Google contrata um dos designers de processadores da Apple

25 Comentários

Não devemos estar longe de ver a Google a ter os seus próprios processadores dentro dos dispositivos móveis, assim como a Apple faz. Isto porque depois de vários anos de rumores, foi tornado público que a empresa sempre vai avançar com um departamento de design dos seus próprios processadores.

Para isso a empresa aposta em nada mais nada menos que num dos principais designers da Apple.

Google quer ter os seus próprios processadores


Processadores – Manu Gulati sai da Apple para a Google

Após anos de rumores, foi agora tornado público que a Google criou a sua divisão de processadores. Segundo informações, a empresa contratou um dos principais designers de processadores da Apple. O engenheiro Manu Gulati vai trabalhar em Mountain View para projetar processadores da empresa como chefe da divisão.

Manu Gulati é um veterano na criação de processadores e sistemas integrados (SoC). Este engenheiro teve um papel significativo no desenvolvimento de SoC da Apple ao longo dos últimos oito anos. Agora, nestas últimas semanas, Gulati está já a trabalhar juntamente com outros engenheiros da Google para fornecer inputs no que toca à produção de processadores próprios.

A Google quer para lançar os seus dispositivos com processadores para não depender de terceiros, tais como a Qualcomm e Mediatek, e, assim, ter maior controlo sobre o desenvolvimento e otimização. Além disso, a empresa pretende ter também o controlo sobre o hardware e software tal como faz a Apple com seu iPhone e iPad.

 

Google segue modelo Apple

Quer isto dizer que os dispositivos da Google poderão, num futuro próximo, ter um desempenho melhor, ser mais optimizados e oferecer por mais anos suporte a atualizações, talvez mais de dois anos (atualmente garantidos são apenas por dois anos).

De acordo com as informações vazadas na web, a Google passou dois anos a tentar comercializar os seus próprios processadores tentando parcerias com a Qualcomm, MediaTek, NVIDIA e Samsung. Aparentemente, a ideia da Google é controlar a evolução dos processadores como já o faz com o sistema operativo Android.

Desta forma e dado este investimento e contratação de um líder nesta área, teremos ainda pelo menos mais um ano pela frente até vermos no mercado os primeiros processadores da Google nos seus dispositivos, isto porque as informações que chegaram á web referem que o futuro Pixel ainda será equipado com o Snapdragon 835, dado que Manu Gulati não terá tempo para projetar processadores para esses dispositivos.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não basta desenhar os próprios CPU’s, falta outra coisa muito importante: mudar a linguagem de programação para baixo nível (como o iOS) em vez de alto nível e isso leva muitos anos. Talvez adoptem uma parte do Swift sendo ele parcialmente open source.

    1. Avatar de Kikos
      Kikos

      Boas pessoal.

      Não sou nenhum expert, mas dizeres que IOS é linguagem de baixo nível…. Epa vai pesquisar primeiro um pouco antes de escreveres asneiras!

  2. Avatar de RJ45
    RJ45

    designers or enginers… Não sabia que os processadores eram desenvolvidos por desenhistas.

  3. Avatar de Jorge p.
    Jorge p.

    Como a Apple faz e como a Samsung faz

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      O paralelismo feito entre a Apple e a Google é no controlo alargado sobre hardware e software. A Samsung não controla o desenvolvimento do sistema operativo (Android).

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Sabes do que falas?

      A Samsung não faz processadores, os Exynos usam cores genéricos da ARM.

      A Apple desenha os seus próprios processadores.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Os Exynos dos últimos anos usam núcleos não genéricos.

    3. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      A questão aqui é optimizar o hardware para o seu software e não usar uma arquitectura generalista. Além disso tem controlo do código fonte.

    4. Avatar de Olávo Rios
      Olávo Rios

      Por acaso interessou muito à Google o modelo da Samsung, até os tem estado a ver com bons olhos e tudo!!!

  4. Avatar de EMS
    EMS

    A Google está a tornar-se a pouco e pouco uma “Apple”, já que tem SO próprio, hardware próprio (em parceria com a Huawei e a LG) e daqui a pouco processadores próprios. Penso que a única maneira de dar estabilidade ao SO é fechar-lo, como faz a Apple, de modo a evitar fragmentações e erros introduzidos por terceiros. As outras marcas terão que ter uma versão de Android que não é genuina, e logo mais sujeita a erros. Eu já tive Android e agora tenho iOS, com um iphone em 2ª mão vindo da China, e funciona impecável. Mas tudo depende da utilização que quisermos dar e da exigência que pedirmos.

  5. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    Agora é que vai acabar de vez a privacidade. “Trackingware” de raiz nos processadores.. É o fim.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mesmo assim será muito difícil a google evitar a fragmentação. Pensem nisto de outra maneira e sem clubismo: enquanto houver baixa,média e alta gama (que já pressupõe hardware específico para cada), haverá fragmentação no matter what…igual a windows nos pc’s. O máximo que acontece é/ será marcas como a samsung,LG, (topos), etc, serem como uma HP,Dell,etc para windows.

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E pior ainda é haver novas versões todos os anos e assim encontramos nas prateleiras androids com uma ou duas versões atrás da actual. Assim se torna complicado evitar a fragmentação. Digo eu. Não sou dono da verdade.

  8. Avatar de sakura
    sakura

    os processadores da apple foram 1 fracasso old and slow !!!!
    hoje a apple usa arm e X86, pq a apple é incompetente para fazer um CPU.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Essa foi para rir certo?

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      És capaz de dizer que processadores foram esses?
      A Apple é tão incompetente que os processadores móveis que desenha são considerados dos melhores que há, e a sua equipa é bastante elogiada pelo resto da indústria.

    3. Avatar de Helder
      Helder

      Quando um 6s com dois anos, é mais rápido que o mais rápido dos Androids (S8)… sim…

      1. Avatar de sakura
        sakura

        https://pt.wikipedia.org/wiki/X86

        software é importante, mas o motor é amd, intel, arm.
        “”eu uso archlinux em pentium 4 + Versão 59.0.3071.86 (Compilação de programador) 32 bits””
        com resultados “”””” na mesma maquina “”””” MUITO superiores ao windows 7.

        mas sabes que mais nem o kernel(bsd) é da apple.

        a apple e agora a Ms estão a “”invadir apropriar-se de tek OSS”” como F .. s da. Pu. tal como Jobs(apple) mostra o seu systema a Bill Gates e as “”windows”” passaram para redmont……..

        hoje há faceB… são outros tempos e espero que o OSS se defenda. apple MS, google, etc…. vao ter que dar destaque ao OSS, e pagar para isso a MS já o faz.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          O kernel é da Apple, o XNU (Apple distribui código open source do lado do Mac), com origem no kernel desenvolvido pela Next há 30 anos, que foi comprada pela Apple há 20 anos. Não é por uma parte do código vir de outros projectos fora da Apple que deixa de ser um kernel da Apple, não só por ser um kernel que não se encontra(va) noutros sistemas, mas também pelas imensas modificações e acrescentos que a Apple foi fazendo no código ao longo das últimas décadas.

          O “motor” no iPhone é Apple! Tem piada que tu nem te apercebes que dás um argumento nesse sentido, ao frisares AMD e Intel como “motores”. A Apple desenha os seus próprios processadores de raiz que são compatíveis com a ISA Armv8, na mesma maneira que AMD e Intel desenham processadores que são compatíveis com a ISA x86.
          O software é importante mas há análises que conseguem remover uma parte substancial do seu peso numa comparação entre processadores diferentes – usam basicamente o mesmo código em diferentes SO, o maior efeito exterior a nível de software passa a vir do compilador. E por aí se vê que os processadores da Apple têm muito bom desempenho, e até se pode usar como ponto de referência os MacBook, o que reduz ainda mais o efeito do software na comparação.

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            É exatamente isso Bruno.

          2. Avatar de sakura
            sakura

            “”Não é por uma parte do código vir de outros projectos fora da Apple que deixa de ser um kernel da Apple,””

            deixa se a tek é “copiada” mas isso é com a apple….

            “”Intel FPGAs Power Azure Deep Learning”

            https://quantumexperience.ng.bluemix.net/qx/editor

            etc …. onde está a apple????

          3. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ sakura, diz-me em que outros sistemas é que tu vês aquele kernel?
            Não é por uma parte do código ter tido origem noutro lado que deixa de ser diferente dos outros kernels, deixa de ter código criado e modificado na Apple, deixa de comunicar com o hardware de forma diferente de outros kernels, etc, etc.
            Onde é que estão os FPGA nos CPUs dos PCs e smartphones, sabes, o “motor” que corre o software (sistema e aplicações) e de que se estava a falar?

  9. Avatar de ACS
    ACS

    O objectivo deles pode ser ser desenvolver novas patentes ou depois vender o desenho a terceiros como fazem com partes do ecosistema android. Não há nada que garanta que vão mesmo mandar fabricar para colocar nos telemóveis deles.

  10. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    É provável que processadores móveis não seja o interesse primário deles.

    Viram a apresentação I/O deste ano? É só juntar os pontos.

  11. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Aos poucos a Google vai “comendo” tudo