Foram revelados pela primeira vez os lucros milionários da Play Store da Google

30 Comentários

As grandes empresas tecnológicas parecem estar debaixo de olho dos reguladores norte-americanos. Querem avaliar as suas práticas e determinar se criam monopólios que impedem as empresas de criar alternativas.

Algo que nunca tinha sido revelado eram os valores que a Google tinha nos lucros da sua loja de apps. Este valor surgiu agora, num documento interno e que foi apresentado em tribunal como parte das provas de um processo que decorre contra a Google.

Play Store Google loja Android dólares


Mesmo sendo considerada apenas uma loja de apps, a Play Store é um dos pilares do Android e até da própria Google. É o ponto onde os utilizadores conseguem aceder às apps que usam nos seus smartphones Android e onde encontram muitas propostas.

Mas esta loja tem muito mais para oferecer aos utilizadores, aos programadores e até à própria Google. É um local onde conseguem faturar valores muito elevados, tanto através das apps, como das compras dentro de apps e da muita publicidade apresentada.

O documento que agora surgiu, revelou que a Play Store gerou 11,2 mil milhões de dólares em 2019, ou seja, cerca de 9,5 mil milhões de euros. Este valor nunca tinha sido revelado, sendo sempre apresentado de forma diluída nas apresentações de resultados.

Play Store Google loja Android dólares

Os dados apresentados mostraram ainda que a Play Store gerou 8,5 mil milhões de dólares em lucro bruto e 7 mil milhões de dólares em receita operacional. Estes valores resultam, consequentemente numa margem operacional acima dos 62%.

Importa destacar que estes números não são apenas da própria Play Store, mas de vários itens dentro desta. São o resultado de vendas de apps, compras “in-app” (transações nas apps) e da lucrativa plataforma de anúncios da Google.

Estes são números que mostram bem o valor destas lojas e dos ativos presentes nelas. Revelam também que poderá ser difícil justificar perante o tribunal as margens de vendas de 30%, algo que muitos, entre eles a Epic Games, contrariam e querem que seja reduzido.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Cruz
    Paulo Cruz

    É um valor impressionante! Qual será o valor de impostos e onde serão pagos? Isto para não falar daquilo que não interessa ser “declarado”… É como vender cafés 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Essa dos cafés foi boa… de facto a analogia corresponde 😀 (lembrei-me de uma história de alguém que dizia que pela quantidade de açúcar comprado, se descobria o número de cafés vendidos), estas lojas são uma fonte de lucro incrível. Mostra, contudo, como as pessoas estão agarradas aos smartphones.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Ainda não percebi como “pessoas estão agarradas aos smartphones.” Eu nunca fiquei agarrado e com o Samsung Galaxy A12 também não fiquei agarrado. Ligo-o e deixo o estar, só quando recebo emails ou sms é que eu pego nele.

        1. Avatar de Vítor M.

          És dos poucos então. Nestas férias o que mais vi foi povo na praia e sempre de smartphone na mão. Nos restaurantes, entre cada ida e vinda do garfo, uma piscadela no ecrã, na borda de água, no bailado das ondas, mais umas fotos e uns vídeos, uns tik toks e umas poses para o insta. Na hora do café, pai, mãe, filho mais velho e criança mais nova, tudo a conferenciar nas teclas 😉 na hora de pagar, usa-se o telefone, e por aí em diante… cada vez as pessoas estão mais agarradas ao smartphones.

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Se comprarem em quantidades e sem NIF não há como rastrear. É como aqueles cafés e bares que compram paletes de minis nos hipermercados a 35cent e depois as vendem a 1€ sem declarar um tostão 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Uma altura, num café que conheço, vendia cerveja de pressão como “poucos vendem”, recebeu os amigos dos impostos. Ele faturava as garrafas de CO2 para as máquinas de pressão e metia para despesa (que era contabilizado como despesa) e comprava uns barris de cerveja por fora. Ora, os inspetores não são parvos. Então disse o inspetor “ora bem, o caro sr…. tem faturado num mês 5 tubos de CO2. Tendo em conta, já com perdas, que cada tubo permite tirar mil litros de cerveja, presumo que num mês tenha, no mínimo, tirado 5 mil litros de cerveja. Portanto, estes 1000 litros faturados são uma quinta parte. O resto?

          Portanto… teve de ajustar a escrita. 😉

          Outra noutro estabelecimento foi o número de toalhas de mesa (de papel) e o número de refeições servidas (diárias). Foi um cálculo também engraçado. Por cada resma de toalhas, x almoços, portanto… se só faturou isto, onde está o resto? 🙂

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            Essa da cerveja está bem vista ahah, nunca tinha pensado por essa lógica.
            A das toalhas de mesa também já assisti a uma historia semelhante em Aveiro.
            Sem fugir muito ao assunto, torna-se engraçado, que algo extremamente tecnológico consiga facilmente fintar alguma carga fiscal. Talvez se cada conta google play obrigasse a colocar o NIF a historia poderia ser diferente.. Mas se calhar também seriam dados a mais na posse da google xD

      3. Avatar de Jm
        Jm

        A restauração não compra açúcar, é oferecido pela empresa que vende o café, pelo que não consegues saber o resultado preciso pelo açúcar, e sem contar com as pessoas que não colocam açúcar no café…

        1. Avatar de HL
          HL

          ”Oferecido”…

        2. Avatar de Sergio
          Sergio

          esplanadas, consumiveis, açucares.. nada disso é oferecido pela delta e afins.. obrigam-te a fazer um contrato de x anos em que o preço do cafe ao quilo sai-te mais caro, por isso acabas por pagar essas coisas supostamente oferecidas

  2. Avatar de Victor Botas
    Victor Botas

    Imaginem uma companhia dessas a gerar esses lucros em Portugal!

  3. Avatar de Starnaute
    Starnaute

    Os paises enfrentam cada vez mais um grave problema. Devem pagar impostos conforme o local estão sediados? conforme o local onde a empresa está fisicamente? ou conforme o local das pessoas que compram os artigos? É que se não for a última, as empresas vão estar localizadas onde lhes convém e pagar zero de impostos porque estão sediadas em paraísos fiscais. É que comprar um cartão google com 10€ na loja paga IVA em portugal mas comprar online quem recebe? Isto é preocupante para portugal porque sem impostos os socialistas vão nos mandar para a bancarrota outra vez.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Terá de perguntar a Paulo Rangel e Nuno Melo. A Google tem sede fiscal na Holanda, por isso tudo o que compre online, paga o IVA Português (culpa dos malditos socialistas que lixaram o plano dos sociais democratas europeus de manter o IVA com base na sede das empresas e que rendeu mais de 90000000000000000000000000000000000 de euros ás grandes empresas, incluindo empresas nacionais, em 6 anos) e o imposto sobre lucros holandês (1,2% ilíquido).

      1. Avatar de traveller
        traveller

        pois então deixamos de ser socialista metemos o imposto sobre o lucro baixo e as empresas já metem a sede em Portugal e passamos todos a ser ricos. mas acho piada governo 16anos nos últimos 20 e a culpa é sempre dos outros.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          É a chamada cegueira selectiva

      2. Avatar de Paulo Cruz
        Paulo Cruz

        Os vickings outra vez… E depois nós é que somos os “preguiçosos do sul”…

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Dava jeito que a sua propaganda eleitoral fosse validada por conhecimentos mínimos sobre essas “perguntas”, é que desde 1 de Janeiro de 2020 que se acabou a mama dos liberais e sociais democratas, já tendo levado aos problemas no governo Belga, Holandês e até em 5 estados alemães, onde era habitual existirem micro empresas com 600000 milhões de euros de volume de negócios e a pagarem 3 milhões de euros de impostos anuais. Com a mudança, que aconteceu a 1 de Julho de 2021, passando a incluir os países externos a Schengen, para tristeza dos liberais, os impostos indirectos ficam nos países do cliente, da mercadoria ou serviços, em vez de ser na sede ou na offshore onde a empresa funciona.
      Um grande exemplo é que se for passar uns dias a Espanha e pedir facturas, dando o NIF, irá pagar um extra de 2%, pois a sua residência é em Portugal. Se não der NIF, paga a taxa local. Se encomenda pela net, paga o IVA português, sendo que a taxa de pagamento, por meios electrónicos, é paga no país onde está o serviço bancário da empresa que recebe e o lucro também.

      1. Avatar de Starnaute
        Starnaute

        A única “propaganda” que fiz foi mencionar que os socialistas precisam de impostos altos para poder fugir à bancarrota. Verificou-se em inúmeros países incluindo portugal onde o costa aumentou impostos apesar de dizer que não há austeridade. Isso é um facto, não é preciso provar. Já a sua propaganda, essa sim, para além de “fake-news” gostava de o ver a provar isso. E de preferência com exemplo portugues que os outros paises a gente não conhece.

      2. Avatar de traveller
        traveller

        Manuel da Costa conhecimentos mínimos não tens tu podes indicar uma alteração ao IVA a partir de 1 Julho para compras na União Europeia? a alterção é para compras online fora da União Europeia, vais estudar. “Um grande exemplo é que se for passar uns dias a Espanha e pedir facturas, dando o NIF, irá pagar um extra de 2%, pois a sua residência é em Portugal” está é de brandar aos céus.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          A alteração foi para países europeus. Fora da Europa já estava em vigor há muito tempo.

          1. Avatar de traveller
            traveller

            Porra querem ver que estou numa das maiores Auditoras/Consultoras do pais e estou errado. Vê o artigo aqui mesmo do site e estuda https://pplware.sitedev.pt/internet/compra-produtos-online-fora-da-ue-a-partir-de-julho-vai-pagar-iva/

            “Compras online FORA da UE pagam IVA a partir de 1 de julho. Saiba o que muda”

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Acabou a isenção para valores abaixo dos 22€ e para produtos vindos de alguns países europeus. Nada de novo.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ahh mas pensava que haviam mais países nas excepções europeias. Sendo assim é quase irrelevante a questão do IVA intra comunitário. My bad.

    3. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      ora, não me digam que sou o único que quando compra algo online diz que o pais é sempre os EUA para nao pagar taxas.. No entanto a morada é sempre de Portugal e chega tudinho.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Eu já ganhei algum muito pouco dinheiro com vendas de apps na playstore e na appstore e não faço ideia de como declarar os ganhos. Já perguntei a um contablista e não me soube esclarecer. Alguém sabe ? Isto entra como dinheiro obtido em Portugal ou no estrangeiro ?

  5. Avatar de JCR
    JCR

    E os ricos cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobras…

    1. Avatar de JCR
      JCR

      Pobres e não o que escrevi no final…

  6. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    E assim se chula os consumistas.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Chula ?? Mas chula de que modo ?? Não compra quem quer ?? Esta agora. ಠ_ಠ

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Os dados apresentados mostraram ainda que a Play Store gerou 8,5 mil milhões de dólares em lucro bruto e 7 mil milhões de dólares em receita operacional. Estes valores resultam, consequentemente numa margem operacional acima dos 62%.” Incrível,ganhos astronómicos.Sim senhor. 🙂