A Google tem uma app para que saibam que está em segurança

21 Comentários

Durante a nossa vida são vários os momentos onde nos sentimos numa situação de possível perigo ou nos encontramos preocupados com a segurança de uma pessoa próxima, um amigo ou familiar.

Para ajudar nestas situações, a Google lançou uma nova aplicação, a Contatos de confiança, que permite partilhar o estado e a localização com contactos que pré-definimos como de confiança.

contactos de confiança_1

Na gíria popular costuma-se dizer que “o perigo está sempre à espreita”. Sendo verdade ou não, podemos afirmar com certeza que, durante a nossa vida, existem várias situações de perigo onde gostávamos de ter alguém a olhar por nós.

Foi a pensar nisso que a Google lançou a app Contatos de confiança, que permite, de forma simples, escolher alguns contactos considerados de confiança, com quem é possível partilhar alguns dados relevantes de forma a que a pessoa saiba se estamos seguros ou não.

Para isso é possível aos nossos contactos de confiança saber se o telefone está activo, se está em movimento, onde esteve o dispositivo na última meia hora, se a bateria atingiu valores baixos ou se perdeu a ligação. Além disso, os contactos pré-seleccionados podem ainda pedir a localização do nosso dispositivo de forma a saber em que sítio exacto nós estamos.

Quando isso acontece, a aplicação apresenta uma opção durante 5 minutos para aceitar ou rejeitar o pedido. Caso não interaja com esse pedido no tempo em que é exibido, a aplicação envia automaticamente a localização para a pessoa que a requereu, para o caso de estar em perigo e precisar de ajuda.

contatos de confiança

Mas não são só os contactos de confiança que podem requerer a localização. O utilizador pode também decidir partilhar a sua localização com um dos seus contactos quando, por exemplo, atravessa sozinho uma zona considerada menos segura.

Assim, é possível enviar a localização para um contacto acompanhado de um pequeno texto a explicar a situação onde se encontra de forma a que a outra pessoa o possa seguir virtualmente. Quando chegar ao destino, basta carregar no botão que aparece na aplicação para que a transmissão seja terminada e o contacto informado que chegou em segurança ao seu destino.

contatos de confiança

Segundo a Google, qualquer contacto vai poder receber a localização, sendo apenas necessário ter um login feito com uma conta Google caso queira requerer a localização de alguém. As definições e as pessoas de contacto podem também ser alteradas, sendo possível acrescentar ou retirar um contacto de confiança sempre que quiser.

Para já a aplicação Contatos de confiança apenas está disponível para Android através da Play Store, mas, caso seja utilizador iOS, pode já pedir para ser notificado assim que a aplicação esteja disponível no iTunes, o que deverá acontecer brevemente.

Fonte: Google blog

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LG
    LG

    Sinceramente quanto mais comentários destes vejo, menos gosto dos iPhones xD parce uma seita religiosa ou uma epidemia sem cura…

    1. Avatar de wdawddawda
      wdawddawda

      não alimentes o troll

    2. Avatar de APereira
      APereira

      O problema de tudo é que o @SuperMaca provavelmente é mesmo um Android user que nao consegue distinguir um telemovel de um calhau a tentar inverter os papeis…

      A ceita religiosa tanto existe do lado da Apple como de outras marcas/sistemas operativos.

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      E aposto que o miúdo nem iphone tem xD ….

  2. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    Os iphones são tão bons que eu ando com um 7 e assim que chegar o meu HTC 10 daqui de Andorra vais ver o que lhe acontece. A única coisa que fica é a Apple TV já que o HTC tem o protocolo AirPlay.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Estás perdido… ou desorientado? Aqui não se está a falar de iPhones nem de tangerinas. O assunto aqui é uma aplicação.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Igual ao que o facebook faz…

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Há muita gente que tem dinheiro e escolheria um Bentley ou Rolls Royce do que um Ferrari ou Lamborghini…

    E neste caso dos telefones é escolher entre um Fiat (iPhone) pelo preço de um Ferrari, quando nem sequer dá para levar um cartão SD ou enviar fotos por bluetooth. Há alternativas muito melhores como o Lumia 950XL que para além de ter sdcard ainda têm scan de íris.

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Já tentaste ser feliz de outra forma?
    É que esta não está a resultar LOL

  6. Avatar de Nuno Ferreira
    Nuno Ferreira

    Como se pode pedir para ser notificado quando estiver disponivel no ios ?

    1. Avatar de Daniel Jesus

      Ups… Esqueci me de acrescentar. Já lá está identificado mas deixo aqui o link

      https://contacts.google.com/trustedcontacts/iosnotify

  7. Avatar de fakir
    fakir

    Nada que o meu moto já não tivesse.

  8. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    Portanto, a google descobriu a aplicação “Find my Friends” do iOS que já existe há anos xD

    1. Avatar de Luis
      Luis

      E porque a Apple tem a Google não pode fazer?

      1. Avatar de 4044logic
        4044logic

        double standards. Apple copia tudo e mais alguma coisa nao ha problema, nem o nome da companhia foi original, tiveram de copiar o nome de um fruto.

  9. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    Se o HTC M9 vai receber o 7 suponho que o 10 ainda vai receber o 8. Simplesmente ando com ios desde o iphone 5 e já farta. Então este ios 10 esta uma vergonha. Já perdi a conta das vezes que tenho de reiniciar o telefone. Bateria deploravel, sistema lento em algumas ocasioes. Sim tenho um iphone 7, parece mentira mas nao é perfeito. Em android por 499€ a melhor escolha que vi foi o htc. Se me vou arrepender? Vamos ver. Experimentar nao custa nada.

  10. Avatar de FilipeOS
    FilipeOS

    No 6P funciona 5*, no S7 Edge nem aparecem os contactos… mesmo com permissões etc… Pelo menos está em PT!

  11. Avatar de Redin
    Redin

    Sendo que o gestor de dispositivos também dá para fazer tracking a um equipamento, está app deixa depois de fazer sentido?

  12. Avatar de Manuel Fonseca
    Manuel Fonseca

    Isto deve ser para terminar com as locations do g+.

  13. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Já enviavam para a NSA , agora também podem enviar aos amigos mais chegados 🙂
    Estas empresas Americanas são do melhor.

  14. Avatar de jorge
    jorge

    Na tecnologia nao existe segurança mas obrigado por tentarem