Google quer classificar 10.000 funcionários como sendo de “baixo desempenho”

17 Comentários

Os despedimentos têm sido uma constante e, aparentemente, não serão muitas as empresas a ficar de fora da tendência. O exemplo mais recente é o da Google, que quer classificar 10.000 funcionários como sendo de “baixo desempenho”.

Esta classificação poderá resultar em despedimentos ou na perda do bónus.

Google

Os despedimentos em massa estão a tornar-se numa tendência entre as gigantes tecnológicas. Nas últimas semanas, vimos a Meta a despedir 11.000 funcionários, o Twitter a dispensar 5.000 dos seus 7.500 empregados, após a chegada de Elon Musk, e lemos rumores que alegavam que a Amazon está a considerar mandar embora cerca de 10.000 pessoas.

A novidade surge, agora, da Google. De acordo com o The Information, a Google, que até agora estava a conseguir manter os seus funcionários, poderá despedir uma considerável fatia de gente já no início do próximo ano. A especulação surgiu, no seguimento de um pedido feito pela empresa aos seus gestores.

Google

Segundo adiantou o The Information, a Google pediu que os seus gestores criassem uma “lista negra” com cerca de 10.000 funcionários, afetando 6% da mão-de-obra atual. Para entrar nesta lista, a pessoa deverá estar a desempenhar um “baixo desempenho”, na opinião do gestor.

De acordo com os dados recolhidos pela fonte, o sistema de avaliação interna utilizado anteriormente já tinha resultado na inclusão de 2% da força de trabalho global na “lista negra”. Contudo, agora, pretendem alargá-la, de modo a detetar os funcionários que, por várias razões, são considerados de “baixo desempenho”. Além daquela, há também uma lista que reúne o nome dos melhores empregados. Por sua vez, a percentagem de pessoas a serem incluídas nesta foi reduzida.

CEO da Google

 

Já em agosto, Sundar Pichai, CEO da Google, advertiu os funcionários para a necessidade de melhorar a produtividade, tendo-os convidado a preencher um questionário para identificarem as áreas de negócio menos necessárias dentro da empresa.

Esta “lista negra” poderá não resultar apenas em despedimentos, uma vez que o The Information partilhou que há também a possibilidade de os funcionários que forem identificados como sendo de “baixo desempenho” não receberem o seu bónus.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Migas
    Migas

    Unico objetivo: poupar dinheiro, nada mais.

    1. Avatar de Rrrrrrrr
      Rrrrrrrr

      Não…. É gastar! Eles querem gastar dinheiro porque sim!

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Acho bem, há por aí muita gente a receber bonus e continuar com os seus empregos porque passam despercebidos nestas organizações gigantes.
    Nestes casos cortar é optimizar.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      És tão básico!
      Até te contrarias a ti próprio sem teres noção.
      Incrível!

      1. Avatar de Nuno Palma
        Nuno Palma

        Até fiz um esforço para chegar lá… Mas não percebo onde está a contradição.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Deixa para lá, também deve passar despercebido.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se em pequenas empresas isso acontece imaginem nestas multinacionais.

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ui,ui,ui,como isto vai. 😐

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Criticas mas sem qq solução. Um tuga improdutivo no seu esplendor……

  5. Avatar de Zé

    Só 10.000? Dada a incompetência geral que a Google tem mostrado diria que há bem mais.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Só na Google ?? Se lhe disser que hoje em dia quase ninguém grama o trabalho/emprego onde está,você acredita ?? Por isso é que todos querem o teletrabalho e semanas de 4 dias de trabalho.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Que mentalidade mais tacanha. Até dá dó.

      2. Avatar de Profeta
        Profeta

        Como assim ? Trabalhar nao e propriamente um sacrificio ate e uma forma de prazer para algumas pessoas. Acredito que existam pessoas em determinados empregos que nao gostam do que fazem mas dai dizer que uma grande maioria esta nesse patamar, discordo.

  6. Avatar de Jose Paulada
    Jose Paulada

    Na minha empresa quem faz pausas para cafes e cigarros fica sem promocao e acabam despedidos caso repitam a gracinha. E trabalhar a serio das 8 as 19 ou nem subsidios de natal levam

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      LOL Nem 8 nem 80.

  7. Avatar de mamba
    mamba

    devia-se fazer o mesmo na função pública. Metade da malta anda lá a passear a roupa…

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      E nos politicos tambem ahah, alguns deles deviam ser corridos a pontape. E porque a pontape ? Porque estao la colados como lapas que nao descolam lol