A Google optou por não remover esta controversa aplicação para Android

34 Comentários

Absher, a aplicação financiada pelo governo saudita para mediar várias tarefas administrativas. Entre elas, a possibilidade de vigiar, limitar e agir em conformidade com as movimentações das mulheres. Aplicação que tem suscitado bastante contestação, mas que permanece na Google Play Store para dispositivos Android e na App Store para dispositivos móveis iOS, da Apple.

Entretanto, a Google já se pronunciou, optando por manter esta aplicação na sua loja de conteúdos.

Google Play Store Apple Absher Android


Na imagem acima podemos ver Mohamed bin Salman (ao centro), Sundar Pichai (à esquerda) e, por fim, Sergey Brin (à direita). Em suma, o príncipe saudita, o atual CEO da Google e o seu cofundador, respetivamente. Uma imagem, pertencente à Getty Images e utilizada pela Business Insider para resumir a postura da Google perante a recente onde de controvérsia envolvendo esta app.

A Absher continuará na Google Play Store

Contrariando os apelos de organizações humanitárias, representantes políticos e parte da sociedade civil, a aplicação continuará disponível para dispositivos móveis Android. De acordo com o relato da fonte supracitada, após investigação, a Google não encontrou motivos para remover a aplicação.

Entre as várias funcionalidades desta aplicação para Android e dispositivos Apple (iOS), está a de seguir os movimentos das mulheres. Além de poderem restringir a sua saída (ou entrada) no país, aplicando-se o mesmo aos demais dependentes.

Google Play Store Apple Absher Android

A decisão de não remover a aplicação Absher da Google Play Store vem no seguimento de uma carta assinada por mais de 12 membros do Congresso dos Estados Unidos da América. No documento supracitado, os representantes políticos solicitavam à Google e à Apple que não promovessem este tipo de ferramentas.

A app está disponível para Android e Apple (iOS)

Apelando diretamente a Tim Cook (CEO) da Apple, bem como a Sundar Pichai (CEO) da Google. Contudo, até ao momento nenhuma das gigantes tecnológica acatou estas preocupações.

Por sua vez, Tim Cook afirmou que a Apple está a encetar um inquérito. Aqui com o intuito de avaliar exatamente o que é que a aplicação consegue fazer e, em última instância, se isso viola as suas regras e disposições. Entretanto, a Google levou a cabo o mesmo procedimento, não encontrando motivos para a remover.

A Amnistia Internacional é apenas uma das organizações internacionais que almejam ver esta aplicação removida de ambas as plataformas. As suas preocupações residem na capacidade de a aplicação registar os movimentos das mulheres do agregado familiar. Aqui bem como a possibilidade de restringir os seus movimentos. Ao mesmo tempo e por todo o mundo, o repúdio pela Absher foi amplamente noticiado.

Por fim, os detalhes da aplicação já foram detalhados em ocasião anterior. Assim sendo, podemos daqui retirar que, para a tecnológica de Mountain View, a Absher não viola as regras da Play Store. Agora, resta apenas conhecer a decisão final da tecnológica de Cupertino, a Apple.

Aguardamos assim pela pronúncia da empresa liderada por Tim Cook.

Apple e Google enfrentam contestação perante esta controversa aplicação

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Seria interessante conhecer as justificações dos congressitas para tal pedido.

  2. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Como o dinheiro fala mais alto, embora não o faça melhor. Ou, como a Google e a Apple se prostituem miseravelmente.

  3. Avatar de LG
    LG

    Infelizmente, remover esta App da Apple App Store ou da Google Play não vai fazer coisa alguma…

    No governo saudita, estas informações são obrigatórios por Lei… Infelizmente as pessoas (especialmente as mulheres) não têm direito de escolha livre e uma permisão tem que ser exposto para que uma mulher possa viajar.

    Retirar a App não retira qualquer lei ao país… A App veio facilitar o processo burocrático.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Essa app não foi desenvolvida para “facilitar o processo burocrático” de nada…foi ESPECIALMENTE desenvolvida como um alerta da movimentação física das mulheres. Para que os maridos (ou equivalentes) saibam sempre onde elas se encontram a qualquer momento…

      1. Avatar de LG
        LG

        Sim tens razão… e sem essa App, achas que elas podiam andar livramente? Atenção, eu não estou a defender a App… O problema é o governo saudita

        1. Avatar de Neves
          Neves

          Que novidade, meu caro. Como homem tenho vergonha perante qualquer mulher da atitude miserável, absolutamente machista e tacanha destes indivíduos absolutamente desprezíveis. Para eles, qualquer mulher não tem qualquer significado, respeito e/ou consideração. Respeitosamente

    2. Avatar de Julio Braga
      Julio Braga

      Não sabia disso. Então deve-se mudar na fonte, ou seja, a lei saudita (acredito).

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Impressionante ver empresas desta dimensão a ser conivente com a opressão de milhões de mulheres pelo mundo fora.
    A falta de ética destas empresas é abismal.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Quando a Google (e não só) permite apps deste género,desenvolve um motor de busca “especial” para a China (entregando a sua gestão ao governo) apenas quer dizer que a palavra ÉTICA nem sequer existe no seu dicionário. O dinheiro é o único “Deus” que os Americanos veneram. E depois não têm vergonha da campanha que estão a fazer contra a Huawei…querem espiar sozinhos.

      1. Avatar de pauloj
        pauloj

        Tens toda a razão mas o mais frustrante e o falso moralismo e a extrema hipocrisia da Google, anda por aí pregar que eles são uma empresa progressista “PC” e fazem simplesmente o oposto, pior manipulam informaçao ao seu bom gosto para influenciar eleições!

        O mesmo se aplica ao facebook e twitter. Espero e que o povo acorde para esta ameaça real!

  5. Avatar de Rafael Marques Goncalves
    Rafael Marques Goncalves

    Pelo vídeo parece que é um controle para os pais, porém lá nesses países Árabes podem estar dando um novo sentido para a aplicação, chamam isso de desvirtuamento de uso.

    Como qq app é apenas uma ferramenta, quem fica responsável por seu uso é quem a usa.

    Seria interessante ver esse vídeo traduzido, pois não entendi uma palavra, só vi pelas imagens que parecia algum controle parental.

    Eu tenho um para a minha filha, ela mora com a mãe (sou divorciado) e tanto eu quanto minha ex temos esse controle de GPS do celular de nossa filha pois hj tem muita violência e sequestro, etc. Ela só tem 10 anos e costuma ir para a casa da avó.

    Então ficamos monitorando para ver se está tudo bem. Ou seja, cada usuário dá um sentido para o app. Eu poderia fazer como esse app aí tb, imagina ser ultra possessivo e colocar um app para vigiar a esposa ou namorada por exemplo? Até o Google maps hj tem esse registro de locomoção e pode ser usado de várias maneiras

    Já que esses caras estão controlando as mulheres, tb podiam fazer um app para que elas pedissem ajuda se quisessem/achassem que estão sendo maltratadas. Lá deve ser horrível mesmo pelo que dizem… Essa cultura de submissão da mulher. Assunto complicado, a pergunta seria a de que sempre: até que ponto se intrometer na cultura de outros?

    Eu acho que se alguém está sofrendo está errado e teria que ver como ajudar. As pessoas deviam ser livres… É por essas e outras que não curto religiões. Eles lá são muito ultrapassados nesse sentido. A tal “sharia” é ruim demais

    1. Avatar de Marcos Cardoso
      Marcos Cardoso

      Estava indo bem até vc falar que é por isso que não curti religiões, vc coloca todo mundo no mesmo saco, este é o problema, não quer interferir na cultura dos outros, mas considera todos iguais, se não fosse a religião nosso país já teria se transformado num Holanda, onde um pouco de moralidade pelo menos, já não existe mais.

  6. Avatar de TATTIANA DOS SANTOS DE MORAES
    TATTIANA DOS SANTOS DE MORAES

    Eles não vão retirar o aplicativo da rede pois apps de localização como esse existem em todo mundo. Na minha família usamos o Life 360º. Eu, meu marido e meus filhos. E note que a minha sogra, que já é idosa e que suscita preocupação assim como as crianças, NÃO QUIS ENTRAR, e nós RESPEITAMOS A VONTADE DELA. Qual a conclusão que se tira disso? Que o problema é a cultura do país não apps de localização. Com certeza lá as mulheres não terão acesso à localização dos maridos e também não poderão optar por usar ou não usar o aplicativo.

    1. Avatar de Francisco m
      Francisco m

      Essa lógica do se eu não fizer alguem vai fazer não me convenceu. Para mim há a opção de não lucrar com a violação dos direitos dessa gente já para não falar de minorias como homosexuais.

    2. Avatar de Julio Braga
      Julio Braga

      Excelente app esse Life360. Ótimo para diminuir a insegurança. Pelo menos temos a noção de onde estão nossos familiares.

    3. Avatar de Marcos Cardoso
      Marcos Cardoso

      Além do mais, todos nós sabemos que o History Location do Google mapas já faz isso, basta vc ter a senha de acesso do seu parceiro ou filhos, se o app deixar de existir, os maridos obrigarão suas esposas, se ainda o fazem? A entregar suas senhas e poderão restringir, acompanhar e investigar cada passo de suas mulheres, aqui no Brasil isso não acontece por causa da nossa cultura.

  7. Avatar de Hamza Francis
    Hamza Francis

    Deixem que os outros sejam como eles querem ser e cuidem dos vossos próprios assuntos.

    1. Avatar de Vara
      Vara

      Concordo plenamente. Tratem cada um de seus próprios problemas. Em geral, aqueles que se preocupam demais com o quintal alheio estão apenas querendo expandir os seus próprios.

    2. Avatar de Igor Clark
      Igor Clark

      Deixar as pessoas serem como elas querem ser? Ser racista, homofóbico, assassino, machista, femista e por aí vai é de boa para você? A partir do momento em que as atitudes de uma pessoa ferem os direitos de outra pessoa, ela deve ser repreendida. Não há desculpa de ser cultura e muito menos religião para essas atitudes repulsivas.

      1. Avatar de maxim
        maxim

        Os direitos não são feridos, o que se ferem são os sentimentos. Racismo, machismo, homofobia etc são tudo sentimentos (e/ou comportamentos) enquanto que alguém só é assassino depois de um comportamento. Como pode ver, igualar um assassino a um racista (e outros todos) não faz muito sentido. Tem todo o direito de dizer barbaridades, mas evite só falar, oiça a dos outros também.

    3. Avatar de Sara
      Sara

      Hamza Francis

      Exactamente!
      Comentário mais acertado
      O melhor!

      Obrigado.
      ‍♀️

  8. Avatar de Neves
    Neves

    Absolutamente absolutamente desprezível. Controlar outros adultos . . . Próprio de regimes políticos impostos pela pequenez dos ditadorzecos medíocres que ainda se sentem no tempo da Idade Mádia. Pararam no tempo. O que o dinheiro não faz, meu Deus.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Concordo. Cá em Portugal chama-se eFatura.

  9. Avatar de paulo
    paulo

    Este papo de defender minorias e as mulheres são pura hipocrisia desses conglomerados o que defendem mesmo a escravização da humanidade.

  10. Avatar de Vara
    Vara

    O governo saudita pode justificar a sua decisão sob o ponto de vista da soberania, da tradição e da cultura locais. As empresas Google e Apple podem justificar a sua decisão sob o ponto de vista de que fornecem produtos e serviços a quem esteja disposto a adquiri-los. E todos eles estão corretos sob cada uma destas justificativas. A questão, a meu ver é outra, e trata-se de saber se o governo saudita ou as empresas citadas estão obrigando os usuários a instalar os programas em seus aparelhos. Afinal, no fundo, se um árabe acha que deve ou pode controlar a “sua mulher” através de um app, ou de uma lei governamental o problema é deles…e se não me falha a memória na idade média inventaram algo parecido e o nome era cinto de castidade…diz a história que pouco funcionou, além de impedir a higiene feminina e aumentar os ganhos dos ferreiros da época….

    1. Avatar de Francisco m
      Francisco m

      E a ONU como pode justificar?https://sicnoticias.pt/mundo/2017-04-24-Arabia-Saudita-na-Comissao-dos-Direitos-da-Mulheres-da-ONU
      É que já não estamos na idade média que parece-me que é algo a evitar. Eu nem sequer sou de esquerda mas isto como disseste bem é a idade média.

  11. Avatar de Gustavo Costa
    Gustavo Costa

    Como um esquerdista brasileiro avisou, “uma empresa capitalista escravocrata fez uma companhia empoderada”. Estas empresas não são dignas de confiança.

  12. Avatar de Igor Clark
    Igor Clark

    Nesse caso não é regime político. É a religião deles que pregam essas coisas E tudo isso já foi impregnado na política desses países islâmicos…

  13. Avatar de Wagner
    Wagner

    Aquele pais tem leis restritivas às mulheres, é um atraso, mas acho que é uma condição que elas tem para ter certas liberdades la…

    1. Avatar de Julio Braga
      Julio Braga

      Olha que já evoluirão bastante. Em 2018 as mulheres ganharam o direito de dirigir.

  14. Avatar de Kabindas
    Kabindas

    Pois parece que o bias de esquerda feminista e defensor das minorias do universo google (youtube e afins) aqui não dá muito jeito … que hipócritas !

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Como já são muçulmanos e não vai de acordo com a agenda anti-white male a opressão das mulheres já não interessa.

  16. Avatar de Marcos Cardoso
    Marcos Cardoso

    Além do mais, todos nós sabemos que o History Location do Google mapas já faz isso, basta vc ter a senha de acesso do seu parceiro ou filhos, se o app deixar de existir, os maridos obrigarão suas esposas, se ainda o fazem? A entregar suas senhas e poderão restringir, acompanhar e investigar cada passo de suas mulheres, aqui no Brasil isso não acontece por causa da nossa cultura.

  17. Avatar de LUIS FILIPE SANTOS BRANDAO
    LUIS FILIPE SANTOS BRANDAO

    A google playstore esqueceu seus príncipios, tanto em app quanto em jogos.
    Mas o principal mesmo que esta loja se esqueceu foram as opniões das pessoas, foi deixado de lado o tão famoso feedback…fazendo com que app defeituosos continuem fazendo uma cobrança por algo que não foi o prometido.