Google revela que programadores podem ler e partilhar os emails do Gmail

27 Comentários

Foi em julho passado que surgiu a informação de que a Google estaria a permitir que os programadores externos acedessem às mensagens do Gmail e que estes estariam a extrair dados dos utilizadores, muitas vezes sem estes saberem.

Em resposta a um pedido de esclarecimentos do senado americano, a empresa admitiu agora esta situação e revelou algumas informações adicionais, que mostram as suas regras para esta utilização.

Google programadores ler e-mails Gmail

Nunca ficou clara a posição da Google na questão levantada em julho deste ano. Apesar da própria Google ter decidido não ler as mensagens do Gmail e obter informações destas, suspeitava-se que os programadores externos tinham acesso a toda esta informação, sem que os utilizadores tivessem noção disso.

Claro que, depois de todos os problemas do Facebook com a partilha de dados, esta questão levantou algumas dúvidas dentro dos legisladores americanos, que pediram explicações à Alphabet.

Google programadores ler e-mails Gmail

A resposta chegou agora e confirma o que se suspeitava. A Google permite o acesso de programadores às mensagens para que estes obtenham informações e até as partilhem com terceiros.

A declaração da Google surgiu numa carta enviada por Susan Molinari, Vice-Presidente da Google para os assuntos governamentais e políticas públicas, onde foram explicadas as formas de avaliação das aplicações que têm acesso ao Gmail.

Acha o Gmail seguro? Há programadores com acesso a milhões de e-mails

Segundo a Google, existem mecanismos automáticos que avaliam a aplicação das políticas da Google nestas apps após a sua publicação e a empresa avalia também relatórios de investigadores de segurança sobre estas apps.

Um dos pontos mais importantes da carta da Google refere que o acesso a estes dados apenas pode ser feito após a apresentação de uma política de privacidade onde é descrita a forma de partilha dos dados com terceiros e de obter a autorização dos utilizadores.

Google programadores ler e-mails Gmail

Apesar de ter sido pedido à Google que revelasse casos de violação das regras e outras informações importantes, a empresa acabou por não revelar qualquer informação.

Provavelmente esta voltará a ser pedida numa próxima audiência no senado, que decorrerá no dia 26, onde vão estar os representantes da Google, Apple, AT&T e Twitter.

A carta de resposta da Google foi tornada pública e está disponível para consulta. Caso pretenda podem lê-la na íntegra abaixo.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de miguel
    miguel

    NSA é um dos “programadores externos”!

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Procura- Não é nenhum segredo.

        1. Avatar de celso
          celso

          Onde está? Eu até te posso chamar de ladrão, mas sem apresentar as provas, de nada vale. Aqui é a mesma coisa. Quero provas do que ele fala. Onde me mostraram? Em nenhum sitio.

      2. Avatar de Rafael
        Rafael

        Típico corno manso.

  2. Avatar de mico
    mico

    Ganda polvo parasita.
    Nao me refiro quem lá trabalha, mas sim à politica de gestão, os seus objetivos e com têm lucro.
    Para quando telemoveis topo de gama com SO proprietários e que se “utilizador” quiser programas, apps ou outras denominaçoes modernas para as mesmas tretas, possa usar a net.
    Para quando um SO da Samsung num topo de gama, que não seja o cuscoid? Ao menos deem essa escolha. Um note 9, o melhor smartphone de todos, com um SO linux que nao o cuscoid do polvo?deixem a loja e serviços google para as ovelhas. Essas comem o que já há no pasto, deem hipoteses às ovelhas que tem uma visão mais holistica e por isso mais inconformada?

    1. Avatar de rui
      rui

      como se a Samsung fosse a Madre Teresa, deixas de ter um cuscoid e tens um cuscung. Ninguem ganah dinheiro a vender coisas a meia dúzia de ovelhas holisticas

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Porque não metes mãos à obra e desenvolves esse tal SO? 😉
      Se o fizeres e se converteres 1/3 das apps para esse novo SO, eu prometo que compro um note 9 (nesse momento ja deve existir o note 20) e instalo esse OS.

    3. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Achas que é pelo sistema operativo ser proprietário que essa situação melhora? Olha que é contrário

  3. Avatar de Guilherme Maia
    Guilherme Maia

    Tiveram acesso aos emails do benfica? 😀

    1. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      Vem de lá a fuga

  4. Avatar de Filipee
    Filipee

    Desde que não se instale extensoes no Gmail não me parece haver problema. Por exemplo há extensoes ou aplicações de terceiros que servem para nos filtrar o spam e etc e isso naturalmente tem de ”ler o mail” para ser melhor que o comportamnto nativo do GMail, entre muitas outras coisas.

    Como em tudo hoje em dia a segurança e privacidade perde o seu controlo quando passamos do produto base e completamos com ‘extras’ de terceiros.

  5. Avatar de Ze
    Ze

    Não se pode confiar em niguem

  6. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Comprem um domínio e sejam o vosso provedor de e-mail 😀

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Pois e assim está mais seguro…
      https://youtu.be/NgUPRDIwu1U

  7. Avatar de NovoAqui
    NovoAqui

    Vergonhoso!! Hoje em dia, tudo tem de passar por mail: declaração de impostos, pagamentos online, etc, etc. E esta cambada de abutres a espiar e roubar todo o tipo de dados mais do que privados! Há muito que deixei a Gmail como conta principal, e adoptei o ProtonMail. Prefiro pagar, mas ter a certeza de poder usufruir dum serviço íntegro!

  8. Avatar de João
    João

    bem…

    isto deixa-me duas opções: protonmail (claro) e o Outlook…

    é claro que, neste ultimo, certamente que a M$ também faz alguma leitura dos e-mails (penso eu), mas pelo menos não tem estado “tão” mencionada nestas “lavagens de roupa suja” que tem vindo ao de cima nos últimos anos.

    Ou seja… tirando o protonmail, das grandes fornecedoras de e-mail, quer-me parecer que a M$ não é assim tão má (pelo menos não tanto como a Google…)

    Alguém tem mais algumas sugestões de serviços de e-mail com prioridade na “privacidade” do utilizador?

    agradecia sugestões 🙂

    1. Avatar de stealth
      stealth

      estas a falar da empresa que te vende um OS com keylogger e faz upload de 30mb de todo o video que gravares com a tua webcam? estas a falar dessa?

      1. Avatar de João
        João

        Sim sim, dessa mesma!!! LOL

        A questão é que o windows tem dado muito que falar em termos de privacidade, mas em questões de e-mail não se tem ouvido de grande coisa… dai a minha questão

      2. Avatar de mico
        mico

        Pode estar a falar de uma empresa que vende software, em contraponto de uma empresa cujo corebusiness é venda de publicidade dirigida…

      3. Avatar de Digitalfox
        Digitalfox

        Boas,

        “faz upload de 30mb de todo o video que gravares com a tua webcam”

        Podes elaborar pf?

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Break big tech.

  10. Avatar de AJMS
    AJMS

    e-mails de alguma importância, sempre protonmail.

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Eu uso o CTT, e garanto-vos que nenhum hacker da NSA consegue abrir aquela caixa postal para ver o conteúdo sem ter de se meter num avião e deslocar-se aos centros de distribuição dos CTT.

      Acho que é muito trabalho para ler uma carta de reclamação dirigida a NOS.

  11. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    Estamos deveras entregues aos bichos….

  12. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Não sei o porquê de tanto alarmismo que a Google certamente já devia fazer isto á anos mas não é para todos em todo o mundo… é só para “alguns” se é que me faço entender…

  13. Avatar de Daniel
    Daniel

    Papel, voltem a usar papel…. e mensagens em código!
    Dificilmente a google vai conseguir cuscar numa carata escrita em papel! 🙂