Google Maps irá receber mais uma excelente funcionalidade vinda do Waze

25 Comentários

Com ambos os serviços a pertencerem à norte-americana Google, é natural que a empresa dispa o Waze de novidades e preencha o Google Maps. Ainda assim, continuamos a ter dois serviços GPS muito interessantes e ainda com notórias diferenças.

Era de esperar que a compra do Waze trouxesse ao Google Maps funcionalidades que não tinha e que eram as preferidas dos utilizadores Waze. Aqui estão mais novidades.


Aclamado como um dos melhores serviços de navegação da atualidade, o Google Maps é certamente o mais popular dos dois. Contudo, a forte vertente social da Waze também lhe continua a granjear novos utilizadores e fãs do serviço.

 

A convergência entre ambos os serviços

Antes de mais nada, a Google não planeia desfazer-se ou absorver completamente a Waze no seu Maps. Contudo, poderemos ver uma crescente uniformidade entre ambas as ofertas.

Nesse sentido relembramos a recente inclusão dos alertas de radares de velocidade no Google Maps. Contudo, em breve poderemos ter outra característica da Waze a migrar para o outro lado – Maps.

 

Da Waze para o Google Maps?

Agora, de acordo com o que foi veiculado, este serviço poderá passar a alertar o utilizador quando este excede o limite de velocidade recomendada.

Esta função já estaria a ser testada em alguns estados dos Estados Unidos da América. Aliás, também no Rio de Janeiro, Brasil, a função chegou a estar disponível para alguns utilizadores em meados de 2017.

Contudo, a tecnológica norte-americana sentiu que a mesma necessitaria de mais trabalho e desenvolvimento. Facto que obstou à sua disponibilização mais gerenalizada nas Américas e no mundo.

Voltando a 2019, vemos agora este novo indicador. Uma prova de que em breve, também neste serviço de navegação poderemos ter um novo tipo de alertas. Veja-se o ícone com o altifalante, logo acima do ícone do Play Music.

 

O alerta para limites de velocidade está a ser testado no Maps

Esta mesma função já está disponível na Waze há vários anos, restando agora saber se chegará à versão global do Google Maps. Independentemente do desfecho, é bom vermos uma comuta entre ambas os serviços.

Tudo o que possa melhorar o produto final e dar ao utilizador mais e melhores ferramentas de navegação.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    O Here Maps já alerta para o excesso de velocidade

  2. Avatar de Hélio
    Hélio

    Ainda assim prefiro o Waze.

    Só a aplicação Maps instalada ocupa mais que o armazenamento total do Waze.
    Waze – app 119MB + dados 96MB = 215 MB
    Maps – app 243MB + dados 80MB = 324MB

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      É sem dúvida um ponto a ter em consideração.

    2. Avatar de Kodiakshadows
      Kodiakshadows

      Isso é relativo para quem tem muito espaço, hoje em dia menos de 64GB é telefone do avozinho

      1. Avatar de Fak
        Fak

        ao contrario de ti, que defendes que 64GB é telefone de avozinho, eu não guardo a minha vida no smartphone, guardo tudo na nuvem…
        ou seja, dos 4GB que tenho, sim, 4, tenho neste momento 2,1GB livres.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          4gb pq es um palerma…qq tlm de jeito tem 64gb minimo. Eu tenho 1tb na cloud e tenho 256gb no tlm e esta tudo quase cheio…

          1. Avatar de A.Martins
            A.Martins

            Palerma és tu, que te julgas importante é esperto por teres dinheiro para comprar telemóveis caros!! Devias ter vergonha da tua arrogância!!

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      É sério que a economia de 114mb faz tanta diferença assim pra você? Se o smartphone tem 4gb ou menos, ok, concordo.

  3. Avatar de ok
    ok

    sygic já aos anos

    1. Avatar de Fak
      Fak

      O sygic só tem um problema…
      filtra apenas por estradas alcatroadas/terra/paralelo…
      a mim aconteceu-me no sygic tar a passar numa estrada lá perto de casa, que não é nem alcatroada, nem é de paralelo nem é de terra: é cimentada.
      apesar desse corte estar marcado no mapa, mandou-me ir à volta: que não acrescenta nada mais que 2KM ao percurso… para me mandar para a estrada que estava no fim do corte cimentado…

      de resto é espetacular. e cuidado com “o caminho mais curto”… quando estive em Abrantes lá no castelo mandou-me por uma estrada de terra cheia de buracos e a pique só por ser o caminho mais perto… quando a estrada ao lado era de paralelo e adicionava como uns 30 metros ao percurso…

  4. Avatar de Pto
    Pto

    UAU, que avanço tecnológico fantástico.

    O antigo Here Maps (agora HereWeGo) já faz isso desde 2012.

    Afinal a verdadeira notícia é isto ser notícia

    1. Avatar de Rui Bacelar
      Rui Bacelar

      Entendo o seu ponto de vista. Contudo, a popularidade do G Maps é inegável e não deixa de ser um ótimo trunfo que agora recebe.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Boa sorte a usares o gmaps sem internet…entao em determinadas zonas do alentejo estas tramado. Here maps n falha.

        1. Avatar de PAULO LIMA DA SILVA
          PAULO LIMA DA SILVA

          Carlos, eu já usei o Google Mapas sem internet várias vezes e não tive problema. O que costuma o fazer, é colocar para baixar o mapa de determina região, basicamente a mesma função que o Here tem.

  5. Avatar de Welquer
    Welquer

    Se vc jogar a mesma rota no maps e no Waze eles continuam dar rotas diferentes

  6. Avatar de KM
    KM

    Para mim, ambos são bons. No entanto, no Google Maps ainda é possível fazer o download do mapa para utilizá-lo na base offline, caso ocorra de perder o sinal do celular.

  7. Avatar de SantistaMil
    SantistaMil

    Vcs são fãs de app, e celular caro com grande capacidade, mas isso serve prá quê?
    Só tumultuam o trânsito, não conhecem nenhum caminho, nem mesmo onde moram! Cambada de nó cego! Somos vovozinhos sim, mas conhecemos bem todos os caminhos onde queremos e precisamos ir! E ñ usamos app! Onde tem trânsito, tem vários fulaninhos desses, lendo um celular! Aprendam a respeitar as pessoas primeiro, antes de sair escrevendo o que desconhecem! Toda tecnologia é muito bem vinda, mas, ñ é tudo, o respeito às normas devem ser cumpridas! Então colega, qdo roubarem, ou se vc perder, esquecer seu celular, e ñ sabe aonde está. Não sai mais de casa. Aprendam prá não esquecerem! #ficadica

  8. Avatar de Jason Rodrigues
    Jason Rodrigues

    Precisando de.celularcom 64gb, recomendo compre da China, o XIAOMI é uma boa marca e não trava; o imposto está em torno de.R$ 210,00. Vale a pena.

  9. Avatar de Manu
    Manu

    O meu TomTom One de 2006 já avisava os excessos de velocidade… O Maps do meu Windows Phone 7 de 2010 também já fazia isso, por estas e outras razões não uso o Mapas da Google, têm todo um potencial não utilizado que não percebo qual a razão. Por enquanto uso o waze para fugir ao trânsito e o here maps para viagens.

  10. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Sou só eu a achar que o Waze é dedicado, em exclusivo, para navegação automóvel e o GMaps vai muito para além disso? Toda a info sobre restaurantes, POI’s, etc. “pesam” na memória, como é compreensível.
    O artigo refere um upgrade para o Maps vindo do Waze; naturalmente a Google pretende tornar o GMaps mais global e versátil. E não se esqueçam: “quando algo é grátis, o produto à venda és tu”.

    1. Avatar de L. B.
      L. B.

      There is no free lunch: bem observada essa de que o “grátis” tem um custo: a nossa vida privada, perdida para sempre – e com cinismo. Ainda gozam, dizendo que “valorizam” a nossa privacidade (pudera, é com ela que fazem dinheiro!) e nós ainda autorizamos – livrando-os de responsabilidade.

  11. Avatar de Ranieri
    Ranieri

    Seria muito bom se Google maps desenvolver um navegador para caminhão.

    Um navegador com informações para o seguimento de pesados.

    1. Avatar de Duti
      Duti

      Pois é írmão nenhum app tem essa opção, tem até pra ir a pé e p/ nós que usamos veículos de carga não há.

  12. Avatar de Rui Marreiros
    Rui Marreiros

    Pois, grande novidade e ajuda sem duvida, mas o que de realmente faz falta na app é a opção para se escolher o tipo de veiculo automóvel, se ligeiro ou pesado. Essa sim seria uma novidade estrondosa, tendo em conta que grande parte das estradas de escolha da app, para rotas mais rápidas, não existe espaço nem condições para pesados de passageiros ou mesmo de mercadorias.
    Apesar de já ter feito algumas criticas na app nesse sentido, continua a não existir essa escolha, o que de muito ajudaria à condução desse tipo de viaturas.

  13. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Gosto muito do Waze, mas muitas vezes uso o Google Maps, porque quando recebo uma chamada ou tenho que consultar alguma coisa na internet, o Waze fica bloqueado… Sou só eu que tenho este problema?