Google vai começar a cobrar “edição gratuita do G Suite”. Milhões vão sentir na carteira

27 Comentários

Há milhões de utilizadores por esse mundo fora a beneficiar do antigo pacote G Suite gratuito. O “Google Apps” foi lançado há 16 anos e era destinado a servir empresas e escolas. Mais tarde, já em 2012, a Google descontinuou o serviço e deu-lhe uma nova roupagem. Passou então a chamar-se Google Workspace. Contudo, a empresa não fez alterações significativas nessas contas gratuitas na última década. Tudo parece estar a mudar… e para bem pior!

Segundo informações enviadas a alguns administradores do serviço da Google, ainda este ano muitas contas gratuitas do antigo serviço G Suite vão passar a ser pagas. Isso vai fazer tremer muita carteira!

Imagem Google Workspace e G Suite


Antigo G Suite vai obrigar milhões a pagar no mínimo 4,68 € por mês e por conta

O Google Workspace (antigo G Suite e Google Apps) é um serviço da Google que oferece versões de vários produtos Google que podem ser personalizados de forma independente com o nome de domínio do cliente. Ele oferece várias aplicações web com recursos similares aos de pacotes de escritório tradicionais, inclusive Gmail, Hangouts, Google Agenda, Drive, Docs, Sheets, Slides, Groups, News, Play, Sites, e Vault.

Este “pacote” foi criado por Rajen Sheth, um funcionário da Google que mais tarde desenvolveria os Chromebooks. Como era muito completo, milhões de utilizadores aproveitaram para usar gratuitamente quando a empresa gigante das pesquisas quis atrair para o seu serviço domínios da internet e contas de emails.

Contudo, como na Google o gratuito não é para sempre e nalgum momento o produto passa a ser pago, chegou a vez de muita gente começar a pagar por estar já dependente do serviço que era gratuito e que não tinha data para alguma vez passar a ser pago.

Num e-mail enviado para os seus administradores, a Google disse que “agora fará a transição de todos os utilizadores restantes para uma assinatura paga do Google Workspace atualizada com base no seu uso”. Assim, os únicos planos gratuitos do Workspace são para organizações sem fins lucrativos e educação.

Depois de obter o Gmail, Drive, Docs e outras aplicações gratuitas nos últimos anos, as empresas/pessoas vão começar a pagar por estes serviços Google e pela capacidade de usar o seu próprio domínio personalizado (em vez de apenas gmail.com )

Segundo informações, os utilizadores da suite “ainda gratuita” têm até 1 de maio para selecionar um novo plano (do qual existem vários níveis), ou o Google fá-lo-á por eles “com base no que usam atualmente com a edição gratuita do legado da G Suite”.

No entanto, a faturação não começará durante pelo menos dois meses se tiver sido automaticamente atualizada.

A atualização da sua edição gratuita do legado G Suite para o Google Workspace apenas lhe dará alguns pequenos passos e não será perturbadora para os seus utilizadores finais. Para o apoiar nesta transição, terá opções de desconto durante 12 meses após 1 de julho de 2022.

Os planos começam em 4,68 €/utilizador/mês com o Business Starter. Contudo, poderá ir até aos 15,60 € com a versão Business Plus. Além destes planos, a Google sugere que para organizações maiores e com outros níveis de exigência a empresa entre em contacto com a área comercial da gigante das pesquisas.

E se as organizações, empresas ou grupos não o fizerem?

Neste caso, a Google irá suspender a sua assinatura/conta automática de Espaço de Trabalho se não introduzir os detalhes de faturação antes de 1 de julho de 2022. Tudo isto agrava-se após 60 dias em suspensão. Então os utilizadores deixarão de ter acesso aos serviços centrais do Google Workspace, tais como Gmail, Calendário e Meet.

A empresa refere que após esta ação os visados poderão ainda manter acesso a serviços adicionais do Google, tais como o YouTube e o Google Photos. Depois disto, basta introduzir uma forma de pagamento válida para restaurar a sua conta suspensa.

O Google oferece um desconto de 12 meses ou a possibilidade de exportar os dados da sua organização. Para mais detalhes, visite este artigo de suporte das FAQ.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo
    Hugo

    As contas pessoais gmail fora do google workspace também vão ser cobradas?
    Fiquei um pouco confuso

    1. Avatar de Vítor M.

      “Ainda não”. Só as contas gratuitas G Suite (renomeadas Google Workspace). Basicamente querem acabar com as contas gratuitas. Depois de “habituarem” o cliente a ter a sua estrutura comercial e empresarial toda dentro do Google, agora vão cobrar. Mas não tenhamos dúvidas que pelo andar da carruagem as contas Gmail “particulares” também acabarão por serem a pagar.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Obrigado pelo esclarecimento, e o meu receio é mesmo esse. Com uma conta pessoal criada à mais de 7 anos será complicado imaginar todos os serviços, contas, subscrições a que está agregado o meu email, bem como serviços publicos, AT, SSocial, registo civil, etc etc, seria algo quase impossível (nunca o é) fazer a portabilidade para um novo serviço de email gratuito, de certeza que ficariam contas esquecidas pelo caminho.

        1. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          Então, num futuro “próximo”, quando o email pessoal for taxado, quem comprar telemóvel android tem que ter um gmail para fazer o registo no telemóvel e aceder á loja, e consequentemente ter uma mensalidade? Isso seria uma jogada de milhões, ou então sair o tiro pela colatra….

      2. Avatar de JMonte
        JMonte

        Calma, está a confundir as coisas! Isso é só para clientes avançados, digamos assim.
        Normalmente esse tipo de serviço paga-se, espanta-me que ainda fosse grátis.

    2. Avatar de Unknown
      Unknown

      Não, claro que nao. Isto é para empresas e gmail empresarial… É para teres um endereço personalizado, cloud e outras coisas. Se quiseres ter a empresa com um e-mail gmail.com o chamado gmail normal continua gratuito.
      É algo perfeitamente normal, afinal de contas, ter um endereço de e-mail personalizado tem custos O estranho era ainda estar gratis quando noutros lados se paga.
      Agora cabe as empresas preferirem pagar a outros provedores e terem email personalizado noutros lados ou continuar a preferir a estabilidade e segurança da Google com todas as ferramentas para todas as plataformas e simplicidade.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Com o fim da exclusividade à vista nas lojas de aplicações, está na altura de começar a cobrar serviços, e bem!
    Espero é que não sejam idiotas a ponto de cobrar o serviço e depois andarem a meter publicidades, e a vender dados analíticos e tal dos seus utilizadores… que algumas empresas são um bocado abusadoras e esticam a corda até ela partir-se.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É basicamente como a MS e afins, paga-mos a licença OEM na compra de um computador, paga-mos serviços como O365, pagamos armazenamento no onedrive (obviamente caso queiramos armazenamento extra) e nada nos garante que não lucram com os dados que recolhem destes serviços e do nosso próprio computador pessoal.

  3. Avatar de Louro
    Louro

    Está a ficar complicado.

    A Microsoft decidiu tentar dificultar a vida aos CSP e MSP pois o que era um aumento de preco, passa agora a ser ser responsável pelo contracto dos clientes (Microosft NCE), agora isto com a Google.

    Deviam de colocar uma noticia acerca do que é a vergonha que a Microsoft está a fazer.

  4. Avatar de Jacinto Rego
    Jacinto Rego

    Não tenho interesse em continuar mas o que fazer com as Apps compradas na loja oficial da google? Não ha opção de as migrar para outra conta pessoal. Eles bem que apagaram o ‘Don’t be evil’.

  5. Avatar de Claudio Palma
    Claudio Palma

    e que alternativas existem actualmente free ?

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Eis algumas
      Proton mail (tem um gratuito com apenas 500Mb e 150 mensagens)
      Tutanota
      Zoho
      Yahoo
      Mail.com
      entre outros
      Eu recomendo o Mail.com ou Zoho

  6. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Enquanto existirem serviços gratuitos, não pago. Subscrições de certos serviços são um cancro que tem de ser rapidamente eliminado. O mesmo se pode aplicar aos DLC.

    1. Avatar de Ts
      Ts

      Sim é chato ter se pagar pelo trabalho dos outros

      1. Avatar de Dalex
        Dalex

        Pagas com os teus dados ao serem vendidos a terceiros.

      2. Avatar de Manso
        Manso

        Sim, é chato ter de ler certas imbecilidades…

      3. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Pagas com os dados e quando gmail virar pago vais pagar com os dados e com dinheiro.
        No primeiro mês, após o gmail ser a pagar, a google vai voltar atrás mas vai ser tarde de mais.
        No meu caso mando a conta de mail para o lixo e removo a conta do android.

    2. Avatar de Zed
      Zed

      Náo há serviços gratuitos, há é formas diferentes de pagar.

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Faço desta, a minha frase do dia! (com as devidas correções ortográficas)
        É uma daquelas frases que fica bem num azulejo, num WC público.

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Estava mais que visto, sempre que a EU impõe regras que afetam os lucros da Google, Microsoft, Amazon ou outros grandes players é mais que certo que vão encontrar alternativas

  8. Avatar de João
    João

    e o que as empresas portuguesas pagam, que valor é pago de imposto ao estado portugues?

  9. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Pelo que já percebi não se aplica aos users domésticos mas sim escolas e empresas.
    https://www.theverge.com/2022/1/19/22891509/g-suite-legacy-free-google-apps-workspace-upgrade

  10. Avatar de Redin
    Redin

    Se houver alguém com capacidade de desenvolvimento para o P2T eu estou disponível para o oferecer para exploração como licenciamento. A monetização pensada para o Sistema de Correio Eletrónico com responsabilidade orientada para o utilizador remetente ficaria a cargo do Provedor de email. Nunca o projeto P2T teve como intenção cobrar o seu uso ao utilizador. Nem terá.
    Alguém com coragem?
    Talvez estejam interessados em consultar a minha ultima publicação:
    https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6831495545354293248/
    #P2T

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Isto é para as empresas.A Google nunca faria isto a clientes normais.

  12. Avatar de k
    k

    Eh. Já pagamos à microsoft anualmente por um serviço semelhante que inclui uma porrada de licenças para tudo na empresa. Só nunca trocamos do GSuite por conveniencia. Começam a cobrar e adeus google.

  13. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Enquanto fizerem isso para empresas, as coisas até se podem aceitar em alguns casos, noutros casos poderá ser complicado mas na maior parte das empresas, vao manter essas coisas.

    Agora quando passamos para o comum cliente que tem apenas Gmail e Drive ( por exemplo ) se a google tem a ideia de colocar tudo a pagar… vão perder MILHOES de clientes pelo mundo fora…porque o que não falta é email’s…inclusivé o velhinho hotmail (outlook) e yahoo e por aí adiante…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Aí concordo consigo mas a Google nunca fará isso.Há,sim,um limite de GB para se poder usar entre o Gmail,o Google Fotos,etc. Mas até nisso a Google informa o utilizador quando está perto de chegar a certo ponto. Isto para nós,utilizadores comuns e normais,não nos afecta. Afecta quem é cliente empresarial substancialmente. Mas esses que se desenrasquem.