Google compra reCAPTCHA

24 Comentários

Segundo uma noticia publicada hoje no seu blog oficial a Google adquiriu a empresa reCAPTCHA.

Para quem não conhece, a reCAPTCHA oferece serviços de CAPTCHA a cerca de 100000 sites por toda a Internet, protegendo-os contra spam e máquinas mal intencionadas.
google_recaptcha2


O CAPTCHA é um teste utilizado como ferramenta anti-spam, desenvolvido na Universidade de Carnegie-Mellon.

Um CAPTCHA normal envolve um pedido de resolução de um teste que é enviado por um servidor a um utilizador. Como os computadores são incapazes de resolver o CAPTCHA, assume-se que um utilizador que submeta uma resposta correcta é um ser humano.

Naturalmente que por vezes esses testes são quebrados e novos padrões mais complexos são introduzidos.

O termo foi inventado em 2000 por Luis von Ahn, por Manuel Blum, Nicholas J. Hopper (todos da universidade do Carnegie-Mellon), e por John Langford (da IBM).

Um tipo comum de CAPTCHA requer que o utilizador identifique as letras de uma imagem distorcida, às vezes com a adição de uma sequência obscurecida das letras ou dos dígitos que apareça na tela.

Actualmente, o reCAPTCHA é recomendado pelos criadores de CAPTCHA como a implementação oficial.

Segundo a noticia publicada no blog do Google a tecnologia agora adquirida será utilizada nos diferentes projectos de scannig de texto que a Google tem em mãos. Em concreto, será aplicada no projecto Google Books e Google News Archive Search.

Foi ainda indicado que os serviços actualmente prestados pela reCAPTCHA a todos os sites da Internet irão ser mantidos nos mesmos moldes.

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe Chaves
    Filipe Chaves

    E la vai a google comprar mais e mais.
    Qualquer dia ainda vao querer comprar o PPLWARE.

    1. Avatar de Vítor M.

      O Peopleware não está à venda 😀 e eles têm muitos não precisam de nós. O ideal é que nos deixem aqui no nosso cantinho, com o nosso povo, com as nossas visitas.

      Está tão bom, para quê mexer 😀

      Eles que se entretenham com os muitos sites de pequenos serviços, compram tudo, um dia temos de pedir licença ao Google para ir ao GoogleWC.

      1. Avatar de Bónus

        Eles precisam do Pplware, e o Pplware precisa deles! 😉

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        Caso houvesse mesmo interesse por parte da Google em comprar o Pplware a conversa seria outra!!!

        Era bom não era Victor?

        1. Avatar de Newtomic

          Hek pois, porque falar de galo é simples…

  2. Avatar de RF
    RF

    reCAPTCHA é tão bom que por vezes nem o olho humano percebe o que lá está escrito.

    Necessary evil…

    1. Avatar de Bruno Silva

      Por acaso ate é dos melhores que aí se encontram… tenho muitas mais dificuldades em “verificadores” da concorrencia do que da reCAPTCHA…

      PS: quando processam o google por andar a comprar tudo e todos????

      1. Avatar de Rui Brás

        E que norma é que a Google está a violar para ser “processada”? Que eu saiba, nenhuma.

    2. Avatar de Filipe YaBa Polido

      Pois, há muitas palavras que confundem, ao menos podiam estar inseridas no contexto, só a palavra em si deixa muito a desejar.

    3. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Tens razão. A certa altura já enoja esta febre dos captchas. Espero que o google traga boas ideias para melhorar o sistema, peloamordedeus.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        concordo… entretanto é mais um para a lista da Google!

  3. Avatar de LOL
    LOL

    um bot a comprar um anti-bot…

    1. Avatar de Bruno Silva

      realmente lol ainda nao tinha percebido essa ideia ahahah

      PS: sera q o googlebot agora irá conseguir passar por cima das verificações reCAPTCHA ? 😉

  4. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    A Google é realmente poderosa.

  5. Avatar de Fernando
    Fernando

    meros trocos. Qual o preço da compra?

  6. Avatar de H

    Aqui vai um bocadinho de realidade/ficção, mas que tende a tornar-se só realidade:

    http://www.youtube.com/v/xj8ZadKgdC0&hl=en&fs=1&color1=0x234900&color2=0x4e9e00

    Como adepto do Open-source e do software gratuito, sou actualmente um fã da Google e até aguardo o Chrome OS com bastante expectativa mas espero que futuramente, o cenário não vir uma “ditadura”…

  7. Avatar de Ryan
    Ryan

    O google está a tornar-se num monstro.O que aconteceu com a Microsoft há uns anos é que acontece agora com o google. Eu já sou do contra… daqui a pouco é google tudo. Já falaram no goggle wc… qualquer dia é o google papel higienico… google cafe… etc etc… para mim quando um posição começa a ser demasiado dominante não ajuda a escolhas e dá em abusos…

  8. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Pois o wordpress tem um verificador muito melhor, que consiste em fazer uma pergunta de somar.

    1. Avatar de Marco Sousa

      A pergunta de somar, é bastante fácil de crackar.
      E o captcha é praticamente impossivel.

  9. Avatar de Primax
    Primax

    ReCaptcha quando há problemas com cookies, irrita-me profundamente…

    Victor M. recebes-te o meu mail que enviei para o geral, relativo aos videos de sexta feira?

  10. Avatar de Bónus

    Sinceramente não percebo aqueles que não acham bem a Google estar a meter-se em tudo.
    Desde que a Google apareceu, o mundo informático evoluiu, e muito!
    A Google oferece-nos serviços muito bons e gratuitos (na maioria). Que o digam os programadores Web.
    Eu usufruo de muitos serviços oferecidos pela Google, sem ter que pagar absolutamente nada, e ainda por cima, eles é que me pagam (AdSense).

    Por mim, eles podem se meter em tudo! 😉 Só beneficiamos com isso!

    1. Avatar de kekes

      Beneficiamos é verdade mas eu já adorei a Google, agora acho que se está a tornar demais, parece o Benfica compra todos os jogadores que jogam bem contra eles 😀 ( se bem que este ano estão-se a safar bem para minah pena LOL ).

      Muit boa gente apoia a Google pela sua mentalidade, eu tambem a apoiava por isso, mas agora está a começar a fugir dos seus principios, compra tudo e todos, depois não dá lucro muitos projectos caem no esquecimento, coisa que se fossem independentes dariam muito mais ao mundo da informatica. É este ponto que eu não estou a gostar e quando se critica outras de se meterem em tudo…

      Temo tambem que esta ganancia mais cedo ao mais tarde se volte contra o feiticeiro, e nós “consumidors” saiamos prejudicados, espero que seja apenas um medo e nao passe para realidade mas com isto cada vez estamos mais dependentes deles e é pessimo para nós.

      Anyway como eu digo uma empresa e para dar lucro e nao para caridade, mas espero que nao se tornem bichos papoes.

  11. Avatar de Bruno
    Bruno

    Isto não trará grande diferença aos lucros do Google, a notícia não causou nenhuma alteracção nas acções