Google vai investir €600 milhões em novo Data Center na Europa

20 Comentários

Serão 600 milhões de euros que a Google irá investir num novo Data Center que será instalado na cidade de Eemshaven, na Holanda, com o objectivo de responder à crescente procura pela Internet e pelos serviços Google, nomeadamente pelo Gmail e YouTube.

A Google, através deste investimento, além do reforço óbvio aos serviços da empresa, revela mais uma vez preocupações tanto a nível laboral como ambiental para a construção do novo Data Center.

google_europe

O primeiro Data Center da Google surgiu na Europa em 2007, e neste momento são já três os instalados no território, nomeadamente em Dublin, na Irlanda, em Hamina, na Finlândia, e em St. Ghislain, na Bélgica. Ao todo, a empresa conta com 10 centros de processamento de dados pela América, Europa e Ásia.

Uma das preocupações da Google para este investimento prendeu-se com a escolha de um local onde fosse possível conjugar vários factores como a terra, a força de trabalho, a networking, os serviços públicos e ainda as energias renováveis.

O projecto promete emprego a 1000 trabalhadores europeus para a fase de construção que deverá ter início no primeiro trimestre de 2016 e deverá estar concluído no final de 2017.

O novo Data Center holandês irá beneficial de modelos de eficiência energética avançada consumindo 50% menos de energia que um Data Center típico através da potencialidade das energias renováveis.

Desta forma, a Google estará a reforçar os seus serviços face ao crescimento e ao desenvolvimento da Internet e dos serviços da empresa.

Fonte: Google | Europe Blog

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alberto
    Alberto

    seria uma noticia interessante se isso fosse em portugal ou outro qq pais da europa a enfrentar a crise, a Holanda e os seus paraísos ficais…

    1. Avatar de asvcxv

      sabes que es livre de concorrer a trabalho na holanda :p ou ainda es daqueles que pensa que por nascer em portugal tens de morrer em portugal? :p

      1. Avatar de Papa
        Papa

        O ASVCXV é daqueles que deve ter um tacho garantido e não se importa, mas este país de emigrantes não tem futuro desta forma. Falando tecnicamente e não “abestadamente”,Portugal poderia sim concorrer na vertente do ambiente (maior exposição solar-> painés solares), zonas frias (p.ex. Covilhã onde está o data center da PT), pessoal altamente qualificado e quase a trabalhar de graça.

        1. Avatar de Andre
          Andre

          O problema de Portugal e da maioria dos paises Europeus é a baixa conectividade com as restantes redes. Não se vai construir um datacenter num local com pouca qualidade de acesso.
          Nos Paises Baixos tens o segundo maior ponto de agregação de redes do mundo (AMS-IX). São cerca de 3Tbps de trafego a circular em pico contra os baixos 14Gbps do maior ponto de agregação em Portugal (GigaPix).
          Agora com esses dados continuavas a construir o datacenter em Portugal caso fosses uma empresa como a Google com um enorme volume de trafego (mais de 50Gbps)?

          https://ams-ix.net/technical/statistics

          http://www.fccn.pt/pt/servicos/conectividade-e-infraestrutura/gigapix/dados-em-tempo-real/

      2. Avatar de Modem
        Modem

        Se não lutares pelo teu país ninguém o fará por ti.
        Deixa de ser parvo e faz pelo progresso do teu país

    2. Avatar de Isabel
      Isabel

      Paraísos fiscais? Aonde? Deve estar-se a referir a portugal e não a Holanda.

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Caso a Dona Isabel não saiba portugal tem uma das maiores cargas fiscais da europa… A holanda faz o que nós também deveriamos fazer, negoceia os impostos com as empresas e fecha contrato que garante que os impostos não serão afectados durante x anos e assim ganham as empresas que pagam menos impostos e os holandeses que têm trabalho 🙂

        1. Avatar de Gonçalves
          Gonçalves

          Não, a Isabel tem razão! Portugal é um paraíso fiscal para o estado!

          1. Avatar de Bahh
            Bahh

            Está boa essa! Mas é verdade, podem colocar qualquer imposto que lhes venha à cabeça… em alguns países exigiam a sua cabeça numa bandeja… porque tudo o que é de mais começa a cheirar mal.

    3. Avatar de Carlos Nascimento
      Carlos Nascimento

      paraísos fiscais? Está tudo a fugir para a holanda porque alemanha está entupida e os ISP alemães não fazem nada. holanda fica perto de toda a europa e ligada ás principais vias de internet da europa. Eles tem condições brutais.

      vê isto para teres um exemplo em mente http://www.telecitygroup.com/flv/Amstel-New-Data-Center-Tour-Large.mp4

  2. Avatar de João Neves
    João Neves

    Alguém os avise que há risco de um dique rebentar, eles que venham investir os 600 milhões em Portugal. Temos muitas pistas de aviação (como a da Covilhã) para ocupar com Data Center’s.

    1. Avatar de Quintas
      Quintas

      Muito bem dito! E caso seja preciso temos tambem alguns estadios quase ao abandono que com algumas modificações ficariam de topo 😉

      1. Avatar de Matias
        Matias

        O Brasil tem uns novinhos em folha.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Faz muito calor no Brasil 😉

          Com tanta ventoinha para refrigerar o data center ainda o planeta saía de órbita 😀

  3. Avatar de Prodígio
    Prodígio

    Mais um prego no grandioso Datacenter da Covilhã…

    Do projecto faraónico, inicial apenas foi construído 1/4, e mesmo assim, a taxa de ocupação é uma desilusão, tendo em conta o investimento…

    Os tugas pensam que os países europeus andam a dormir…
    O preço da energia é muito mais barato. E num Datacenter, isso é o mais importante.

    Claro que as empresas investem neste tipo de infraestructuras em países que tenham boas tarifas, bons engenheiros/técnicos, e claro, bons incentivos fiscais.

    E não venham com a treta que na Covilhã fica mais barato, porque aproveita o frio das montanhas… LOL

    1. Avatar de Matias
      Matias

      Foi feito na Covilhã, porque é o local com mesmo sismos do país, logo teremos umas ruínas inteiras por muito tempo.

      1. Avatar de Prodígio
        Prodígio

        Exacto. Ahahaha

        Estes tipos da PT, são uns sonhadores.

      2. Avatar de Bahh
        Bahh

        Sim, se a estrutura não cair por si antes (http://goo.gl/xjM6Hl), pode ser que aguente um sismozito 😛

        E em Portugal com o preço da energia para o consumidor final é uma verdadeira má ideia fazer um centro de dados, a menos que queiram ter um local independente de outros países, onde o controlo seja total (exemplo: estado, empresas nacionais).

    2. Avatar de JJ

      Mas porque raio esta noticia é um prego no Data Center da Covilhã?
      Que eu saiba a Google não aluga Data Center, ou pelo o menos evita a fazer isso, a Google constrói Data Center.

      O Data Center da Covilhã, não foi construído a pensar em empresas Google, mas sim em outras grandes empresas que não realizam serviços web e que não querem investir em data centers próprios e alugam esses serviços, neste caso a PT.

      1. Avatar de Bahh
        Bahh

        Prego refere-se ao centro de dados em si, pelas razões enunciadas… não estava a compará-lo com o centro de dados da Google nesse sentido.

        Mas é bom que alguma empresa tenha apostado cá em Portugal.. tipo a Portugal Telecom… se mais nenhuma, pelo menos eles têm dinheiro para isso, e já que o têm, que o invistam.

        Quanto aos clientes, os estrangeiros gostam de ter a informação por muitos países por causa da redundância, talvez queiram lá meter… depois de se certificarem que o edifício não vai cair por si mesmo…