É hora de testar o Chrome OS

126 Comentários

O Chrome OS foi ontem anunciado publicamente pela Google e o Peoplware registou o momento através do artigo Chrome OS – Um novo conceito de Sistema Operativo.

Anuncio feito, expectativas altas, agora é tempo de testar o novo SO. Depois de uma espera de 6 meses, a Google finalmente disponibilizou aquele que pode ser o sistema operativo “revolucionário” no mundo das TI.

No entanto, uma vez que o sistema operativo requer hardware especial, segundo informação da google, podemos neste momento recorrer à virtualização usando o  VMWare para testar.

chrome_pplware_small

O download pode realizado em duas formas: descarregar o código fonte e compilar (mais específico para programadores de software, ver mais aqui) ou os binários que correm directamente no VMWare ou VirtualBox.

Onde fazer o download?

1 – Download da imagem via torrent (aqui) ou através do site gdgt (build that GDGT has uploaded (necessário registo), link directo aqui).

2 – Download do  VMWare.

3 – Descompactar a imagem, e duplo clique no ficheiro .vmdk

Nota: Aconselhamos a fazerem o download do site gdgt pois foi essa versão que efectuamos download e encontra-se operacional.

Para correr no VMWARE criem uma Máquina Virtual nova e depois substituem o ficheiro .vmdk (que fizeram download).

Actualização a pedido de alguns utilizadores

Como criar a máquina virtual para o ChromeOS

1 – Usei o VMWARE Player 3.0, download aqui

2 – Depois: Create a new Virtual Machine

3- Escolher opção “I will install the operating system later”

4 – Guest operation System – Other ou Linux

5Escolher local nome e para a imagem a criar pelo VMWare

6 – Depois de criada, basta trocar o ficheiro .vmdk criado pelo Vmware pelo ficheiro que ficheiro download. Não esquecer que o ficheiro que fizeram download deve manter o mesmo nome que o criado pelo Vmware

7 – Enjoy 🙂


Licença: OpenSource
Download: GoogleOS torrent [280 MB]
Download: GoogleOS através do site gdgt [333 MB]
Download: VMWare

Partilhar:
Tags:

Comentários

126

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de w1cked
    w1cked

    Testing 🙂

  2. Avatar de Fabio
    Fabio

    Algo diferente, do k estamos habituados:)

  3. Avatar de Cosme Benito
    Cosme Benito

    Testei a imagem no VirtualBox e funciona mas é extremamente lento. No VMWare é igual?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Cosme Benito

      Um arranque bastante rápido e dentro do SO também é bastante rápido.

      1. Avatar de Corvo
        Corvo

        BOm dia a tds, é com grande satisfação que divulgam mais uma excelente noticia, contudo quem é noob nestas andanças como eu perde-se um bocado no vmware, será que poderiam explicar num novo post tds os passos! plz =)

        agradecido

        1. Avatar de s'bam
          s’bam

          Corvo, pões VMware na caixa de procura e vais ter todas as explicações =)

    2. Avatar de Adolph
      Adolph

      Cara usa o VMware player 3 é 1000 vezes melhor que esse lixo de “VIRTUAL BOSTA” isso é tão ruim que eu preferi parar de ter dó do bolso e comprei o VMware Workstation e foi o dinheiro mais bem gasto que já tive.

  4. Avatar de Nuno Amaral

    já há versão de teste??? Porreiro pá…

  5. Avatar de w1cked
    w1cked

    Não consigo fazer login de maneira alguma. Alguma sugestão?

    1. Avatar de Alien69
      Alien69

      tens que estar online para poderes entrar ! basta usares os teus dados da conta gmail

      no VirtualBox muda a placa de rede para Intel Pro/1000 MT, foi o que fiz e deu resultado.

  6. Avatar de ViajantE
    ViajantE

    Porreiro mesmo pá 🙂
    Vamos lá testar o browser OS 😛

  7. Avatar de anybody
    anybody

    Requesitos minimos do sistema?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @anybody
      Nada de especial. Apenas Vmware rulezzz

  8. Avatar de Rui Jaulino
    Rui Jaulino

    Não consigo utiliza lo no vmware.
    É só colocar o ficheiro vdmk na pasta da imagem ?

    1. Avatar de d05
      d05

      tens que mudar o nome do ficheiro vdmk para o que está lá e apagar esse o mais antigo.
      Fiz um tutorial em baixo procura por d05

  9. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Quando voces mencionam que o SO requer “hardware especial” estão a falar em que tipo de hardware concretamente?

    Não estou muito por dentro do assunto e nem tenho seguido a evolução desse SO mas me dispertou o interesse XD…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Alexsandro
      Pois essa questão do “hardware especial” terá de ser a google a desvendar o veu.
      Por enquanto temos aí a imagem virtual para testar sem qualquer requisito.

    2. Avatar de Hugo Pires

      Bem acho que tem a ver com ser compatível com o hardware dos netbooks enunciados aqui: http://sites.google.com/a/chromium.org/dev/chromium-os/getting-dev-hardware/dev-hardware-list

  10. Avatar de mokoto

    bom amanhã ja o vou ter a bombar, só acho mal a carrada de burocracia que tive para baixar o vmware

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @mokoto
      É mais fácil comprar um frango em Coimbra 🙂

    2. Avatar de andre ferraz
      andre ferraz

      Usa o QEMU, é mais leve e suporta a virtualização nativa dos vossos cpu’s. quanto ao suporte de hardware… é uma questão de tempo… Esta ideia da google é espectacular, quem sabe, se num futuro proximo, nao vamos ter um magalhaes com o chrome os, para os nossos filhos… (just joking :p)

  11. Avatar de Alien69
    Alien69

    tive a testar só não encontro botão nenhum para fazer shut down á maquina !

    estranho LOL

  12. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Os requisitos mínimos são:
    – Sistema operativo: Windows XP Service Pack 2+ ou Windows Vista/Seven
    – Processador: Intel Pentium IV ou mais recente
    – Espaço livre em disco: 100MB
    – Memória RAM: 128MB
    (Fonte: http://www.google.com/support/chrome/bin/answer.py?hl=br&answer=95411)

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Peço desculpa pela correcção da fonte http://www.google.com/support/chrome/bin/answer.py?hl=br&answer=95411
      Coloquei um ) a mais.

    2. Avatar de David
      David

      Aqui estamos falar do Chrome OS e não do Chrome Browser 😛

  13. Avatar de x3minater
    x3minater

    Dá-me Syntax error quando clico no .vmdk =\

    1. Avatar de Pedro Pinto

      X3minater

      Fazes assim, mandas criar uma nova máquina Virtual e depois de criada substituis o ficheiro .vmdk pelo que fizeste download

      1. Avatar de manuel
        manuel

        E que Guest Operation System utilizas-te???

        Obrigado

      2. Avatar de x3minater
        x3minater

        Thanks 😉

        Mas agora não consigo fazer o login…

        Tenho de mudar alguma coisa nas settings da VMware?

      3. Avatar de x3minater
        x3minater

        E estou logado com a conta de gmail…

  14. Avatar de Nuno Amaral

    cheira-me a barraca este SO…

  15. Avatar de carlos
    carlos

    prefiro continuar com o windows 7

    1. Avatar de andre ferraz
      andre ferraz

      o nome correcto deveria se Microsoft Windows 0.7 visto que apesar de ser vendido a mais de 20 anos, o sistema operativo windows, nunca foi concluido

      1. Avatar de ViajantE
        ViajantE

        Gostava de saber quando é que vai haver um sitema operativo que está concluido, sim porque para isso nunca ninguém lançava updates pois estava tudo bem coisa que não acontece com sistema algum!

      2. Avatar de pph
        pph

        Ainda me consigo surpreender com as coisas que voces escrevem.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Pois, eu ainda fiquei mais estupfacto 🙂

      3. Avatar de MC
        MC

        A tua afirmação é igual a dizer que a Opel ou a Renault, ou qq outra marca de carros, não presta, pq todos os anos saem modelos novos e diferentes…
        Dumb ass…

  16. Avatar de a

    criei uma VM no virtual box a usar o disco que foi descarregado e arraco a maquina >>> nada acontece…… preto e nao sai de lá….

    Que configuracoes é que se tem que fazer na VM no virtualbox?

    1. Avatar de ViajantE
      ViajantE

      Era precisamente isso que eu vinha aqui escrever.
      Está a acontecer o mesmo comigo, já andei a mexer nas configurações para exprimentar de várias maneiras mas vai sempre dar ao mesmo, um ecrã negro e não passa daí.
      Alguém já se deparou com o mesmo problema e o conseguiu resolver?

      1. Avatar de xs
        xs

        A mim também me acontece isso… já testei mudar quase todos os setings mas fica sempre igual…

  17. Avatar de Nuno Noob
    Nuno Noob

    Alguma ajuda
    Bm eu sakei o crome o o vmware player.
    Crio uma maquina virtual e depois substituo pela vmdk do cromium, e não funciona o que estou a fazer mal?
    um tutorial era fixe

    Abraço

    1. Avatar de cleudvan
      cleudvan

      tambem estou na mesma situação

      1. Avatar de Pedro Pinto

        No final do artigo fiz uma pequena actualização de como por o chromeOs a “bombar”

  18. Avatar de Corvo
    Corvo

    Concordo se fizessem favor =) já tneho tudo na máquina, vmware e chrome os, falta só mesmo alguem k nos explique tim tim por tim tim como sp acontece, gostamos da papinha tda feita, assim os novatos como eu não damos barraca =)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Corvo
      Já coloquei no final do artigo

      1. Avatar de Corvo
        Corvo

        boas fiz td como me disse e deparo-me com o monitor preto ah uma meia hora =x lolololol, nenhum sinal de erro e tal mas tb não anda, que será?

        1. Avatar de Tsunami_ara

          Extraia a o arquivo compactado para área de trabalho e em seguida, apague todo e qualquer maquina virtual no VMware Player.em seguida acesse a parte dos meus documentos e procure pela pasta “Virtual Machines” entre nesta pasta e em seguida delete todo e qualquer arquivo no seu interior. Crie novamente uma nova VM.Ao terminar de criar esta nova VM acesse novamente meus documentos, e a pasta “Virtual Machines” dentro dela encontra outra pasta other acesse novamente observe o arquivo “Other.vmdk”, COPIE O NOME DESTE ARQUIVO E RENOMEIE O ARQUIVO chrome-os-0.4.22.8-gdgt.vmdk DESCOMPACTADO COM ESTE NOME. aO SEU TERMINO, COPIE ESTE ARQUIVO QUE VOCÊ ALTEROU O NOME SUBSTITUA PELO QUAL VOCÊ COPIOU O NOME. AGORA É SOMENTE ACIONAR O PLAY NO VMWARE PLAYER E APROVEITAR.

  19. Avatar de Daniel C.
    Daniel C.

    Bah! um sistema operativo OpenSource mas que depois disponibiliza uma versão para um software pago (vmware), porque não o virtualbox?
    Mas de certa forma compreendo, pra mim, mesmo com todas estas actualizações, o virtualbox, ainda tem vários bugs e aspectos a melhorar…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Daniel C.
      VMWare Player é gratuito

      1. Avatar de pph
        pph

        É pago para OS X.

    2. Avatar de aver
      aver

      O VMware Player não é pago. Também há tutoriais para instalar no Virtual Box (Tech Crunch via abertoatedemadrugada)
      http://www.techcrunch.com/2009/11/19/guide-install-google-chrome-os/

  20. Avatar de Pedro Pinto

    Depois de já ter dado uns toques no ChromeOS há algumas questões que me fizeram parar para pensar e partilho-as aqui com vocês:
    1 – Se a autenticação é única e não local, e o vosso SO pode ser acedido de qualquer lado, imagem que alguém vos apanha a vossa password? Não é preciso acesso físico à maquina pois os vossos dados estão Online e disponíveis a partir de qualquer lado
    2 – E no caso de haver falhar de NET? Será que permite alguma coisa offline, assim como simplesmente fazer autenticação?
    3 – e os downloads? se tudo é online, o conceito de download deixa de existir?

    Talvez a google tenha uma visão mais futurista mas parece-me, à primeira vista, que vai haver uma série de entraves.

    No entanto o Windows, Linux e MacOS continuarão a existir..digo eu..

    1. Avatar de aver
      aver

      Espera aí. Ainda só tens o SO falta-te as “web applications” que, pelo menos algumas, poderão correr offline, tal como acontece com as que já usam o Gears:

      “Gears is an open source browser extension that lets developers create web applications that can run offline. Gears provides three key features:

      A local server, to cache and serve application resources (HTML, JavaScript, images, etc.) without needing to contact a server
      A database, to store and access data from within the browser
      A worker thread pool, to make web applications more responsive by performing expensive operations in the background”

  21. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Quando chegar a casa vou experimentar =)

  22. Avatar de mezulig

    Não percebo porque nenhum dos links aponta para páginas alojadas pelo ggogle.com, não acham estranho?

    Depois de ler esta noticia, tenho muitas dúvidas em que seja mesmo o Google OS:

    http://www.techradar.com/news/software/operating-systems/chrome-os-release-is-not-google-s-product-645315

    1abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Só é pena que não tenhas visto a data desse artigo que estás a dar como exemplo, acredito piamente que a 28 de Outubro a distro Google Chrome OS que andava pela net fosse falsa… piamente!

      Tenham em atenção ao que vos dão para ler, vejam as datas e o enquadramento temporal. Qualquer dúvida usem o nosso fórum.

      1. Avatar de mezulig

        tens razão, nem sei como não vi a data.
        🙁

    1. Avatar de ViajantE
      ViajantE

      Boa amigo ajudou e bastante 🙂
      Eu estava a criar a minha máquina virtual apartir do ficheiro que é disponibilizado para a VBox mas esse não dá, mas se for usado na VBox o da VMware já funciona.
      Obrigadão 🙂

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E se quisermos apagar essa “Partiçao” virtual?? Como se faz ? É atravez do VMWare?

  24. Avatar de running_wild
    running_wild

    No virtualbox fica um bocado lento, tem bom aspecto e inicia mesmo muito rápido.
    Mas ainda não encontrei o botão de shutdown…

  25. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não consigo logar… precisava de meter um IP fixo no VMWare e não encontro onde..

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Ricardo,

      Não necessitas de IP Fixo. No Vmware, na parte da rede escolhe NAT. Se tiveres na tua rede um servidor de DHCP até podes escolher bridge.

      Como referi…sem rede o SO simplesmente serve para quê? 🙂

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Mas não tenho nenhum servidor de DHCP na rede… Por isso a minha duvida. Não lhe consigo atribuir um IP fixo?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Ok. Não precisas então. Metes NAT para ele sair pela placa virtual

          http://img148.imageshack.us/i/chromeaq.jpg/

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Isso já está. Então só é preciso ir à placa virtual (o VMWare instalou um porrada delas..) e atribuir-lhe o IP fixo e respectivo gateway. certo?

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Não, ele faz isso tudo de forma automática.

          3. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Então não sei o que tenho de errado. Dá-me sempre “network not connected and offline login fail”

          4. Avatar de Tiago Carvalho
            Tiago Carvalho

            A mim também… Sempre login fail!

  26. Avatar de Mushin
    Mushin

    Caro Pedro

    Obrigado pelo artigo.

    Tenho o vmware workstation num vista com varias maquinas virtuais a funcionar sem problemas. Segui as suas instruções, fica tudo a preto e não sai do sitio……

    alguma sugestão de alguem que tenha tido o mesmo problema e conseguido resolver ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Experimenta com VMWARE Player 3.0. Eu usei esse e funcionou tudo direitinho

  27. Avatar de Nuno Jorge
    Nuno Jorge

    Facílimo de “instalar”.

    Sacar a imagem e o virtualbox.
    Instalar virtualbox, criar uma nova máquina vitual e seleccionar a imagem do chromeOS como harddisk.

    depois usei uma conta google sem dados pessoais ou insignificante para testar, para precaver qualquer dissabor.

  28. Avatar de Cortez
    Cortez

    Boas! Não consigo fazer login. “Network not connected or offline login failed”.
    Estou a tentar fazer o login com a minha conta do gmail. A placa de rede do VMplayer está como Bridged. Mas também já testei como NAT. E nada…
    Pelo que li nas respostas, nada me ajudou. Mais alguma dica?

    Obrigado!

    1. Avatar de Cortez
      Cortez

      Já tentei também no VirtualBox, e nada. Não faz o login.
      “Network not connected and offline login failled”

      Tentei Bridged, NAT, etc, etc. Nada.
      Como referi anteriormente, estou a usar o meu login do gmail.

      Alguma ajudazita? 🙂

      1. Avatar de AirCrack

        Coloca no forum a dificuldade?

      2. Avatar de w1cked
        w1cked

        A mim acontece-me o mesmo, o que eu penso que possa estar a acontecer é que quando o router te atribui DHCP o vm ou o sun dão-te o nome de localhost á máquina, não será problema do software mas da imagem em si. No meu caso, na empresa da-me localhost.xtr.local e de alguma maneira isso entra em conflito pois chega ao dhcp mas não chega á firewall sequer. Experimenta ligar directamente ao modem.

        Cumprimentos

      3. Avatar de André
        André

        com esta Bridged consigo..
        mas diz-me que o meu login esta incorrecto..
        fiz outra conta e diz-me o mesmo..
        alguem sabe?
        Obrigado

  29. Avatar de AirCrack

    VirtualBox também pode ser usado ou até mesmo o QEMU com a imagem do chrome…

    User a conta do @gmail.com e tunga! Ainda não vi utilidade nisto.

  30. Avatar de Almeno Rocha

    No Virtualbox a funcionar mas muito lento após o login.
    No Vmware ainda nao consegui fazer boot…
    Agora preciso é de um ssd e um netbook para por a funcionar.

  31. Avatar de The_Necron
    The_Necron

    Meus amigos, já tentei e não consigo passar da Tela Preta…
    Alguém tem alguma dica?

    Abraço

    1. Avatar de AirCrack

      Aproveitas para colocar detalhadamente o que fizeste no Forum…

  32. Avatar de jaap

    Estava a espera disto a meses xD

    Vou testar agora upii!

  33. Avatar de gbush
    gbush

    pessoal…preciso de ajuda….tou a tentar istalar no VMware Fusion 3…e nada…nc deixa fazer login…alguem conseguiu?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Estou com o mesmo problema, já dei a volta a internet, não dá para fazer login, eu penso que o Chrome OS seja como o Google Wave seja necessário convite, ou sejas um beta tester. Já tentei fazer login de várias maneiras ja alterei a password do meu email e tudo de forma a tornar-se mais simples e nada. Desisto. E o problema não das configurações da rede do Virtualbox, é mesmo dos servidores que rejeitam. Se existir alguma solução vomitem isso cá para fora.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Provavelmente estás com problema de conectividade na tua máquina virtual. Quando colocas o user e password qual a mensagem que te dá em baixo (antes de limpar os dados) ??

        1. Avatar de André
          André

          simplesmente limpa os dados.. nao da mensagem nenhuma..!

  34. Avatar de FNP.PT
    FNP.PT

    Para brincar, até dá jeito, mas não tenho tempo.

  35. Avatar de d05
    d05

    Funciona perfeitamente vão é ficar desiludidos é apenas um broswer nem dá para guardar documentos.lol. Isto deve ser para instalar em televisões ou algo assim. É muito bom para aquelas pessoas que querem aprender a trabalhar na net mas até agora não pode ser instalado numa máquina.

    O tutorial para quem tem dificuldades em instalar (Funcionou comigo no 7)

    Sacar a imagem do os da google
    http://gdgt.com/google/chrome-os/download/ (precisam de se registar, é rápido)

    Sacar o VMware Player (Directo sem registo)
    http://download.softpedia.com/dl/0bfe4543de0dcd3431ae2f0eb09dd2d3/4b06ce5d/100028391/software/os_enhance/VMware-player-3.0.0-197124.exe
    1 – Instalar o VMware Player e no fim fazer o reboot (restart)

    2 – Depois: Create a new Virtual Machine

    3 – Escolher opção “I will install the operating system later”

    4 – Guest operation System – Other e em Version escolher Other

    5 – Escolher nome pode ser google, escolher a pasta (decorar esta pasta, vai nos ser útil) carregar em next

    6 – Neste menu deixar tudo igual (disco de 8gb , etc)

    7 – Next e Finnish e a imagem foi criada na pasta que escolheram

    8 – Ir a pasta onde foi criada a imagem e descompactar a imagem que tiramos da net para lá.

    9 – Apagar a imagem Google.vmdk (se seguiram o tutorial tem que lá estar) e asseguir renomear o ficheiro chrome-os-0.4.22.8-gdgt.vmdk para Google.vmdk.

    10 – Agora basta ir ao VMware Player e do lado esquerdo em cima carregar duas vezes em Google.

    11 – Depois é só fazer o login com uma conta gmail válida.

    Espero ter ajudado para quem ecrans negros e ect

    1. Avatar de d05
      d05

      Nem sequer existe uma linha de comandos? Alguém sabe algum cheat, password para se entrar mais dentro da máquina se possível? A imagem não é pequena tem 700mb tem que ter mais alguma coisa lá dentro nem que seja lixo.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Obrigado. 🙂
      Vmware rulez……XD

    3. Avatar de Anibal63
      Anibal63

      Precisava de ajuda, para tentar isto.
      Já fiz tudo como explicás-te, mas quando vou por o usenarme e password da minha conta válida do gmail, volta ao inicio para voltar a por o mesmo e não passa daqui.
      Obrigado

    4. Avatar de André
      André

      segui os teus passos e correu lindamente..
      so que faço o loguin e nao consigo entrar..!
      tens alguma solução?
      Obrigado.

    5. Avatar de Luiz R.
      Luiz R.

      Pessoal, quando chega na tela de login não funciona para muitos. Ocorria o mesmo comigo, quando percebi que há a necessidade de se clicar no ícone de rede (dois computadores ligados) do VMware Player 3.0 que fica localizado na parte inferior direita da janela do VMware.

      Tentem… funcionará =)

      Abraços e obrigado

  36. Avatar de s'bam
    s’bam

    para sacar o VMware é preciso tanta porcaria de dados!!!
    ~porra..!

  37. Avatar de André
    André

    alguem me pode ajudar a fazer isto mas no Virtual Box sff.
    não estou a conseguir.
    Obrigado.

  38. Avatar de sergio
    sergio

    fiquei-me plo login! ja experimentei todos os adaptadores de rede no virtualbox

    1. Avatar de André
      André

      como conseguis-t fazer no Virtual Box?
      tens de ter ja algum SO instalado?

      1. Avatar de sergio
        sergio

        sakei o ficheiro aqui referido por torrent!
        extrai o conteudo do ficheiro

        criei nova maquina virtual como linux/ubuntu

        quand pede a localizacao do disco virtual indicas o ficheiro extraido!

        o pior é que a maquina nao consegue aceder à rede!

        1. Avatar de Dirtyangolan
          Dirtyangolan

          de uma vista de olho as tuas ligações de rede, estarao la duas interfaces de rede novas associadas ao VMware, apagas os ips que la estao que veem predefinidos e bota tudo dinamico

  39. Avatar de João Simão
    João Simão

    Nos links para baixar o Google Chrome OS não a aprece link para download e a aprece um preço. Não é grátis?

    1. Avatar de André
      André

      é gratis sim.. estao la dois links.. escolhes o torrent.

      1. Avatar de João Simão
        João Simão

        Obrigado 🙂

  40. Avatar de luis-f
    luis-f

    o VMware só hoje deve ter tido mais de 1 milhão de downloads

  41. Avatar de Miguel Machado

    Da para correr o Chrome OS no VMWare Fusion para Mac?

  42. Avatar de d05
    d05

    Para quem quiser ver o resultado do chrome os a correr para quem não tenha conseguido vejam o segundo video na página em baixo.

    http://www.webtuga.com/tutorial-como-testar-o-google-chrome-os/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+webtuga+%28WebTuga%29

  43. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Experimentei com o Vmware Worksation 7 em Linux, com o Virtual Box em Windows, mas só consegui com o Vmware Workstation 7 em windows.
    -O boot em Vmware é um bocado lento.
    -Devem dar alguma quantidade de ram considerável a maquina virtual -para ela arrancar.
    -A netowork na maquina virtual deve estar como Bridged e não NAT. Com NAT não vão conseguir fazer o login.
    – O login é feito com a vossa google account
    -É possível explorar o sistema de ficheiros escrevendo file:/// na barra de endereços

    Pelo que compreendi do que vi enquanto explorava, o Chrome OS é um linux usual em que correm o chromiun browser numa sandbox e depois fazem uma espécie de chroot a sandbox. O utilizador fica confinado a sandbox e portanto ao browser. Ainda tentei crashar o o Chromium para ver se revertia para uma interface linux, mas sem sucesso.

    1. Avatar de André
      André

      Boas Claudio, epahh eu mudei a network e mesmo assim não consigo fazer o login..

      podes-me ajudar?
      Obrigado.

  44. Avatar de Miguel Machado

    Tanto em Mac OS como em Win, não consigo fazer login…

  45. Avatar de Lucas Mezêncio

    Não consigo fazer login!!

    Fala que a rede nao está disponível.

    #comofas?

    Obrigado!! =]

  46. Avatar de biel
    biel

    segui todos os tutorias usando o virtualbox mais não roda fica uma tela preta zzzzzzzzzzz

    1. Avatar de paulo pereira
      paulo pereira

      Tenho o mesmo problema? Alguém imagina o porquê?! Já tentei com VMWare e VirtualBox e o problema mantem-se…

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        Bolas… um homónimo nos comentários!
        E eu que sou um assíduo da casa!

  47. Avatar de Bruno
    Bruno

    Funcionou tanto no VirtualBox quanto no VMWare. Mas ficou bem lerdo =\

  48. Avatar de Val
    Val

    Não percam tempo, é o Google chrome sem sistema operativo

  49. Avatar de delaorden

    Beleza de artigo !
    Pessoal, não testei (ainda). Mas na minha visão, isso não vai dar certo ! o Google esta se tornando muito mais do que um serviço…é uma intrusão. Existe claramente uma tentativa de manipulação daqueles que ainda estão no limbo entre o Windows XP, Ubuntu e Windows 7. O Google me passa a impressão de querer se aproveitar deste momento de transição, afinal uma fatia de usuarios que beire 2 ou 3 ou 5% seria uma grande façanha e um grande ganho de passagem. Sou contra este tipo de oportunismo e aposto que Microsoft ou Apple não ficarão a assistir o Google arrebatar essa fatia sem uma reação a curtíssimo prazo. Mesmo que o OS seja free e open source não garante seu sucesso no mercado. Alias o proprio Linux é uma prova de que eficiência, segurança e gratuidade não levam à liderança. O que o Google esta fazendo nada mais é do que um tiro cego que pode acertar ou pode errar.
    Excluí dos comentarios o MacOs porque este ja tem uma parcela fechada de usuarios, por conta do monopolio (embora a Apple não o veja assim) de seus sistemas e suas maravilhosas máquinas.
    Obrigado

  50. Avatar de pconline
    pconline

    Achei interessante partilhar esta informação com vcs.aqui fica forum relacionado com chrome O.S http://chrome-os-forums.com/.

    Cump

  51. Avatar de Miguel
    Miguel

    olá,
    pretendo instalar de raiz num netbook, mas sem o ficheiro iso para colocar numa pen, não sei como lá vou…
    alguem pode ajudar?

    Obrigado

  52. Avatar de C(h)romo(e)
    C(h)romo(e)

    Mais um browser ??? Já não tinham criado um ? lol

  53. Avatar de Mokoto
    Mokoto

    malta help não conssigo sair do username e palavra passe coloco o meu mail do gmail palavra passe e nada, pois não se consegue ligar a net 🙁
    help

    1. Avatar de Pedro Simões

      Verifica como está a interface de rede da maquina virtual.

      E repara que deves ter um erro abaixo do username/password.

      Estive a testar com o VMWare Player e não consegui por a funcionar. Meti o VirtualBox e foi na hora!

  54. Avatar de M@rk
    M@rk

    Bem pessoal,
    Eu meti a correr tanto no VBox como no VMware e das cinco vezes que arranquei com os ChromeOS 2x no VBox e 3x no VMware e obtive um grande feito!!!Não aguentou mais de 2min a funcionar depois deixa de responder a qualquer evento do rato tendo de fazer reset. Espero que tenham mais sorte que eu. A configuração no VMware esta como o “D05” explicou um pouco mais a cima.

  55. Avatar de Dirtyangolan
    Dirtyangolan

    Olá pessoal, deverá ser a 1ª vez que comento nesse site, nunca é tarde, o certo é que reparei que existem pessoas que tem dificuldades em logarem-se ne Os devido a motivos de rede, tambem tive essa dificuldade mas descobri que após a instalação do VWware, duas interfaces de rede tambem sao instaladas, com a designação “VMware Network Adapter VMnet1” e “VMware Network Adapter VMnet8” (os nºs devem variar de maquina a maquina, nao sei), o certo é que essas interfaces vem ambas com IPs fixos predefinidos, no meu caso nao estao dentro da gama e formato de Ip do meu router que é 192.168.1.xxx, elas vem com 192.168.85.xxx, no meu caso bastou optar tudo para ip dinamico, resolveu o problema.

    Devo agradecer agora a pela existencia do site e de todos que postam e opinam aqui.

    Abração