Google Glass 2 terá… Intel Inside!

17 Comentários

O projecto Google Glass tem sido amplamente apelidado como um dos grandes flops da Google. Não só pela sua falta de aptidões no que toca à utilidade mas também pelo seu preço, algo proibitivo e que pouca gente está dispostas a pagar.

Contudo, este gadget da Google ainda não está à venda, isto é, ainda não está no mercado para que qualquer pessoa os possa comprar e utilizar. Provavelmente faltava aqui uma peça importante. Essa parceria que certamente pode fazer a diferença foi agora anunciada. Será a Intel a colocar o poder de processamento na próxima versão dos Google Glass.

imagem_glass00


A Intel irá fornecer os “cérebros electrónicos” para uma nova versão do Google Glass que deverá ser lançada no próximo ano, segundo fontes próximas do assunto. Este é um esforço que a Intel irá fazer por forma a entrar cada vez mais no segmento dos wearables.

O Google Glass 2 irá receber um chip Intel que substituirá o processador da Texas Instruments que equipa esta versão inicial do dispositivo da Google.

imagem_glass01

A Intel planeia promover o Google Glass em segmentos fortes, como redes hospitalares e ao nível do fabrico, onde o dispositivo poderá ganhar adeptos dada a sua utilidade, causa que até hoje tem sido apontada como um dos problemas graves da sua sustentabilidade.

A Google lançou estes “óculos ligados à Internet” em 2012. A ideia seria maximizar a utilização e tornar os óculos numa peça que cada um de nós adaptaria à vida. Problemas como a privacidade, inutilidade e o preço, minaram de tal forma que há quem ponha em causa a continuidade do projecto de forma viável.

O esforço da Intel terá como suporte um programa, de seu nome Google Glass no Trabalho, que envolve a Google a desenvolver em parceria com developers, software dedicado. Duas das empresas envolvidas são a Augmedix e a APX Labs que estão a desenvolver software que coloca no Google Glass ferramentas para profissionais do sector da saúde e no segmento do fabrico, da produção laboral. Estes profissionais, que trabalham com as mãos, irão receber inputs para auxílio das suas acções.

Ainda não está claro qual será o chip que a Intel irá colocar no Google Glass, contudo o foco será a baixo consumo energético.

A Google e a Intel têm vindo a trabalhar noutras áreas. Ambas as empresas têm cooperado para lançar mecanismos mais optimizados quer para o sistema operativo mobile da Google, o Android, quer para optimizar o consumo de energia do Chrome. Mas não se ficam por aqui, projectos como o Nexus Player e os automóveis de auto-condução da Google são também outras áreas em que ambas estão a cooperar.

Via: WSJ

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Flop vão se as outras empresas

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      quando começarem a lançar os seus dispositivos e virem que a Google já leva uns bons anos de avanço e experiência.

  2. Avatar de LP
    LP

    Pode-se considerar um flop quando não está sequer à venda? Quando ainda não existe uma verdadeira versão final? Este dispositivo faz todo o sentido para profissionais (vários) e muito pouco para o público geral, pelo que indo realmente por esse caminho a Google vai ter sucesso.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Este dispositivo faz sentido para toda a gente. Quando eu digo este dispositivo, digo uns óculos assim. Pode ser amanhã, como pode ser daqui a 10 anos quando a capacidade de processamento foi muito maior e as baterias durarem dias ou meses. Isto resolve os problemas do tamanho de ecrã (pequeno é bom para umas coisas grande para outras), das distracções (a andar na rua, ou no carro a olhar para os manómetros e GPS), deixa as mãos livres, etc, etc

      Claro que estou a falar de óculos que ainda só vimos na ficção cientifica, mas temos de começar por algum lado e a Google já começou em 2012. O que serão os Google Glasses em 2018 ou 2020???

      Tenho poucas dúvidas que os “Smartglasses” serão os Smartphones do futuro, toda a gente terá uns (e os gajos da Apple terão uns que farão o mesmo ou menos mas mais caros 😀 )

      1. Avatar de RaCcOn

        Claro que sim, certamente terao um lugar no mercado como tu dizes, mas nao sabemos se sera pelas maos da Google.

        A Google e conhecida por criar projectos que nunca saem da gaveta/beta, e acabam por descontinuar esses mesmos projectos “de um dia para o outro”.

        Talvez se a Google abandonar mais este projecto (provavel), venha outra Apple ou ate mesmo a Apple, pegue no projecto o melhore e torne num sucesso comercial tal como ja fez antes com varios outros produtos.
        Entretanto irao aparecer tambem outras empresas como a Google, que irao ver “ui afinal isto assim funciona”, mudam duas ou tres coisas, baixam a qualidade para ser mais barato e voila todos terao o mesmo produto. 😉

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Mas o problema é que a Apple nao inventa nem inova nada…
          Simplesmente metem um novo todo catita e as pessoas vão na ilusao que é tecnologia nova, e que e super fixe, etc…
          Basta pegar no iWallet… Simplesmente é recurso ao NFC (que ja existe noutros equipamentos aos anos), dar um nome bonito e voila, “evoluçao” tecnologica

          1. Avatar de LP
            LP

            A Apple pega no que os outros deixam “a meio” e torna-o útil, até imprescindivel, mas fazem mais do que mudar nomes e design, criam todo o background necessário, como fez com o Apple Pay…

      2. Avatar de el cora
        el cora

        Pois é, sorte do pessoal que vai ser aqui que a Apple provavelmente vai entrar no jogo para copiar a ideia e lançar um artigo que seja realmente prático e real….

        1. Avatar de pedro
          pedro

          Nao… basta a Apple pegar no Google Glass, mudar para iGlass e já e a inovaçao do seculo… Até podem pegar na 1ª versao do G Glass e toda a gente ja acha util…

  3. Avatar de joe
    joe

    Se fosse o iGlass já era a invenção da década.

  4. Avatar de MM
    MM

    Um dos grandes problemas deste aparelho é a privacidade de terceiros. Retirem a possibilidade de filmar que a aceitação será certamente maior.

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Aquilo acende uma luz quando está a filmar. Ou seja se alguém estiver a filmar tu sabes.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      Pois…
      Mas pelo menos na minha terra já outras formas de violar a privacidade de terceiros… Telemoveis que filmam, micro-camaras de botao, drones, etc… No que difere isto?

      1. Avatar de MM
        MM

        Se fosse igual não havia tanto local que disseram logo que era proibido usar Google Glass no interior.
        É muito mais fácil passares despercebido com os GG que com um tlm.
        Desde sempre que o grande problema foi a clara invasão de privacidade de terceiros

    3. Avatar de LP
      LP

      Os telemoveis que andam na mão, no bolso da camisa, onde for, não podem estar também a filmar? Isso são tretas…

  5. Avatar de FD
    FD

    Para quem não sabe já existem empresas Portuguesas a criar aplicações para o google glass e com boas criticas.

  6. Avatar de Ludgero
    Ludgero

    Todos concordam que o dispositivo não está na sua versão final (visualmente é um pouco estranho).

    Deixo uma sugestão (e vale o que vale), escondido e incorporado em óculos de sol seria FANTÁSTICO.