-bit) já estão disponíveis!

    1. Avatar de dwz
      dwz

      mesmo, firefox para mim é muito melhor

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Já agora, porque é que consideram o FIrefox melhor que o Chrome?

        1. Avatar de Flávio
          Flávio

          O chrome consome demasiado recursos, só considero o chrome melhor para flash based content, para tudo o resto Firefox é superior.

        2. Avatar de Pizzi
          Pizzi

          Boas, na minha configuração (que não é nada de especial) o Firefox é mais rápido que os restantes. O rendering das páginas fica mais bonito que todos os outros.

        3. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          A aparência do browser ea extensão NoScript são as principais razões de preferir o Firefox.

          1. Avatar de Rogério
            Rogério

            Concordo, e prefiro o firefox com a opção Barra de menus que a interface limpa do chrome.
            prefiro a barra de pesquisa do firefox, o desempenho do firefox entre outras.

        4. Avatar de KingDi
          KingDi

          Uma das razoes é o consumo de memória. Apesar de já não andar muito a par da evolução do Chrome, duvido que isso tenha mudado muito. Daí não haver razões para mudar… talvez mude para o Microsoft Edge em 2016, se realmente for como prometem, principalmente com a vinda do suporte para extensões.

        5. Avatar de Carlos
          Carlos

          Melhor aspeto do texto em ecrãs HiDPI, não anda aos solavancos quando sobe e desce as páginas, não faz o PC gastar bateria que é um disparate, não manda todos os sites que se abrem para a Google…

        6. Avatar de kekes
          kekes

          Mais rápido, melhores addons, mais bateria.

        7. Avatar de Ricardo Praça
          Ricardo Praça

          1 – Consumo de recursos inferior. Os plugins que uso funcionam melhor no Firefox e aparentemente o scrolling é mais smooth.
          2 – As tabs são maiores que lhe dão um aspeto mais agradável e mais funcional para mim.
          3 – Como não tenho o Chrome a iniciar com o PC e a correr em segundo plano o Firefox é imensamente mais rápido a iniciar. Só tenho o Chrome por necessitar de o usar de vez em quando com o chromecast.

          Espero muito do Edge quando este tiver suporte para plugins porque é incrivelmente rápido.

        8. Avatar de Pedro
          Pedro

          Basicamente são haters, chrome muito superior só não vê que não quer

          1. Avatar de Ricardo Praça
            Ricardo Praça

            Deve ser isso…

          2. Avatar de Fernando
            Fernando

            Pedro O Google Spy http://bit.ly/1l59gSd e é sempre bom existir concorrência e nós temos que suportar essa concorrência por isso eu uso o Firefox e Tor e para pesquisa Bing e DuckDuckGo

      2. Avatar de Rogério
        Rogério

        Concordo! todos os computadores da minha casa utiliza o Firefox só meu Windows-Phone que não pq não tem firefox pra ele.

    2. Avatar de Mozillian
      Mozillian

      Obrigado por suportar o firefox

    3. Avatar de Pizzi
      Pizzi

      Já testaste o 64 bits? Opinião?

      1. Avatar de KingDi
        KingDi

        Já venho a testar desde que entrou novamente na fase beta, mas com ao lançamento da versão 42 (hoje), saiu da fase beta. E só posso dizer bem, e uma delas é que já não tenho quebras, em o Firefox deixava de funcionar quando tinha muitos separadores abertos, o que me ocorria com o de 32bits.

        1. Avatar de Pizzi
          Pizzi

          E há algum ganho de velocidade no 64 bits?

          1. Avatar de KingDi
            KingDi

            Eu noto alguma melhoria… sendo um sistema a 64 e apps a 64, por norma ganha-se sempre alguma coisa.

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Normalmente sim, eu também usei a versão beta, até à 40b (ou coisa assim).
            Na teoria o uso de memoria é mais eficiente e mais rápido nas instruções, apenas deixei de usar porque havia certos crashs no uso do Flash, agora com o html5 deverá estar impecável…

        2. Avatar de P
          P

          Ja saiu da fase beta?
          Onde e que se pode fazer o download do ficheiro original?

    4. Avatar de Pedro Pereira
      Pedro Pereira

      Onde é que posso fazer o download da versão x64 mesmo que em inglês? Eu andei a ver lá no site mas não dei com ela.

      Grato.

    5. Avatar de Rapaz de Azul
      Rapaz de Azul

      Firefox 42 mas versões estáveis?

      1. Avatar de KingDi
        KingDi

        Yeah, saiu da sua fase beta!

    6. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      Quem quiser experimentar a versão 43 (em que estamos a trabalhar agora) com a separação (opcional) dos separadores em processos, experimente o Firefox Developer Edition (codename aurora): https://www.mozilla.org/pt-PT/firefox/channel/#developer

  2. Avatar de Daniel M.
    Daniel M.

    O Edge foi lançado à pressa, mais valia terem esperado e apresentar algo estável, porque o browser encrava em algumas paginas, suponho que à custa de alguns javascript, ou às vezes fecha do nada. E com algumas funcionalidades que hoje em dia são consideradas indispensáveis e não existem no Edge, como guardar uma página offline e escolher onde guardo um download que vá fazer. É pena, porque em geral é mesmo mais rápido que os outros.

    1. Avatar de Fox
      Fox

      O que é um “Edge”?

  3. Avatar de Filipe Pereira
    Filipe Pereira

    A partir do momento em que o Edge suporte extensões e permita seleccionar a pasta onde se guardam os ficheiros descarregados deixo o Chrome.

    1. Avatar de kekes
      kekes

      Eu igual, até lá fico com o firefox.

    2. Avatar de Fox
      Fox

      Grande inovação “permita seleccionar a pasta onde se guardam os ficheiros”…
      Sempre a inovar!

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Quem disse que era inovação?

  4. Avatar de Johnny
    Johnny

    Não uso Google Chrome (excepto nos PC’s de terceiros que não permitam instalar Firefox) a razão e o motivo que me leva a tal são as politicas de privacidade abusivas por parte da Google e como a google é uma empresa gigantesca para eles vender dados ou recolher dados dos utilizadores sem a sua permissão é valioso para eles..

    Não me venham com tretas, ah e tal é mais rápido.. não.. o Google Chrome não é mais rápido, trata-se de gostos eu pessoalmente gosto do Mozilla pela sua simplicidade,rapidez e claro no que toca a privacidade é excelente, não é uma empresa tão grande como o Google Chrome.. e os seus interesses variam (imenso)

    Firefox é conhecido por quem quer zelar pela privacidade, não digo que não recolham dados isso todos recolhem no entanto é preciso ver quem colheita mais e sobre o que colheita..

    Eu confio mais no firefox que Chrome, e chrome não esta instalado no meu pc de forma alguma..

    Não me venham com tretas, é a minha opinião assim como todos vós tem a vossa, e não vou deixar de usar firefox ou mozilla só porque muitos querem ou achem que o Google Chrome é melhor.. porque para mim NÃO É.

    Mozilla4ever.

    1. Avatar de cryk
      cryk

      – P L A C E B O –

  5. Avatar de loghain0
    loghain0

    O Chrome é o mais rápido sem duvida, mas no mac sou obrigado a usar Safari devido à ganância de recursos e energia do Chrome

  6. Avatar de censo
    censo

    Até agora, só uso Edge. Não preciso de mais.

    1. Avatar de Fox
      Fox

      Ainda há pessoas a usar Ie. ¯\_(ツ)_/¯

  7. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Isto é como discutir o sexo dos anjos…. !!! Cada um usa o browser que melhor lhe serve.

  8. Avatar de luis
    luis

    É verdade que o chrome é um comilão de recursos, mas não consigo passar sem ele. É uma questão de gosto. O firefox é bastante bom e completo (ferramentas para developer, extensões, etc…). De vez em quando uso o safari, mas apenas porque poupo na bateria do mac e porque é mais rápido que o chrome.

  9. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    O chrome deixou de ser usado por cá depois de não usar o java… decerto que não serei o unico …

    1. Avatar de FabioL
      FabioL

      Decerto que não és mesmo o único +1

      1. Avatar de vasco
        vasco

        O problema é que os sites do governo que são muito pouco atualizados, porque precisam de concursos públicos para serem mantidos e criados, ainda usam o java. No meu trabalho mudamos do chrome para o Mozilla…. mas agora já nenhum tem java. Nós e outras pessoas que tinham que tinha ficheiros saft para submeter e outros ficheiros em outros sites ficamos às arranhas. Mas vá… ao fim de um mês atualizaram o site… AO FIM DE UM MÊS…e só atualizaram sites de projetos que ainda estão em vigor. Vai-se consultar um site de um projeto que já terminou(logo não vai haver custo na manutenção), mas cuja aprovação de documentos ainda está pendente… Um problema.

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu tenho boas specs, por isso não noto o Chrome pesado, mas sei que se tivesse hardware mais fraquinho ia notar.

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Podes não notar a “olho nu”, porque se calhar quando usas o chrome, não estás a usar mais nada que puxe pelo PC… mas sempre podes ver/comparar os recursos que gasta…

  11. Avatar de vitor
    vitor

    SeaMonkey é o MELHOR ( da Mozilla ).
    Os outros são Fraquinhos …… Chrome consome 2a 3 vezes mais RAM que os outros browsers

  12. Avatar de david.pt
    david.pt

    Mudei a cerca de 2 meses de chrome para firefox. Nos próximos tempos acho que não vou mudar

  13. Avatar de Hugo PT
    Hugo PT

    Boa noite,
    Eu tenho muito consideração pelos posts colocados neste forum, mas já é a segunda vez que colocam uma noticia parecida e deveriam averiguar a veracidade dos factos.
    O local que indica esta percentagem em nada está correto, o chrome há já muito tempo que é o browser mais utilizado, vejam as análises em sites mais isentos:
    http://www.w3schools.com/browsers/browsers_stats.asp
    http://gs.statcounter.com/

    Abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Como é óbvio o que dizes não faz o mínimo de sentido, se usares a cabeça facilmente sabes que grande parte dos computadores no mundo usam Windows e desses windows as pessoas não instalam o Google Chrome e usam o browser que o Windows traz, o Internet Explorer. Pensa antes de dizeres essas asneiras 😉

      1. Avatar de Prim
        Prim

        Isso é um fraco argumento contra os factos apresentados..

      2. Avatar de Jaquim
        Jaquim

        Por sua vez milhoes de telemoveis trazem o chrome instalado, e bate de longe o IE do windows … dai o chrome estar em 1. Antes de dizer asneiras é melhor pensar …

      3. Avatar de Hugo PT
        Hugo PT

        Bom dia Vitor M.
        Quase todas as pessoas que agora utilizam windows instalam logo outro browser. O IE já caiu em desuso há muito tempo e já vi diversos comentários que esse site de estatísticas é claramente tendencioso.
        Também basta pensar que há mais telemóveis do que pcs e o IE não é usado nesses dispositivos.
        Procura bem sobre a cota de mercado dos browsers e vais verificar que o chrome há muito que está há frente.
        Nota: na empresa que trabalho que faz sites temos o contador de visitas AWSTATS, e em todos os sites sem qualquer exceção o chrome é o browser mais utilizado.

        Abraço

  14. Avatar de Zaark
    Zaark

    Usei o Chrome basicamente desde que saiu – muitos “anos de casa”, portanto. Substituí o Firefox com ele quando este se estava a tornar impossível de usar no meu antigo laptop. Há cerca de 5 meses decidi mudar para Firefox e não pretendo voltar atrás. Sou sincero ao dizer que não sei o porquê disto, mas actualmente prefiro usar o FF ao Chrome.

  15. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Só não uso o Chrome no desktop porque não tem barra de menu clássica / “Menu Bar”
    E também não suporta aceleração de hardware em vídeo na minha placa gráfica já antiga ATI HD3870 ao contrario do Firefox

    De resto só tenho a apontar que no smartphone o Chrome é bem mais fluido e uso-o preferencialmente

  16. Avatar de Fernando
    Fernando

    Firefox para iOS vai estar disponível brevemente
    http://bit.ly/1l5qK14
    http://mzl.la/20prQ81

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    Firefox para iOS vai estar disponível brevemente
    https://twitter.com/firefox
    http://mzl.la/20prQ81

  18. Avatar de JS
    JS

    o Chrome ás vezes tem uns Bugs muito estranhos, por exemplo deixa de ser possivel escrever no browser apesar do teclado funcionar perfeitamente, ás vezes decide abrir duas janelas em vez de uma com 1 unico clique… coisas estranhas que não parecem ter nenhuma solução definitiva do que eu vi nos foruns da google mas sim várias possibilidades que todas no meu caso falharam em resolver o problema, faço Web Development por isso uso o Chrome na mesma mas prefiro o Firefox para uso diário, o flash do Chrome também não é tão bom como o do Firefox o que é estranho sendo que um vem com o Flash já pré-instalado e com um formato mais recente mas às vezes as coisas são assim, também não gosto do uso de RAM por parte do Google Chrome, é um abuso em máquinas menos potentes.

  19. Avatar de Duarte
    Duarte

    Só usa o Chrome quem não tem amor à bateria…