Novo Nexus 7 com problemas de GPS

43 Comentários

O mais recente tablet da Google, o Nexus, foi lançado há menos de 1 mês. Os utilizadores começaram agora a usá-lo e a descobrir tudo o que ele tem para oferecer de novo.

Mas pelos que alguns utilizadores estão agora a reportar, o novo Nexus está a apresentar problemas com o GPS, o que o impede de ser usado de forma plena.

nexus_7

Os problemas reportados pelos utilizadores descrevem problemas com o GPS deste tablet, impedindo-o de usar este sistema ao fim de algum tempo.

As primeiras queixas foram reportadas num fórum de suporte da Google e dão conta de que o GPS funciona de forma normal até num determinado momento deixa de ter sinal e não volta a funcionar correctamente.

A solução adoptada pelos utilizadores para contornar este problema passa pelo desligar do equipamento e só assim ele recupera, depois de ligado.

As queixas foram-se acumulando, estando já fora desse fórum e tendo-se alargado a outros fóruns da especialidade, tal como o XDA ou o Android Police. Em todas as queixas os sintomas apresentados são similares.

O comportamento que todos os utilizadores estão a reclamar é um funcionamento normal até que ao fim de 20/30 minutos o problema se manifesta, ficando o GPS do Nexus sem qualquer sinal, passando a procurar novo sinal, sem qualquer sucesso.

Após o reiniciar do equipamento tudo volta ao normal, mas passado novamente o tempo médio o problema volta a manifestar-se.

A Google já respondeu num desses fóruns a indicar que reconhecia o problema e que estaria já a trabalhar no sentido de o identificar e resolver.

Espera-se para breve uma actualização da versão do Android que equipa o Nexus e que irá resolver o problema do GPS.

A demora da descoberta deste problema pode estar relacionada com o facto de os tablets não serem equipamentos normalmente usados para a navegação GPS, ao contrário dos smartphones, o que levou a que um menor número de utilizadores tenha detectado o problema.

Apesar de ser um equipamento ainda muito novo e com muito para ser descoberto, esta falha pode condicionar as primeiras vendas do novo Nexus 7.

É importante que a Google resolva depressa o problema e que liberte a actualização para resolver este problema, o que deverá acontecer nos próximos dias, assumindo que o problema é de software e não de hardware.

Homepage: Nexus 7

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MigM.
    MigM.

    Mas isso das coisas funcionarem agora e deixarem de funcionar depois é uma característica nativa do sistema Android. 😀

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ainda nem um mês tem, e…

      – problema do GPS

      – problemas que deu para aparecerem as factory images e ser possível compilar o android para ele

      – ainda não chegou a muitos países, entre os quais, Portugal, que claro, para os outros países da UE, está tudo bem, mas os euros do portugueses não valem tanto…

      1. Avatar de Diogo R.
        Diogo R.

        concordo com os 2 primeiro tópicos, ocm o ultimo é só colocares-te na pele de um exportador e perceberás. Para quê colocar um pais com problemas económicos na lista das primeiras distribuições para a europa? apenas terão prejuízo.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      PS: O meu telemóvel, por exemplo:

      – quando o ponho a carregar, o touch não funciona

      – fica lento de vez em quando, não se sabe porquê

      – a partir do 4.2, o bluetooth deixou de dar no meu carro, tenho de ficar no 4.1 (o meu carro é compatível com tudo, nokias s40, s60, windows phone, blackberry, iphone…)

      – o encaixe micro USB perdeu a força, e andava sempre a dar sinal que estava a carregar (e a ligar o ecrã para isso, logo, perdia a carga num instante, garantia durante três semanas… e veio formatado, não sei porquê…

      – o pior de tudo, o que deu muito prejuízo, perdi VÁRIAS noites de sono, porque o carregador da samsung faz um ruído muito agudo, que só se consegue ouvir em silêncio total, não fazia ideia de onde vinha o barulho, pensava que era do condomínio, até começar a escutar todos os meus aparelhos e carregadores do meu quarto.

      Agora… que telemóvel é?

      Samsung… Galaxy… Nexus!

      Da grande Samsung, e da grande Google!

      Destas marcas, nem um porta chaves!

      1. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        Eu também tenho um Liquid Gallant Duo, da Acer, e neste momento vai ter que ser enviado para a garantia, mas não pelo Android: a porta micro-USB só permite carregamento, a carcaça da bateria está-se a partir (a bateria já tem uma forma tão côncava que começa a empurrar a capa traseira),… Mas lá está, quando o comprei sabia que era um telemóvel “low cost”, tenho que estar sujeito a estas coisas se não quero gastar muito!

        Mas quanto ao Android, está atualizado, o touch funciona lindamente, super fluido, enfim.. ou também tens problemas de hardware ou instalaste algo que não devias e agora estás a pagar por isso!

        Quanto ao carregador, é um mecanismo de segurança, que procura impedir que o deixes ligado a uma tomada sem que tenhas o telemóvel conectado. Simples: acabas de carregar, desligas o carregador da tomada, assim não há mais barulhos e até poupas alguma coisinha na conta da electricidade! 😉

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não, não instalei nada de especial onde mau, a ROM é a oficial.

          1. Avatar de André Meireles
            André Meireles

            Então cheira-me que seja o mesmo que eu, problemas de hardware.. Claro que tens razão em te queixares, apenas acho que não o deverias fazer diretamente no SO, mas antes no fabricante do telemóvel! 😉

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Faço no fabricante do telemóvel pelas razões ligadas com o HW.

            Faço no fabricante do SO, por causa do Bluetooth, que não é problema de hardware, já que os outros telemóveis/tablets têm o mesmo problema.

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          André Meireles…

          Mas que dispositivo?

          O carregador faz o barulho, quer esteja a carregar, quer não!

          E é o único carregador na casa que faz aquele barulho!

          Não é nada “poupança”, é mau desenho! Agora fazer um barulho irritante que não deixa ninguém com menos de 50 anos dormir, é uma feature?

      2. Avatar de Miguel Ribeiro

        Tive um desse (Galaxy Nexus), e até me ser roubado, nunca tive qualquer problema.
        Quanto a este novo Nexus 7, realmente já chega! É o touch, é o teclado, é o GPS… será que há alguma coisa nele que funciona?
        É um quanto estranho que este tipo de problemas passe despercebido antes do lançamento, e depois sejam descobertos em massa.

      3. Avatar de luis
        luis

        Os bug”s android…….

        Tive um experia u, que quando o atualizei para o 4.0, o wifi simplesmente bloqueava ao fim de algun minutos, so resolvia o problema reiniciando o telemovel…
        Ficou com um lag terrivel em qualquer coisa que envolvesse o uso de internet…
        A sony nao deu qualquer tipo de suporte para estes bug”s…
        Ao fim de alguns anos com android e varios equipamentos (telemovel/tablet) mudei para a marca da “maça” e…….maravilha!!!!!!!Qualidade!!!!!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Pois é verdade. Não sou fã da Apple, mas o Xperia que tive e um outro tablet Andoid levou-me a experimentar um produto da maçã. Pode na verdade ter specs diferentes, mas hoje em dia já não quero outra coisa. A minha esposa não queria um iPad porque era caro e pelas razões que muitos aqui criticam, mas só usa o Adroid se não tiver o outro à mão.

          1. Avatar de JG
            JG

            Eu tb mas optei por wp8 e maravilha, não podia ter smartphone mais fiável e rápido.

      4. Avatar de DEVAXTATOR
        DEVAXTATOR

        @nelson sr. nelson vou responder ao seu comentario visto nao o fazer muitas vezes apesar de ser um regular visitante deste site.
        tenho TUDO samsung TUDO so nao tenho roupa porque a mesma nao a fabrica desde aspirador robot telemovel tablet galaxy s2 tvs dvds.. nunca me deu problemas nunca.
        acho que deveria tentar ver uma rom nao oficial tenho muitos amigos com esse device que alias fui eu que recomendei e nunca se queixaram até pelo contrario até estao sempre a dizer bem do mesmo.
        mas estes são so os meus “two cents”

        1. Avatar de MigM
          MigM

          Isso é o mesmo que eu comprar um carro e depois chego a casa e tenho de trocar a parte electrica toda porque a do fabricante não presta!!
          Se calhar o melhor mesmo é não comprar o carro desse fabricante…
          Isso das ROMs é uma treta, uma balela pegada. Serve apenas para reforçar que Android é uma coisa fixe para brincar mas nada mais que isso.
          Tenho 4 aparelhos Android em casa, um tem uma ROM não oficial. O mais parvo nisto tudo é que os Androidanos sentem-se orgulhosos por mudarem as ROM, flashar…
          Eu gosto de uma coisa que compro, ligo e que funciona sem ter de me armar em técnico.

        2. Avatar de JG
          JG

          Cada um é fã daquilo que quiser, eu já tive Samsung e experimentei outras marcas e fiquei com aversão à Samsung, mas ainda bem que ha várias marcas e cada gosta da que gostar, é importante respeitar as opiniões e os gostos dos outros.

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          Amigo, tenho a ROM oficial, de fabrica!

          Vai dizer que osmproblemqs do carregador, sao da ROM?

          E do Bluetooth?

          Estarei eu a inventar?

          http://code.google.com/p/android/issues/detail?id=39753

          1. Avatar de André Meireles
            André Meireles

            Quanto ao carregador, já expliquei acima o porquê de fazer o barulho!

          2. Avatar de MigM.
            MigM.

            Aquilo foi uma explicação sem qualquer sentido. Os transformadores que fazem barulho estão avariados.
            Qualquer electricista, engenheiro electrónica, etc., te vai dizer o mesmo, deita isso fora e compra outro.

          3. Avatar de André Meireles
            André Meireles

            Sem qualquer sentido?

            O carregador do Nelson sim, está avariado, já que faz barulho noite e dia.. o meu faz apenas no momento em que desligo o cabo do telemóvel, e caso ele fique ligado à tomada! Sempre fez isso, não é o primeiro.. e muito menos faz barulho suficiente para não me deixar dormir!

          4. Avatar de R!cardo
            R!cardo

            Todos os meus carregadores micro usb fazem esse ruído, pode ser um mal geral? Se tens problemas em dormir por causa do ruído causado, simples, mete-o a carregar noutro local da tua casa.

            Em relação ao resto, muda de rom. Está mais que comprovado que as roms de origem são umas treta. 😉

          5. Avatar de Nelson
            Nelson

            Miguel e Ricardo, eu estudante de engenharia electrotécnica, e apesar da minha especialização ser no ramo das telecomunicações (nao da para estudar um meio tao abrangente em 5 anos, eheh), sei bem porque é que este carregador da Samsung faz o dito barulho… A culpa é da má qualidade dos indutores e/ou condensadores utilizados neste tipo de transformadores… Bastava em vez de comprar um que custasse 10 cêntimos, usar um que custe 15 ou 20!

            Claro que o consumidor comum, não vai querer saber, e vai usar outro que esteja bom, mas suponhamos que o corte era maior, e depois a fatura para o consumidor era maior, como o caso da menina chinesa que morreu com um carregador falsificado do iPhone?

            Tenho, como toda a gente montes destes pequeninos transformadores aqui por casa, e nenhum faz um barulho como o da Samsung! Alguns fazem barulho audível, mas muito menos que o da Samsung, só se encostar a orelha… Nunca pensei que uma marca supostamente de primeiro mundo tivesse carregadores inferiores a este ponto! Ainda por cima num carregador todo bonito, a condizer com o telemóvel e tudo!

      5. Avatar de SRG
        SRG

        é impressão minha ou és o gajo mais cominhoso à face da terra?

        Vens aqui falar de android como se fosse o maior lixo que há… digo-te… tive um Sony Xperia x8 que me custou… err.. 95 euros ( que achado xD ) e foi um dos gadgets mais giros com que brinquei 😛 brickei-o, arranjei-o sozinho, flashei montes de roms, montes de kernels só porque sim… enfim… gostei, mas ja foi à vida.

        Estas coisas acontecem… nem a apple nem a nokia nem ninguem escapa a problemas não detectados a tempo (e pelo que li, a coisa já está a ser resolvida)… a probabilidade é sempre 50%: ou funciona tudo bem ou não… estes nexus 7 são geniais em termos de relação qualidade/preço… mas boas coisas passarem de 80 a 8 é um bocado exagero…

        1. Avatar de SexOnaSal
          SexOnaSal

          viva o x8 xD ainda é o meu “menino” xD
          Mas tenho receio quanto a colocar roms, root já tem ah muito tempo, mas para roms, aquilo é preciso meter kernels e nao sei que, tenho achado confuso mesmo pelo xda-developers

          1. Avatar de SRG
            SRG

            man… é mesmo tranquilo…
            os guias por acaso estão bons!

            vai lendo com calma, experimenta! E se tiveres algum problema fazes repair com o software da sony ericsson e pronto… começa outra vez… é assim que se aprende 😛 (e é por isso que o mundo do android é tao fixe)

          2. Avatar de SexOnaSal
            SexOnaSal

            um dia destes tento novamente 😛

  2. Avatar de António Ferreira
    António Ferreira

    Comprei um S4 à coisa de 2 meses. Este problema do GPS tb acontecia. cerca de 1 mes depois, la saiu um firmware novo e corrigiu este problema. Enfim

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      800€ por telemóvel, e nem sequer o põem a testar!

  3. Avatar de F.R
    F.R

    não sei como é que não fazem este tipo de testes, é que ainda fosse só uns quantos no meio de milhares ainda compreendia.
    eu antes de lançar um produto certamente que ia o testar tudo e mais alguma coisa, e ainda dava aos colaboradores para que o fizessem o mesmo.

  4. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Uma falha “básica” que deveria ter sido detectada em fase de testes.
    Não espera por uma falha dessas por parte da Google.
    Não colocaram os beta testers, a testarem essa funcionalidade?

  5. Avatar de Nuno Simões
    Nuno Simões

    Provavelmente é por coisas destas que andam aí os rumores de que a Google vai trocar de parceiro nestas coisas. É de esperar uma ou outra peça defeituosa que será corrigida em revisões posteriores, como acontece com quase todos os dispositivos, mas problemas de construção recorrentes devem estar a afastar cada vez mais a relação entre a ASUS e a Google.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Que culpa tem a Asus neste aspecto?

      Coitada, só vai é sofrer na pele por causa de negligencia do pessoal que escreveu o software e desenhou/fabricou o hardware!

      É como culpar o trolha pelos erros do engenheiro…

  6. Avatar de elsaldanha
    elsaldanha

    Comprem um Lumia e o resto é conversa.

  7. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    O Google parece que está se lixando completamente, ou fazendo tudo nas coxas.

    É tanto problema desde o JB 4.2 pra cá, e pior, problemas tão ridículos que nem deveriam estar acontecendo, mas que por muitas vezes nem o Google se liga pra corrigir.

    Um dos problemas que mais afetam é o das notificações. Tem uma thread no fórum de suporte do Google “http://productforums.google.com/forum/#!topic/mobile/SQH6JnIFYcQ%5B1-25-false%5D”, que é falando sobre isso.

    E o Google? Cagando e andando literalmente para os usuários. Lançou o JB 4.3, e o problema nem sequer foi corrigido.

    Na boa, eu mesmo não vejo mais futuro nenhum em ficar no Android, principalmente na linha Nexus.

    O Google está virando uma Apple da vida, ou se já não virou, ou pior até que a própria Apple.

    Pelo menos quando tem um problema besta deses no iOS, a Apple imediatamente vai e corrigi o problema com uma atualização.

    E o Google? Uma thread com com 15 páginas, de um problema que é sério “mas o Google diz que não é”, e nem sequer tem a capacidade de corrigir o problema.

    Próximo aparelho concerteza não será Android. Agora resta-me saber se partirei novamente para o iOS, ou se vou para o WP “O que acho muito pouco provável de acontecer”.

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Quanto à thread do link que publicaste, está lá a resposta bem explicada:

      “Hi everyone,

      My colleagues on the Android team confirmed to me that a fix for this issue is included in Android 4.3, which is currently rolling out. Thank you all for your detailed reports while we’ve been working on this.”

      1. Avatar de Mario Junior
        Mario Junior

        Certeza? Dá uma passadinha no XDA, que o que mais tem ainda é o problema com o delay das notificações.

        Tem que ficar fazendo mexendo em arquivos, editando, instalando isso e aquilo, pra ver se consegue resolver o problema por conta própria.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Enfim… Enquanto as pessoas não meterem na cabeça que o único objectivo da Google com o Android é que as pessoas tenham o Gmail, YouTube, Google Maps, Chrome e afins nos seus bolsos, para usarem sempre os serviços da Google, para que esta possa extrair o máximo de informações das contas Google, para lhes por mais publicidade, o mais personalizada possível á frente da cara… Vai continuar isto…

      Ainda há pouco tempo, foi descoberto um bug no Android, que pela fará criptografia deste, é possível roubar as bitcoins dos utilizadores deste…

      Mesmo que a Google corrija o erro hoje, só daqui a uns meses, com a mova saída de uma versão do Android, e só depois, quando esta passar ás ROM dos fabricantes, e para que comprou o telemóvel ligado ás operadoras, ainda mais depois é que o bug será corrigido!

  8. Avatar de Duarte
    Duarte

    Será que não vale mais a pena ficar com o primeiro nexus 7 que saiu? O que acham?
    Valerá mesmo a pena a diferença de preço?
    Eu estou esperando que chegue a Portugal o novo nexus, mas com este tipo de notícias, fico mesmo na dúvida se não compro o primeiro.

  9. Avatar de David
    David

    Se fosse no Iphone ou IPad caia o mundo em cima da Apple…

    Atenção que uso Andorid ;)Mas reconheco que o Android tem problemas graves e que tudo passa lancando muitos equipamentos e distraindo o publico…
    Contudo…Android é versatil mas um restart de vez enquando…nao lhe faz mal nenhum…

  10. Avatar de irlm
    irlm

    ninguem se queixa da coluna de som, tenho que fazer reset porque ela faz um barulho estranho de som distorcido.

  11. Avatar de António
    António

    Comprei o nexus 7 (1ªversão) e saíram-me os três primeiros com defeito, o 1º não ligava, o 2º tinha a tela descolada e o 3º a coluna avariada distorcia o som…)
    Agora vou à FNAC pela 4ª vez trocar, mas acho que vou pedir a devolução dos €´s e esperar pelo novo nexus 7.
    Caso o primeiro me dê problemas, vou optar mesmo pela marca da maçã!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Espere mais um pouco, em Setembro deverá ser lançado um novo iPad mini…