Google tem vergonha dos números de distribuição do Android

53 Comentários

Não há outra explicação para o súbito desaparecimento da até então disponibilização mensal de todos os indicadores. Anteriormente, todos os meses prestava atenção às tabelas de distribuição do sistema operativo pelos smartphones Android. Entretanto, deixou de ser possível, através de indicadores oficiais, saber exatamente os valores em questão.

O que terá levado a Google a omitir este indicador, terá sido o Android Pie?

Google smartphones Android Pie

Então, o que fazer agora? Embora existam outras fontes que analisem a distribuição do sistema pelos smartphones Android, não possuem o mesmo cariz oficial. Porém, somos agora confrontados com uma nova realidade em que a Google não revela, mensalmente, as informações necessárias para apurar o status quo.

A notória ausência das tabelas de distribuição

Ainda que já tivesse comentado a situação internamente, esta omissão torna-se agora gritante e uma admissão passiva de culpa. A Google, incapaz de conter o flagelo da fragmentação do seu sistema operativo, resolveu cortar a fonte de artigos mensais que apontavam isso mesmo. Aliás, o fenómeno foi-se agravando.

Da mesma forma que gostamos de avaliar o desempenho do nosso projeto, enquanto techblogger era já um hábito avaliar de que forma é que uma certa versão do sistema operativo crescia e, ao mesmo tempo, quais é que estavam a diminuir. Infelizmente, deixa de ser possível usufruir dos gráficos e tabelas bem organizadas.

Google smartphones Android Pie

Ainda numa outra casa, apercebi-me de que a última vez que as Dashboards foram atualizadas corria o mês de outubro. Aliás, a 26 de outubro de 2018, data da última recolha e publicação de dados. Por conseguinte, já se passaram mais de 5 meses sem qualquer informação oficial ou dados de distribuição pelos smartphones.

Será que o Android Pie já é relevante em 2019?

Afinal, passado todo este tempo, será de esperar que a versão já esteja disponível em mais smartphones Android. Até porque daqui a alguns meses, entre maio e agosto, chegará o seu sucessor – Android Q. Assim, sendo, seria deveras interessante poder avaliar o pulsar de cada uma das várias versões desta plataforma.

Contudo, a Google não parece estar com vontade de revelar esses dados. Aliás, não foi só o Google+ a chegar ao fim, mas também estas tabelas de distribuição. Dessa forma, teremos que nos cingir a indicadores externos – não oficiais – ou, ignorar simplesmente este tipo de indicadores. Em seguida temos o último quadro:

Google smartphones Android Pie

Previamente ao encerramento discreto do serviço, fomos apenas contemplados com uma mensagem de “data feed under maintenance” – serviço de recolha de dados sob manutenção. Infelizmente esta “manutenção” foi o seu fim e já então, em dezembro, o atraso era notório.

Terá a Google vergonha da adesão ao Android Pie?

Sendo inegavelmente o sistema operativo mais popular no mundo, a medida é realmente estranha. Até à data estas adversidades nunca levaram a empresa a retrair-se desta forma. Note-se que parte da sua popularidade é devida ao facto de o sistema correr em milhões de modelos diferentes de smartphones Android.

Por conseguinte, nunca todos eles terão a mais recente versão da plataforma, sendo este o causador da fragmentação. É inegavelmente uma espada de dois gumes, pois, se por um lado torna o Android extremamente popular, por outro torna-se virtualmente impossível atualizar uma miríade de smartphones.

smartphones Android Pie Google LG G8 ThinQ MWC19 Android 2

Ainda por cima, o controlo das atualizações repousa nas mãos das fabricantes. Algo que vai ao encontro da política de abertura da Google, mas que também acarreta as suas consequências. Com uma maior liberdade vem uma redobrada responsabilidade. Ora, por vezes essa não é a prioridade das grandes OEMs.

A Google não pode obrigar as OEMs a atualizarem os smartphones Android

Pode incentivar, e para tal criou o Project Treble. Contudo, não pode substituir-se ao painel de direção de cada uma das centenas de OEMs e decidir quais e quando é que determinados smartphones Android serão atualizados. Por outras palavras, a Google tem que respeitar o livre arbítrio das várias empresas.

Em suma, estamos impedidos de avaliar uma importante métrica. Algo que nos dizia se as fabricantes estavam a fazer um bom trabalho ao atualizar os smartphones Android. Além disso, podíamos ver como estava a crescer o Android Pie, e a partir daqui fazer várias outras ligações.

Assim, estamos completamente vedados a essa informação e isso nunca é um bom sinal. De igual forma, esta atitude também já está a ser escrutinada em vários fóruns como o Reddit.

O que terá motivado a Google a tomar esta postura?

O sistema Android continua fragmentado e pouco melhorou com o Project Treble

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Matos
    João Matos

    Tenho o Pie e pessoalmente acho que está muito bom.

    1. Avatar de Eraldo
      Eraldo

      eu tenho um moto g 6,o com andrAnd Pie , essa versão do Android é a pior que já teve na minha opinião, meu celular trava muito e wi-fi fica se ligando sozinho mesmo com o telefone com a tela ploqueada,fica travando pra a brir os aplicativos e para desbloquear a tela…
      Tô arrependido por ter atualizado para pie .

      1. Avatar de Yuri
        Yuri

        Para min está ótimo tenho o Android one no meu mia2 e nao tenho problema algum

      2. Avatar de André Luiz
        André Luiz

        Concordo com você após a atualização para o pie o celular não funciona mais

      3. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Eraldo, o responsável pelo “travamento” do telemóvel não é o Android Pie mas o fabricante do teu telemóvel. Ou o hardware é muito fraco ou o fabricante nem se deu ao trabalho de otimizar.

        O problema dos updates do Android é de 2 responsáveis:
        – fabricante dos componentes (Não dá o código fonte e os controladores que dá são para uma versão única de Android)
        – fabricante do terminal (devia apenas usar componentes com garantia de updates futuros ou receber código fonte; devia usar o project treble para facilitar updates)

        Como a maioria dos fabricantes, em especial os chinos de baixo custo ou LG não tem interesse em atualizar, o responsável é o comprador que devia -se informar (Se tem interesse nos updates) de quais as marcas que atualizam.

        O meu pai por exemplo tem um smartphone com Android 5.1 e está super contente com ele, as apps atualizam e para ele chega.

  2. Avatar de AlexC
    AlexC

    Google domina e têm a faca e queijo na mão, todas as fabricantes só usam Android nem têm alternativa, logo a Google podia impor regras e estratégias.
    Mesmo que fique mais dificil para as marcas, era possível mts vezes as marcas não lançam updates por preguiça, preferem lançar 5 ou 6 telemóveis quase iguais alterando a versão do sistema operativo do que lançar updates, grandes marcas como a xiaomi ou Samsung podiam concentrar a equipa em updates e na satisfação do cliente.

    1. Avatar de Marshall Gomes
      Marshall Gomes

      Preguiça? Porque criam n modelos, e muitos deste a preços baixos. Sempre que a uma noa versão major de android, teriam que pegar nessa versão, testar em cada aparelho, ver possiveis bugs de compatibilidade, drivers… isso teria um custo. Achas que por exemplo em smartphone de 200 euros compensa manter o telemóvel com versões major de Android por muito tempo?
      É mesmo vender dinheiro ao bolso e passado um ano se a pessoa quer a nova versão de android que compre outro smartphone de 200euros.

      1. Avatar de Alexandre Carvalho
        Alexandre Carvalho

        Não digo que todos tenham que ter sempre updates, cada versão de android que sai pode sair com requisitos etc.
        Mas existe telemóveis mais caros que podiam receber mais versões do IOS e ficam parados ou com atraso as vezes de 6 meses.
        Apple gere bem os seus updates, se cada fabricante geri-se os seus updates não havia tanta segmentação, basta é haver ordens por parte da google.

      2. Avatar de Mateus Pinto
        Mateus Pinto

        Testar para cada aparelho? Se usarem 3 conjuntos de hardware e fizerem pequenas variações, apenas têm que atualizar os controladores entre elas e mesmo assim de apenas um par de componentes. Como há marcas que fazem telemóveis como churros, não há hipótese

    2. Avatar de rand
      rand

      “todas as fabricantes só usam Android nem têm alternativa”

      Ter até têm mas a licenças não iam permitir muitas das coisas que eles fazem atualmente

    3. Avatar de Rui Bacelar

      Olá meu caro, ao tempo =)
      Infelizmente, para o mercado, não é realmente rentável apostar numa plataforma alternativa, pelo menos para já.

  3. Avatar de Tony
    Tony

    Hehehe o iOS 12 já está em mais de 80% dos devices 🙂

    1. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      tas a comparar uma gota num oceano, existem muitos mais androids pelo mundo fora que IOS´s mas tipo, numa escala que nem comparação tem.

    2. Avatar de Maycon
      Maycon

      Porque o número de dispositivos ios e menor que Android

    3. Avatar de João pequeno
      João pequeno

      No one cares

    4. Avatar de the oneee
      the oneee

      Pois, 80% daqueles que têm suporte para iOS 12. E os restantes? A google contabiliza TODOS os smartphones, tenham eles sido lançados neste ano ou em 2011, desde que a versão android tenha no mínimo 0.1%

    5. Avatar de scp
      scp

      A apple tem o sistema e o smartphone na mão, a google não, só disponibiliza para outros usarem.

      1. Avatar de LG
        LG

        Por isso mudei para Android One… todos os meses recebo atualizações garantidas durante 3 anos

        1. Avatar de Henrique Cimento
          Henrique Cimento

          3 anos é já com IVA… é só 2 anos.

          1. Avatar de LG
            LG

            Tens razão, 2 anos de update de software garantidas… Tive impressão ler por aí que updates de segurança devem durar mais ainda

        2. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          4 anos com um Xperia Z2 com Android 6.1 e o que me fez mais falta foram os updates, agora troquei para um MI8 e mesmo que fique sem updates daqui a 1 ano, vou manter o equipamentto pois de certeza que vai continuar uma máquina e a segurança sou eu.

      2. Avatar de mico
        mico

        pois, como a microsoft…
        que é a software house do w10. Eu no lenivo, outros no hp etc… não esperam que is fabricantes façam w10 para cada pc. A google que trabalge não é só trabalhar para recolher dados

    6. Avatar de Hyroku Mahta
      Hyroku Mahta

      já que estamos a comentar coisas a balda, ontem comi uma laranja ;p

  4. Avatar de xupaxupa
    xupaxupa

    Tenho um Mi A1 (Android One) com Pie e estou muito satisfeito com o OS e updates mensais. Assim que deixar de receber updates mudo para o LineageOS e continuo com um OS atualizado.

  5. Avatar de Alpha
    Alpha

    Android é um sistema a ser adotado por N fabricantes, o iOS não é comparável porque é um hardware um smartphone.

    Para se ter a verdadeira noção de ter telefone actualizado é ter um pixel 🙂

    Android One também, mas mesmo esses levam algum tempo a actualizar (2-3 meses)

  6. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    É a diferença entre IOS/Android, o IOS o update é para poucos modelos e Android para N modelos.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sim, mas o windows também é para uma miríade de computadores e tem uma percentagem de adopção muito elevada – Windows 10, acima de 50%.

      1. Avatar de Ramon Meireles da Silva
        Ramon Meireles da Silva

        Ainda sim tem fragmentação nos updates anuais. A 1809 ainda não é majoritária.

  7. Avatar de Chipas
    Chipas

    Na verdade, a tabela nunca foi da distribuição do Android todo.
    Era a distribuição dos smartphones Android com serviços Google que acediam a esses serviços num dado período.
    Nunca incluiu os Android que não tinham os serviços Google, que é a generalidade dos smartphones na China.

    Outros smartphones chineses, como é o caso da Xiaomi com as suas ROM MIUI globais, têm serviços Google, mas misturas elementos de diferentes versões do Android. Podem basera-se no Android 9, com alguns elementos 10 – então é Android 9 ou 10 ou 9+1/4?

  8. Avatar de PEDRO AVELLAR DA CRUZ
    PEDRO AVELLAR DA CRUZ

    Ué? E quem foi que criou a regra de que todos os anos deve-se lançar uma versão nova de Android? NÓS esperamos isso. Eles nunca disseram que isso seria regra! Nós estamos correndo contra o tempo para vermos coisas novas a cada dia! Chega um tempo em que não é possível mais mudanças a não ser às desnecessárias!
    Essa moda de 10 modelos da mesma marca por ano dificulta muito atualizarem um sistema! As marcas acham que terem J1, J2, J3, J4, J5, J6, J7, J8, J1 metal, J1 pro, J1 lite, J1 plus, J2 metal, J2 metal pro, J2 pro, J2lite, J2 plus, J2 metal lite plus pro e por aí vai… Antes havia o S3. Agora no S10 já vão para 3 modelos diferentes! Porra! Chegou a hora em que cobram atualizações impossíveis de acompanhar. Então…

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Lol havia dois modelos do S3, i9300 e o i9305
      Qual a diferença? O primeiro é 3G e tem 1GB de RAM e o segundo tem 4G e 2GB de ram
      E ainda existiam as variantes americanas.

  9. Avatar de A.M
    A.M

    Eu tenho Android, Galaxy S9 Android Pie, e reamente não posso dizer bem neste caso Samsung reverti para Android 8, ora testem só esta a quem tiver um S9, na lista de contactos quem tiver fotos nos contactos (é o meu caso) após receber algumas chamadas ao consultar a lista de chamadas todas elas aparecem sem foto…e demora por vezez quase 1 nin para aparecer…e vários updates a vergonha continua..

  10. Avatar de Mário
    Mário

    E quanto ao facto da Apple esconder os valores de vendas?????
    A pplware não tem nada para mostrar de noticias????

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Até mostramos várias vezes. É só procurar no site 🙂

    2. Avatar de Rui Bacelar

      A propósito “Este é o primeiro trimestre em que a Apple deixou de apresentar os seus números de vendas”, ex vi: https://pplware.sitedev.pt/informacao/vendas-iphone-abrandaram-perdas-apple-menores/

  11. Avatar de Jorgw
    Jorgw

    Eu tenho o Mirage 82s android 7.0 eu queria muito essa atualização do Pie porque eu já estava mais acostumado

  12. Avatar de Macgyver
    Macgyver

    “torna-se virtualmente impossível atualizar uma miríade de smartphones.” Os desktop tanto com Windows quanto Linux tem uma quantidade muito maior de combinações possíveis de peças, e mesmo assim atualizam numa boa, pode ser um Pentium IV ou Athlon 64, ambos com mais de 15 anos, e são capazes de rodar o S.O mais recentes. Oq espero no futuro Android ou Fuchsia é a a Google coloque uma camada de driver e faça a atualização ficar automática pra todos aparelhos, e deixa pra fabricante só opções de mudar a aparência e os apps pré instalados

    1. Avatar de Dherii
      Dherii

      sabe que a interface tem que ser adaptada pra todo tipo de celular, seja por conta do design (um furo na tela ou notch por exemplo), tamanho da tela e hardware ( deve ter mais, porém os motivos que eu acredito que estejam envolvidos são esses, principalmente)

  13. Avatar de Natan
    Natan

    Isso é irritante. O project treble deveria corrigir ou mitigar esse problema e claramente não funcionou – pelo menos não do jeito que esperavam, os fabricantes continuam dando uma ou duas atualizações bem atrasadas.
    Eu tenho usado o 9 no meu OnePlus mas é claro que a Google tem que se esforçar muito ainda.
    Idealmente, seria como o Windows, possível de instalar por si mesmo sem tanto trabalho (e depender de builds), mas pra isso acontecer muita coisa na arquitetura do Android precisa mudar – especialmente na parte de drivers.

  14. Avatar de Paulo Domingues
    Paulo Domingues

    Tenho um leeco Le max2 que veio com Android 6, neste momento está a rodar android 9 espectacularmente. Fiz passa-lo por todos as custom ROMs Android 6,7, 8.0,8.1 e agora 9. Nunca esteve tão bom. Não compreendo porque os utilizadores não fazem evoluir os seus aparelhos já que as marcas não os evoluem.

  15. Avatar de Rafael
    Rafael

    Isso é uma mafia não atualizam o sistema para que o aparelho fique defasado, não aceitando novos apps exclusivos para última versão do sistema, para obrigar as pessoas a comprar um celular novo! E ninguém faz nada!

    1. Avatar de Márcio Vitor De Jesus Souza
      Márcio Vitor De Jesus Souza

      Você quer o que? O sistema é de código aberto open source, então a fabricante ao injetar o sistema Android no aparelho fabricado, ele pode fazer o que bem entender, como até mesmo colocar o sistema operacional sem a loja principal de apps, e isso é só a ponta do Iceberg, pode até mesmo deixar sem atualização e autorização para instalar novas versões do Android, por isso existem Custom ROMs, para atualizar aquele seu celular que não vai receber mais updates oficiais, um exemplo de Custom ROM muito boa é a Pixel Experience

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        Enquanto pessoas pensar igual a vocês estaremos perdidos, tem que ter uma lei bem rigorosa para manter o sistema atualizado constantemente, isso como disse é uma mafia para deixar um aparelho defasado obrigando trocar todo ano de aparelho sem necessidade alguma! Tenho um Motorola RAZR Xt910 com Android Pie Cunstom ROM e a Motorola disse que não tem hardware para esse sistema, onde está o erro? Eu consigo instalar um sistema e a empresa que fabrica não? Estranho isso!

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Solução pra driblar isto é usar custom roms.

    3. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Rafael, tanta gente a fazer, em vez de vires ler estas noticias vai procurar custom roms para o teu celular

  16. Avatar de Fulano
    Fulano

    Titulo sensacionalista para depois no interior se ler que é apenas a opinião (muito pouco válida) de quem escreve o “artigo”….

    1. Avatar de Rui Bacelar

      Falo por mim, quando escondo algo não é propriamente por orgulho.

  17. Avatar de albino negro
    albino negro

    prefiro o Snickers. Porque nao falam dele ou do Lion? e bem melhor

  18. Avatar de EC
    EC

    A grande culpada é a própria Google que lança todos anos uma nova release, sem que haja tempo suficiente para amadurecer a versão anterior. Um ano entre release é bastante curto. O ideal seria de 2 em 2 anos – tempo médio estimado que um utilizador fica com o mesmo modelo de telemóvel.

  19. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Finalmente já se pode começar a desenvolver aplicações Android apartir da api 21 (5.0)
    Já se pode abandonar as versões até à 4.4. Ufa, finalmente.

  20. Avatar de Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca

    O Android Pie corre de forma excelente no meu Nokia 5. Há uns tempos houveram problemas de bateria com o update, mas foi tudo corrigido. Android Pie: 5 estrelas.

  21. Avatar de Jp
    Jp

    NÃO ATUALIZEM PARA O PIE (ANDROID 9)

    1- o brilho minino fica maior e o maximo fica menor (ruim pra usar no claro e ruim pra usar no escuro)
    2- a bateria no modo economia de bateria é consumida mais rapido que no modo normal do oreo
    3- alguns apps nao pegam direito e principalmente não notificam
    4- o bloqueio de tela fica bugado
    5- NÃO DA PARA VOLTAR ATRAS DEPOIS QUE ATUALIZA, SO COMPRANDO OUTRO CELULAR

    1. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      1- Desliga o brilho adaptativo nas definições do ecrã
      2- Desliga o Adaptive Battery nas definições da bateria
      3- O mesmo do 3
      4- Isso deve ser um bug do teu telemóvel Nesse caso so a marca pode corrigir.
      5- Dá sim(depende do telemóvel). Só tens de o saber fazer.