Google poderá despedir 30 mil funcionários após sucesso com a sua IA

37 Comentários

Empresas como a Google e outros gigantes tecnológicos poderão ser o viveiro dos mais avançados serviços de Inteligência Artificial. O custo será sem dúvida o capital humano. Na berlinda estarão já 30 mil funcionários que poderão ser despedidos após o sucesso da introdução de serviços baseados em IA.

Ilustração de funcionários despedidos por uso da Inteligência Artificial na Google


A Google prepara-se para voltar a despedir funcionários, apesar dos 12.000 trabalhadores que já foram despedidos no início de 2023.

Mas qual o motivo para mais despedimentos?

De acordo com o LiveMint, um relatório publicado pela primeira vez no The Information indica que os anúncios alimentados por IA da Google tornaram-se tão autossuficientes que já não precisam de tantos indivíduos para supervisionar o seu funcionamento. Como tal, milhares de pessoas são agora desnecessárias e irão ser dispensadas.

Esta decisão pode afetar os 30.000 funcionários da unidade de vendas de anúncios que atualmente ajudam a Google com a sua interface de publicidade. A ameaça da tomada de posições laborais de tecnologias de IA, parece já ser uma realidade, quando alguns entendidos vaticinavam esse cenário só para daqui a alguns anos.

Segundo estas e outras informações relacionadas com a adaptação da Inteligência Artificial aos serviços propostos, muitas empresas seguramente irão apostar na tecnologia em vez de contratar o trabalhador humano.

Google Performance Max tira emprego a milhares

A ferramenta de anúncios do Google, o Google Performance Max, foi lançado em 2021 sendo projetado para simplificar o processo de publicidade direcionada para seus utilizadores em várias plataformas da Google.

Também conhecido como PMax, o serviço usa modelos de aprendizagem automática (machine learning) para gerar conversões em canais do Google como YouTube, Display, Pesquisa, Discover, Gmail e Maps, usando a sua ferramenta Smart Bidding. Com base no seu objetivo, o Google Performance Max gera agora anúncios e recursos com tecnologia de IA, para além de o ajudar a atingir os seus objetivos de publicidade.

A adição destes anúncios alimentados por IA foi provavelmente o que impulsionou ainda mais o sucesso publicitário da empresa, levando a Google a despedir funcionários e a reduzir a sua força de trabalho.

A ferramenta de anúncio IA tem visto uma adoção crescente desde que foi revelada no evento Google I/O de 2023 e, como resultado, os anunciantes têm mais facilidade em controlar os seus ativos por conta própria. Já não t~em necessidade de recorrer aos funcionários de vendas de anúncios que anteriormente ajudavam a simplificar os processos.

Sem responsabilidades e deveres restantes, estes funcionários serão dispensados como parte dos esforços de reestruturação do Google, de acordo com Sean Downey, presidente das Américas e parceiros globais do Google, que supostamente revelou estes detalhes aos funcionários numa reunião interna.

Google despede porque ganha mais

Este ano foi notícia despedimentos em massa que tocaram em várias empresas do ramo tecnológico. Falou-se da Microsoft, Amazon, Nokia, Qualcomm, Intel, Vodafone e várias outras que referiram ser primordial fazer cortes para acertar contas e equilibrar a estrutura. No entanto, na Google não é esse o foco. A Google vai despedir funcionários para reduzir custos e aumentar receitas.

Com as demissões de funcionários da Google ainda não totalmente confirmadas, seria ideal se a empresa encontrasse uma maneira de mudar as coisas e garantir trabalho para seus funcionários, mas os relatórios não parecem esperançosos por enquanto.

 

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario
    Mario

    Para os especialistas… Isto tbm é causa do socialismo?

    1. Avatar de é isso
      é isso

      Não, socialixo é gastar uma fortuna para nacionalizar a empresa e despedir trabalhadores na mesma.
      E já agora, eleger um secretário geral com a responsabilidade de um garoto de 14 anos.

      1. Avatar de João
        João

        A direita não faz nada disso, coitadinhos.
        Privatizam setores chave para depois dizerem que não têm culpa dos aumentos, “é o mercado a funcionar”.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Em Portugal não estou a ver a que direita se refere. O resto dos Países não quero nem saber.

  2. Avatar de Odius
    Odius

    A ganancia da Google é abismal. Deveria haver concorrência directa ao android.

    1. Avatar de Carlos Marques
      Carlos Marques

      Já existe. Vem dos Chineses. Por isso é que o império genocida ocidental (EUA + vassalos) anda a fazer guerra contra os não-ocidentais e a fazer sanções ilegais e guerras de tarifas contra empresas como a Huawei. A China faz mais e melhor, por melhor preço, e com muitíssimos melhores resultados para a sociedade. A Huawei partilha o seu lucro com todos os que lá trabalham. No ocidente a “lógica” é a acumulação de lucro só para alguns, e até já se despede em massa só porque os accionistas querem mais lucro só para si. O império genocida ocidental cairá, e será giro de ver as guilhotinas a funcionarem nos pescoços dos oligarcas da Google, Microsoft, Amazon, etc, e dos políticos que levaram o regime a este estado.

      1. Avatar de Dário
        Dário

        Adorava viver num regime autoritário, por norma as pessoas são muito bem tratadas. Não percebo a razão de continuarem em insistir em regimes democráticos e liberais. principalmente as crianças que trabalham de forma escravizada nas industrias, assim como, outros tão bonitos exemplos que vêm da china. A distribuição de lucros aos trabalhadores tenho ideia que não nasceu na china 🙂 sobre os despedimentos de certas funções não é novidade no mundo, na revolução industrial, … , introdução da informatica já aconteceu. a sociedade e os individuos têm que arranjar outras profissões.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          “Adorava viver num regime autoritário, por norma as pessoas são muito bem tratadas”
          Sem comentários.
          Deves salivar quando falas da China, mas espumas de raiva quando ouves o nome de Salazar.

          1. Avatar de LR
            LR

            Realista, o Dário foi sarcástico em resposta ao comentário cego do Carlos Marques

      2. Avatar de PML
        PML

        Pena a China não ter uma política de imigração mais aberta. Dessa forma o Carlos poderia ir para lá viver e trabalhar. Assim experimentava em primeira mão todos os grandes benefícios de viver nesse país. Que o digam os habitantes de Hong Kong que depois de aderirem ao regime não querem outra coisa. Ou mesmo a população Uyghur que morrem de alegria por terem sido tão bem acolhidos.

        1. Avatar de RRR
          RRR

          Foi a civilização ocidental que terraplanou a população original de dois continentes, américa e Oceânia, hoje representam menos de 5%.
          A china precisa de 80 milhões de trabalhadores, recentemente facilitou os vistos a alguns países, um deles é Espanha.

          1. Avatar de PML
            PML

            Excelentes notícias RRR! Então estão reunidas as condições para muitos dos comentadores deste espaço poderem emigrar e, como se diz agora na televisão: “Que sejam felizes”.
            Pelos comentários deles, têm tudo lá para poder prosperar, ter uma vida livre e gozar em pleno o que certas culturas têm para oferecer. E não digo isto com sarcasmo – se realmente apreciam aquela forma de vivenciar, porque não experimentar!

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Já fui e já vim PML, se não o tivesse feito hoje não teria 1/10 do que tenho hoje.
            Se forem bons no que fazem e escolherem bem a oportunidade bastam uns 5-10 anos e têm a vida feita para não precisarem voltar a trabalhar na vida. Eu continuei a trabalhar porque não me vejo a não o fazer, nem quando chegar a idade de reforma

          3. Avatar de Marisa Pinto

            Há coisas que dizes que sinceramente tenho a certeza que é só da boca para fora. desculpa a minha sinceridade 🙂 Ou então vives noutra realidade, mas isso são outros 500.

  3. Avatar de José
    José

    Enquanto o óbvio se apresenta como presente e não como futuro, e incontornável, os políticos continuam a falar na sustentabilidade da Segurança Social nos mesmos moldes conhecidos. Em vez de começarem a criar modelos alternativos tendo em consideração a dispensa em massa do capital humano em detrimento da robotização IA, taxando os lucros empresariais e introduzindo já um (RBI) para a sustentação da raça humana, que queiramos ou não será inevitável.

  4. Avatar de almirgt
    almirgt

    Hj Google, amanhã microsoft, depois Apple e por aí vai

  5. Avatar de Cláudia Santos
    Cláudia Santos

    Acho muito bem!
    Há sempre vagas no McDonald’s, mesmo com a forte adesão de músicos de jazz.

  6. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não se preocupem abriram muitas vagas para especialista em IA.

  7. Avatar de Mr. X
    Mr. X

    Para quem precisa não há dinheiro, para quem não precisa porque já tem muito e ganha muito, ainda vai ficar com o dinheiro que devia ir para aqueles que precisam! Bravo google.

  8. Avatar de Aves
    Aves

    A Google tem 182.000 empregados. A fonte diz que poderá ser despedida a maior parte dos que trabalham na “unidade de vendas de anúncios”, que são 30.000, porque a IA é mais eficaz (e barata). Do que que se percebe, um anunciante acede ao serviço pela internet e a IA mostrada/aconselha as melhores opções para anunciar, no YouTube ou noutro meio. Por certo o anunciante poderá fazer simulações, pensar e decidir.
    Mas em que é que está a diferença disto, usando IA, e a construção de sites que também apresentam as opções? Também se pode dizer que os programadores dos sites tiraram emprego a quem fazia o atendimento telefónico.
    Já não me admiro de fazer uma chamada para um serviço e atender-me uma IA – se a minha questão tiver resposta e procedimentos padronizados resolve, senão passa a um operador humano. Por que é que se se quiser fazer um anúncio na Google isso não ia acontecer?
    Isso leva a despedimentos? Sim – e a mudanças de emprego. É um processo que se iniciou com a introdução da máquina a vapor.

    1. Avatar de Do contra
      Do contra

      Lamento mas esta visão é redutora, simplista e demasiado calculista. Já com a globalização também foram prometidos novos empregos – diferentes – para aqueles que perderam os seus postos de trabalho para outras nações mais competitivas ou eficientes. O problema está velocidade e viabilidade desses “ajustamentos”. Muitos vão ficar pelo caminho e restará ao Estado Social – leia-se contribuintes – suportar a factura dessa pobreza. Para os senhores da Google não há problemas. Não pagam um tusto de impostos para devolver à sociedade a riqueza que supostamente vão gerar com estas acções. Vai tudo direitinho para os bolsos dos accionistas – que coitadinhos, não podem viver sem crescimento eterno e infinito.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        O país que melhor soube aproveitar a globalização foi a China que – espantosamente – conseguiu sair da pobreza. A China é hoje uma país rico, já não está no mesmo nível dos chamados países em desenvolvimento.
        Mas, na UE, os benefícios da globalização também são significativos e medem-se a dois níveis:
        – O elevado numero de empregos que foram criados na produção bens e serviços para fora da UE. Sim, em Portugal também, embora não seja comparável à Alemanha.
        – Nos preços baixos para os consumidores, visto que os impostos sobre a importação de bens e serviços de países terceiros baixaram consideravelmente. Todos beneficiaram dos produtos chineses a preços baixos.
        Houve sectores, empresas e trabalhadores que sofreram o impacto negativo da globalização? Por certo, nomeadamente, no início do processo de globalização, a indústria têxtil. Mas, quer na China, quer em Portugal o efeito da globalização foi positivo.
        Quanto aos acionistas que compram ações da Google, não há só grandes acionistas. Nos EUA, são também pequenos acionistas que trabalharam toda a vida e aplicaram as suas poupanças em ações (habitualmente, através de fundos de investimentos em ações), para quando deixarem de trabalhar (nos EUA não há reformas da segurança social). Por isso sim, a Google está obrigada a ter lucros, em benefício dos seus acionistas, os pequenos e os grandes.
        Deixa lá a cartilha do anti-capitalismo, antiglobalização, etc, porque não leva a nada. E, já gora, também a cartilha do catastrofismo

  9. Avatar de Atento
    Atento

    Chama-se “Responsabilidade Social” e todos os gestores deviam ser obrigados a “escrever na louza, 100 vezes por dia, os seus fundamentos”. É uma dos pilares básicos do conceito de »Empresa».
    Para quem queira saber mais: https://www.iso.org/iso-26000-social-responsibility.html

  10. Avatar de Realista
    Realista

    No início do século XX houve uma manifestação em Lisboa realizada pelos apanhadores de bosta de cavalo das ruas. Contestavam que, com a proliferação dos carros, em substituição dos cavalos, íam ficar sem trabalho.

  11. Avatar de Lopes
    Lopes

    É bom que haja esta substituições por IA. Call centers vão ser dizimados Precisamos da mão de obra jovem e enérgica nas áreas mais braçais.

  12. Avatar de Tiago
    Tiago

    E os Devs a falar de barriga cheia, estudassem. Esperem que isto é o início, de seguida são vocês. Trabalho numa empresa de IT americana fora de Portugal, em 1 ano, 50 devs foram à vida. Motivo, com a AI já não é necessária tanta gente para low code, testes.

  13. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Apesar de ser um caminho sem retorno, esta aposta em algoritmos obscuros e pouco transparentes, onde o principal objetivo será o retorno financeiro, acho que só vai mesmo beneficiar a Google (por muito que a Google diga que vai beneficiar o anunciante). Neste momento ao colocar um anúncio na rede de anúncios da Google, estou a concorrer com outros anúnciantes pelo mesmo espaço e onde o algoritmo vai sempre melhor posicionar o anunciante que lhe der maior retorno financeiro. Ao ter 30000 elementos humanos algures no processo obriga a um processo de autoregulação porque basta uma destas pessoas se transformar num whistleblower para uma prática menos correta ser divulgada o que nunca irá acontecer num algoritmo proprietário.

    Mesmo com a legislação europeia que tenta legislar o funcionamento destes algoritmos, creio que não será suficiente para evitar as más práticas, como a história já provou varias vezes.

  14. Avatar de José
    José

    E ver a maioria dos comentários (supostamente de gente bem informada) e parece que nenhum percebeu ainda onde estamos, continuam a achar que os humanos têm de trabalhar para “alimentar” um sistema económico obsoleto, em detrimento do bem estar geral da população.
    Percebe-se facilmente, que os políticos governantes que estão sempre dependentes das ordens de quem verdadeiramente manda que vão protelar o inevitável pelo tempo que lhes for possível, afinal têm um “exército” de imbecis que preferem trabalhar das 8h às 18h durante toda a sua vida e viverem mal, para alimentarem meia dúzia de multibilionários que detêm 90% da riqueza do planeta. Isto nada tem a ver com política partidária, tem a ver com a normal evolução do ser humano que pelos vistos parece estar a retroceder e não a evoluir.
    A IA aparece para dar liberdade aos seres humanos, mas os próprios querem continuar a serem escravos, como tal inventam sempre estórias da carochinha, para que não lhes seja tirado o jugo do trabalho de que tanto gostam e se habituaram. Serem felizes não faz parte da equação querem mesmo ser escravos, e esta hem?

  15. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    “seria ideal se a empresa encontrasse uma maneira de mudar as coisas e garantir trabalho para seus funcionários”

    E a Google agora é uma instituição de solidariedade social.

  16. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    Ou seja, isto são ótimas notícias, baixo preço eventual para os utilizadores, melhoria da eficência/eficácia do serviço, os funcionários despedidos tiram umas férias em Bali e arranjam emprego remoto – em Bali.

  17. Avatar de Paulo Seichinha
    Paulo Seichinha

    Este é um primeiro exemplo do impacto que a IA trará no mundo. Milhares (ou milhões) de pessoas serão substituídas pela IA no mundo empresarial. Parece-me que ainda não se pensou bem as consequências que trará num mundo por si já muito desigual e conflituoso. A ambição das grandes empresas é desmedida e o mundo irá sofrer graves consequências.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      So sad

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        E que e mesmo. Se vao tirar emprego as pessoas e perca de rendimentos, mais de metade do mundo vai ficar mais pobre. Entao fica a pergunta, vao vender os produtos a quem ? Ah mas espera este esquema da IA faz parte da tal agenda 2030, toda a gente ja sabe disso eu acho. Entao e para continuar a espezinhar ainda mais as pessoas. Nao chega so a IA temos de bater 90% das pessoas no fundo. Nao sei como isto vai terminar mas pode ser que desta forma que os gananciosos capitalistas percebam que afinal dinheiro nao se come.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          A parte do sad era só despedirem 30k, deviam ir metade.

        2. Avatar de Aves
          Aves

          “Nós, os Chefes de Estado e de Governo e Altos Representantes, reunidos na Sede das Nações Unidas em Nova York de 25 a 27 de setembro de 2015, enquanto a Organização comemora o seu septuésimo aniversário, decidimos hoje sobre novos Objetivos globais de Desenvolvimento Sustentável” – preâmbulo da Agenda 2030.
          Tens uma teoria da conspiração caseira sobre a Agenda 2030. Já era tempo de a ires ler e dizer quais são os potenciais malefícios. E não, não refere a IA, porque em 2015 ainda não era assunto, como toda a gente sabe disso.

  18. Avatar de Zé

    Havia especialistas de anúncios na google? Lol.
    Dada a qualidade dos anúncios (e da própria Google) nestes últimos anos ou a IA já tomou conta há muito tempo ou realmente estavam lá pessoas a fazer nenhum.