“Hey Google” irá substituir o “Ok Google”?

13 Comentários

Os assistentes virtuais dos sistema operativo estão a ter maior relevância dada a sua tentacularidade na ajuda ao utilizador. Podemos invocar a sua ação com comandos de voz e há um comando, chamado de “gatilho”, que aciona o assistente. A Google tem um dos melhores e mais precisos assistentes e tradicionalmente é acionado com o “OK ​​Google”.

A Google também está a permitir que os utilizadores usem o “Hey Google”.



Estas frases são importantes para o sistema saber que é para ele que o utilizador se está a dirigir, acionando assim a sua capacidade de resposta. Atualmente o Google Assistant está presente em vários dispositivos da gigante das pesquisas e pode ser invocado com duas frases.

Durante anos, a app Google Pesquisas para Android escutou o comando de voz “Ok Google“. Isso foi transferido para o Google Assistant, mas não se tornou menos estranho usar essa frase. Quando o Google Home foi introduzido pela primeira vez, poderia ouvir “Hey Google“, além da frase antiga.

Em outubro, a Google começou a testar a frase “Hey Google” nos telefones. Esteve assim em utilização para um grupo de pessoas, contudo agora começou a expandir-se para mais pessoas.

Alguns utilizadores começaram a receber uma notificação pedindo que voltem a configurar o modelo de voz (que é necessário para o novo comando funcionar) e apareceu em vários modelos com Android.

Pode parecer algo de pouca monta mas, na realidade, estes pequenos pormenores são importantes para o utilizador ter uma forma de comunicar e ser entendido pelos gadgets que são já equipados com assistentes virtuais.

Em breve não teremos só smartphones ou dispositivos de som, iremos ter estes assistentes em todos os gadgets, provavelmente irá ter de dizer “hey Google, tira um café”.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Sabem quando terá suporte em português de Portugal? Ou forma de mudar a língua? Porque o Google assistant fica associado directamente à língua do telefone. É em PT PT não funciona.

    1. Avatar de Martins
      Martins

      Dá para ser diferente da língua do telemóvel. Eu tenho o telemóvel em PT PT e uso o Google assistant em inglês e o meu pai tem o telémovel em PT PT e uso o Google assistant em PT BR.

      1. Avatar de FilipeOS
        FilipeOS

        Para o usares assim é porque tens Root ou fizeste algo certo?

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Como é que fazes isso?

    2. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Tens que colocar em pt-br. Só mudas para o reconhecimento e sintetizador de voz.

    3. Avatar de taz0r26
      taz0r26

      Tem que colocar a língua do telefone em Inglês (EUA).

  2. Avatar de Pjs
    Pjs

    Muda o idioma nas definições. Eu tenho dos EUA

  3. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Mas eu já tentei várias formas. Acabei até para editar o build.prop para ficar o google now e não virar Google assistant. Mas se pudesse ter o assistant em PT Br já não era mau.

    Mas sinceramente… Não entendi bem como fizeram.

    1. Avatar de Pjs
      Pjs

      Muda nas definições o idioma para Brasileiro. Ficas com o google assistant, fácil

      1. Avatar de ICavalera
        ICavalera

        A sério? Isso eu sei…

        Falo em ter a linguagem do telefone numa e o assistant noutra.

        Google associa o assistant a língua do telefone. É não era isso que queria.

        Cono editei o build.prop uso o Google Now. É aí já consigo usar o telefone em PT PT e o now em PT Br.

        Mas perco a evolução… O assistant.

      2. Avatar de ICavalera
        ICavalera

        A sério? Isso eu sei…

        Falo em ter a linguagem do telefone numa e o assistant noutra.

        Google associa o assistant a língua do telefone. É não era isso que queria.

        Cono editei o build.prop uso o Google Now. É aí já consigo usar o telefone em PT PT e o now em PT Br.

        Mas perco a evolução… O assistant.

  4. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Os mesmos problemas da Cortana: há em Inglês, há em Brasileiro, mas Português de Portugal … “mais tarde, quem sabe …”. Sei que somos um Mercado pequeno, mas que diabo, se pagamos os sistemas, temos direito ao pacote total. Chutar as coisas para as Calendas, não pode ser.

  5. Avatar de Helder
    Helder

    Pois, como estava era diferente demais do “hey Siri”, tiveram de copiar mais copiado…