A Google quer ajudar a capturar as imagens do seu passado

33 Comentários

A facilidade com que hoje em dia tiramos fotografias, sempre com os nossos dispositivos móveis e máquinas fotográficas digitais, permitem que guardemos os nossos momentos especiais de forma rápida.

Mas este nem sempre foi o cenário, tendo a maioria das pessoas muitas fotografias em papel, que dificilmente vamos converter para digital. A Google quer mudar isto e, assim, lançou o PhotoScan, uma aplicação dedicada a capturar as fotografias que temos guardadas.

PhotoScan

A ideia da Google é dar aos utilizadores uma forma simples, rápida e bastante prática de digitalizar todas as fotografias que temos guardadas, e que há já muitos anos queremos passar para digital.

Com o PhotoScan basta apontar para a fotografia que queremos capturar e o processo é quase automático. A própria aplicação trata de guiar os utilizadores no processo, recorrendo a alguma inteligência artificial, corrigindo problemas e fazendo as sobreposições necessárias.

PhotoScan

O processo continua depois com o alinhamento das imagens e a correcção de brilho e de cores, um problema que acontece muitas vezes quando se tenta realizar este processo, recorrendo a scanners e a outros digitalizadores.

Claro que os utilizadores podem também realizar correcções manuais em fotografias que o PhotoScan não consiga capturar de forma correcta, dando uma grande liberdade neste processo.

https://videos.sapo.pt/D496kAd1zcioPQRBTzFf

O resultado final é, no geral, excelente e as fotografias capturadas são depois carregadas para o Google Photos, onde podem ser pesquisadas ou partilhadas, da forma simples que todos os utilizadores deste serviço bem conhecem.

A ideia da Google é dar a possibilidade de, finalmente, converter para o formato digital todas as imagens mais antigas, que temos arrumadas em álbuns ou em caixas, e que fazem parte do nosso passado.

O PhotoScan está disponível para Android e para iOS, podendo desde já ser instalado e usado para finalmente conseguirem ter as vossas fotografias de infância no vosso smartphone.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    Não consigo instalar.
    Na página da app informa que é para o android 5.0 e superior, o meu telemóvel tem o 5.1.1 e mesmo assim o Google Play diz que a app é incompatível e não permite a instalação…
    Haverá maneira de ultrapassar isto?
    Obrigado!

    1. Avatar de Horácio Santos
      Horácio Santos

      Eu tenho android 6 e acontece-me o mesmo.

      1. Avatar de Paulo Gonçalves
        Paulo Gonçalves

        Que estranho!
        Eu consegui instalar no iPad, fiz uns testes e funciona muito bem…

        Mandei um mail para o apoio vamos ver a resposta!

        1. Avatar de Roger Dodger
          Roger Dodger

          Já tentaram pelo apkmirror? Eles costumam ter os apks todos destas apps.

      2. Avatar de Março B.
        Março B.

        No meu funciona bem Android 7.1

      3. Avatar de Paulo Gonçalves
        Paulo Gonçalves

        Não percebo o seu comentário, nem tampouco o seu propósito!
        Acéfalo segundo o dicionário, trata-se de um adjectivo que refere-se a algo sem cabeça. Segundo o mesmo dicionário poderá também ser sinónimo de pessoa sem dignidade.

        Assim sendo TODOS os comentadores que aqui participaram (o senhor incluído) cabem na primeira definição. Já no sinónimo (sem dignidade) o senhor não pode ser incluído, pois, sem qualquer dignidade e sentido de estar partiu para a OFENSA, chamando de “gente ignorante e burra” pessoas que nem sequer conhece!

        Lembre-se isto é um BLOG sobre tecnologia e não o seu quintal ou a sua sala de estar!

        Portanto demonstre respeito, comporte-se com cidadania!

        Se quiser mais pormenores sobre o saber estar pode sempre consultar o seguinte link:

        http://www.sabado.pt/opiniao/detalhe/Saber-estar.html

        1. Avatar de joselito
          joselito

          2 conselhos:
          1- lê isto: http://www.sabado.pt/opiniao/detalhe/Saber-estar
          2- volta ao ponto 1

      4. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Pronto já ca faltava o imbecil do troll do costume…

      5. Avatar de Francisco C.
        Francisco C.

        O incrível é o facto de um comentário destes ser aceite… E já não é a 1ª vez!

  2. Avatar de Propano
    Propano

    o que estas empresas e governantes querem é saber a vida de toda a gente e todo o seu historial. Não vão em musicas do “bonitinho” e do “giro” é assim que estas corporações moldam as pessoas…

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Na mouche! 😉

    2. Avatar de Rlllface
      Rlllface

      Vai ler o term of use do Google photos etc e não inventes. Diz lá explicitamente que nenhum conteúdo irá ser usado sem a autorização do utilizador.

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        LOLOLOLLL. Ah pois, é isso e o Pai Natal, o coelho da Pascoa, e tal…. Ser ou não usado não significa não ser visto, sabe-se lá por quem…

      2. Avatar de volante
        volante

        ahahahaha Ok, ainda na idade da inocência…

    3. Avatar de Março B.
      Março B.

      Todos preocupados com privacidade mas depois tem de ter Facebook Snapchat e Instagram e se calhar tiraram fotos aos filhos…

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Isso é que é uma grande verdade. Olha eu pelo menos não tenho nem quero usar nada disso para esse efeito. Fotos minhas na net há ZERO!!! Quem quizer la por que ponha…

    4. Avatar de alex
      alex

      Estava a pensar o mesmo!!!

  3. Avatar de Pintor
    Pintor

    Comprei há uns anos um scanner fotográfico para passar todas as fotos que tenho em papel para digital. E ainda foi carote queres ver que com uma câmera de telemovel fica melhor:)

    1. Avatar de Tico
      Tico

      Devem contar-se pelos dedos de uma mão os scanners que tem mais qualidade que as câmeras dos telemóveis, aliás já existem aplicações muito boas como o office lens…

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Qualquer scanner, de jeito, faz melhor esse trabalho que um telemovel, nao me venham com tretices!!!

  4. Avatar de Freitas
    Freitas

    É uma boa ideia, para partilhar com alguém que quer uma cópia de uma foto antiga, mas para mim fotos em papel será sempre único e uma sensação ótimo tal como os livros.

  5. Avatar de censo
    censo

    Não faz melhor que um bom scanner fotografico e software adequado.

    1. Avatar de Paulo Gonçalves
      Paulo Gonçalves

      Mas facilidade e rapidez com que consegue fazer o trabalho não tem rival, penso eu!
      E pelos testes que fiz com o meu ipad fica muito bom!

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        Mas nunca vai ficar melhor do que um scanner e tratada no photoshop, em que uso para restauros

      2. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Como em tudo na vida, tudo o que se quer bem feito e com qualidade requer tempo, esforço, minucia e conhecimento. Tudo depende do nivel de qualidade que se pretende do trabalho, se é uma coisa “á amador” ou “á curioso” serve muito bem, é rapido e dá pouco trabalho. Se pretendemos um trabalho refinado com standards profissionais, então só com scaner especifico e um bom programa de edição de imagem, algum conhecimento e tempo para aperfeiçoar o resultado.

        1. Avatar de Paulo Gonçalves
          Paulo Gonçalves

          Concordo!

          1. Avatar de Paulo Gonçalves
            Paulo Gonçalves

            Tanto mais que o objectivo da APP não é para os profissionais da área mas sim para o público em geral..

  6. Avatar de Carlos V
    Carlos V

    Eu uso a aplicacao da camara fotografica quem vem no telele. E chega. So faltava esta, fotos para a cuscoid. Ficam no pc e muito bem. Fotos na nuvem da cuscoid para quê? Se eu bater as botas, para que me servem as fotos familiares na net da cuscoid? O que nao se oferece hoje em dia para recolher informacao em troca.

    1. Avatar de Rlllface
      Rlllface

      Vai ler o terms of use Google photos 🙂 esta la uma cláusula específica para o uso de informação deste género que basicamente diz que não usam sem autorização do utilizador. Por outro lado a icloud e uma porta aberta.

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Tu deves ser mesmo daqueles que “papam” todo o que as empresas, media, governo e internet te impingem, não é? Mas eu lá quero saber do que eles dizem nos terms of use?? Então e vais-me dizer que, por exemplo, os funcionarios da empresa que fornecem o serviço não tem acesso aos teus conteudos se quizerem??

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        São iguais.

  7. Avatar de alex
    alex

    Título correcto para esta notícia:
    “A Google quer capturar todas as suas imagens!!!!”