Google: acaba de ser encerrada a rede social Google+

14 Comentários

Chega hoje ao fim a história da rede social Google+. A tecnológica de Mountain View tem vindo a preparar os (poucos) utilizadores para o inevitável desfecho e, dessa maneira, minimizando o impacto negativo. Agora, em conformidade com a decisão previamente anunciada e noticiada, já não é possível aceder aos seus serviços.

A partir da hoje (2) deixa de ser possível usar a rede social, do mesmo modo, todo o conteúdo será eliminado.

Google Plus Google + rede social


O Google+ (Plus) foi lançado em 2011 com o intuito de se afirmar, enquanto rede social, face ao Facebook, Twitter e Instagram. Porém, nunca consegui reunir um número de utilizadores comparável às demais concorrentes. Ainda que tivesse passado por várias mudanças, sobretudo em 2015, a adesão não melhorou.

A hora do adeus à rede social Google+

Com efeito, já não é possível aceder à sua estrutura, ou a qualquer conteúdo. Aliás, todas as contas e respetivo conteúdo, desde fotografias a vídeo, serão eliminados. De facto, se aceder neste momento à página inicial será contemplado com uma mensagem de despedida, além de uma forma de guardar os seus dados.

De acordo com as disposições da empresa, os utilizadores que desejassem guardar as suas publicações (conteúdo multimédia), já deveriam ter descarregado o mesmo. De qualquer forma, poderá encontrar mais esclarecimentos sobre o destino final para todas as suas fotos e vídeos na página para o efeito.

Google Plus Google+ rede social

A decisão de encerramento da rede social foi tomada em dezembro de 2018. Entretanto, a Google foi alertando os utilizadores para a possibilidade de salvaguardar os dados. Agora, deixou de ser possível para o utilizador pessoal aceder aos seus serviços. Nem  mesmo fazer qualquer tipo de ação a partir da página inicial.

O fim da rede social da Google

Estamos a proceder à eliminação de conteúdo das contas do Google+ para consumidores (…). Este processo pode demorar alguns meses até ficar concluído e o conteúdo pode permanecer disponível durante este tempo. Até lá, se tiver criado anteriormente conteúdo no Google+, pode transferir e guardar o seu conteúdo restante do Google+ e eliminar o seu perfil. Também pode ver e eliminar a sua atividade restante.

Uma efeméride que já vinha a ser preparada há alguns meses. Aliás, após a falha de segurança que acabou por expor  a informação pessoal de mais de 50 milhões de utilizadores a tecnológica quis abreviar o processo. Em síntese, é o encerramento que agora se materializa. Registe-se o dia 2 de abril de 2019.

É o fim da rede social, mas pode existir esperança para os seus dados. Caso se tenha esquecido de os descarregar, ainda existe uma réstia de esperança. Sobretudo se ainda conseguir autenticar-se na rede, nesse caso, siga as ligações acima.

Agora que o Google+ vai fechar, saiba como exportar os seus dados desta rede social

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    R.I.P.

    😀

  2. Avatar de Manuel Lopes
    Manuel Lopes

    Falta o Facebook e mais umas quantas.

  3. Avatar de Milton Sá
    Milton Sá

    Google+ surgiu no mercado quando o Facebook (com large margem) e o Twitter já tinham o mercado dominado e não conseguiu vingar (um pouco como o Windows Phone com o iOS e Android).
    Sinceramente tinha algumas funcionalidades interessantes (eu gostava muito do conceito dos círculos por exemplo), mas quase ninguém explorou o tentou sequer explorar a plataforma. E claro que usar uma plataforma em que se fazem posts e ninguém vê/interage, nem se vê conteúdo de outros afasta qualquer um.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Antes mesmo de fechar e como não tinha lá nada de mais porque nunca foi por mim muito usada. Encerei-a eu primeiro, lol
    Tem razão Manuel, falta o facebook, que mais parece o fofocabook

    1. Avatar de BC
      BC

      Se mais parece o fofocabook, a culpa é só tua por seguires os “fofoqueiros” 😉

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Quem disse que seguia? se não fossem as pessoas que conheço mesmo pessoalmente lá estarem e poder comunicar, porque o facebook não é só para dizer aos outros : “olha a vida que eu tenho, fui de férias, comprei carro ou fiz um bolo”. Porque são essas pessoas que fazem esse tipo de publicações que como têm a vida mais vazia de conteúdo “pintam-na” de cor-de-rosa para alimentarem o seu ego e ficarem desesperados à espera de likes e comentários.

        Só quem viveu com a net a 56kb e a viu aparecer ainda se lembra do sentido de ser sociavel e dialogar com as pessoas olhos nos olhos.
        Estamos a ficar muito informados da vida dos outros e esquecemo-nos da nossa própria vida.

  5. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Este site reune todos os produtos “mortos” pela Google : http://www.killedbygoogle.com

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Ups, é sem o WWW!!! Por isso é que está a avisar que é um site com dominio errado.

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Eu adorava o grupo do LineageOS, onde respondia tuas duvidas como se fosse um Yahoo! Respostas.
    Era top.
    Pena que acabou.

  7. Avatar de R
    R

    E já se pode desinstalar a app? E que há já algum tempo esta é que tinha o leitor de pdf integrado…

  8. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Ao contrario do Google URL Shortener nunca vi nenhuma razao para essa “rede social” para alem de uma tentativa para roubar users ao facebook

  9. Avatar de anónimo
    anónimo

    Não faz falta, porque é que a fizeram? Perda de tempo.

  10. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    E que tal apresentar alternativas? Segundo sei muito do pessoal do G+ “refugiou-se” na rede MeWe… 😆