Google termina projecto secreto sobre baterias revolucionárias

40 Comentários

Os dispositivos móveis estão na moda, crescem como cogumelos e não se prevê que esta bolha pare de acrescer, contudo, este segmento tem um “calcanhar de Aquiles”… as baterias!

Já ninguém liga ao peso, não querem saber quantas cores tem um ecrã ou quantos megapixels cabem numa foto… a bateria é quem dita as preocupações dos utilizadores, desde o smartphone ao smartwatch! A Google tinha planos para acabar com essa preocupação…. mas falhou!

pplware_google_battery00


Google ATAP é um laboratório de pesquisa totalmente diferente dos demais laboratórios da empresa, pois este grupo, o Google Advanced Technology and Projects, dedica-se apenas à investigação de tecnologias relacionadas com dispositivos móveis.

Segundo uma notícia revelada recentemente, este grupo de investigação da Google liderado pela Dra. Regina Dugan, estaria a trabalhar num projecto secreto que iria aumentar a vida das baterias colocadas nos dispositivos moveis de 5 a 10 vezes.

Este grupo de investigação tem uma metodologia muito própria pois, caso algum projecto não produza bons resultados num período de 2 anos, o projecto é imediatamente terminado.

Ralph Alswang Photographer

Mas a verdade é que este projecto nem se aproximou desses dois anos e, com uma duração de 9 meses apenas, a gigante norte-americana decidiu que este projecto não era bom o suficiente para continuar, daí a empresa ter decidido terminá-lo mais cedo do que o esperado.

Além disso, este laboratório tem vindo a impressionar toda a restante empresa devido aos seus resultados, mas a verdade é que este projecto não teve um longo ciclo de vida. Isto leva-nos a questionar se será realmente possível aumentar a vida da bateria de um dispositivo móvel em 5, 6, 7 ou até 10 vezes? Haverá algum interesse secreto que esteja a atrasar este avanço tecnológico?

 

Via

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nunes
    Nunes

    O projecto não era para baterias revolucionárias mas para aumentar a eficiência no consumo de aparelhos móveis

  2. Avatar de Norman Bates
    Norman Bates

    Para os chineses copiarem isso da noite para o dia e os investidores não verem retorno nenhum?

    Pode-se sempre aldrabar nas especificações das baterias, que é o que eles fazem…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Mais fácil conspirar sobre empresas do ramo petrolífero do que chineses

      1. Avatar de Norman Bates
        Norman Bates

        Não sei o que é que as empresas do ramo petrolífero têm a ver com isto, mas pronto…

        1. Avatar de Johnny DahVinchi
          Johnny DahVinchi

          Provavelmente porque para eles (petrolíferas), o avanço das baterias não tem interesse nenhum…

          Mais tarde será aplicado aos carros e o que ganharão eles com isto? Nada, apenas prejuízo.
          E o negócio do petróleo é excessivamente “biliobilionário”…

          Mas eu não sei nada, isto é apenas uma teoria da conspiração de que ouvi falar.

  3. Avatar de Dc
    Dc

    Well, that sucks…

  4. Avatar de Mota
    Mota

    ” Haverá algum interesse secreto que esteja a atrasar este avanço tecnológico?”

    É necessário sequer responder a isto?

    A evolução das coisas tem de ser gradual, se derem tudo ao consumidor final assim de “mão beijada” pode abrir um buraco financeiro a longo termo.

  5. Avatar de kamexupas
    kamexupas

    Sempre achei que os maiores interessados na estagnação da tecnologia de baterias seriam as industrias do petróleo e industria automóvel. Até pensei que a Google estava interessada no avanço da capacidade das baterias, já que têm produtos que tiram benefícios directos dos avanços nessa área. Só vejo duas possíveis razões para isto. Ou a Google cedeu a alguma pressão externa ou não existe benefícios económicos para eles a curto/médio prazo.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      não tinha nada a ver com baterias revolucionárias!

  6. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Indução é o futuro.
    Pagamos uma assinatura e temos eletricidade em todo o lado.
    No futuro as baterias serão meros backups para quando estivermos off-grid..

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      O carregamento sem fios nos telemóveis só terá futuro quando desenvolverem uma solução que permita carregamento rápido e fiável. Doutra forma a maioria das pessoas vão preferir carregar mais rapidamente ligando um cabo que permite continuar a utilizar enquanto carrega e sem o problema de poder não carregar porque ficou mal alinhado

      1. Avatar de zhguh
        zhguh

        Acho que não percebeste o conceito a que o Ricardo Raimundo se referiu. No conceito a que ele se refere, as baterias só serviriam para menos de 1% do tempo de utilização que darias ao telemóvel ou qualquer outra coisa móvel que necessitasse de electricidade para funcionar.

        É um conceito interessante e que acredito que tenha futuro mas que acho ainda estar muito longe de se concretizar.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          :S
          Como é que queres uma coisa dessas se os sistemas de indução actuais não conseguem carregar quando se usa de forma normal os telemóveis!? 99% do uso é longe do carregador…
          Há sistemas de carregamento sem fios em desenvolvimento a maiores distâncias mas esses não só estão longe de vir a ser usados como têm enormes perdas de eficiência

          1. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            O que eu queria dizer é que no futuro recebemos corrente constante por indução. Como se tivéssemos sempre ligados à tomada.
            So precisaríamos de bateria para quando fossemos para zonas sem rede.
            Tal como passamos de voz por fio para voz móvel.. mas com eletricidade.
            Acredito que será esse o futuro.. daqui a uma décadas..

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Daqui a umas décadas terás baterias muito mais eficientes, de maior densidade, em aparelhos com menor consumo…
            O carregamento por indução a grandes distâncias será sempre uma tecnologia muito mais ineficiente e que gerará grandes interrogações em termos de saúde pública. O uso generalizado de algo assim não parece ser muito provável. Faz muito mais sentido apostar em melhores baterias, carregamentos mais rápidos e maior eficiência!

    2. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Se isso fosse fácil … Lol

  7. Avatar de LP
    LP

    “A Google (…) falhou.”
    Nem precisava de ver para saber o autor do artigo 😀

    1. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Até parece que é anormal a Google falhar, e depois comprar uma empresa para resolver o buraco…

    2. Avatar de Xplouder
      Xplouder

      Agora que falas nisso… lol, bem visto.

    3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Assim de repente não me lembro de nenhum super/secreto projecto da Google que esteja em utilização.

      Qual foi mesmo o último? O finado Google Glass e…?

      1. Avatar de LP
        LP

        Se é secreto ninguém sabe dele! 😉

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Sabe. Procura por “project ara Puerto Rico”.

          A Google vai distribuir os primeiros smartphones Ara na Costa Rica para ver a reação da população.

          Se não distribuir, há na mesma na Costa Rica um “project ara” (papagaio, arara). Há muito disso na Google.

  8. Avatar de NT
    NT

    Mas…

    E então se a bateria durar séculos????
    https://www.youtube.com/watch?v=QCsAcBa8abs

    Háááá pois é, tecnologia já existe o que não existe é o interesse.

    1. Avatar de Vítor M.
    2. Avatar de Dc
      Dc

      Claro que não há. Tudo que ameace lucros é facilmente descartado!

  9. Avatar de luislelis
    luislelis

    Culpa do Vitor q sabotou as baterias lol.

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma o Judas não sou eu!!! 😀

  10. Avatar de AlexX
    AlexX

    Crente que existem interesses secretos que atrasam todos os avanços tecnológicos, as coisas têm evoluído rápido mas ainda assim às migalhas. Apenas o suficiente em cada upgrade do que quer que seja para que o produto venda e seja rentável.
    Neste caso a aposta tem passado mais por produzir hardware que mesmo evoluindo em specs, consome menos energia. Os iões de lítio ainda devem aguentar pelo mercado por força dos secretos mais uns tempos, assim quem precisar e tiver uma bateria não removível, pode comprar mais iões de lítio na mesma sob a forma dum powerbank ou isso…

  11. Avatar de Pois
    Pois

    alguém vai pegar nisso não se precocupem 🙂

  12. Avatar de rui jorge silva
    rui jorge silva

    Bom dia. Sim ha possibilidade. Grafeno, celulas de litio e esferovite

    1. Avatar de Jorge Ferreira
      Jorge Ferreira

      Esferovite? !

  13. Avatar de Filipe Nunes
    Filipe Nunes

    Baterias de grafeno isso sim deviam fazer mais projectos disso. para que a tecnologia seja comercializada mais rapidamente e a baixo custo.
    carregamentos de 100% em segundos para os tlms.

  14. Avatar de Rui C
    Rui C

    Só quando a Apple meter as mãos nisto é que avança.

  15. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Na tecnologia nada e possivel
    Pelo avanço disto tou a ver que sao os chineses que vao adoptar essa tecnologia e depois o resto vai logo atras

  16. Avatar de me and me
    me and me

    baterias que durem mais? façam hibridos de baterias e super condensadores…

  17. Avatar de Wurth

    Para quem esteja curioso sobre o assunto, que abra a pestana
    abraços

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        lol!
        Quer dizer que o homem conseguiu descobrir como quebrar as leis da termodinâmica!?

      2. Avatar de Filipe Nunes
        Filipe Nunes

        ele parece saber do que fala, mas ao mesmo tempo apenas está confortavel com o conhecimento que tem. e já fica fora de tópico falar em gerador quando a noticia é de baterias, mas, o kapanadze tem algo do genero que se alimenta de duas ligaçoes á terra.