Portugal em 3D no Google Earth

37 Comentários

Se a Microsoft transformou algumas cidades portuguesas em autênticos postais vivos, o Google Earth oferece locais de Portugal em três dimensões.

Não são bem a mesma coisa mas é um avanço em termos tecnológicos na cartografia nacional. A concorrência tem destas coisas, é boa sem dúvida, nem ponho isso em causa, venham com mais oferta que cá estamos para divulgar.

Esta noticia, que pelo que li pela blogosfera, apareceu num telejornal nacional e destaca o que de muito bom se faz em Marvão, Vila portuguesa no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 645 habitantes. Pode então a poder ver-se uma versão virtual em 3D no Google Earth.

Para isso o utilizador deverá descarregar este ficheiro do GE que permite tal tecnologia. O pormenor é fantástico, podemos ter a percepção dos pormenores das fachadas, ruas, os monumentos e a geografia do local.

Não se esqueça de ligar a visualização dos edifícios em 3D para poder usufruir deste pedaço de Portugal apresentado em modo virtual.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kendimen

    Bem, parece-me que o próprio Google Earth se encarrega de tudo, a partir do momento que ligamos a visualização dos edifícios em 3D (sem necessidade de descarregar ficheiros à parte) Alguém me confirme ou desminta!

    1. Avatar de jose
      jose

      Não é uma freguesia lá do sítio mas um concelhoo lá do sítio, em bora não seja comparado com os grandes concelhos das grandes cidades…

  2. Avatar de Ricardo Almeida
    Ricardo Almeida

    Julgo que isto seja um projecto da freguesia ou da Câmara lá do sítio. Qualquer pessoa pode fazer um prédio em 3D e colocá-lo no Google Earth, embora isto já é uma freguesia inteira, o que é um projecto muito bom e com uma excelente qualidade.

    É diferente o que a Microsoft fez, foi um acordo com um Instituto que tinha as imagens.

    Mas não deixa de ser muito bom, agora fazer isto para cidades inteiras, isso é que era!!

  3. Avatar de joao
    joao

    @kendimen

    é vedade… comigo tambem nao foi necessario o ficheiro

  4. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    (bocejo)… estas picardias da Microsoft já tiveram mais piada…. agora já nem me dou ao trabalho de ir ver algumas das coisas que eles lançam… espero que seja útil a alguém.

  5. Avatar de Tiago S.
    Tiago S.

    já conheci mas era pelo site http://www.3dmarvao.com/

    Muito bom mesmo!agora falta k isto se estenda a outros pontos do país!

  6. Avatar de _Planax_
    _Planax_

    Não gostei nada do efeito. Não sei se é por usar Google Earth Linux mas parece que a cidade está a flutuar sobre o monte…

  7. Avatar de RwR
    RwR

    @_Planax_
    Aqui no Windows a mesma coisa… Está tudo a voar -_-

  8. Avatar de RwR
    RwR

    E até na imagem do PPlware se vê isso

  9. Avatar de RwR
    RwR

    E para quem não percebeu, aquele download não era para fazer aparecer a vila em 3D, era apenas para ir directamente para lá 😉

  10. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Qual concorrência??? A M$ digamos a coisa como ela é, pagou a alguém para receber de mão beijada o que já estava disponível no site do IGP, ficando os outros todos a chupar no dedo. Isto é um caso de policia.

  11. Avatar de António
    António

    Parece q está a voar porque no google earth marvão está coberto por nuvens…

  12. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Está engraçado, mas ainda um bocado arcaico…

  13. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Rodando o ângulo de visão, até se vê a povoação por baixo… lololol

  14. Avatar de Duarte Brito
    Duarte Brito

    Nao sei se já repararam mas o Colombo também está a 3D

  15. Avatar de Duarte Brito
    Duarte Brito

    Ah desculpem…..mas o estádio de alvalade também

  16. Avatar de Duarte Brito
    Duarte Brito

    Já agora…..Pavilhao atlantico também e mais alguns edificios ali no parque das nações

  17. Avatar de Nastase

    Podem achar que não está grande coisa, mas pelo menos é um começo e é de louvar! É tão raro Portugal ter alguma representação neste tipo de coisas que por muito pouco que seja, já não é nada mau!

    ————————————-
    http://www.revolucaodigital.net

  18. Avatar de fftd

    está porreiro…
    mas o realismo do virtual earth da microsof vista birds eye é impressionante…

  19. Avatar de Flavio
    Flavio

    É normal que eu não veja edificios nenhuns? Apenas vejo o relevo do terrreno…

  20. Avatar de Flavio
    Flavio

    Problema resolvido 🙂 tem que estar em directx e não opengl

  21. Avatar de R3volution
    R3volution

    Corrijam-me se estive enganado, mas isto foi tudo feito no sckechup e feitas fotos-match da aldeia… não é uma visualização de triangulações feitas por fotos de satélites…

  22. Avatar de Nuno Pedrosa
    Nuno Pedrosa

    Depois de iniciar a minha vida no mundo da informática à 23 anos atrás com um ZX-81 (poucos devem conhecer, ou talvez não) fico fascinado com a evolução da tecnologia de hoje em dia. E acompanho passo a passo. Este Google Earth é de se lhe tirar o chapéu. O vosso site é muito bom. Vejo-o diariamente aqui da Argélia. Continuem o bom trabalho.

  23. Avatar de Antonio Dourado

    Está bom mas, foi mal implantado.
    O modelo é o mesmo do site 3dmarvão.
    Se querem saber como se faz visitem o meu site em: http:adourado3d.googlepages.com/

  24. Avatar de carlos
    carlos

    Gosto muito do google earth mas ainda nao vi nada em 3D gostava de ver Obrigado

  25. Avatar de Hugo
    Hugo

    Boas! o que vocês estão a ver no Google não é feito por eles mas sim por uma empresa portuguesa, a 3dcities, e tem muito mais http://www.3dcities.com, e experimentem a ir ao youtube e escrever 3dmacau; também foi feito por a 3d. a qualidade do Marvão na plataforma da 3dcities é muito superior. http://www.3dmarvao.com. o Marvão está no ar porque a google não respeita as cotas
    Abraços

  26. Avatar de Renan
    Renan

    procure por ”Hotel Swan and Dolphin” … foi a unica coisa 3D que achei.

    o.O

  27. Avatar de Renan
    Renan

    fica na florida, orlando.

  28. Avatar de Renan
    Renan

    e tem a torre Eiffel tbm

  29. Avatar de Violeta
    Violeta

    Nao consigo ver em 3d!!!!

    Ajudem-me pf!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de miguel

      só se me deres o teu mail

  30. Avatar de john
    john

    nao consigo ver nada em 3d jah fiz de tudo q vcs possam imaginar, me avisem, meu google earth é o 5.0

  31. Avatar de ANDREIA
    ANDREIA

    esta muito fixe o site

    ………………

    ……………………….
    ……………………….
    ………………………..

    ……………………………

    ……………………………..
    …………………….
    …………………………. obrigado

  32. Avatar de renato
    renato

    a unica coiso k consigo ver em 3d e o monte…mais nd

  33. Avatar de joaquim pinto
    joaquim pinto

    gostava de ver corrigido o nome do sítio das ESCANCHINAS (este é o nome correto) (grafia certa e não a que aparece no google earth e google maps (escanxinhas -esta grafia é errada) . Grato pela atenção , fico a aguardar pela vossa correcção. Joaquim Pinto – Presidente da Junta de Freguesia de Almancil onde fica o referido topónimo de localidade. Obrigado