Google quer trazer o Swift para a criação de aplicações Android

38 Comentários

A criação de aplicações para os sistemas operativos dependem das linguagens de programação que lhe servem de base. O Swift, criado pela Apple e tornado Open Source, pode ser a próxima conquista do Android que assim vê chegar a si uma linguagem que começa a ser muito interessante para os programadores.

Swift

Desde que foi apresentado em 2014, o Swift tem crescido e ganho adeptos em todo o mundo da programação. Criado com o propósito de substituir o Objective C, tem conseguido ocupar outros espaços e é hoje uma linguagem de programação aberta, mais universal e presente noutras áreas.

Informações internas da Google revelaram agora que a empresa está a ponderar seriamente trazer o Swift para o Android, como uma linguagem de programação de primeira linha.

Usado para os desenvolvimentos do Android o Java, a Google não quererá fazer uma substituição imediata e total com o Swift. Deverá ser um processo gradual e que demorará alguns anos, mas que culminará com a substituição total do Java e a utilização do Swift.

Android

A Google anda há algum tempo a procurar uma alternativa ao Java, para fugir de todos os problemas que têm tido e que têm resultado em processos por parte da Oracle.

O primeiro passo está já dado, com a mudança para o Open JDK, mas provavelmente a Google quer mudar muito mais e procurar outras abordagens.

Não existem ainda ferramentas para serem exploradas ou qualquer API adaptada para o Swift, mas a Google deverá investir na utilização desta nova linguagem de programação e ver como evolui, até que decidam realizar a mudança.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mauricio
    mauricio

    Nao é preciso nada disso. use-se xamarin que é de borla, open-source e dá directamente para android, iOS, windows 10 desktop, mobile, xbox, etc. É preciso mais?

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Não há nada como o código nativo!

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Código nativo?
        Se entrarmos em preciosismos, isso seria C e não uma linguagem não (verdadeiramente) compilada.

        1. Avatar de joao
          joao

          bem se entrarmos mesmo em preciosismos devia ser em assembly 😉
          seja como for nenhuma delas (c ou assembly) podia ser feita visto que estas dependem do hardware em que são executadas e existem MILHARES de configurações diferentes de hardware neste momento que inviabiliza isso.

          1. Avatar de LG
            LG

            Daqui a nada vai ser em binário…

          2. Avatar de Zaark
            Zaark

            That is not my point, although it is true. E acerca do Assembly: a linguagem intermédia do processo de compilação não interessa, se não isso é em todo o lado xD

        2. Avatar de Tomás
          Tomás

          o Swift é uma linguagem (verdadeiramente) compilada

        3. Avatar de Renato
          Renato

          O Swift não é uma linguagem verdadeiramente compilada?

          LOL!

          Primeiro, o que queres dizer com isso?

          Segundo, o Swift é totalmente compilado em código máquina, e a memória é unmanaged.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        @Rui Costa Pois, mas nem toda a gente tem interesse ou necessidade de desenvolver em C/C++ com o NDK…

      3. Avatar de joao
        joao

        o xamarim gera codigo nativo caso nao saibas.

        1. Avatar de N
          N

          não sei como é com o xamarin, mas as plataformas que dizem que geram codigo nativo não o fazem a partir do codigo do programador. normalmente passam o teu codigo para ficheiros binarios e geram codigo nativo para chamar esses ficheiros

        2. Avatar de Tiago Pereira
          Tiago Pereira

          o xamarim nao gera codigo nativo. Tem uma “machine” adaptada do mono que corre codigo .net e tem interfaces adaptados para o android ou ios, dizer que codigo .net (mono) e nativo enfim …

        3. Avatar de RVM
          RVM

          Não é nada nativo, gera código para o CLR (máquina virtual, semelhante á Java).

    2. Avatar de Lesma
      Lesma

      O swift é open-source caso não saiba 😉
      https://swift.org

      1. Avatar de mauricio
        mauricio

        Sim, sim, até diz no artigo. estava apenas a acrescentar.

    3. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Faltou o Hololens.

    4. Avatar de Tomás
      Tomás

      isso é uma ferramenta de programação não uma linguagem e esbarra sempre no suporte incompleto e desfasado para algumas plataformas

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    O swift consegue ser uma linguagem ainda mais alto nível que o c# e tem algumas características poderosas como os tuplos, mas acho o c# mais bem estruturado.

    No entanto devo acrescentar que apenas li uns 60% do livro sobre o swift publicado pela Apple.

    Programo em c#, mas a minha praia é o C para enbebidos. Devo confessar que gosto imenso do c#. Gosto do Java mas o C# é mais limpo, mais estruturado.

    Vejamos quais das três vingará no futuro. O Java leva vantagem no mercado mobile que é onde está mais gente, mas no mercado empresarial o c# é rei e senhor. No entanto não podemos esquecer qual o mercado mais rentável. Eu apostaria no c#

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Pergunta inocente, e não irónica:

      O Java não está pelas vias da morte?
      Não há já uns 3 ou 4 browsers a “desligarem” o java?

      1. Avatar de Rui Px
        Rui Px

        Não.

        O que está pela hora da morte são os applets em páginas web. A plataforma Java é muito mais extensa que isso. Desde aplicações empresariais, websites (server-side como php/asp.net/etc…), dispositivos móveis e outros “smartdevices”, etc…

        O plugin Java já é algo secundário há vários anos. Tecnologias como Flash, AJAX, etc… roubaram grande parte dos segmentos onde ele poderia ser usado, com o HTML5 tornou-se ainda obsoleto e chega aos dias de hoje apenas por causa de ainda existirem serviços dependentes dele. Temos em Portugal o exemplo algumas funcionalidades de serviços públicos, como o e-factura do portal das finanças.

      2. Avatar de Britney Spears
        Britney Spears

        O Java ou o Flash?

      3. Avatar de RVM
        RVM

        Java é muito utilizado em aplicações de servidor enterprise, aplicações de desktop, e Android.

      4. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        No caso dos browsers são os plugins de Applet (Java), Silverlight (CLR), Flash…
        Entretanto alguns devs como o Google ainda permite sua utilização por causa de aplicações legadas como: autenticação/criptografia (Applet) e players de video (Flash), utilizando outra API (NPAPI).

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Vamos ver se há substitutos para o C nesse aspecto…

      Rust e Swift prometem.

  3. Avatar de Telmo
    Telmo

    Não percebo porque é que não desenvolvem um compilador de Python para Android. Fazia mais sentido do que estarem a utilizar Swift, que apesar de opensource é menos presente que o Python.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      para ter performance competitiva teriam que desenvolver muito mais do que um compilador de Python, teriam que criar um novo Python

    2. Avatar de Rui Px
      Rui Px

      É mais uma questão de estratégia. Hoje em dia o desenvolvimento de apps móveis multi-plataforma é quase imprescindível, principalmente Android e iOS, e por razões estratégicas é mais vantajoso optar por uma linguagem já em uso numa das plataformas, do que introduzir uma nova linguagem e fragmentar ainda mais.

      Por isso faz todo o sentido optar pelo Swift.

    3. Avatar de RVM
      RVM

      Porque Python é para brincadeiras com scripts, e não uma linguagem a sério para grandes projetos.

    4. Avatar de LG
      LG

      Python é mais lento que Java… E nem é codigo que se compila… é uma “scripting language”

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Compila sim, .pyc, mas corre numa VM.

      2. Avatar de Tomás
        Tomás

        Existem compiladores para Python. Até se pode dizer que sempre que se corre código Python ele é primeiro compilado

      3. Avatar de Faria
        Faria

        Python é mais lento que Java????
        Oh valha-me ….

      4. Avatar de pedrov
        pedrov

        Não é bem assim …depende do contexto: eu desenvolvo em java, c# e python e tenho verificado que para aplicações numéricas Python gera código de execução mais rápido e com uma produtividade (velocidade de desenvolvimento) que chega a ser 10x superior. Isto porque as bibliotecas Python são em Fortran e C e quando se invoca essas bibliotecas (Pandas, Numpy, scipy) a velocidade de execução é realmente impressionante e metem facilmente Java e C# a um canto. Na prática Python não é só uma linguagem de scripts porque estás sempre a usar código C optimizado em quase todas as ações criticas de IO, ou matemáticas.

  4. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    OFF-Topic

    Boas, o meu cabo para carregar o iPhone apenas carrega na dock do iPhone 4S, e vi agora que na caixa diz dock… tem alguma maneira de colocar a carregar diretamente no iphone?? É que é só estupido nao dar para carregar diretamente no telemovel mas na dock da…

  5. Avatar de sakura
    sakura

    lol java ou c#…. se querem dar 30% a applel Swift.
    uma vm osx não tem licenca para ser usada “local server”

    a Ms tenta ter “””cologas””” linux a apple não OK boa sorte para a applle .
    não poder Run osx in VM é 1 problema……ok bay 1 mac…. lol a apple deve pessar que o ppl é burro.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      Swift é open source há já alguns meses e pode ser usado para desenvolver software fora dos sistemas da Apple, com uma versão para Linux desenvolvida pela Apple; até já há quem ande a criar software para servidores. Essa dos 30% é de quem gosta de inventar.
      A licença da Apple permite que o OS X possa ser corrido numa VM.
      Há anos que a Apple cria pontes com o Linux com muito software Open Source e o legado Unix dos seus sistemas.

  6. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    O Google tem é que abandonar logo esse lixo chamado Java.