Google+ vai fechar por culpa de uma fuga de dados que aconteceu durante 3 anos

38 Comentários

A ideia e a intenção da Google de criar uma rede social tem muitos anos. Já foram várias as tentativas que a gigante das pesquisas fez mas nunca teve sucesso.

Com o Google Plus a empresa arrastou a ideia até decidir agora fechar o serviço. Mas a culpa está localizada numa massiva fuga de dados, que vinha a acontecer desde há 3 anos.

Google+ fuga dados fechar

A notícia é recente e dá conta de que o Google+ vai fechar. Foi a própria gigante das pesquisas que o anunciou, mas de forma muito discreta e sem avançar as verdadeiras razões para que este movimento seja feito.

O processo de fim desta rede iniciar-se-à nas próximas semanas e terá o seu fim em agosto de 2019, altura em que será definitivamente encerrada para os utilizadores. Curiosamente a Google tem planos para deixar a vertente direcionada a empresas ativa.

 

As razões para o fim do Google+

Antes da Google anunciar este fim, surgiu a informação de que teria havido ao longo dos últimos 3 anos uma falha de segurança numa das APIs do Google+. Esta falha teria sido descoberta recentemente, numa análise de segurança da própria Google, que se recusou a revelá-la.

Google+ fuga dados fechar

Segundo fontes próximas a este processo, a razão para a recusa em divulgar a informação prendeu-se com uma possível má imagem que este caso iria causar sobre a empresa.

No cerne do problema estaria o acesso que essa API daria aos dados do utilizador e dos seus contactos, mesmo que estes tivesses os seus dados marcados como privados.

A dimensão deste problema ultrapassaria o de problemas recentes, afetando 500 mil utilizadores, que teriam dado acesso a 438 aplicações.

Google+ fuga dados fechar

Ao avaliar esta falha, a Google aparentemente não detetou qualquer utilização indevida da API, mesmo com a falha presente, pelo que acabou por servir também como justificação para não ter revelado o problema ao público.

Com o fim do G+, a Google anunciou também um conjunto de novidades associadas à gestão de dados dos utilizadores, ao controlo que estes podem ter sobre os seus dados e à informação que permitem que as aplicações possam aceder.

Depois do Facebook e do seu escândalo com a Cambridge Analytica, é agora a hora da Google se ver a braços com problema de privacidade. Este é mais um caso que prova que mesmo com todas as medidas de segurança aplicadas, as falhas existem e em qualquer lado não estando ninguém verdadeiramente protegido.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    “Vai ser o adeus ao Google+” ? penso que sim, no entanto vamos ver o que de novo vai aparecer.

  2. Avatar de anon
    anon

    Então e facebook? Nada? Quantos mais dados tem que “fugir”?

  3. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Já peca por tardia…sinceramente…

    1. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      Só faltava fecharem o facebook, acabar com aquele degredo, cada vez pior

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Não digo fecharem o facebook… mas acho que já chega de redes sociais…

  4. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Pois queixem-se que são multados ao abrigo do RPGD ….

    Abc

    1. Avatar de Security
      Security

      GDPR (em inglês) ou RGPD.

  5. Avatar de amdre
    amdre

    a google ultimamante só fecha serviços. o único qu não e abalado e mesmo o de pesquisa mas as coisas da maneira que andam acho que isso vai começar a mudar….

  6. Avatar de d
    d

    Aquilo sempre foi uma cidade fantasma, faz bem em fechar, ainda mais pelo fato dos dados dos utilizadores terem sido expostos à terceiros.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Espero que ao menos o fato estivesse engomado.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Antes do acordo ortográfico não tinha piada, mas agora nem sentido faz…

        1. Avatar de rui
          rui

          mesmo pós acordo continua a ser facto (algo que aconteceu) e fato (roupa) no acordo de português de portugal, pois o ‘c’ não não é mudo

          1. Avatar de William
            William

            No Brasil sempre foi fato

          2. Avatar de anon
            anon

            Pois de fato no brasil o fato sempre foi fato.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Sendo assim só não teve piada.
            Eu continuo a escrever tal como aprendi, mas pensei que fosse fato, até porque depios do acordo surgiram dezenas de piadas precisamente com esta palavra.

          4. Avatar de dajosova
            dajosova

            facto: Portugal
            fato: Brasil
            fato (indumentária): Portugal e Brasil

            O Novo Acordo Ortográfico, apesar de já ser de 1990 e gerar discórdia, traduz e reflete (“reflecte” antes do N.A.O. mas ninguém lia a letra C) as diferenças linguísticas dos vários PALOP.

            O que mais vejo é gente a opinar sobre algo sem de facto conhecer a matéria mas “errare humanum est”.

          5. Avatar de dajosova
            dajosova

            *P.S. corretivo: ninguém pronunciava a letra “c”

  7. Avatar de hommer
    hommer

    google+ foi uma tentativa falhada de fazer frente ao facebook que toda gente desde o inicio que já tinha o fim anunciado antes de começar, durou 3 anos já não foi mau, a desculpa da fuga de dados é para não darem parte fraca que a plataforma foi um fracasso…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Porque uma fuga de dados é mostrar força e competência

  8. Avatar de Falcão Azul
    Falcão Azul

    Só faltava agora esta…Eu que curto o Google+,e agora vai fechar.

  9. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
    Wagner Albuquerque Braga Filho

    O Google nunca deu valor ao Orkut. Era um modelo muito interessante mais ele nunca investiu pesado, deixou se acabar sozinho sem investimentos nem atualização do código. Poderiam tentar ressuscitar o Orkut.

  10. Avatar de Markito
    Markito

    Nada de novo, alias nem fuga foi pq o objetivo da Google é capturar e vender dados, então tudo normal.

  11. Avatar de William
    William

    Só tinha conta nisto por causa do YouToba
    De resto, nunca utilizei a interface.

    1. Avatar de Carlos Reis
      Carlos Reis

      @william
      Ao ter uma conta Google, passa a ter conta em todos os serviços mesmo que não queira.

      1. Avatar de William
        William

        É, mas deletei complemente.
        Agora uso uma conta privada ao invés do Gmail

  12. Avatar de João Tavares
    João Tavares

    Se isto saisse do android juntamente com o dos livros, play filmes e play música libertava-se uma lixarada valente

    1. Avatar de MiguelC
      MiguelC

      Dá para desinstalar essas apps do smartphone.

  13. Avatar de Paulo Pinto
    Paulo Pinto

    Tenho pena que este serviço feche. Para mim isto é muito mais que uma rede social. Cidade fantasma como alguns lhes chamam só se for em Portugal que só se liga ao facebrocas e à porcaria do instagrelos. Este é o melhor serviço para seguir interesses variados como por exemplo ciência, uma vez que está lá tudo. A forma de receber notificações (nunca falha uma) é fantástica. Pena que a própria Google nunca tenha sabido promover esta app, que nunca deveria ter concorrido com o Facebook porque é muito mais do que esse lixo que é o Facebook. Enfim, é apenas a minha opinião, não tenho quota na Google nem sou fanboy.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      “facebrocas “, “porcaria do instagrelos”, “esse lixo que é o Facebook”.
      Nem quero imaginar se fosses hater.

    2. Avatar de António José Moreira Nogueira
      António José Moreira Nogueira

      +1

  14. Avatar de paulo dentinho o inutil
    paulo dentinho o inutil

    ja vai tarde

  15. Avatar de Haja Pachorra
    Haja Pachorra

    É só um pretexto para fecharem um serviço que há muito tinham vontade de despachar. E ainda aproveitam para gozar com o Facebook: “Estão a ver? Nós somos muito responsáveis, quando há grandes fugas de informação nós até fechamos os serviços, por muito que nos custe”. Engraçada jogada da Google, mas inócua.

  16. Avatar de cmariano
    cmariano

    Chama-se a isso fugir com o rabo à seringa! Se fosse a MS, caí-a o Carmo e a Trindade…….

  17. Avatar de Rogerio
    Rogerio

    Eles vão estar atentos à WS2019. Pode ser coincidencia, mas anunciar este fecho ao mesmo tempo que surgiu este mes o onmindin.com é muita coincdencia.

  18. Avatar de João Pedro Pessoa da Silva
    João Pedro Pessoa da Silva

    Fechem mas é o Fuckbook. O degredo tem um dia de acabar.

    1. Avatar de d
      d

      Então nasce outro.

  19. Avatar de miguel
    miguel

    Isto é um ciclo e muitos já diziam que estas redes sociais iriam ter um fim, para dar lugar a ideias novas.