Google Maps poderá passar a apresentar publicidade

30 Comentários

O Google Maps é um dos mais usados serviços da gigante das pesquisas e um dos preferidos dos utilizadores. Apesar de ser único, a Google não cobra qualquer valor pela sua utilização, acabando por perder dinheiro.

Esta situação poderá em breve mudar, com a empresa a levantar a possibilidade de no futuro passar a ter publicidade no seu serviço de mapas.

Google Maps

Ainda não existe uma decisão oficial, mas a declarações do CEO da Google, Sundar Pichai, mostram que o Google Maps poderá em breve ver chegar mais uma mudança radical.

A Google tem reforçado este serviço com várias novidade e melhorias, preparando-o para dar aos utilizadores as melhores e mais úteis funcionalidades. Isto traz novos utilizadores e a Google quer aproveitar este seu bom momento para o colocar a ser lucrativo.

Durante a última apresentação de resultados da empresa, e respondendo a questões de um analista de Wall Street, Sundar Pichai revelou que novas mudanças vão chegar, fazendo uso da muita informação contextual e geográfica que o Google Maps já dá aos utilizadores.

Google Maps

Segundo Sundar Pichai, a Google tem um plano a longo prazo para o Google Maps, que para já não passam pela apresentação de publicidade, mas adiantou também que esta decisão pode mudar rapidamente, tornando este serviço e a sua aplicação como um dos pilares da empresa.

Toda a informação agora apresentada pode rapidamente ser convertida numa fonte de rendimento, dando oportunidade às empresas de surgir com maior visibilidade caso paguem, conforme já acontece na pesquisa.

A decisão da Google de melhorar a sua plataforma parece lógica, mas esta terá de ser rentável ou, como aconteceu diversas vezes no passado, estes produtos deixam de ser interessantes para a empresa.

Leia também:

O Google Maps não deixa que se esqueça onde estacionou

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    Meu rico Apple Maps!

    1. Avatar de hotel
      hotel

      “meu rico fiat uno”, enquanto vê passar um Porsche 😀

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Não sei se levar publicidade é de Porsche.

        Mas eu tenho os dois para escolher o que mais me convier.

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Tu já fazes de propósito. Adoras chamar a atenção xD

    3. Avatar de APereira
      APereira

      Por acaso concordo com o @Helder…

      No que diz respeito a navegacao, Apple maps está anos a frente do Google Maps.

      Vantagem do Google maps vai apenas no que diz respeito ao numero de pontos de interesse.

      Uma boa alternativa aos dois é o Waze, curiosamente pertence a Google e é bem melhor que o Google Maps para navegacao.

  2. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    Quando as alternativas gratuitas acabarem como muitos desejam, vão levar com isto e muito mais…

  3. Avatar de DarkMode
    DarkMode

    Desde quando é que o Google Maps é único?
    Há aqui algum equívoco. Nem é único, nem tão pouco é o único gratuito.
    É de facto dos melhores, por ventura o melhor. Mas único?!…

    1. Avatar de Pedro Simões

      O “único” que é referido não tem a ver com a ausência de alternativas. Elas existem, mas estão bem longe do que o Google Maps oferece.

      O “único” que é referido tem sim a ver com tudo o que oferece e que mais nenhum tem disponível e que é essencial para muitos utilizadores.

      1. Avatar de DarkMode
        DarkMode

        Todos somos únicos…

  4. Avatar de Arkan
    Arkan

    Se passar a ter, removo!

  5. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Bem, com as deformidades com as imagens de satélite, mais uma razão para me afastar destes mapas.

    1. Avatar de hotel
      hotel

      Tens tantas alternativas sem “deformidades”, porque é que ainda não te afastaste?

    2. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Qual uso então, sem essas “deformidades”?

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Eu creio que é para apresentar a imagem de satélite em 3D, mas aparece a imagem deformada, faltam partes do meio numa espécie de linha que vai ao longo talvez de o nivelamento do terreno, não é em linha recta.

  6. Avatar de Big boss
    Big boss

    Existem os mapas do Sapo.
    mapas.sapo.pt

    1. Avatar de Filipe Teixeira
      Filipe Teixeira

      Tiveste piada

    2. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      É fixe, pena é que já devem ter pelo menos 15 anos.

  7. Avatar de hotel
    hotel

    Ui, vai passar a dar mais visibilidade a alguns estabelecimentos… Que problema! Vai obrigar toda a gente a ir aos mesmos sítios, vai-se tornar inútil, nunca mais o quero usar -.-

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não há fonte de rendimento?! e os dados dos utilizadores que ninguém imagina onde param e são vendidos. com ecrãs de 4 e de 5 polegadas invadidos​ de publicidade não há espaço para a navegação. vamos conduzir a olhar para um quadrado de 1 polegada. vai ser divertido. lol

    1. Avatar de golf
      golf

      “dando oportunidade às empresas de surgir com maior visibilidade”

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E para isso os utilizadores ficam em segundo plano com um serviço deficiente e que a única coisa que trás é receita para os grandes. De que serve ter empresas com visibilidade se não existirem utilizadores que acedam a um bom serviço. É o mesmo que se passa em Portugal, fizeram-se estádios novos e não há adeptos para ver os jogos, potenciando-se até a implosão de alguns para poupar nas receitas. É como viver numa barraca e ter um carro topo de gama.

        1. Avatar de hotel
          hotel

          O serviço não fica deficiente porque não perde nada, ganha, destaque para os que pagarem. Quando quiseres ir ao sítio X, não te vai mandar ao Y, simplesmente destaca estabelecimentos à volta de X, só vais se queres.
          Se o serviço continuar bom, os clientes não faltam.
          Se os bilhetes para os estádios, para assistir a eventos interessantes, fossem gratuitos, os estádios estavam cheios e ninguém se importava com a publicidade que lá houvesse. O problema é que o português tem ideias curtas e se precisa de dinheiro, só sabe exigi-lo, direta e imediatamente, na medida do que precisa e não do que oferece em troca, e o resultado é o que se vê.

  9. Avatar de Metal
    Metal

    Da mesma maneira que existe maneira de tirar as publicidades do Youtube de certeza que se vai arranjar algo para tirar esses “anúncios”.

    1. Avatar de golf
      golf

      Quais “anúncios”?

  10. Avatar de Aquele
    Aquele

    O Meo Drive manda cumprimentos.

  11. Avatar de Pai de Burro
    Pai de Burro

    “A decisão da Google de melhorar a sua plataforma parece lógica, mas esta terá de ser rentável ou, como aconteceu diversas vezes no passado, estes produtos deixam de ser interessantes para a empresa.”
    Eu a pensar que o FOCO era o cliente\ publico !!!
    Money…money…e ainda money.
    Como vou eu dar com a plantação de batatas em Marte, se colocam isso a pagar?
    Eu sei que na 1ª fase vou pagar com os meus dados pessoais, mas na 2ª fase…?

    1. Avatar de hotel
      hotel

      A Google não ser uma instituição de caridade é uma novidade?!

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Obviamente que o foco é money, mas pensavas que eles viviam as custas de quem?

      Os funcionarios da Google nao sao pagos?Os escritorios nao sao pagos?

      Claro que sao….

      A primeira faze que referes, já está aí faz tempo…os teus dados sao vendidos para que possas ter acesso gratis.

      Parece que agora isso já nao é suficiente.

      Don’t be evil.

  12. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Mas isso é nos smartphones ou no desktop? ou é nos dois? é que se fôr pelo smartphone…my god…o que mais existe é alternativas!!!