Google admite que grava algumas conversas dos utilizadores sem que estes saibam

25 Comentários

São bem conhecidas as teorias e as histórias que dão conta que as grandes empresas tecnológicas gravam e registam muito do som que os seus equipamentos e software têm acesso. Os normais visados nestes cenários são a Google e o Facebook, sempre suportados por casos concretos.

Se a maioria entende que estes são cenários ficcionados e que não acontecem realmente, a verdade pode não ser bem esta. A Google, uma das mais ativas neste campo, veio agora reconhecer que em determinadas situações o seu assistente virtual recolhe áudio sem o conhecimento dos utilizadores, que acaba depois por ser ouvido.

Google Assistente conversas grava escuta

Um eterno problema do Assistente da Google

As questões de privacidade têm feito disparar as preocupações sobre as assistentes virtuais. Estes softwares, muitas vezes presentes em dispositivos que estão constantemente com os utilizadores. A grande polémica é se estes estão ou não a gravar o que é dito pelos utilizadores de forma constante.

A Google sempre negou que este cenário acontece com o seu assistente, havendo apenas a escuta constante pela frase de ativação. Mesmo nesses cenários, indica que não grava qualquer áudio e muito menos as conversas que são tidas na sua presença. Apenas com o ativar é que isso acontece.

Google Assistente conversas grava escuta

Escuta e grava conversas dos utilizadores

Essa ideia tantas vezes veiculada foi agora deitada por terra pela própria Google e de forma oficial. Numa audiência governamental na Índia, um representante da gigante das pesquisas admitiu que os funcionários da empresa ouvem as conversas que o utilizador tem com o assistente virtual.

Se este não é um cenário novo, e já várias vezes admitido, o que foi adiantado depois não o é. Esse mesmo representante da Google admitiu que por vezes a empresa grava algum do áudio do utilizador, mesmo quando este não tem conhecimento ou autoriza, ou sequer sem ser usada a frase que ativa a recolha.

Google Assistente conversas grava escuta

Um problema que não propriamente novo

Este é um cenário particularmente sensível, a vários níveis e com várias implicações. A Google admite que os seus funcionários ouvem parte das conversas, mas nunca explicou de que forma é filtrado o que deve ou não ser ouvido, para eliminar os dados mais sensíveis.

A piorar este cenário está agora esta informação de que as conversas são gravadas sem o controlo dos utilizadores. Não ficou claro em que situações isso acontece, porque é feita essa recolha e de que forma é usada essa informação. Está novamente colocada em causa a utilização deste assistente por parte da Google, que deverá em breve esclarecer tudo.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de asdasa
    asdasa

    continuem a usar android e serem cobaias …. meu rico ios!

    1. Avatar de dqdq
      dqdq

      sabes que o assistente da google funciona no ios, certo?

    2. Avatar de azeitetugalia
      azeitetugalia

      Como se a siri e apple não fizessem o mesmo!! lol

      1. Avatar de BC
        BC

        Tens aí provas? Lol

    3. Avatar de Olhovivo
      Olhovivo

      Olha se não és vigiado também. Nunca se de lançar foguetes sem termos conhecimento.

  2. Avatar de Lodo informativo
    Lodo informativo

    E as teorias conspiratórias continuam a tornar-se realidade.

  3. Avatar de SP
    SP

    É isto que acontece quando as pessoas percebem que a informação que nós chega não é credível.

    Nolte: CNN perde mais da metade de seu público em apenas três meses
    https://nworeport.me/2021/07/01/nolte-cnn-loses-more-than-half-its-audience-in-just-three-months/

    Por cá será igual. Também as Plataformas digitais irão cair.

    1. Avatar de rainer
      rainer

      Caem as plataformas digitais e voltamos ao papiro?

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 cnn (maquina de propaganda de fake news)

      1. Avatar de Zeca
        Zeca

        Tomara tu trabalhar na CNN.
        Fazes uns palavreados de baixa qualidade e no pplware, sem desrespeito pelo pplware.
        É o que permite a net, qq um manda bitaites

        1. Avatar de SP
          SP

          Sim! Fake News!!! Abre a Pestana. Está na hora de acordar. Wake Wake

    3. Avatar de osonhador
      osonhador

      ui..estes ate aqui no pplware ja andam ??? ehehheh….se a CNN é “extrema esquerda” e “fake news”…a fox news seria o que??? Mitómanos proto-fascistas. que nem resultado de eleiçoes aceitam e promovem golpes de estado
      …seria ainda um bom elogio!

      1. Avatar de ChiNelo68
        ChiNelo68

        não confundir China News Network com The Cable News Network..

    4. Avatar de Olhovivo
      Olhovivo

      Será porque parecem ultimamente a cm.

  4. Avatar de LA
    LA

    Desativem o assistente. Se calhar nem 10% dos utilizadores, o usam. Porquê o ter ativo.

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      E como fazes isso quando certamente não o consegues desativar?

      1. Avatar de Olhovivo
        Olhovivo

        Mais simples. Desinstala-se.

  5. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    …como se eu confidenciasse os meus segredos ao assistente…ò santa paranóia.

    1. Avatar de Há cada troll
      Há cada troll

      …e cada vez que falas de algum assunto sensível/segredo colocas o teu tijolinho num cofre à prova de som…

  6. Avatar de Semprealerta
    Semprealerta

    Embora saiba que é muito provável isto acontecer, com esta declaração de dizer que sim depois do não, eu seguiria já para tribunal.

    1. Avatar de JECHERCHE
  7. Avatar de Jorge Burro
    Jorge Burro

    Lol. É a siri faz o mesmo só não admite.
    Para além disso, mesmo sem Google sem ou Apple se alguém quiser começar a escutar uma conversa tua consegue, é nem precisas ter os dados móveis ligados, eles ligam-nos por ti…entidades públicas e polícias secretas…por isso… Privacidade não existe.. . É uma falsa ilusão…
    Agora a malta gosta muito de casas inteligentes e assistentes virtuais e tvs com câmaras… É um autêntico bigbrother para alguns…

  8. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    A pouco e pouco as mentes vão sendo preparadas para a verdade.
    Acho incrível que os crentes não analisem a nossa história e percebam que guerras, luta pelo poder e domínio sempre fizeram e sempre farão parte da sociedade. Não houve década na história sem uma guerra em qualquer parte do mundo.
    Só os incautos podem confiar cegamente em instituições compostas por semelhantes. Mais a mais num tempo em que quem tem dinheiro quase que pode fazer tudo, sem limites.

  9. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    A pouco e pouco as mentes vão sendo preparadas para a verdade.
    Acho incrível que os crentes não analisem a nossa história e percebam que guerras, luta pelo poder e domínio sempre fizeram e sempre farão parte da sociedade. Não houve década na história sem uma guerra em qualquer parte do mundo.
    Só os incautos podem confiar cegamente em instituições compostas por semelhantes. Mais a mais num tempo em que quem tem dinheiro quase que pode fazer tudo, sem limites.

  10. Avatar de Luís
    Luís

    Ainda falam da China..