Google recebe multa de 50 milhões de euros ao não respeitar o GDPR

14 Comentários

O novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR na abreviação inglesa) já valeu à Google uma multa de 50 milhões de euros. A sanção foi aplicada pela comissão de dados francesa, sendo assim a primeira entidade europeia a tomar agir.

De acordo com o LeMonde, trata-se de mais uma multa milionária aplicada à tecnológica norte-americana. Esta que é uma das maiores empresas do mundo, torna-se também numa das primeiras a ser penalizada por incumprimento do GDPR.

Google, GDPR, dados, multa

A França foi a primeira punir a Google por violar o GDPR

O principal ator neste caso foi a Comissão Nacional de Informática e Liberdade (CNIL) a Google não disponibilizou informação suficiente para os seus utilizadores no que diz respeito ao uso dos seus dados pessoais.

Este orgão francês recebeu, em maio de 2018, um total de duas queixas que alegavam falta de transparência por parte da Google. Já no seguimento das investigações o CNIL acabou por dar razão aos queixosos.

Utilizador continuava sem saber o que acontecia aos dados

Já de acordo com o relato do Washingtonpost a decisão deve-se também à impossibilidade de os utilizadores saberem exatamente qual é a extensão do tratamento e utilização dos seus dados pela Google.

Para os reguladores franceses, a Google estava a violar claramente o GDPR vigente. A recente multa visa alertar não só a Google mas também outras empresas tecnológicas para a necessidade de respeitar o GDPR.

Google, GDPR, dados, multa

Note-se que ao abrigo do GDPR as empresas como a Google têm um dever para com os utilizadores de total transparência no que ao tratamento e utilização dos seus dados diz respeito. Algo que ainda não estaria ser aplicado neste caso.

A “falta de transparência” foi denunciada em maio de 2018

Para esta comissão francesa, “as informações cruciais como os fins para os quais os dados são processados, o período de tempo durante o qual os dados são armazenados pela Google”, estavam quase inacessíveis.

Citando ainda “as categorias de dados recolhidos para personalizar os anúncios”, informações que se encontravam demasiado espalhadas. Fora mesmo do alcance do utilizador comum que se perderia entre botões e ligações (links).

Em suma, tudo isto culminou com o apuramento da falta de transparência da Google para com os utilizadores. Por tudo o que foi explicado e citado anteriormente, a comissão francesa acabou por tomar esta decisão.

Google, GDPR, dados, multa

Google já terá tomado novas medidas para respeitar o GDPR

Entretanto a Google já respondeu, afirmando estar a estudar o caso e a sua próxima tomada de ação. Assim sendo, teremos que esperar para ver o que mudará ou o que fará a norte-americana Google.

O valor da multa, cerca de 50 milhões de euros ou 57 milhões de dólares não deverá fazer mossa nas finanças da Google. Relembro que a tecnológica norte-americana amealhou 110 mil milhões de dólares durante o ano de 2017.

São cerca de 97 mil milhões de euros auferidos durante esse ano. Em comparação, a multa de 50 milhões de euros representa uma percentagem ínfima dos seus lucros.

Em suma, perante a incapacidade de o utilizador saber o que é que a Google faz com os seus dados, foi-lhe aplicada esta multa. O caso foi divulgado nesta segunda feira (21).

Torna-se assim na primeira violação por parte de uma grande empresa e, por conseguinte, na primeira grande multa.

|Via

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Migueldias
    Migueldias

    A união europeia é óptima arranjar receita mas bater sempre nas tecnologicas um dia pode correr mal,se elas saíem da Europa depois os deputados ficam a chupar no dedo!

    Qualquer dia a Google manda estes tipos todos as favas e os utilizadores passam a ter que usar VPN para usarem os seus serviços.

    1. Avatar de Chapeleiro
      Chapeleiro

      Erntao será melhor as gigantes passarem impunes e só haver justiça para os pobres. Tem lógica

      1. Avatar de AP
        AP

        Não pagam impostos.
        Não cumpre leis.
        Comem o consumidor.

        Mas o Migueldias prefere viver no faroeste capitalista, só pelo medo, pelo que temos que aplicar a justiça apenas aos pobres claro!

        1. Avatar de Carlos Fernndes
          Carlos Fernndes

          pagam impostos, no entanto o caricato é que a E.U. deixa a Google pagar menos impostos na Irlanda …. é o que dá a U.E. aceitar a privatização das fugas fiscais

          1. Avatar de int3
            int3

            Não é fuga fiscal visto que na UE se tiveres comércio em multiplos países (que tens) podes escolher uma sede fiscal europeia. Neste caso a google escolheu na Irlanda. A apple também. A microsoft também… etc. Quem vem de fora para cá na UE escolhe normalmente o mais barato. É igual a tu ires comprar uma peça de roupa e ires ver as lojas todas e escolher a mais barata. Não é fuga aos impostos. É ridículo chamar isso.

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Mais uma imposto camuflado

    1. Avatar de AP
      AP

      Queres sal para por no teu rabinho, enquanto te comem por detrás?

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Como se a multa resolvesse alguma coisa.
        És comido na mesma, mas em vez de te pagarem a ti pagam a terceiros 🙂

        1. Avatar de AP
          AP

          Certo, mas chamar-lhe António não muda nada.

  3. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    A união europeia agora está sempre atrás da Google com multas para tudo.
    Não entendo é como não atacam o Facebook também que neste aspeto de proteção de dados acho que são os piores de todos. Parece-me um falta de coerência e injusto o alvo ser sempre só a Google

    1. Avatar de anónimo
      anónimo

      Queixa-te a união europeia…já o fizeste?

    2. Avatar de Vitor
      Vitor

      O Facebook recorreu da multa que lhe foi aplicada…4.700 ME! Esta multa à Google não foi aplicada pela UE…mas pelo governo de França. A Google na UE tem na “calha” uma multa no valor de 10% da sua faturação…na minha opinião deveria ser de pelo menos 50%! E não tenhas pena destas multinacionais…pagam pela “porta da frente” e continuam a roubar pela “porta das traseiras”!

      1. Avatar de int3
        int3

        Hm, se tu receberes líquidos 10 mil euros anuais aceitavas pagar uma multa de 5mil?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Claro que aceitava. Coerência e meter-se na pele dos outros é o que mais se vê por aqui 🙂