K-9 Mail – Um cliente de e-mail excelente para o Android

23 Comentários

Agora com com suporte para critografia através de OpenPGP

Consultar o e-mail no smartphone deve ser uma das tarefas que mai se realiza nesses equipamentos. Tenho testado os clientes de e-mail que vieram com o meu A1 e tenho chegado a conclusão que há algumas funcionalidades não implementadas (ex. criptografia, ver todas as pastas que fazem parte do e-mail, etc).

Para colmatar essas lacunas, fiz algumas pesquisas na blogosfera e encontrei o K9-Mail.

K9_00

O K9-Mail vai actualmente na versão 3.0 e é um cliente de e-mail open source, baseado no cliente nativo  do Android. Esta última versão disponibiliza suporte para criptografia, através do OpenPGH e ainda a possibilidade de verificar assinaturas digitais. Foram também realizadas algumas melhorias no suporte ao protocolo IMAP.

K9_03

Algumas características do k-9 mail:

  • Suporte para Copy and Paste
  • Suporte para OpenPGP
  • Suporte para os protocolos IMAP , POP, Exchange
  • Melhor performance quando comparado com o cliente nativo do Android
  • Assinaturas no e-mail
  • Sincronização de todas as pastas associadas ao e-mail
  • Atalhos no teclado
  • Guardar os anexos no cartão SD
  • Ordenação do e-mail

K9_02

A aplicação possui um interface muito bem organizado e intuitivo, sendo em minha opinião bastante superior aos clientes tradicionais do Android. A apresentação das mensagens é bastante completa, podendo o utilizador ordenar as mensagens, procurar em pastas específicas, etc.

K9_04

Como instalar o K9 Mail?

Scan QR Code

Caso queiram experimentar esta aplicação basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para a imagem abaixo e serão encaminhados para a aplicação no Android Market.

QR_Mail

Instalar via Marketplace

Se preferirem podem procurar no Market por K-9 Mail, carregar em install e depois seguir as instruções fornecidas pela aplicação.

Segue um vídeo com as fantásticas funcionalidades deste cliente de e-mail

Esta é sem dúvida uma aplicação de eleição no meu Android. Permite uma panóplia de configurações, que certamente irão ao encontro das necessidades de cada utilizador. Experimentem e depois digam alguma coisa.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Parece interessante, mas não confio em inserir a password do gmail em third party apps, o seguro morreu de velho…

    1. Avatar de Armando
      Armando

      É uma questão de confiança!
      Eu talvez não a usasse inicialmente para uma conta google, mas experimentava em outras!

      Qualquer aplicação que não conheças o código pode explorar os dados guardados no telemóvel (incluindo passwords)!

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não confiar a palavra passe do Gmail?! O próprio Google acede ao teu e-mail…

      O K-9 é usado por muitíssima gente e o código é aberto, para quem o quiser investigar. No universo de utilizadores existe de certeza quem reconheça ameaças no código e se não confias, podes sempre pedir a quem perceba do assunto que faça a verificação. As fontes, de onde se descarrega o aplicativo, é que podem não ser fidedignas.

      Privacidade e segurança não é só em relação ao vizinho do lado.

  2. Avatar de killer
    killer

    Boa dica Pedro obrigado! Já agora existe alguma maneira de activar o multitouch no A1 ? Estou a adorar este aparelho….habituado ás andanças do windows mobile é uma diferença da noite para o dia.

    Continuação de um bom trabalho

    1. Avatar de Artur F
      Artur F

      Subscrevo! Quanto ao multitouch no A1 penso que está activo, tens é que arranjar software compatível. Alguém confirma?

      Já agora, alguém sabe de alguma app free para Android 1.5 para puxar mails/calendario do Exchange Server?

      Cumprimentos

      1. Avatar de killer
        killer

        Acho que estas enganado! Fiz o teste com a aplicação multitouch visualizer 2 (que se encontra no market) e ele só detecta um input. O hardware á partida é compatível com o esta tecnologia, o problema penso que seja a nivel de drivers que não permitem o multitouch.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          multitouch só a partir da versão 2 do android, será disso?

          1. Avatar de killer
            killer

            Não tenho já tenho a versão 2.1 (rom oficial)….penso que seja mesmo daquilo que referi anteriormente

    2. Avatar de Miguel Ribeiro

      O multitouch está desactivado no kernel da Rom que vem no A1.
      Nem em nenhuma das custom ROMS para o A1 que aí andam trazem isso.

  3. Avatar de il
    il

    já uso há algum tempo, muito bom, só é mesmo pena não ter widget á maneira para ele, existe o mailwidget mas é muito pobrezinho

    1. Avatar de lord gabriel
      lord gabriel

      il,

      Penso que o pure messenger funciona com K9 mail…

  4. Avatar de Manuel Gamelas
    Manuel Gamelas

    Conhecem alguma aplicação para o Android que faça a sintonia de rádio AM/FM, com recurso aos faixes hertzianos.

  5. Avatar de jonhy8
    jonhy8

    K-9 –> Doctor Who

    1. Avatar de Freitas

      true lol mal vi o titulo lembrei-me logo

  6. Avatar de Tester
    Tester

    É possível alterar o setup deste cliente para guardar os e-mails no cartão SD?

  7. Avatar de Rubinho
    Rubinho

    acabei de instalar, simplesmente espectacular. como posso agora apagar os emails que tenho gravados no telemovel na app oficial do gmail ?….posso desinstalar a app?

    obrigado

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Instalei e gostei muito, só que não para mim está desabilitada a opção de “MOSTRAR BOTÃO DE AÇÕES PARA SPAM”
    e não tem como habilitar.
    Alguém tem uma solução.
    Obs: uso o Samsung Galaxy S com Froyo

    Agradeço desde já
    Carlos

    1. Avatar de Milton
      Milton

      OLá, também estou com o mesmo problema se em relação aos botões de spam e arquivar do k-9.
      vc conseguiu alguma solucão?

      1. Avatar de Milton
        Milton

        Apenas complementando. Eu uso o samsung galaxy s2.

  9. Avatar de Victor Andrade

    Boa tarde, Como eu faço para o K-9 o e-mail de google seja por IMAP? pelo menos não faz actualização do mesmo quando vou a caixa dew e-mail via internet.

    cumps =)

  10. Avatar de albuquerque
    albuquerque

    Como faço para configurar no gmail

  11. Avatar de Rodney
    Rodney

    Meu servidor requer autenticação por SENHA mas o k-9 não tem esta opção, alguém está com o mesmo problema??

    Nas opções só existem por LOGIN e outras, que NÃO funcionam.