Google lança a sua linguagem de Programação – “GO”

93 Comentários

O Google anunciou o lançamento de uma nova linguagem de programação baptizada com o nome de ‘Go’. De acordo com a empresa, a nova linguagem de programação tem características/influências do C++ e Python.

A nova linguagem de programação, combina a velocidade do desenvolvimento em Python com a performance e segurança de linguagens como C ou C++.

Para começar, vamos ver como se faz o típico HELLO WORLD 🙂

package main

import fmt “fmt” // Package implementing formatted I/O.

func main() {
  fmt.Printf(”Hello, world”);
  }

Obrigado Miguel pela dica.

Homepage: GoLang

Partilhar:
Tags:

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Angolano
    Angolano

    E agora a entrar no mundo da programaçao.

    google google google. esta a por o nariz em tudo.

    1. Avatar de PM
      PM

      Mesmo a Google quer entar em tudo e ser a melhor, asim msm Google forca ! LOL

    2. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      Estes gajos são um perigo.. Aos poucos estão a querer dominar tudo! Já alguém pensou o poder, numa sociedade cada vez mais informatizada, que o Google terá daqui por 10 anos?! MEDO!!!!

      1. Avatar de PM
        PM

        Medo mesmo, grande combate que haver entre a Google e a Microsoft !! Já que a Mac gosta de estar no seu canto não deve entrar na corrida ! Estaremos cá para ver quem ganha !

      2. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        2X Se acham a MS má entao vejam a Google. Instaladores que nao comprem regras basicas, spyware legal nos programas, querem mais?

        Só uso o Youtube e o motor de busca. O resto é fugir, ate publicidades querem por nos telemoveis…

  2. Avatar de C@rrulo
    C@rrulo

    Mais uma do google…

    Mais parece um refresh do que uma linguagem nova, mas vindo de quem vem, o mais certo é vingar…

    Mas temos de dar a mão à palmatória, eles estão a espalhar-se por todo o lado…

    Vamos ver…

  3. Avatar de Shogun
    Shogun

    Já comeca a cansar.

  4. Avatar de jmtdstoc
    jmtdstoc

    Muito bem Google!!!

  5. Avatar de francisco
    francisco

    e soft para isso, a google tem?

  6. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Performance de C e C++ ok, agora segurança???? Essas linguagens são tudo menos seguras…

    1. Avatar de J.
      J.

      São seguras se souberes desenvolver nelas.

      1. Avatar de Tysher
        Tysher

        “São seguras se souberes desenvolver nelas.” !?

        Para isso todas as linguagem são seguras, desde que cries mecanismos que salvaguardem todas as possibilidades.

        Acho C e o C++ linguagens muito pouco seguras, onde tens de fazer tudo “à mão”, pois exige que tenhas constante atenção a pormenores que em linguagens de mais alto nível não tens de preocupar.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Mas por isso é que se dizem que são de baixo nível! Se criares todos os mecanismos de defesa, é eficiente e efectivamente seguro.
          Não é para quem quer, é para quem pode!

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            C, C++ é alto nível já.
            Baixo nível é Assembler 😉

          2. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Código máquina – isso sim é que é baixo nível! 🙂

          3. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Assembler é para meninas 😛

          4. Avatar de L.Mata
            L.Mata

            Náo é Assembler ó pitus. É Assembly. Ai esses estudos de “Introdução à Informática”….

          5. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Estás a chamar programador a quem? Eu só sei que é tudo à base de pauzinhos e bolinhas… 😀

    2. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      Pequena correcção, não são as lingaguens que são inseguras mas sim quem não sabe programar nelas …

      Com c e c++ temos de ser nós a realizar a gestão de memória, coisa que não se faz em java nem c# por exemplo.

      Mas … sendo c e c++ segundo esse post inseguras, então porque é que os S.O. são todos programados em c ??? 🙂

      1. Avatar de Vítor M.

        Ainda haverão de me explicar o conceito de segurança 😀

        1. Avatar de L.Mata
          L.Mata

          Basicamente é este. 98% dos programadores está-se a cagar para isso. É por isso que temos o software que temos. Estou a vontade para falar. Já fui um.

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        E quem te disse que os SO sao seguros? 😀

        1. Avatar de chicosoft

          tas a querer dizer que tudo o que é nix, é inseguro?? lol

          1. Avatar de d05
            d05

            Não há nada seguro na vida a não ser que vamos morrer um dia.
            Nada é seguro porque ninguém é Deus.O humano comete erros mesmo os grandes génios da humanidade.

          2. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            Deus é seguro? o_O

          3. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Deus recomenda aos seres humanos Windows 7 Home premium, uma vida sem limites 😀

          4. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            …e o Demo recomenda BSD haha 😛

            Deus recomenda uma vida de sofrimento para depois ninguém reclamar do prémio… 😛

        2. Avatar de Alexandre Alves
          Alexandre Alves

          sobre segurança e SO já dei a minha opinião numa notícia passada 🙂

          onde disse algo do género.

          SO seguro é dentro de um cofre e sem ligação externa nenhuma e mesmo assim não é seguro porque até o cofre é penetrável :d

          1. Avatar de CarlosMC
            CarlosMC

            …e ainda podes trilhar o dedo na porta +_+

      3. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Essas linguagens permitem fazer tudo ou quase tudo, como podem ser consideradas seguras? É óbvio que se forem usadas correctamente são seguras…. enfim…

        Não é só uma questão de memória. A gestão de apontadores (pointers), que acaba por ter a ver com memória, é algo muito pior, porque permite, por erro de quem programa, é óbvio, alterar esse apontador para um valor qualquer e o programa simplesmente crasha. Em Java ou C# isso pode acontecer, mas tens mecanismos para dar a volta, com as excepções…. é nisto, por exemplo, que digo que não são seguras.. não sou só eu, mas enfim…

        Se lerem a FAQ da GO, diz lá que não permite “pointer arithmetic”, coisa que o C permite. Qual é a razão deles não permitirem tal funcionalidade? “Safety”… eles devem ser burrinhos… coitados! não devem saber programar…

        1. Avatar de Alexandre Alves
          Alexandre Alves

          Exacto, por isso é que devido a C# e JAVA tens milhoes de “programadores” porque deixam a parte de gestão ou como lhe chamas segurança para quem desenvolveu a vm por baixo. Daí serem linguagens de alto nivel.

          C e C++ obrigam que o programador saiba exactamente o que está a fazer e necessita de um maior conhecimento de gestão de processos de gestão de memória e afins.

          Na minha opinião pessoal cada linguagem tem a sua finalidade, mas falar de segurança em linguagens de programação estou como o Victor M. “Ainda haverão de me explicar o conceito de segurança :D” :D.

          Apesar de já não ser programador, c e c++ continuam a ser linguagens extremanente robustas onde a performance é superior as de alto nivel.

          Mas isto é a minha opinião … 🙂

      4. Avatar de leitorassiduo
        leitorassiduo

        Porque tens de “liberdade de manobra”. As linguagens mais top-level não te deixam gerir alguns aspectos de mais baixo nível.

        Quanto a segurança, concordo: Quem torna as linguagens de programação inseguras são os programadores 🙂

    3. Avatar de Francisco Ribeiro
      Francisco Ribeiro

      sem dúvida…

      mas duvido que seja mais uma “fail” do autor do artigo. Não tendo ainda lido sobre o assunto, duvido que a malta do Google fosse pegar em Python e tirar-lhe a segurança como se fosse uma coisa boa.

      Quanto à suposta “combinação” Python com performance C, convém referir que há vários projectos de boa qualidade que já o tentam fazer. Naturalmente, por Python se tratar de uma linguagem de mais alto nível, a performance não é igual mas projectos como CPython (implementação Python escrita em C), Pyrex, Psyco, Weave, PyInline, enfim…

      Já se fala há muito do sistema operativo da Google e agora fica tudo admirado por lançarem uma linguagem de programação?

      E já agora, tanta conversa do “Google quer dominar o Mundo”, aproveito para trazer um pouco de realidade sobre o capitalismo, nomeadamente o americano onde ele funciona a sério. Todas as empresas querem. A Apple quer, a Microsoft quer, o Google quer, a vossa empresa favorita também quer.

  7. Avatar de Street Racer
    Street Racer

    FIXE! Mais uma linguagem de programação para eu aprender! Se é da Google é porque foi muito bem pensada, porque existem tantas linguagens que muitas das vezes nem deviam ter sido pensadas…

    1. Avatar de Vítor M.

      Cuidado, nem tudo o que o Google faz é bom, essa constatação de tua parte é perigosa 😀

      O Google tem “quase” o mundo na mão… quase!

      Tem as pesquisas, sabe o que o utilizador procura, tem o correio electrónico, sabe o que os utilizadores enviam e recebem, tem o maps, sabe informações sobre hábitos das pessoas enquanto condutores/peões, tem o earth, sabe e controla a informação sobre fluxos e desenvolvimentos geográficos, tem o YouTube, lança modas, tendências e manipula conteúdos multimédia, tem um browser que suportará todo o recolher de informações quanto à preferência do utilizador enquanto cibernauta, fala-se num sistema operativo, dominaria certamente mais uma área importante no mundo da tecnologia….

      … agora a programação, mais apoio ao desenvolvimento de novos projectos, apoios de mecenato (Firefox e afins), redes sociais, detém importantes empresas de desenvolvimento tecnológico, comprou uma frequência para propagar sinal wireless…

      😀 por acaso não estaremos em breve nas moas do Google pois não?

      Mas isto não é uma teoria da conspiração, são apenas recortes, alguns (pois o Google é proprietária de muitos mais serviços que desconheço) sectores onde o Google domina e/ou tem um peso significativo.

      1. Avatar de Almeno Rocha

        Ora aí está, qualquer dia descobre-se que tudo isto tem uma razão de ser.
        Mas eu continuo a usar, pois não tenho problemas com a minha informação. Sou um livro aberto…
        🙂

      2. Avatar de leitorassiduo
        leitorassiduo

        Concordo.. como já referi acima.. CUIDADO COM A GOOGLE.. estes gajos estão a tentar monopolizar o mercado. Já para não falar na quantidade enorme de informação que têem nas suas bases de dados.

        Sinceramente enquanto Google era só o Motor de Pesquisa e o GMail para mim eram os maiores. Desde então, acho que tudo o que têem feito é com uma clara intenção de monopólio.

        Em 2020, por exemplo, nem quero imaginar o poder que o Google terá.

        1. Avatar de Tiago Carvalho
          Tiago Carvalho

          A meu ver, quem lucra são os consumidores… Não vejo grande problema.

          Duelo Google vs Microsoft? 🙂

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Quem lucra são os consumidores em escolha, mas por vezes esquecemo-nos de pequenos promenores, promenores estes que nos tiram a liberdade, neste campo temos de ver que a google tem umas politicas em termos de privacidade e afins um bocado manhosas, coisas que as outras companhias zelam, se o negares es mais uma vitima da contra-informação.

        2. Avatar de Bruno M.

          Até podem ter a intenção de monopolio como dizes mas uma coisa não podes negar! A GOOGLE veio revolucionao o mercado, veio dar concorrencia a M$, tem uma panóplia de software open-source, e mesmo assim lucra. Ainda por cima, todo e qualquer produto que lança, é sempre em prol do futuro e evolução.

          Desde que não se torne como a M$ por mim que detenha o monopolio, Até agora os consumidores só têm beneficiado!

      3. Avatar de Helder Coelho

        Bem visto, a google tem há já muito tempo os objectivos de controlo definidos.

        Se atentarmos aos escritos em disclaimers e aos contratos de aceitação de serviços google… até há coisas que não queríamos…e não sabíamos. 😉

        Tendencialmente, tenho a mania de espalhar os meus usos, não ponho tudo na mesma cesta… sabendo que não posso fugir muito a esse controlo…posso sempre ir escondendo o que faço.
        No futuro andaremos a fugir para não nos catalogarem 😀

      4. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Concordo e é por isso que acho que existe uma falta de informaçao e as pessoas acabam por ir em modas. Queixam-se da MS? Daqui a 10/20 anos falamos da Google

      5. Avatar de cdq74cn
        1. Avatar de Miguel Ferreira
          Miguel Ferreira

          You do not comply! TERMINATED! 🙂

        2. Avatar de Rui Costa
          Rui Costa

          Possivelmente, uma futura skynet, mas nao acredito que sejam precisos 10/20 anos.

          Ha muito que estamos debaixo do “big brother”.

          1. Avatar de Bruno M.

            “Big Brother”?? Não são o Google.. O Maior ou os MAIORES “Big Brother” são os governos, que nos governam em ditaduras escondidas….

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Realmente, cuidado com esse pensamento. Nem tudo com que eles abanam será bom! Como também não se poderá assumir que tudo o que a M$oft abana, é mau…

      Há que ter cabecinha para avaliar.

      São certamente boas noticias uma empresa com a dimensão da Google investir nas linguagens de programação, têm capital para fazerem algo bom, mas lá está, não se pode dizer à partida… É Google é bom.

  8. Avatar de jaap

    Eu simplesmente acho que a Google é a melhor companhia de sempre!

    Estes gajos fartam-se de trabalhar e dão tudo sem gastarmos um cêntimo.

    É o exemplo!

      1. Avatar de António
        António

        E nesse dia mudamos… é a vida

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Nesse dia estaremos tão dependentes que pode ser tarde, atenço eu uso muita coisa da google.

          Outra coisa é eles dão tudo que têm, parecem a Floribela LOL, vou usar um caso pratico, como sabem eu digo que a Apple faz overpricing e tal, bla bla bla, no entanto ao menos eles “roubam” pela frente, queres isto, pagas e damos-te bom, a Google faz assim, Queres gratis, anda, levas com publicidade até aos dentes e se te queixas devido a isto, ainda “verificamos” o teu mail, para mostrar publicidade relevante, isto é como dar a um cão um bife com um pau na outra mao…

          1. Avatar de Bruno M.

            Até a bem pouco tempo estava tudo dependente do Windows da M$ até que…. até que apareceu o Linux como o conhecemos hoje. (não contando com a poderosa Maçã)

            Até agora, estávamos dependentes do Altavista, do yahoo e outros que tais, até que…. até apareceu o google…

            Daqui a 10/20 ou até mesmo 50 anos poderemos estar dependentes da Google, até que…. Até que irá aparecer outro concorrente inovador que deixará o google cair por terra!!

            É a lei do mais forte, é a lei da concorrência! (sendo que até agora a M$ fez e continua a fazer na sua maioria das vezes, concorrência desleal face aos seus adversários…)

    1. Avatar de Focus
      Focus

      Estás enganado…
      Pagas de outras maneiras.. publicidades, serviços..

      Chama-se engenharia social! Pensamos que os gajos são fantásticos, tudo de borla, até um dia te pedirem dinheiro por um serviço que sempre utilizaste e não podes viver sem ele.

      e dizes tu! existem outros…

      pois.. mas quando isso acontecer a Google já os deitou abaixo e só existem eles para te fornecer esse serviço, das duas uma! ou pagas ou não tens!

      Contudo, têm serviços fantásticos e fazem o que muitas empresas não conseguem fazer!

      abraço

    2. Avatar de cdq74cn
      cdq74cn

      Calma ! nem tudo é dado ! Os 4s canais publicos tambem são de borla e temos de gramar com as publicidades !

    3. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      Pessoas que pensam assim é que vão fazer com que eles monopolizem o mercado. Abram os olhos, não sejam ingénuos. Ninguém dá nada a ninguém. Eles dão o que querem que tu uses.

  9. Avatar de hugo
    hugo

    Mais uma…afinal linguagens de programação é o que mais há…cada um cria a sua.

  10. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    E será que vem um SO da google à base disto?

    1. Avatar de Bruno M.

      O android tem como base o linux, quem sabe o Google daqui a uns tempo não irá criar um SO nativo?

  11. Avatar de dppako

    Mais uma para juntar à lista… realmente já cansa. Sempre que alguém se lembra de melhorar certa linguagem, nasce outra, mas sempre com os defeitos, ou desvantagens que outra cobre. E não saímos do mesmo… só a lista é que aumenta.

  12. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    É o que dá ter as mentes mais brilhantes a trabalhar por lá.
    Um dos que trabalha: Guido van Rossum (criador da linguagem python)

    Mas sinceramente…. be afraid, google will own us.

    1. Avatar de chicosoft

      “be afraid, google will own us.”

      Sou da mesma opinião..
      mais dia menos dia, se se tornarem gananciosos, param o mundo, controlam a internet… e agora ainda querem controlar uma linguagem… torna-se assustadoramente perigoso… ao estilo microsoft…

      1. Avatar de Diego Castro
        Diego Castro

        Eles são gananciosos… Eles são uma empresa na bolsa, logo tem accionistas que exigem resultados, só não temos visto as garras da google porque eles ainda não precisam (o ad words ainda dá para os sustentar), mas mesmo assim eles estão sempre prontos para atacar (ve o exemplo do google books, qual copyrights qual car*lho).

    2. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      X2

      conselho: não fiquem dependentes do Google.

  13. Avatar de ozie
    ozie

    ummm

    cheira-me a novidades para breve

    cá para mim estao a por linguagem para fora… para depois sair o SO google chrome os

    ummmmmm

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      And I present to you: http://www.android.com/

  14. Avatar de A friend
    A friend

    Não é só no mundo da programação que eles querem entrar, pelo que li ontem, eles já estão a trabalhar num protocolo de Internet que promete ser mais rápido e eficiente que o tradicional HTTP …

    Nunca vi a Google com maus olhos, mas por vezes a ambição deles assusta-me…. 😛

    1. Avatar de kekes
      kekes

      LOOL daqui a um bocado temos retretes Google, que nos mostra publicidade relevante analisando as fezes HAHAHA

      Sempre Gostei da google, mas agora o nome Google começa a AssOOstar-me 😀

    2. Avatar de Alexandre Alves
      Alexandre Alves

      deves estar a falar do spdy 🙂

      http://www.osnews.com/story/22486/A_2x_Faster_web_SPDY

      “a few of us here at Google have been experimenting with new ways for web browsers and servers to speak to each other, resulting in a prototype web server and Google Chrome client with SPDY support”

      como muitos sempre gostei muito da google, mas até agora estão a fazer open disto e daquilo e … não tarda … ups it’s all over folks, show me the money 🙂

      Posso estar enganado, mas a história diz coisas destas :S mp3 sendo uma delas, apesar de poder estar engando é claro

      1. Avatar de A friend
        A friend

        É exactamente isso.. o “SPDY”

        tks 😉

        1. Avatar de CarlosMC
          CarlosMC

          SPDY = SPeeDY 😉 :p

    3. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      É mesmo para assustar. Em 2020 as grandes potencias mundiais vão ser:

      – China
      – Google
      – EUA

      lol

  15. Avatar de DockMe
    DockMe

    Esta é que eu não estava a espera. Com o lançamento do Android e agora esta linguagem cheira-me a rapida evolução. Mais algum tempo e o pessoal começa a estudar “GO” na Univ. E até acredito que daqui a um tempo apareça algo como uma plataforma do genero .NET ou mesmo JAVA para desenvolver com GO. Este pessoal do Google sabe bem onde quer chegar.

  16. Avatar de fran
    fran

    conselho:

    nao começem a usar WAVE. é um protocolo novo, detido pela google.

    mais tarde, daqui a 20 anos, se nos quisermos livrar da google (pelas mais variadas razões), nao vamos conseguir pk a sociedade utiliza este novo protocolo como o novo email.

    eu já anteciepei isto desde que a google lançou o gmail.

    a google veio para controlar o mundo, e vai xegar ao ponto de saber tudo aquilo que gostamos, queremos, usamos, falamos, amamos, e vai vender essa informação bem cara a empresas comerciais.

    1. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      Pode parecer estupido ou irreal mas concordo completamente. A única coisa que ainda uso é o Gmail pela razão me muita gente: “Onde enfio todos aqueles e-mails?”. Ou seja, se o Gmail passasse de repento a ser pago, eu tinha de pagar porque tenha lá informação importante que não tenho em mais lado nenhum! E quem diz Gmail diz todas as outras ferramentas. Eu só uso Gmail porque tem de ser, porque por culpa própria fiquei dependente do mesmo (e isso é grave porque existem milhares de pessoas nesta situação) mas quando puder deixo de usar.

      1. Avatar de António
        António

        tens o offline, passas tudo para o teu pc e cancelas a conta, simples, ou então ligas-te por pop3 e descarregas tudo com o thunderbird, também é simples

        1. Avatar de leitorassiduo
          leitorassiduo

          O problema é que tenho aquilo tao organizado e a ir buscar mails de tanta conta diferente que… enfim!

          Para não falar que estando em WebMail acedo de onde quero quando quero.

  17. Avatar de António
    António

    Mas… estão todos loucos? até parece que é a primeira vez que uma empresa decide criar uma linguagem de programação… e foi por isso que acabou o mundo?

    A Apple é má porque criou o ActionScript? e a netscape com o Javascript? a Sun (agora a Oracle) com o JAVA? a AT&T com o UNIX???
    ou até a MS com o C#?

    Por falar em SPDY e WAVE, no caso do HTML, é usado por todo o mundo e é por isso que pagamos alguma coisa à CERN? ou o Governo americano proibe-nos de usar o e-mail.

    Bolas, desçam à terra e deixem-se de teorias da conspiração.

    Arre!!

    1. Avatar de Aptenodytes Tuxus
      Aptenodytes Tuxus

      Acho que a natureza humana é assim mesmo… quando algo se torna popular ou que controle uma grande fatia de um sector, passa automáticamente a ser um alvo a abater por muita gente.

    2. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      Pois meu caro, mas nenhuma dessas empresas já oferecia caixas de mail com gigas de espaço quando no inicio caixas com esse espaço só em serviços pagos (mail esse que é claramente monitorizado pelo software da Google para “oferecer” publicidade que tenha a ver com os conteudos que o user recebe). Também nenhuma dessas empresas tem um search engine que recolhe e indexa informações de toda a web para a sua BD. Nem todas as empresas que referiste tem uma alternativa às suites de Office existentes e permitem trabalhar e guardar os docs nos seus servidores. Isto para não falar de Google Street, Google Wave, Google Maps, agora isto da GoLang, o SO Google que acerca do qual já li algures, a seguir secalhar uma BD da Google e por aí fora…

      A Google está CLARAMENTE a tentar monopolizar o mercado, de uma forma muita assustadora e os users deixam-se levar porque “tudo o que fazem é grátis, logo são bons samaritanos”. E standards? E se um dia resolvem e (por exemplo) metem o Gmail pago? Etc…

      Cuidado meus senhores, a Google anda aí e não anda a brincar..

      Abraço

      1. Avatar de António
        António

        Não?

        O mail do yahoo é ilimitado e na altura em que o gmail apareceu, já não fazia sentido oferecer 2 ou 20 Mb como fazia o hotmail e alguem teve de abanar isso.
        Quanto à monitoria, eles n guardam, é um processo automático e além disso nunca esconderam o processo.

        então como é feita a indexação do yahoo, do bing e do cuil? devem usar o google… deve ser isso.

        O Open office é o quê? e o ubuntu que oferece espaço para a cloud?

        falando do google street view, com certeza que já deves ter ouvido falar do A9 maps que tinham uma especie de street view?

        é claro que eles estão a atacar em muitas frentes, mas o principal income da google é a publicidade, por isso têm de diversificar os sítios onde a colocam.

        e também querem deixar a sua marca no mundo, além do motor de busca, (wave, SPDY, go, android (+ OS), etc) mas aí há uma grande diferença em relação a outras empresas: a transparência, é tudo open source, qualquer gato pingado pode ir espreitar para ver como é que está feito.

        O mesmo não se pode dizer de outros.

        hasta

        1. Avatar de leitorassiduo
          leitorassiduo

          Achas mesmo que tudo o que eles fazem com a informação que recolhem sai cá para fora? Informação é poder, obviamente que eles não descartam a informação das suas BD’s assim sem mais nem menos.

          És livre de pensar assim obviamente, tal como eu sou livre de pensar como penso. Agora, fico é feliz por haver mais pessoas com as minhas cautelas porque, isso do opensource é tudo muito bonito, mas a cocaina tambem toda gente sabe o que faz, mas primeiro oferecem as primeiras doses para o pessoal ficar agarrado e depois já não conseguem largar (não sei se perceberam a analogia lol).

          Enfim.. chama-se a isto liberdade de opinião, cada qual com a sua 😀

  18. Avatar de Sydney Fernandes

    Oi gosto de programação e Programo em VB2008.net mas n sei onde posso programar esse GoLang. lol
    Google faz muitas cenas assim super pa frente mas sempre um pouco limitado no que diz respeito a compatibilidade com outro serviços.

    1. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      Óbvio, eles querem impor as tecnologias deles e acabar com as restantes de modo a conseguir o monopólio

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Lol não percebeste que eles apenas criaram uma linguagem que pode ser compilada tal como compilas C ou JAVA, não criaram nenhuma IDE para ela…

        Caso não saibas até o Notepad serve para programar centenas de linguagens (senão mesmo todas) é só preciso saber, consegues programar C, C++, Haskell, Python, PHP, HTML (não é bem programação), etc…

        Não te preocupes que se a linguagem se afirmar em breve aparecem IDE’s, tal como existe IDE’s para outras linguagens, e aí já podes aprender a programar o GO…

        leitorassiduo -> tu e outros tipos aqui até parecem que estão a escrever um guião para mais uma filme de Hollywood por amor de Deus…

  19. Avatar de mm
    mm

    Fala-se de ai em cada teoria, eu acho mais perigosa a microsoft do que a google… espero é que a google consiga rivalizar com a microsoft em todas as frentes, concorrência é sempre bem-vinda.

    E de um ponto de vista geral acho que o poder que a google atingiu trouxe mais vantagens, do que desvantagens, aos consumidores.

  20. Avatar de naos

    Também acho que vocês andam a ver muitos filmes…
    É óbvio que eles querem ser lideres, agora quererem dominar o mundo…calma…
    Querem saber informações sobre o utilizador e vender, sim isso já sabemos, por mim tudo bem. Não me importo de fazer parte duma estatística porque recebi a newsletter a ou visitei “a” página “b”. Realmente é uma questão de estarmos conscientes do que é a google, mas não vamos fazer deles a tal skynet…

    1. Avatar de Bruno M.

      lol… os filmes fazem confusão a muitas pessoas… levam a imaginação aquém da realidade.

  21. Avatar de Bruno M.

    Querem inovação? Aqui têm:^
    https://wave.google.com/wave/

    “Google Wave is an online tool for real-time communication and collaboration. A wave can be both a conversation
    and a document where people can discuss and work together using richly formatted text, photos, videos, maps, and more.”

    “What is a wave?

    A wave is equal parts conversation and document. People can communicate and work together with richly formatted text, photos, videos, maps, and more.
    A wave is shared. Any participant can reply anywhere in the message, edit the content and add participants at any point in the process. Then playback lets anyone rewind the wave to see who said what and when.
    A wave is live. With live transmission as you type, participants on a wave can have faster conversations, see edits and interact with extensions in real-time.”

    A google inova! Como disse anteriormente… que detenham o monopolio, e que não sejam como a M$, quando isso acontecer, que apareça um concorrente que eu mudo! 🙂

  22. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Eu estou a ver verdadeiras teorias de conspiração que dão filmes em Hollywood…

    Quase tudo que a Google tem feito é de forma aberta sem esconder a verdade, o que a Google faz com recolha de dados de pesquisa, monitorização de email, a MS faz, a Yahoo faz, a Clix faz, a IOL faz…
    É verdade que o crescimento da Google tem sido enorme em relação aos outros, e isso pode assustar alguns, mas ninguém fica agarrado, vejam a MS dantes totalmente dependentes agora aos poucos têm vindo a perder mercado, no dia em que a Google mudar o mesmo lhe vai acontecer…

    Bolas há aqui pessoal que vê filmes a mais…

    Quanto a nova linguagem propriamente dita, não vejo a necessidade de a Google a criar, não pode ganhar muito com isso, a não ser como forma de apoiar ao desenvolvimento e tentar atrair programadores para as suas plataformas, mas não é nada que a MS não tenha já feito….

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Concordo com tudo.

      Para além desses exemplos de monotorização, se calhar até há outras empresas que fazem ainda pior e nunca lhes ouvi-mos falar sequer o nome…

      A Google é ambiciosa e é isso que assusta as pessoas, mas se formos a ver, eles são uns dos maiores impulsionadores da WEB e muito dos avanços se deven a eles. Quem se lembra da Web antes do Google…? Poucas pessoas usavam a net para fontes de conhecimento.

      Tudo bem que, chateia imenso ver a publicidade em todo o lado da Google, o AdSense e tudo mais, mas é assim que eles ganham a vida. Tal como nós, eles não vivem do ar… e termos os produtos deles ao nosso alcance sem pagar por isso acho que é ser-se hipocrita acusar a Google do que quer que seja.

      Só usa quem quer…e quem quer não paga mais por isso.
      A dependencia tecnologica era só na fase inicial, quando era novidade, hoje em dia é dificil alguém ou alguma empresa deixar-nos totalmente dependentes deles. E como exemplo temos a Microsoft, liderou no seu devido tempo e agora tem vindo a perder essa liderança, onde a liberdade e as ofertas são cada vez maiores.

  23. Avatar de Ashibarai
    Ashibarai

    Só um pequeno aparte, já li aqui algo do género “a cocaína da-se em pequenas doses e dps ng consegue largar..”

    a cocaína n é uma droga viciante tal como a heroína..a heroína cria viciação física imediato(desde primeiro uso) enquanto que a cocaína só ao fim de 6 meses (no mínimo) de uso regular cria viciação psicologica e não fisica.

    Entendi a analogia,mas penso que quem não souber pode induzir em erro..nte
    nada a ver com o tópico mas penso k seja algo importante para uma sociedade um pouco “desconhecedora” dos efeitos das drogas (em parte por esse “governo mundial” já aqui falado também;))

    quanto ao tópico, eu pessoalmente uso Windows XP,Windows 7,Ubuntu…tenho um iPhone..e uso mts coisas da Google,desde mail,browser(embora prefira o poderoso Mozilla Firefox), google earth,etc…

    Se estão a ganhar poder? Sem duvida..mas nao façam filmes..há milhares de instituições(grande parte nem se conhecem) a fazer mil vezes pior e no entanto…(kem não sabe é km kem não vê,já dizia o ditado e é bem certo lol)

    cumps “ashibarai”

  24. Avatar de Rafael
    Rafael

    Engraçado era o bichinho no final.
    Para que serve esse animalzinho?!