Google vai mesmo avançar com o seu plano para apagar as contas inativas

6 Comentários

A Google já tinha revelado antes que estava a ponderar eliminar as contas dos utilizadores que não eram usadas. Este plano foi agora formalmente confirmado pela gigante das pesquisas, com a publicação de informação sobre como o processo irá acontecer.

Google contas inativas

Tal como já o fez noutros serviços e momentos, a Google está agora a preparar-se para fazer mais uma limpeza. Desta vez não parece focada em nenhuma área em especial, mas sim nas próprias contas dos utilizadores que estão inativas e sem serem usadas há algum tempo.

A ideia base neste processo é garantir a segurança das contas e dos seus dados associados. Estas contas que estão muito tempo sem acesso podem estar comprometidas e assim ver os seus dados roubados ou até alterados por qualquer atacante que conseguiu o acesso à mesma.

Assim, a Google decidiu que todas as contas que estiverem dois anos sem serem usadas vão ser eliminadas. É essa informação que está agora detalhada pela gigante das pesquisas nas suas páginas de suporte, com todo o detalhe necessário para ajudar os utilizadores.

Google contas inativas

A meta dos dois anos será aplicada já a partir de 1 de dezembro de 2023. A atividade da Conta do Google é indicada por conta e não por dispositivo. As interações são registadas em qualquer plataforma em que a conta seja usada. Para a manter ativa, basta realizar uma das seguintes ações:

  • Ler ou enviar um e-mail
  • Usar o Google Drive
  • Assistir a um vídeo do YouTube
  • Partilhar uma fotografia
  • Fazer o download de uma app
  • Usar a Pesquisa Google
  • Usar o recurso “Fazer login com o Google” numa app ou serviço de terceiros

Caso a conta não seja usada neste período, então será marcada como inativa e o utilizador perderá o acesso à mesma. Os utilizadores vão poder recuperar a sua conta depois, seguindo o processo definido pela gigante das pesquisas.

Todos os que estão nesta situação só precisam de se preocupar em aceder à sua conta nos próximos meses. A Google tem como marca o dia 1 de dezembro, momento em que irá começar a marcar as suas contas como inativas.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel C.
    Miguel C.

    Acho que fazem muito bem, na minha opinião.
    Ter contas inactivas não é benéfico para ninguém.
    Dois anos é muito tempo!

  2. Avatar de DR
    DR

    Era bom também o Facebook e instagram, conheço pessoas que gostavam de apagar contas que não sabem a password nem o email ou numero de telemóvel que usaram e não conseguem assim apagar.

    1. Avatar de Miguel C.
      Miguel C.

      Concordo plenamente!

    2. Avatar de Windows 2023
  3. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Acho bem. O serviço é “gratuito”, a menos dos dados recolhidos para publicidade. Ter milhões contas inactivas é uma despesa mensal brutal em espaço de servidores que podia ser utilizado para outras coisas.

    1. Avatar de Miguel C.
      Miguel C.

      Aí está alguém que pensa como eu. Server farms, data centers, cloud services gratuitos e sub-aproveitados? Não pode ser porque custa muito mas mesmo muito dinheiro.